quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Objetivos para 2013

Com o fim de 2012, é hora de traçar metas para o ano de 2013. Quem ainda não viu o fechamento de dezembro e fechamento do ano, vale a pena dar uma conferida.
Olhando para a postagem de objetivos para 2012, percebi que estes foram atingidos. O objetivo principal era terminar o ano com pelo menos 56 mil reais. Consegui atingir os 67 mil reais. Confesso que passei com uma boa folga, o que pode caracterizar pouca audácia neste objetivo traçado.
Os outros objetivos foram a manutenção da disciplina e da estratégia de compras mensais de empresas que julgo serem bem administradas e lucrativas. 

Metas para 2013
Dessa vez pretendo ser mais desafiador. Pretendo alcançar a cifra mínima de 95 mil reais até o final do ano. Isso representa um aumento de 28 mil reais na minha carteira. Ano passado aportei 22 mil reais, mas parte dele veio de recursos não oriundos de meu salário. Considerando que este ano será um ano normal, sem surpresas, sem grana extra e até com maiores gastos, acredito que atingir 95 mil reais será desafiador. Na verdade, estou querendo melhorar um pouquinho mais minha qualidade de vida. Tenho mantido hábitos semifrugais e acabo arrastando minha esposa para este caminho (para mulher é muito mais difícil). Eu quero viajar e gastar um pouco mais, o que tornará esta meta desafiadora.
Se os ventos soprarem bem a favor (o que se traduz com a bolsa disparando), é possível que eu feche o ano com mais de 100 mil reais, mas o objetivo são os 95 mil.

Vida pessoal
Não comento nada de minha vida pessoal, tanto no blog quanto com meus colegas do dia a dia, mas farei uma breve descrição de meus planos.
Sou aluno de um curso superior de Ciências da Computação (adoro informática), indo para o 5º período. Estou indo muito bem no curso, com boas notas, faltando dois anos para sua conclusão. Depois disso procurarei um estágio para ter o canudo. Se tudo der certo, no início de 2015 já terei o meu diploma.
Sou uma pessoa que tem paciência e foco em aprender sozinho, além de contar com experiência em concursos públicos. Meu objetivo então é futuramente prestar concurso para um cargo que pague pelo menos 10k. Com este salário, ficaria feliz se eu pudesse aportar pelo menos 3k por mês. Este é um valor consistente e legal para ver a carteira crescendo até os 600k reais. Mas por enquanto tenho que ficar satisfeito com meus mil reais mensais, que já é uma proeza comparando com a massa populacional.

O que dificilmente acontecerá em 2013
Não tenho previsto um grande aumento de salário, logo meus aportes deverão ficar na faixa de 1200 reais mensais.
Pretendo manter a atual alocação da carteira, com boa parte concentrada em ações. Com isso, não esperem grandes mudanças nela.
Tenho mantido uma média de uma postagem a cada oito dias e pretendo mantê-la. Gosto de fazer as postagens sem pressão. Preocupo-me com a qualidade das postagens. Acredito que amarrar os dias seria uma forma de comprometê-la. Gosto de tentar postar novidades ou assuntos pouco abordados na internet. Não gosto de encher linguiça (estranho linguiça sem trema) ou fazer postagens sobre um assunto que facilmente se encontra pela web. Por isso faço planilhas, explico coisas de forma mastigada, falo de livros que já li e tento veicular ideias incomuns, principalmente ligadas aos iniciantes. Logo, esta demora de fazer postagens não será alterada.

Se você está gostando do blog, divulgue-o e participe dos comentários. Como disse o colega Corey, os comentários são o combustível do blogueiro.

Abaixo algumas das postagens que mais gostei de fazer em 2012:

Desejo a todos vocês que suas metas de 2013 sejam alcançadas.

Seguindo com disciplina e determinação!

55 comentários:

  1. Olá Adp!

    Parabéns pelo blog e pelos artigos, você escreve bem.
    Boa sorte com seu curso de graduação, confesso que quando era mais novo também pensava em estudar ciências da computação, acabei estudando algo completamente diferente.

    Você pretende continuar trabalhando na área?
    Ou vai partir pros concursos?

    Irei colocar seu blog na minha lista (criei o meu há dois dias), será um prazer trocar conhecimentos com vocês.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, O jovem,
      Eu pretendo fazer um concurso que pague pelo menos 10k, não necessariamente na minha área.

      "Você pretende continuar trabalhando na área?
      Ou vai partir pros concursos?"
      Não trabalho na área, apenas faço o curso. Eu sou servidor público mas ganho muito menos que 10k. Vou continuar na área de concursos, que é o meu ponto forte.

      Ta add também.

      Abraços

      Excluir
  2. Adp, primeiramente gostaria de te parabenizar pelo blog. Sou leitura assídua e fã incondicional
    Vc sintetizou muito bem, mastiga os textos e torna o raciocinio mais facil.
    Tem 1 ano que comecei a investir e aprendi mto com seus posts. Só posso agradecer por compartilhar seus conhecimentos conosco.
    Desejo tudo de melhor em 2013 , mt sucesso e saude pra vc e sua familia. E que vc continue fazendo bons posts! Rs
    Bjao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá JI
      Obrigado pelas palavras. Feliz 2013 para você e para a sua família.

      Abraços

      Excluir
  3. Ps: 2 posts que eu gostei: aporte X investimentos e o dos titulos..excelente!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu JI, também gostei de fazer estas postagens.

      Abraços

      Excluir
  4. Adp só uma dúvida a respeito do post dos juros do TD. Quando o título é pós fixado o valor de face não muda? Pelo que eu entendi só pré mudaria o valor de face para se ajustar a nova taxa mas o pós a taxa muda e o valor de face continua o mesmo. É isso? Valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro vamos a algumas explicações:
      Valor de face é o valor que o título pretende pagar na data de vencimento. Os prefixados possuem um valor de face de 1000 reais. Os indexados pelo IPCA e os remunerados pela SELIC não possuem valor de face. Estes valores atualizados constantemente.
      Como parte da remuneração do título indexado a inflação é por um valor fixo, ao modificar a sua remuneração, o valor de mercado (valor atual) é alterado. Mas os títulos indexados a SELIC não. Estes são totalmente pós-fixados. Seu valor de mercado é atualizado diariamente pela SELIC do dia. Em outras palavras, a mudança da SELIC alterará a velocidade com que o título renderá no futuro, mas não altera seu valor presente.

      Abraços

      Excluir
    2. Entendi Adp. Muito obrigado.

      Excluir
  5. Adp sua mulher sabe que vc investe? Ela participa com vc?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo,
      Ela sabe sim, apesar de não entender nada. Mas o importante é que ela me apoia e confia no que eu faço.

      Abraços

      Excluir
  6. Olá AdP,

    Você tem que faixa de idade? Pensei que era bem velho, rsrs não sei porque, apesar que não precisa ser novo para fazer faculdade, enfim... Fiquei curioso só.
    Sou da área de informática e realmente dá para ganhar bastante dependendo para que ramificação você for, tenho colegas que cursaram a mesma coisa que eu e enquanto ganho de 4k a 6k, eles tiram 1.3k e tem o mesmo diploma. Se quiser bater um papo sobre isso estamos ai e inclusive faço uma carta de estágio se você precisar porque sou coordenador e posso, rsrsrs.

    Bom planejamento, gostei que abordou sobre sua vida pessoal também, ficar só falando de finanças as vezes deixa um pouco bitolado, te desejo sucesso e tranquilidade para finalizar todos os planos.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achava que era mais velho. Talvez pelo estilo dos textos. Sei lá.
      Também fiz Ciência da Computação. Mas larguei e prestei vestibular para Medicina. Formei, e agora to na Residencia (especialização).

      Abraço e boa sorte.
      Fiz um blog também residenteinvestidor.blogspot.com

      Excluir
    2. Olá GI e residente,
      Minha faixa de idade é entre 24 e 29 anos. Não sou novo para estar na faculdade, mas não sou velho. tenho bastante tempo a meu favor.
      Adoro a área de informática, mas estou sentindo um clima de comércio nele. Há 5224334 certificações, cada uma custando no mínimo 1000 reais, e as empresas ficam pedindo estas coisas. Não sei se estou por fora ou estou falando besteira, mas estou sentindo um clima de comércio nesta área de certificações.
      Vejo algumas empresas pedindo um cara formado, com experiência, fluente em outra língua e com várias certificações, para pagar 3 mil reais. Por isso prefiro concurso público, pois paga mais e não preciso gastar fortunas para me certificar.

      Sobre achar que sou mais velho, no meu dia a dia é assim. Sou um cara muito sério e reservado, e muitos julgam que já passei há tempos dos 30 anos. Minha mulher fala que eu tenho espírito de velho, pois às vezes sou muito chato e certinho.

      Vou te add, residente. Acredito que a área médica é muito boa. Se eu tivesse nascido em uma família com bala na agulha e instruída, teria grandes chances de seguir esta área. Saco para estudar eu tenho.

      Abraços

      Excluir
    3. Por algum motivo não consigo te add. Já é a segunda vez que tento fazer isso. Depois tentarei de novo.

      Abraços

      Excluir
    4. Hehehe, Tranquilo, nem esquente em add. Até pq não pretendo fazer atualizações constantes. Acho que umas 2 vezes por mes na média.

      Realmente, o que me fez largar Ciencia da Computação foi o papo de que não havia um conselho que regulamentava e era meio bagunçado isso. Ai já fez eu pensar duas vezes.
      Não vim de familia com bala na agulha, sempre estudei em escola pública, sempre fui meio nerd. Mas tive o privilegio dos meus pais me sustentarem durante a faculdade (ainda mais que é um curso integral, e nos ultimos 2 anos, até periodo noturno com plantões madrugada a fora).

      Tua planilha é muito boa. Já abasteci com dados do ano passado, e a partir da proxima atualização irei utilizar também.

      Abraço!

      Excluir
  7. Eu tb fiquei surpreso ao ver que vc é aluno universitário. Por causa de todo conhecimento que vc tem, achei que vc já fosse um senhor... hihihi!

    Brincadeiras a parte, continue com as excelentes postagens! Seu blog é um dos melhores para quem inicia na jornada dos investimentos. Quanto a concurso público, há vários para analista de TI que pagam bons salários. Até Auditor da Receita tem área exclusiva para TI, com excelente remuneração e concorrência inferior. Pesquise em www.forumconcurseiros.com

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um senhor? kkkkkkk.
      Utilizando uma palavra comum do seu vocabulário, ainda sou um mancebo (no bom sentido da palavra, claro). Não possuo grandes conhecimentos de investimento.
      O problema é que na nossa sociedade, quando se tem o mínimo conhecimento neste assunto, você já está a anos luz de outras pessoas.
      E você sabe muito bem que investimentos não depende basicamente de conhecimento e formação superior. Já cansamos de ver engravatados cometerem absurdos. Controle emocional, estratégia e disciplina contam muito mais.
      Como investimentos é um assunto que me fascina desde criança, eu tenho o maior prazer de procurar e buscar informações relevantes. Mas tudo sem complicar. Os maiores retornos vêm de operações simples. Procuro ser claro nas minhas postagens porque é o que eu procuro quando busco informação.

      Sobre concurso público, tenho algumas manhas e sei como funciona. Mas também tenho humildade e sei que cada ajuda é bem vinda. Este site que você disse é fundamental. Estou com planos de começar já meus estudos, 2 anos antes de me formar. Quero aumentar meus aportes o mais rápido possível.
      A gente vai trocando algumas ideias sobre concursos, se nossos blogs estiverem ativos até lá. Se depender de mim estará.

      Abraços

      Excluir
    2. Em relação a concursos, só de conhecer o fórum, isso já te deixa com uma vantagem incrível. Vc vai focar na sua área mesmo?

      Excluir
    3. Por enquanto estou sem foco. Sei que é necessário focar, mas estou mais preocupado na minha formação superior. Estou pretendendo no momento dar uma lida nas disciplinas mais comuns dos concursos, para ja ir me aquecendo.

      Abraços

      Excluir
  8. Suas postagens sao muito boas. Sempre aprendi muito com elas. Só me supreendi de voce nao ter colocado o sistema de cotas na lista do posts que voce mais gostou!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não coloquei porque ele já faz parte dos artigos mais acessados, e acredito que se manterá por um bom tempo. Os outros artigos têm muita rotatividade nesta lista.

      Abraços

      Excluir
  9. Diga-me que você não estuda na UFF ! HAHAHAHAHA

    (se não estudar, não precisa falar onde é)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estudo não, amigo.
      Infelizmente não digo onde estudo nem o estado onde moro pois seria mais fácil de ser descoberto. Por enquanto (eu acho) somente minha esposa sabe que tenho este blog.

      Abraços

      Excluir
  10. obrigado pelos ensinamentos amigo, cuidado com os gastos excessivos pra agradar esposas, elas se vão, dindin fica.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. AdP, parabens pelo blog. Inspirado nele estou criando o meu também, inclusive utilizando sua planilha para começar meu acompanhamento mensal. Quem sabe em 2014 não entro no ranking do Pobretão?

      Seu blog já está adicionado na minha lista, se puder gostaria que me desse essa força tb ;)

      Eu estou com 2k para aportar na minha recem-nascida carteira e estou aceitando sugestões.

      Abs

      financasfantasticas.blogspot.com.br

      Excluir
    3. Grande Pobreta,
      Obrigado pela força. Pode deixar que não gastarei excessivamente. Eu pretendo fazer com que os gastos dela sejam custeados pelo trabalho dela, e ainda por cima parte do salário dela vai ajudar nos gastos de casa.

      FF
      Seja bem vindo a comunidade de blogueiros de finanças. Você está add na minha lista. Espero que você mantenha seu blog ativo. É uma pena muitas pessoas criam blogs e depois largam as atualizações sobre pretexto de falta de tempo ou até preguiça. Ninguém é obrigado a manter um blog ativo, mas se é para largar o blog, pelo menos faça uma postagem dizendo, não? kkkkkkkkk
      Sugestões diretas eu não dou pois seria irresponsabilidade de minha parte. O que eu sugiro é que você se preocupe mais em quitar suas dívidas do que investir.

      Abraços

      Excluir
    4. Obrigado pelo retorno. No momento estou bem empolgado mas só o tempo irá confirmar minha persistência. Obrigado pela força e espero aprender muito.

      Excluir
  11. Saudações, AdP. Desejo-lhe êxito em suas metas neste ano e sou-lhe grato pelas inestimáveis contribuições aos neófitos com suas postagens extremamente didáticas. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Kaschperl, pelo apoio e pelas palavras.

      Abraços

      Excluir
    2. Enquanto eu me refiro aos novatos como "mancebos" e "cabaços", o Idiota os chama de "neófitos"... esse cara é um gentleman! rs

      Excluir
    3. Troll, sua presença entre nós eleva, inexoravelmente, a qualidade das informações em uma seara tão carente de investidores de escol, tais qual você.

      Amplexos.

      Excluir
  12. E ae AdP boa sorte na sua empreitada em 2013. Inspirado por todos os colegas resolvi criar um blog para registar meu inicio na bolsa. Dentro de algumas horas sai o primeiro post :)

    Por acaso vc resolveu o problema da corretora? estou procurando tb. Tinha pensado na RICO que isenta a custodia se tiver ao menos uma ordem ao mes....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ninvestidor.
      Corretora só vou precisar lá pra março. Por enquanto minha corretora está me atendendo muito bem.
      Abraços

      Excluir
  13. cara, onde vc conseguiu o codigo para auto resumo do post? to tentando instalar fazem dias.... :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu crio a postagem eu coloco uma barra no meio dela.
      Quando você vai criar uma postagem e a esta escrevendo, tem um botão chamado "Inserir expansão de postagem". Dê uma olhada.

      Abraços

      Excluir
  14. Que em 2013 você consiga, não apenas juntar 95 mas sim atingir os 100k!! Boa Sorte!!

    Estou divulgando a minha carteira no meu blog também, se você puder passar lá pra dá uma olhada agradeço:

    http://bit.ly/teoriageral

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá TGB,
      Só uma dica. Quando você comentou no meu blog, apareceu no meu email este comentário, mas ao invés desta imagem sua, apareceu outra do rosto de uma pessoa, que acredito ser o seu. Não sei se este é o seu objetivo. Fica a dica.

      Abraços

      Excluir
  15. 2015, um canudo superior e mais de 100 mil de patrimônio... Perfeito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Eike, quem é vivo sempre aparece.
      Espero que a sua NOVA ORDEM dê certo.

      Abraços e sucesso em 2013.

      Excluir
  16. Já está na minha lista de blogs. Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ta add também, amigo. Seja bem vindo.

      Abraços

      Excluir
  17. Parabéns pela disciplina e pela superação das expectativas!!! Sempre acompanho seu blog, mesmo não tendo comentado.

    Tenho uma dúvida: O download dá planilha de cotas que vc disponibilizou no dia 05/08/2012 já estava corrigida?

    Um abraço.

    Guimarães.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Guimarães,
      Não sei especificamente a data, mas todos os links de hoje que levam a ela estão corrigidos.

      Abraços

      Excluir
  18. Parabéns pelo blog, o conteúdo tem sido sempre muito bom.
    Sucesso em 2013!

    Poderia responder a uma dúvida em relação à planilha?

    Quando faço uma retirada de 100% de um investimento, aparece um percentual de (des)valorização de -100% no %mês, vazio no %ano e vazio no %histórico. Além disso, "sobram" algumas cotas (dependendo dos valores, sobram muitas cotas).
    O comportamento esperado é esse mesmo? Esse valor de -100% influencia no consolidado?

    Ex: Carteira Aporte
    Jan 1.010,00 1.000,00
    Fev 2.009,00 1.000,00
    Mar 0,00 -2.008,00

    Para zerar as cotas que sobraram, tentei fazer também o seguinte. No mês da retirada total (Março), lancei o valor da retirada como valor da carteira; e como aporte, coloquei zero. No mês seguinte, lancei o valor da retirada como aporte negativo e no valor da carteira lancei zero. Isso fez os cálculos dos rendimentos "aparecerem" no mês da retirada total e também zerou as cotas no mês seguinte, mas gerou valores inválidos nas rentabilidades do mês seguinte.

    Ex: Carteira Aporte
    Jan 1.010,00 1.000,00
    Fev 2.009,00 1.000,00
    Mar 2.008,00 0,00
    Abr 0,00 -2.008,00

    Afinal... Como é o procedimento correto?
    Abraço.

    Ass: Meutoc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Meutoc,
      Você fez o correto. A planilha calculou rentabilidade de -100% porque para ela você perdeu tudo. Da forma como está agora, ela indiretamente calcula o rendimento anual e histórico pelo patrimônio.
      Na aba consolidado não haverá estes valores.

      Abraços

      Excluir
  19. AdP.
    Iniciei meu blog ontem inspirado por vocês :)

    Acabei de fazer meu primeiro post.

    boa sorte com os 100k estou acompanhando abraço

    N.I.

    ResponderExcluir
  20. Esqueci dedeixar o link :p

    http://www.nanoinvestidor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Ae Fila, blz? Nessa sua frase: "Meu objetivo então é futuramente prestar concurso para um cargo que pague pelo menos 10k. Com este salário, ficaria feliz se eu pudesse aportar pelo menos 3k por mês. Este é um valor consistente e legal para ver a carteira crescendo até os 600k reais." ..., vc coloca uma meta de aportar até o bolo chegar aos 600k? E depois daí, vc irá parar de aportar e a bola de neve vai rolar sozinha? Tipo... os aportes não fariam tanta diferença no montante final? É isso? Valeu! (ManoScience)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que nada, os aportes serão constantes e crescentes e fazem diferença sim.

      Abraços

      Excluir
  22. Parabéns pelo Blog.

    Você tem um objetivo? Está atingindo suas metas?

    Vai chegar lá, não tem erro!

    Abraço,
    MM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O objetivo é atingir a independência financeira. por enquanto estou atingindo sim, mas sei que nem sempre irei atingí-las, pois boa parte do meu capital está na renda variável.

      Abraços

      Excluir

Anônimos, contribuem e deixem um nome para que seja possível outras pessoas fazerem referências, estabelecendo melhor a troca de ideias. Educação é sempre bem vista.
Mensagens de trolls serão moderadas.