domingo, 18 de março de 2012

Livro – Títulos Públicos sem Segredos


O livro “Títulos Públicos sem Segredos” É um guia para investimentos no Tesouro Direto direcionado a investidores comuns. O autor do livro é Fábio Guelfi Pereira, que trabalhou de 2005 até 2010 como analista de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional, na Gerência de Relacionamento com investidores da Dívida Pública, área que coordena a divulgação do programa Tesouro Direto. Como podem ver, ele é uma pessoa que está literalmente por dentro do assunto.



O livro possui 150 páginas divididas entre nove capítulos, onde são destrinchados todos os aspectos referentes aos títulos públicos e ao Tesouro Direto.


É abordado detalhadamente todas as características dos títulos emitidos pelo Tesouro Nacional: o motivo de eles existirem, os tipos, características, retornos, valorização ao longo do tempo, precificação, riscos, custos, volatilidade e aspectos relevantes na hora da escolha do título público.


Opinião pessoal

Após leitura do livro é possível constatar que ele faz jus ao nome que tem. Há um incrível detalhamento acerca de todos os aspectos dos títulos públicos.

O autor se preocupou em direcionar este livro para investidores comuns, mas é difícil a tarefa de detalhar este assunto e não mencionar termos complicados. Grande parte do livro poderá ser entendida pela maioria do pessoal cru. Mas não adianta, o leitor comum vai se deparar com algumas partes onde será necessário repetir a leitura para um entendimento mais claro.

Para quem quer concentrar seus investimentos em títulos públicos ou para aqueles que querem explorar todo o potencial do Tesouro Direto, o melhor a fazer é buscar informações especializadas e detalhadas sobre o assunto. Para isso, este livro que cumpre a missão de desvendar todos os segredos dos títulos servirá como uma luva para o investidor que não quer correr grandes riscos, mas quer ter um retorno satisfatório.
Já para aqueles investidores que possuem uma pequena parte de seus investimentos no Tesouro Direto, a informação contida no site do Tesouro Nacional é mais do que suficiente para a tomada de decisões.

8 comentários:

  1. Gostei da dica AP, havia conhecido este livro pelo fórum do Pai Rico mas ainda não tive a oportunidade de ler. Tenho 30% da minha carteira de TD mas quero ler para ampliação do conhecimento mesmo que acho muito válido.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. quando vi esse livro fiquei com receio, achei q era estilo 'auto ajuda' sabe? Mas legal a resenha, vai para minha wish list de livros :)
    valeu AP, beijão

    ResponderExcluir
  3. Rondarei este livro, conhecimento nunca é demais.

    Vlwss AP

    ResponderExcluir
  4. Eu já li esse livro. É muito bom, mas como o AdP mesmo disse, tem umas partes bem rebuscadas. Não é um livro pra iniciantes. Acho que muita informação contida no livro desnecessária, pelo menos na minha opinião.

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
  5. Olá pessoal, muito obrigado pelos comentários.

    General, 30% da carteira em títulos? É melhor você dar uma olhada nesse livro!

    Ostra
    O que eu achei que era estilo autoajuda era a árvore do dinheiro, kkkk. Esse livro é bem técnico.

    Corey
    Obrigado pelos comentários!

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. AP,

    Eu li o livro em maio do ano passado e o Fábio Guelfi conhece tudo sobre TD, mas infelizmente o livro realmente peca no didatismo.

    Abs

    ResponderExcluir

Seja educado. Mensagens de trolls serão moderadas.