terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Livro – Investindo em ações no longo prazo


O livro “Investindo em ações no longo prazo” foi escrito pelo professor Jeremy Siegel, sendo lançado originalmente em 1994 pela editora americana McGraw-Hill. Está atualmente em sua 4ªedição, contando com uma tradução e adaptação brasileira.
Jeremy James Siegel é um renomado professor de finanças da Universidade de Pensilvânia, aparecendo regularmente em canais como CNN e CNBC fazendo comentários extensivos sobre economia e marcado financeiro. Ele é graduado em matemática e economia pela Universidade de Colúmbia e obteve Ph. D. pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, uns dos líderes mundiais em ciência e tecnologia. Atualmente ele é consultor da WindomTree Investiments, um patrocinador de fundos negociados em bolsa.
  


“Investindo em ações no longo prazo” é um livro que trata particularmente de um profundo estudo em ações, apresentando uma análise acerca de um extenso histórico de cotações. O capítulo 1, por exemplo, compara o rendimento das ações com títulos, ouro e commodities através de dados que datam desde 1802! O livro possui 366 páginas distribuídas em 21 capítulos, recheados de gráficos e comparações entre tipos de investimentos e entre diversos segmentos dentro do mercado de ações.


 
Através deste livro o autor tenta provar categoricamente que ainda não houve qualquer tipo de investimento que superasse o investimento em ações no longo prazo. Para se ter uma ideia resumida do que contém no livro, não há apenas estudos sobre o comparativo entre os diversos tipos de investimento. Encontra-se também estudos detalhados sobre diversificação de portfolio, índices de ações, retornos sobre ações fora do mercado americano, impactos dos impostos e da inflação, comportamento das ações nos mercados emergentes, ciclos econômicos, eventos mundiais e nacionais, impactos das notícias, acumulação de capital, desempenho dos fundos e a lista continua extensa.


Opinião pessoal

Apesar do conteúdo de livro possuir uma extensa quantidade de informações, a linguagem não é “pesada”. Mesmo assim seria interessante que o leitor tenha conhecimentos mínimos de contabilidade (ativo, passivo, faturamento, lucro, patrimônio, etc).

Em alguma parte do livro é mencionado que ele é uma leitura obrigatória para investidores em ações. A própria capa do livro contém a inscrição “A bíblia do mercado de ações para o investidor de longo prazo”. Após ter realizado a leitura do livro, confesso que realmente o conteúdo dele é de excepcional qualidade, sendo ele um dos livros que mais me influenciam nos meus investimentos. Seu conteúdo abrange diferentes circunstâncias sobre ações, abordando aspectos como os setores que as empresam atuam, comparativos de indicadores, macro e microeconomia, custos, inflação, relevância das notícias, sazonalidade, anomalias de calendário, dentre outros, além de contar numerosas e interessantes histórias de mercado.

Para aqueles investidores que têm a intenção de acumulação de patrimônio através do mercado de ações, este livro é mais que recomendado. Para os investidores que ainda não  decidiram qual trajetória de investimento tomar, este livro pode ser o que faltava para a tomada de decisão. Vale a pena dar uma conferida.

13 comentários:

  1. Ótimo post além da poupança! Mais para frente certamente irei adquirir esse livro!

    O importante é estar sempre aprimorando o conhecimento seja através de livros, notícias ou programas de televisão. Certamente você está ajudando muito com a mentalidade "Além da poupança"!

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Boa dica!
    No momento estou lendo o investidor inteligente que finalmente consegui comprá-lo.

    Abços

    ITM

    ResponderExcluir
  3. Olá ITM
    o "Investidor Inteligente" é outro excelente livro no qual em alguma ocasião irei tecer comentários.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. AP o "Investidor inteligente" ensina como comprar ações, os cuidados que deve ter quando montar a carteira, diversificação... enfim...
    E este livro segue esse raciocino também?

    ResponderExcluir
  5. Este livro faz uma análise dos dados históricos do mercado acinário americano e do mercado de vários países, pontuando características comuns entre eles. Mas é muito mais do que isso.
    Ele não ensina diretamente a montar uma carteira. Ele prova que ações no longo prazo foi o melhor investimento entre todos os existentes. Mas através da análise dele podemos tirar conclusões reveladoras. Vale a pena dar uma conferida.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Caro Alem da poupanca, lendo em outros blog axei mais este interessante e da mesma maneira de como penso nas estrategias de investimento, adquiri este livro ja faz alguns dias porem ainda nao chegou parece ser um livro mt interessante pois foi bastter quem o traduziu espero ler e adquirir novos conhecimentos nesse mundo, seu blog ja esta incrito nos feed dos meus favoritos, espero trocar mais informcao com o pessoal do blog, abraço!

    ResponderExcluir
  7. Olá Saimon, seja bem vindo ao blog
    Vamos sim trocar informações. Cada dia aparecem outros investidores e a nosso grupo vai ficando mais unido.

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Prezado ADP,

    obrigado por seu blog e parabéns!

    Como comentou no artigo, é importante conhecer bem os conceitos de contabilidade para realizar a análise de resultados das empresas. Se não tem informação contábil, onde conseguiste (i.e. quais livros) esse conhecimento?

    Um abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Através de 2 livros
      -Curso de contailidade para não contadores
      -Warren Buffet e a análise de balanços

      Eles mostram o básico dos balanços. Depois de ver variados balanços, com o tempo a gente vai aprendendo novas nuances da contabilidade.

      Abraços

      Excluir
  9. Para um iniciante que vai começar a ler a Arvore do dinheiro. O segundo livro poderia ser este ou o investidor inteligente citado nos comentários?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois da árvore pode comprar Warren Buffet e a análise de balanços.

      Abraços

      Excluir
    2. este aqui?

      http://www.submarino.com.br/produto/7124180/livros/administracaoenegocios/administracao/warren-buffett-e-a-analise-de-balancos:-como-identificar-empresas-com-vantagem-competitiva-de-longo-prazo-por-meio-de-suas-demonstracoes-financeiras

      Excluir

Seja educado. Mensagens de trolls serão moderadas.