sábado, 14 de janeiro de 2012

De volta das férias


Voltei de férias e percebi as vantagens de possuir uma boa educação financeira.

Todos os meus pagamentos foram feitos em dinheiro ou no débito. Não foi necessário pagar nada pelo cartão de crédito, pois esta viagem já estava organizada há alguns meses. Durante este prazo estimei os gastos que eu e minha esposa faríamos e separei o dinheiro necessário.

As passagens de avião foram compradas na promoção. Com isso obtive quase 50% de desconto, o que ajudou a aliviar bastante as despesas.

A reserva do hotel foi feita com vários meses de antecedência, o que me permitiu realizar uma pesquisa de preço em variados hotéis da cidade. Reservei em um com um bom custo/benefício.

Não precisar realizar gastos no cartão de crédito não quer dizer que passei minhas férias como um monge tibetano. Consegui comer em restaurantes caros e passeei bastante pela cidade.

A única coisa que senti falta foi de ter alugado um carro. Como a cidade era pequena achei que não seria necessário alugar um veículo, mas me enganei. De qualquer forma, deu para aproveitar bastante.

Enfim, vale a pena organizar as finanças. Realizar um planejamento com alguns meses de antecedência pode ajudar a poupar um bom dinheiro.

10 comentários:

  1. Olá AP,

    férias curtas, mas bem aproveitadas, é o que importa.

    Realmente um bom planejamento das férias ajuda muito a reduzir gastos, como nas passagens, hotéis e transporte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. As férias foram curtas. Nem com todo o planejamento do mundo eu conseguiria passar 1 mês lá, dado o meu curto dinheiro. Fiquei apenas 1 semana. Mas as férias foram boas.

      Seguindo sempre com disciplina e determinação!

      Excluir
  2. Férias rápidas! Amigo que bom apareceu no meu blog fiquei feliz. Gosto do seu blog. Já estamos juntos nessa.

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. Me desculpe, mas falar que gastar pelo cartão de crédito é sinônimo de falta de planejamento, é assumir que não tem auto-controle financeiro.
    E é simples o porque de minha opinião, quem sabe se planejar de verdade, só usa o cartão de crédito ! Cartão de crédito é um cartão de benefícios, o problema é que as pessoas na maioria acham que o limite do cartão "soma" com sua renda. Sendo que na verdade é apenas uma referência ao seu "limite" de renda. Vou dar um exemplo prático da vantagem de uso consciente do cartão: se você tiver um cartão com plano de pontos, você pode concentrar suas compras no cartão (respeitando seu limite de renda e não limite de crédito), e de tempos em tempos (conforme seus gastos) recuperar esses pontos e transformá-los em $$$ vivo. No meu caso, a cada 3 meses recupero pontos e converto em milhas de CIA aérea. E vendo essas milhas pelo ML por exemplo, aonde consigo faturar cerca de R$ 350,00 a cada 10.000 milhas. Como concentro tudo que pago (sem que haja taxa adicional) pelo cartão, consigo acumular muito. E o cartão passa a ser um parceiro meu !
    Portanto acredito que precisamos ser mais coerentes com essas alegações, e deixar claro para todos que planejamento e cartão de crédito não são inimigos.

    ResponderExcluir
  4. Olá anônimo, seja bem vindo ao blog
    Concordo plenamente com seus questionamentos. Peço desculpas caso o texto esteja falando que uso de cartão de crédito é falta de planejamento. Não citei isto diretamente, mas dependendo da interpretação isto pode ser entendido. Essa não foi minha intenção.
    O cartão de crédito pode ser um vilão ou um herói, dependendo do seu usuário. No seu caso ele está te dando diversas vantagens. Tenho cartão de crédito também e nunca tive problemas com ele. Pago sempre em dia o total da fatura e sempre que posso parcelo sem juros, aproveitando também milhagens e acúmulo de pontos.
    Não criei a postagem com o intuito de denegrir o uso de cartões. Só disse que através de um planejamento é possível fazer uma pequena viagem com baixo custo sem necessitar fazer empréstimos ou usar cartões de crédito.
    Mas de qualquer forma, que bom que no nosso caso o cartão de crédito é um herói :)

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. AP, não consegui achar akele post onde discutimos sobre a rentabilidade dos dividendos. Você tem ele aí ainda? Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procurei e não achei esta conversa. Provavelmente ela foi feita em outro blog, pois não apaguei nada.

      Abraços

      Excluir
  6. Para onde tu foi? Nas minhas férias fiz exatamente igual a ti. Eu ainda economizei um pouco mais pq comprei o hotel pelo Peixe Urbano e paguei metade do preço. Estava com medo mas correu tudo certinho e o hotel era muito bom. Como eu já ganho pouco, me recuso a pagar juros. Fazer planejamento é a melhor estratégia para poder aproveitar mais o nosso dinheiro.

    Stalin

    ResponderExcluir
  7. Olá Stalin, seja bem vindo ao blog
    Infelizmente se eu dizer para onde fui posso correr o risco de descobrirem minha identidade. Como falo detalhadamente sobre dinheiro aqui no blog, prefiro permanecer no anonimato por questões de segurança. Apenas vou dizer que foi uma cidade litorânea.

    Essa do Peixe Urbano foi excelente. Na próxima vez irei pesquisar mais sobre isso.

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. E ae AP vc falou que queria falar comigo mandei meu email no seu; eh o miu....@hotmail.com

    Abraço

    ResponderExcluir

Seja educado. Mensagens de trolls serão moderadas.