sábado, 6 de outubro de 2012

Você pergunta, o blog responde - 7


 A pergunta de hoje é do colega Victor:


“Olá ADP,

Estou lendo aquele livro "Warren Buffett e a análise de balanços", e gostaria de pesquisar o balanço de algumas empresas. Procurei no site da bmfbovespa, porém não encontrei, ao contrário do que indicava o livro. Sabe algum site onde posso encontrar esses balanços?

Abraços,

Victor M.”


Olá Victor,
O próprio site da Bovespa contém os balanços, mas eles estão escondidos. Acho isso uma falha muito grande de uma instituição que pretende ampliar os investimentos em renda variável no âmbito nacional. A sensação que eu tenho é de que esta instituição quer esconder os balanços ou que ela acha que os balanços das empresas são informações secundárias.
Deixando as suposições de lado, deixarei abaixo um passo a passo. Como as imagens são grandes, será necessário clicar nelas para que se tenha uma boa visualização.



No portal da Bovespa, clique no link “Conheça as companhias que ...”, que está no lado esquerdo da página. Na imagem acima eu destaquei de vermelho o local. Abrirá uma página igual a imagem abaixo.



Há diversas formas de procurar uma empresa. Uma dessas formas é digitando seu código ou nome e clicando em buscar, como a imagem acima.

Caso você queira verificar o nome de todas as empresas que estão na bolsa, clique no botão todas, conforme a imagem abaixo.



É possível também procurar uma empresa através da primeira letra do seu nome, clicando no alfabeto destacado abaixo.



É importante observar que a procura por este alfabeto é pelo nome da empresa, e não do seu código de negociação. Então, por exemplo, se você estiver procurando pelos dados da empresa SHOW3, deverá clicar na letra T, pois o nome da empresa é “Time For Fun”.

Uma boa forma de obter dados dos pares ou concorrentes de uma empresa é através da busca pelo setor de atuação. Clique na aba “Setor de atuação” e depois clique no setor desejado, conforme imagem abaixo.



Ao achar a empresa desejada e depois de clicar em seu nome, você será direcionado a uma página que contém diversas informações. Para acessar seus balanços, você deverá clicar na aba “Relatórios Financeiros”, conforme imagem abaixo.



Os balanços são divididos em balanços trimestrais e balanços anuais. Os balanços trimestrais são as ITR’s e os anuais são as DFP’s.

Para exemplificar, vamos acessar o balanço referente ao segundo trimestre de 2012 (2T12) da CSMG3, clicando no link destacado em vermelho da imagem abaixo.



Não sei o por quê, mas algumas vezes o sistema está indisponível e a janela que deveria aparecer não aparece. Caso isso aconteça, persista mais algumas vezes até conseguir.
Na janela que aparece, você deverá clicar em “DF’s Consolidadas”. Algumas empresas só possuem as “DF’s Individuais”, devendo então neste caso ser este link clicado.



Pronto. Do lado direito estarão os balanços (ativos, passivos, fluxo de caixa, etc).



Mas não é só isso. Nos balanços antigos (anteriores a 3T10), a aparência da janela é esta beleza abaixo:



Neste caso, os balanços podem ser acessados através dos ícones destacados em azul.

É ou não é um desafio descobrir isto tudo sozinho? Como é que eles querem popularizar a bolsa se as informações estão escondidas?

Outro bom local para encontrar os balanços é nas seções de “Relação com investidores” das próprias empresas. As empresas que possuem a mínima preocupação em valorizar seus acionistas possuem uma seção bem atualizada e de fácil navegação.

Não tenho a intenção de jogar um banho de água fria, mas te digo que você não entenderá tudo que está escrito nos balanços. Apesar de ser um livro muito bom, a contabilidade do livro que você está lendo é dedicada a iniciantes. Mas sua iniciativa de praticar a leitura dos balanços é ótima. Quem sabe um dia você chega ao nível do seu xará da família Adler.


Mande sua pergunta para alemdapoupanca@gmail.com

24 comentários:

  1. AdP, valeu pela dica!

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
  2. Eu não sabia dessa pagina no BMBovespa. Obrigado pela demonstração, muito útil! Até empresas que não sendo vendidas no mercado aberto tem suas informações listadas lá.

    ResponderExcluir
  3. Legal AdP, realmente fica escondidinho, costumo pegar no proprio RI, normalmente é mais facil de achar rsrsrs
    Beijao, bom fds

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto mais de buscar na Bovespa pois é o mesmo balanço que as empresas declaram na CVM. já vi balanços de RI que são ligeiramente diferentes da CVM.
      Além disso, depois que aprende é mais rápido e ainda permite uma comparação rápida com os concorrentes.

      Mas sempre dou uma olhada no RI da empresa tb.

      Abraços

      Excluir
    2. Realmente AdP, existem casos onde há diferenças. Um que me recordo é o Natura. No RI da empresa tem várias planilhas com os balanços e DRE's. Porém, tinha muita diferença.

      Enviei um email e eles disseram que vão concertar!

      Excluir
  4. Então ADP, se não fosse por vc eu nunca encontraria esses balanços. Obrigado por me ajudar, e provavelmente aqueles q tinham a mesma dificuldade que eu. A respeito do livro "Warren Buffet e a análise de balanços", concordo que eh um livro pra iniciantes, e há muitos dados que não dá pra entender só estudando o livro. Os balanços dos bancos são os mais complicados na minha opinião. De qualquer forma, achei um livro mto bacana pra quem investe baseado na análise fundamentalista, e somado ao "Investidor Inteligente" do Graham, formam uma boa base pra se iniciar os investimentos em ações com uma boa base.

    Victor M.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada, amigo. qualquer coisa estou a disposição.
      E "Warren Buffet e a análise de balanços" apesar de possuir leitura e linguajar para iniciantes, foi um dos melhores livros que li até hoje.

      Abraços

      Excluir
  5. Exatamente ADP, sempre achei isso uma falha grave dessa bosta da bovespa.

    So tem engomadinho la que nao faz nada que preste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma pena que seja assim, Pobreta. Depois eles reclamam que a taxa de evasão é alta e que brasileiro não sai da poupança. Os caras simplesmente não colaboram.

      Estava a procura de um arquivo com o histórico de desdobramentos/grupamentos/bonificações das empresas, pois estava pensando seriamente em fazer um software. já tenho os histórico de cotações desde a criação do plano Real até final de 2011 (histórico que foi difícil de achar) e o histórico de dividendos, mas falta este que citei. Vasculhei o site e não encontrei. Mandei um email para eles, mas eles cagaram na minha cabeça. Gostaria desta informação, pois eles são a fonte, mas infelizmente meu projeto foi engavetado. Não tenho dinheiro para gastar com Economática e nem disposição para confiar nas informações dos sites gratuitos. Garanto que não é somente eu que estava com a intenção de fazer um software ou fazer pesquisas para divulgar. Isso já deve ter acontecido com muita gente.

      Eles são os que mais ganhariam com a popularização da bolsa, mas não colaboram. Muitas iniciativas devem ter sido canceladas por causa disso.

      Abraços

      Excluir
    2. Realmente esses caras nao ajudam, eles escondem informação.

      Um absurdo, quem eles pensam que são?

      Excluir
  6. Valeu AdP. Vc é o cara!!! By the way, pode falar algo para nós sobre as debêntures?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo,
      Vou ser sincero com você. Infelizmente as debêntures não estão "no meu quadrado" de conhecimento, e tudo o que teria para oferecer já existe na internet. Não haveria qualquer novidade.
      Ao invés de fazer uma postagem só pra postar, eu prefiro ficar quieto. Já vi muita gente fazer postagem de coisas óbvias ou fazer postagens de um assunto do qual não tem a mínima noção, e não acho isso muito legal.

      Não tenho experiência com debêntures e meu conhecimento sobre elas não possui qualquer relevância significativa. Pelo que sei são títulos privados e que possuem rentabilidades maiores do que o título público. Fazer uma postagem falando isso e encher linguiça não é o meu estilo.

      Acredito que você já conheça. Mas caso não conheça, navegue por este site aqui http://www.debentures.com.br/ que há muita informação.

      Abraços

      Excluir
  7. AdP

    O site do Bastter, fornece todos esses balanços de forma simples e intuitiva... é simplesmente fantástico !

    http://bastter.com/mercado/forum/default.aspx

    http://www.youtube.com/watch?v=1ihUxi7xLwo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cachoeira,
      O site do Bastter compila muitas informações interessantes. Quando eu quero ter uma visão geral de uma empresa e ter uma ideia de sua evolução nos últimos anos, eu dou uma entrada no site do Bastter e procuro por ela.
      Mas lá não possui os balanços (pelo meno ainda não vi). O que tem lá são informações de dívida, lucro, receita, etc. Os balanços são mais detalhados.

      Abraços

      Excluir
  8. Vou dizer em bom português: esse site da bovespa é uma MERDA!

    Chega a ser ridículo.

    O pior é que não disponibilizam as informações em algum formato padrão, estilo CSV ou XLS.

    Tem q baixar um software aleatório para poder ler os balanços no próprio PC.

    É realmente LAMENTÁVEL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O site da Bovespa é bem fraquinho, Pouco intuitivo e quando se consegue alguma informação, ela está em um formato bem difícil de entender.

      Uma informação básica e simples é saber qual a composição do índice bovespa. Mas encontrar esta informação trivial é um desafio no site. Se encontrar a composição do iBov é um desafio, imagine encontrar a composição do iBov em 1998, por exemplo! Deve nem existir.

      Abraços

      Excluir
    2. Já tentei procurar para fazer estudos de longo prazo e colocar no meu blog, mas não encontrei.

      É um dos piores sites q eu conheço, se não for o pior.

      Excluir
    3. AdP, eu preciso de uma ajuda...não sei se pode me ajudar.
      Gostaria de saber quais os custos para se comprar ações através de Pessoa Juridica. Já tentei pesquisar isso, mas nao acho a resposta.
      Pelo oq fiquei sabendo, vc precisa pagar IR mesmo se vender menos de 20K por mês... enfim...
      Se puder me ajudar, agradeço.

      Abs.

      Excluir
    4. Os custos de aquisição são os mesmos da pessoa física... Só não tenho certeza se existe a isenção de IR até $ 20.000.

      Excluir
    5. Infelizmente isto está fora de minha alçada. Dei uma procurada na internet, mas não há nada claro.

      Abraços

      Excluir
  9. Obrigado amigos,


    ABs.

    (ps. sou o anonimo acima).

    ResponderExcluir

Seja educado. Mensagens de trolls serão moderadas.