sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Livro - Os Segredos de George Soros & Warren Buffett


 Para quem está por dentro do mundo dos investimentos, George Soros e Warren Buffet são nomes familiares. O primeiro realiza operações alavancadas nos mercados de câmbio e de futuros, sendo conhecido como “O homem que quebrou o Banco da Inglaterra”. O segundo compra empresas cujas operações são fáceis de entender, ao mesmo tempo em que estejam com um preço bem abaixo do que considera justo. O que eles têm de comum além de terem nascido em 1930 e ano após ano seus nomes estarem na lista dos investidores mais bem sucedidos da revista Forbes? É isso que Mark Tier responde em seu livro “Investimento: Os Segredos de George Soros & Warren Buffett”. E ele vai além. Mark Tier afirma que as mesmas características que fizeram o sucesso desses dois investidores também está presente em todos os outros investidores bem sucedidos, independente da estratégia adotada.



Segundo o próprio autor, ele satisfez sua atração pela psicologia através do estudo da Programação Neurolinguistica (PNL), chegando ao nível mais avançado desta psicologia aplicada. Um processo da PNL possibilitou que ele descobrisse o que Warren Buffet, George Soros e outros investidores têm em comum. 

Além desse fato acima, este livro fala pouco do histórico do autor. Como é de praxe eu fazer um breve comentário de autores dos livros, pesquisei na internet e descobri um pouco mais. Mark Tier, além de ser um escritor australiano, é um empresário que tem sede em Hong Kong (por questões de impostos). Tem um largo histórico de publicações de livros e de artigos de investimento para diversos jornais.



O livro possui 243 páginas divididas em 2 partes. 

A primeira parte é o foco do livro, representando cerca de 80%. Ela possui 26 capítulos, que fazem uma breve apresentação dos dois investidores, os “sete pecados capitais nos investimentos” e uma descrição dos 23 hábitos vencedores, que são as características em comum dos investidores de sucesso. Nesta primeira parte, o livro afirma que modificar seus hábitos mentais não é nada fácil, mas ao modificá-los (para os 23 hábitos vencedores), bater o mercado se torna uma tarefa fácil.

A segunda parte aborda o leitor a criar seus próprios hábitos. Ele explica que, mesmo que o leitor não chegue ao nível de Warren Buffet, ele poderá melhorar seu método de investimento aprendendo as técnicas que os profissionais dominam. Através desta parte, o livro diz que o leitor precisa saber onde está, por que investe, qual o seu nicho, e como unir sua filosofia, seu método e seu sistema de investimentos.

Opinião pessoal

Confesso que esperava menos do livro. A primeira vista, parecia mais um livro cujo objetivo é angariar dinheiro sem apresentar boas ideias. Como eu poderia dar credibilidade a um livro que cujo nome é “Os Segredos de George Soros & Warren Buffett”? Livros sobre Warren Buffet existem aos montes. Mas este tentava misturar com George Soros, o que na minha concepção parecia uma tentativa desesperada de chamar a atenção. Estes dois investidores são feras, mas seus métodos de investimento são completamente diferentes. Bem, este livro provou o contrário. Eles são bem parecidos. Bem parecidos mesmo. Entre eles, o fator que mais contrasta é o nicho de investimento. Mas psicológica e metodicamente falando, eles são bem parecidos.

Quando me pedem para indicar um livro para iniciantes, este é um dos indicados. Linguagem supersimples, mas conceitos superpoderosos. Não puxa sardinha para ações, derivativos ou qualquer outro investimento. Não contém uma penca de gráficos, palavras difíceis ou fórmulas mirabolantes. É o livro ideal para qualquer investidor iniciante.

Os hábitos abordados no livro são importantes para todo tipo de investidor, independentemente do tipo de investimento escolhido. Uma simples leitura do livro é um grande avanço para os iniciantes, que são os que mais erram. E ora, bolas, por que não seria importante também para os veteranos? O livro está cheio daquelas frases de impacto dos grandes investidores. 

 “Não fazemos nada além da competência de qualquer pessoa. Não é necessário fazer coisas extraordinárias para obter resultados extraordinários.” Warren Buffett

Quem não gosta de lê-las? E claro, por que os hábitos e métodos de Warren Buffet e George Soros não seriam importantes para um veterano? Os próprios veteranos sabem que precisam constantemente aperfeiçoar seus métodos de investimento.

17 comentários:

  1. Já está na minha prateleira.

    Se der certo, começo a ler ainda em dezembro. =]

    ResponderExcluir
  2. E lá vai mais um pra minha lista... rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Este livro é um dos meus preferidos. Vale muito a pena ler e trabalhar para colocar estes conceitos em prática. É incrível como ele conseguiu mostrar isso com tamanha simplicidade e objetividade. Também recomendo tanto para os iniciantes, quanto para os "raposas velhas de mercado".

    Abcs,

    ResponderExcluir
  4. Boa, ADP!
    Vai pra minhha lista..
    Bjs, Jovem Investidora

    ResponderExcluir
  5. Preciso terminar de ler o mochileiro das galáxias para voltar a ler os livros de finanças.

    UTa!

    ResponderExcluir
  6. Ta aí um q nunca li, a "capa" nunca me chamou a atenção. Boa pedida p eu ler e sortear la no blog né? Ou... Vc sorteia aqui e eu ganho rsrsrs
    Ultimamente ando lendo livros sobre consumismo, mercado de marketing das empresas, efeito de empresas farmaceuticas no mundo... cansei dos especificos de finanças, estou de ferias deles ;)
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só tenho mais um pra minha lista de livros de investimentos. Depois dele pretendo voltar a estudar para concursos.
      Abraços

      Excluir
  7. Boa Adp.....valeu pela dica. Tb vou lê-lo

    Abs

    Paulo M

    ResponderExcluir
  8. Esse Livro é muito bom, já li ele e recomendo !!

    ResponderExcluir
  9. Já li um bucado de livro sobre finanças... esse aí, assim como vc, nunca me pareceu ser interessante. Mas com o seu relato fiquei curioso. Com certeza será a próxima aquisição.

    Pela postagem, AdP.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Mobral. Quem é vivo sempre aparece, kkkkkk.
      Eu li e gostei. Acho que você vai gostar também. Apesar que você já possui muitos dos 23 hábitos vencedores.

      Abraços

      Excluir
  10. Boa Noite,

    Perdão por fazer essa pergunta aqui, num tópico sem relação com a minha questão. Mas vi na sua carteira a MDIAS. Gostei e quero entrar. Você pode comentá-la em linhas gerais? Ainda está em momento bom pra compra? Segui sua dica pra EZTC há um tempo atras e me dei bem... Obrigado! André

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André,
      Antes de tudo, queria dizer que o que você está fazendo é uma atitude perigosíssima. Não baseie seus investimento de acordo com minhas operações. Faça suas próprias análises e tire suas própria conclusões.
      Pelo que eu me lembro, nunca dei uma dica de compra de EZTC. Talvez eu tenha falado que na minha opinião a empresa é boa. Mas nunca disse para comprar EZTC. E a mesma coisa em relaçao a MDIA.

      Você disse que se deu bem com EZTC, mas só porque uma ação subiu não quer dizer necessariamente que a escolha dela foi acertada, e viceversa. Para o objetivo de longo prazo, estas subidas de curto prazo são péssimas para a acumulação de ações.

      De qualquer forma, fiz um pequeníssimo resumo sobre minhas ações aqui:

      http://alemdapoupanca.blogspot.com.br/2012/11/fechamento-outubro-de-2012.html

      Mas são apenas pequenas opiniões que na hora de escrever a postagem eu resolvi falar. Não tem nada de estraordinário no que eu disse. Faça suas análises.

      Abraços

      Excluir
    2. Obrigado amigo, parabéns pelo site, leio sempre! MDIA parece ser uma boa. Fundamentos fantásticos, margens acima das concorrentes, ativos e lucros crescentes, Div Bruta/PL menor entre as concorrentes. O preço no topo nao me assusta nem um pouco! Abs, André

      Excluir
  11. acabei de ler este livro. muito foda. apesar de certas estrategias dos mestres estarem fora do nosso alcance por motivos variados, o principio basico esta no titulo do meu blog.
    primeiro sobreviva, depois ganhe dinheiro - soros
    regra 1: nao perca dinheiro; regra 2:nao esquecer regra 1 - buffett.

    recomendo demais!!!

    ResponderExcluir

Seja educado. Mensagens de trolls serão moderadas.