quarta-feira, 15 de maio de 2013

Você pergunta, o blog responde – 10


Hoje a pergunta é do colega Vinicius.

"Boa tarde,
Estou há alguns meses lendo livros a respeito do assunto e vendo no seu site e no portal infomoney informações a respeito de investimentos para ir sanando minhas duvidas aos poucos. Já começo perguntando se tem algum livro que ache imprescindível para os iniciantes, tenho lido todos os livros de Gustavo Cerbasi (em virtude de sua escrita extremamente didática) e agora estou lendo "Warren Buffett e a análise de balanços" e pretendo comprar "Pai rico e Pai pobre".

Minha duvida a respeito de investimentos é a seguinte, pretendo balancear minha carteira em 50% em renda fixa e 50% em renda variável. Onde poderia fazer aportes mensais na renda fixa que seria mais interessante ? Pensei em Títulos públicos porém não posso fazer aportes, somente comprar novos títulos, com isso já não sei se é o melhor investimento. Existe algum mais vantajoso para aportes mensais ?
Tenho a disponibilidade de poupar R$ 2.500,00 para investir mensalmente.

Perdão pelo abuso, mas li em vários livros e concordo que o inicio e o mais complicado, principalmente pra investimento em Renda Variável, na formação da carteira, então por isso decidi escrever o email esperando que possa me ajudar a sanar essas duvidas."

Olá Vinicius. Pelo que eu vi são duas questões. Vamos à primeira, relacionada aos livros. 

Antes de tudo, sou um fortíssimo defensor da leitura de livros. Eles são fonte de informação muito mais confiável que qualquer site, blog ou fórum de internet. O investidor também deverá estar atento sobre o autor. Seja bastante crítico com livros de autores que tem fama apenas por escrever, e não por ganhar dinheiro na bolsa. Quando digo ser crítico, é no sentido de não acreditar em tudo que está escrito, mas de fato raciocinar e ver se realmente aquilo que está escrito faz sentido.

Pelos livros citados, percebi que você já tem consciência da importância de se investir. Agora é necessário encontrar o caminho que explique como proceder para sair da "corrida dos ratos".

Um livro que li e aprovo fortemente é "Os segredos de George Soros & Warren Buffett". Recomendo para qualquer tipo de investidor, independentemente da abordagem adotada. Este livro descreve uma série de hábitos utilizados por investidores vencedores, seja qual for o método de investimento adotado.
Há diversas formas de se investir em ações e há livros específicos para cada uma destas formas. Entretanto, puxarei sardinha para o meu lado e colocarei alguns livros que se referem à análise fundamentalista.

-Curso de Contabilidade para não contadores - Para quem não entende bulhufas de contabilidade e de balanços indico este livro antes de iniciar a leitura de outros. Não é um livro destinado a investimentos, então ele não será tendencioso ao explicar os meandros dos balanços. Faz tempo que o li e não sei se há uma versão atualizada, mas mesmo uma versão um pouco antiga servirá. Já aviso que o livro é um pouco chato de ler, mas valerá a pena.

-Warren Buffett e a análise de balanços - Já fiz uma postagem sobre este livro.

-O Jeito Peter Lynch de Investir - Já fiz uma postagem sobre este livro.

-O Jeito Warren Buffet de Investir - Já fiz uma postagem sobre este livro.

-Investindo em ações no longo prazo - Já fiz uma postagem sobre este livro.

-Investindo em Small Caps - Um dos pontos positivos deste livro é por ser brasileiro (não é uma piada), contendo exemplos familiares. Além disso são abordados aspectos interessante na hora de se investir em small caps. Se você ler todos os livros acima antes de chegar neste aqui, é provável que você terá uma base para enxergar se as indicações do livro estão de acordo com o seu perfil.

-O Investidor Inteligente - É um livro bem antigo e bastante conservador. A linguagem é um pouco pesada e em alguns momentos chega a ser chata. Mas é um livro que possui alguns conceitos que ainda estão vivos, sendo um dos livros que influenciou Warren Buffett. Cada capítulo possui comentários de Jason Zweig, com linguagem mais clara e exemplos mais recentes.

- Ações comuns, lucros extraordinários - É um livro voltado para o investimento em ações de crescimento. Philip Fischer é outra pessoa que influenciou Warren Buffett em seus investimentos. É um livro 99% texto, com pouquíssimas tabelas ou gráficos. Mas possui conceitos interessantes. O único contra que achei no livro é sua linguagem que poderia facilmente ser mais simples, mas o autor não o fez. O leitor deverá estar bem concentrado para absorver todas as ideias do autor na primeira leitura.

Os oito livros indicados por mim estão em ordem de leitura, de acordo com sua complexidade ou base para os futuros livros. Lembrando que estes livros são básicos. Após a leitura destes livros, é natural que o investidor sinta falta de mais conhecimento. Estes livros também possuem preço razoavelmente bom e carregam credibilidade acima da média. Além disso, estes livros são baseados no investimentos em ações. Há livros específicos para o Tesouro Direto como por exemplo o "Títulos Públicos sem Segredos".

Vamos à segunda questão. Há um trecho na sua pergunta que chamou minha atenção: "Pensei em Títulos públicos porém não posso fazer aportes, somente comprar novos títulos". Não sei se entendi errado ou se você não explicou apropriadamente, mas é possível sim fazer aportes mensais no Tesouro Direto. Veja por exemplo esta tabela de títulos. Dê uma olhada no título NTNB Principal 150535. Este título estava a venda no ano passado, no mês passado e agora está a venda neste mês. Também estará a venda no mês que vem. Você poderia por exemplo programar um grande resgate em 2035. Todo santo mês você faria aportes comprando títulos NTNB Principal 150535. Pronto, está formado seu aporte mensal no Tesouro Direto. A ideia seria a mesma com ações. No aporte em ações, você compra novas ações, com o mesmo código. No aporte no Tesouro Direto, você compraria mais títulos, com o mesmo código. Já que você está decidido a investir 50% em renda fixa, o Tesouro Direto continua sendo uma escolha interessante. A utilização deste título é apenas para demonstração, não indicação. 

Não se esqueça. Quando iniciar seus investimentos em ações, comece pequeno. Só aumente a medida que sentir confiança no mercado. Não há pressa de se investir em ações. O mercado sempre estará te esperando quando você estiver pronto.

Mande sua pergunta para alemdapoupanca@gmail.com

42 comentários:

  1. AdP e Vinicius: tenho me programado mais ou menos e tenho comprado de 0,1 em 0,1 de titulo por mes, para fazer um complemento de aposentadoria.

    Ja que as previdencias privadas vao comprar isso, prefiro comprar eu mesmo e gastar menos tx. adm. e não ficar vinculado e com taxa de carregamento...

    Prefiro as NTN-B Principal e um pingadinho de NTN-B, porque gera caixa semestral (pouco, mas é bom... compro ações com essa merrequinha + aportes + dividendos/JSCP).

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Psicologicamente, eu me sinto melhor com os títulos NTN-B que pagam juros semestrais.

      Excluir
    2. Também prefiro fazer eu mesmo minha aposentadoria. Gosto destes dois títulos, tanto a NTN-b quanto a NTN-B Principal, mas particularmente prefiro a Principal.
      Abraços

      Excluir
    3. ADP,

      Meu peso maior, como dito acima está na principal. Compro merrequinhas da NTNB todo mes para geraçaõ de caixa mesmo, acho melhor que certas ações... kkk

      Excluir
  2. Só faltou o livro: "faça fortuna com ações antes que seja tarde", do jornalista e investidor Décio Bazin. Livro Brasileiro e que por ser brasileiro poucos blogs falam dele. É uma pena pensar que só os americanos sabem o que é investir em bolsa de valores.



    Seu blog é show de bola. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já ouvi falar muito bem deste livro. Outro livro que já ouvi falar muito bem é o "Mercado de ações em 25 episódios". Só não citei este ou outros livros porque não os li. Para quem gosta de ler, um livro acaba chamando outro. Ele pode começar a ler estes livros que citei mas em algum momento ele se deparará com outros livros.
      Abraços

      Excluir
  3. Primeiramente gostaria de agradecer muitissimo pela resposta e atenção à minha pergunta . Procurarei ler todos os livros pois mesmo ja tendo lido alguns, sinto que ainda existem milhoes de duvidas ! Não me recordo onde li, mas li em algum local essa informação a respeito do Tesouro Direto, onde nao se poderia fazer aportes mas sim apenas compras de novos Titulos, ainda estou meio perdido no que diz respeito a Tesouro, porem estou começando a ler bastante pois sei que e uma opcao mais interessante praqueles que ainda tem receio de investir na bolsa.
    Ja que foi comentado a respeito de previdencia privada aqui, lanco uma duvida. Tenho uma previdencia no BB Fixa , onde aplico R$ 200,00 por mes, sem taxa de carregamento e com taxa de adm de 1,8% a.a. . Chega a ser um mal negocio ?

    Att,

    Vinicius Pitta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vinicius,
      Sou muito suspeito em falar sobre PP, pois tenho preconceito destas coisas, kkkkkk. Se você tiver acesso à composição desta previdencia BB Fixa, é bastante provável que ela aplique em títulos do Tesouro Direto (TD), cobrando claro um cascalho de você. Se é pra fazer isso, então é melhor fazer diretamente. Há diversas corretoras que não estão cobrando nada para investir no TD. Além disso, investir no Tesouro Direto é tão fácil quanto fazer compras pela internet, fora o fato de que o poder de decisão estará em suas mãos.

      Abraços

      Excluir
    2. Pois é ADP ja percebi pelos livros que tenho lido que ha um consenso no que se trata de investimentos oferecidos pelos bancos, o que devemos sempre manter o pé atras - ou os dois . Porém como estou em processo de iniciação e não domino o TD , pelo fato de não ter taxa de carregamento e uma taxa de adm de 1.8%a.a. achei que não fosse de todo ruim , tenho a garantia de todo meu dinheiro investido, com um pagamento no final do ano e quando for resgatar . Existe uma grande dificuldade na formação e planejamento de carteira, essa fase inicial é critica pois existem muitas informações no que diz respeito as empresas que podemos investir, mesmo Eu que no caso quero um investimento LP , ainda nao me sinto confiante a investir em uma empresa com plena segurança de estar fazendo o correto, e ainda tem a escolha da corretora, ja vi que a XP é mt boa, mas a corretagem dela e substancialmente alta e ja estou considerando outras, como a Mycap , Ativa e H H Picchiani. Inclusive tenho pensado em investir em Fundos , para ter um auxilio de um profissional, so que ai tem todas as taxas existentes nessas opcoes. Uma coisa excelente que li em um dos seus artigos foi o fato de poder investir em TD sem preocupacao de custodia, isso ja abriu o horizonte pra ver uma corretora pra simplesmente investir em TD, uma excelente opção , principalmente pq e o proprio site que da a relação das corretoras e valores cobrados, agora vou correr atras !

      Abraço !!

      Excluir
    3. melhor corretora atual de custo: socopa. 7,00 por operação e isenta a custodia se fizer 1 negocio por mes.

      2.ª: mycap plano flex 10,00 por ordem e isenta se tiver 1ordem/mes

      tesouro: a socopa cobra 0,1% a.a. e a mycap 0,2% a.a.

      Excluir
    4. Obrigado por compartilhas as dicas, anônimo. Lembrando que é possível ter conta em corretoras diferentes. Um investidor pode operar ações por uma e TD por outra.
      Abraços

      Excluir
    5. Anonimo a CDG Investimentos não cobra taxa para tesouro .
      http://www3.tesouro.gov.br/tesouro_direto/consulta_titulos_novosite/consulta_ranking.asp

      Abraços.

      Excluir
    6. Abri uma conta na Corretora Spinelli.

      https://www.investhb.com.br/Porque-investHB/Nosso-Preco.aspx

      - Tesouro Direto (sem taxa de custódia)
      - Ações: Lote padrão 16,90 por ordem
      - Ações: Lote fracionário 5,90 por ordem.

      Excluir
  4. Excelente resposta AdP. Os Segredos de George Soros e Warren Buffet é excelente, e indico muito também o Pai Rico Pai Pobre (pra ele que é iniciante) e o Jeito Warren Buffet de Investir, meu preferido. Livro são fantásticos, é um modo de se aprender diretamente com os melhores por um preço baixíssimo! Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não indiquei Pai Rico e Pai Pobre por entender que o colega já possui uma boa bagagem sobre a importância de se investir. Para quem é cru no assunto, eu recomendaria outros livros, antes de recomendar estes da postagem.

      Abraços

      Excluir
    2. Uma duvida surgiu, no site do Tesouro Direto, eles passam o ranking das corretoras e cobranças realizadas pelo propria, fui em um chat da Directa ( CGD Investimentos ) e recebi essa resposta da atendente do site, nao foi mt claro pra mim, essa cobrança anual é normal ocorrer ?

      "Para Tesouro Direto a Directa não cobra taxa de abertura de contas, manutenção ou custódia. Para operações no Tesouro Direto também não é cobrada nenhuma tarifa. Apenas incidem as cobranças feitas pelo Tesouro Nacional: As compras de títulos realizadas no Tesouro Direto estão sujeitas ao pagamento de taxas referente aos serviços prestados. Há também uma taxa de 0,30% ao ano sobre o valor dos títulos referente aos serviços de guarda dos títulos e às informações e movimentações dos saldos, que é cobrada a cada semestre, no primeiro dia útil de janeiro ou de julho, ou no pagamento de juros, ou na venda, ou no encerramento da posição do Investidor, o que ocorrer primeiro."

      Cheguei a ler em alguns livros a cobrança feita de 0,40% sobre o valor do investimento a titulo de taxa de custodia , ao ano. Fiquei um pouco perdido com essa resposta .

      Excluir
    3. Houve mudanças no TD e é provável que esta taxa tenha diminuído. E sim, elas são normais, mesmo em corretoras que não cobram pela custódia. Essa e muitas outras perguntas podem também ser respondidas pelo link "Perguntas Frequentes" do site do Tesouro Direto.

      https://www.tesouro.fazenda.gov.br/pt/perguntas-frequentes

      Abraços

      Excluir
    4. Valeu Adp , foi mal pela preguiça de procurar !

      Abraços.

      Excluir
    5. a directa é a vendida banif que ta falindo no Portugal... ela não cobrava taxa de tesouro, entao voce so tera a despesa da cblc na compra. se participar de algum sistema de reinvestimetno automatico me parece que isenta da cblc na operacao de reaplicar juros/resgate.

      eu nao gosto assim, uso meus juros de tesouro para comprar ações e o principal fica teoricametne a salvo da inflação...

      anon dos 60k (rumo a 70!)

      Excluir
  5. Gostei das referencias dos livros, mas ainda sinto falta de uma literatura mais voltada ao nosso mercado, pois como ficariam os cálculos ao longo dos anos com o período de inflação que tivemos no passado? as crise que nos afetaram de maneira diferente de lá? Estratégias com os nosso instrumentos financeiros?
    A retórica pode ser boa para motivar, mas tem de trazer exemplos mais práticos a nossa realidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão, Apice. Temos poucas referências sobre o nosso mercado, principalmente sobre o período de inflação gigante. Ainda mais sabendo que brasileiro não tem uma cultura voltada a investimentos.
      Nunca li mas se não me engano o "faça fortuna com ações antes que seja tarde" fala algo sobre isso.
      Entretanto, há muitos estudos mostrando que as ações no longo prazo ganham da inflação. E não é tão difícil acreditar nestes estudos. Com a inflação e a perda do poder de compra da moeda, os produtos e os serviços ficam mais caros. E são as empresas que vendem estes produtos e serviços.

      Abraços

      Excluir
  6. AdP,desculpe pelo offtopic mas gostaria de pedir que incluísse meu Blog no seu Blogroll, se possível. Muito obrigado.
    http://despejandoinformacoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Fala, AdP!

    Bons livros! Estou lendo "(...)os segredos de buffet e soros" e estou achando um dos melhores, senão o melhor de todos q já li!

    []s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li este livro e achei seu conteúdo fantástico. Recomendo para qualquer tipo de investidor.
      Abraços

      Excluir
  8. AdP, fiz lá o post da frugalidade!

    []s!

    ResponderExcluir
  9. Vinicius, para aportes em Renda Fixa dê uma olhada também em LCI e LCA no Banco do Brasil. Dá prá conseguir até 90% do CDI ~e não incide I.Renda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser interessante também. Só tem que fazer as contas direitinho.

      Abraços

      Excluir
  10. Boa tarde AdP,

    Sou um leitor frequente de seu blog e gostaria de parabenizá-lo pelo trabalho realizado, trazendo informações concretas e de valor a todos os investidores.

    Gostaria de esclarecer uma dúvida:

    Invisto em ações e possuo minha carteira formada; minha mãe se interessou por esse tipo de investimento e gostaria de iniciar os aportes, porém ela não quer abrir conta em corretora, quer utilizar minha conta, assim diminui o gasto com corretagem e custódia. A pergunta é: como fazer para calcular separadamente a rentabilidade de cada um sendo que as carteiras estariam mescladas? Seria como se ela comprasse cotas da minha carteira como um fundo de investimento?

    Agradeço se puder me auxiliar nessa questão, pois não como fazer (ou se há forma de fazer).

    Não sei se tem como responder por aqui nos comentários ou fazer uma postagem sobre o assunto.

    Obrigado e bons investimentos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo. Você esqueceu de colocar uma identificação.
      Eu gosto de olhar da maneira mais simples possível.
      Mesmo compartilhando a mesma conta, é possível separar o investimento de cada um. É só registrar o que cada um comprou com seu dinheiro.
      Na hora da distribuição de proventos, será fácil descobrir o que cada coisa pertence a cada um.

      Tenho uma planilha que ajuda no registro de investimentos. Você poderia utilizar uma e sua mãe outra.
      http://alemdapoupanca.blogspot.com.br/2012/07/planilha-de-registro-de-investimentos.html

      Abraços

      Excluir
  11. Boa noite AdP,

    Acompanho religiosamente seus posts, principalmente as recomendações de livros, que realmente podem mudar uma vida.

    Existe algum bom material, livro, apostila sobre FII? Já li bastante sobre finanças pessoais, ações mas não encontro informações de qualidade em nível introdutório sobre FII`s.

    Desde já agradeço.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ADM,
      Sobre FII não tenho indicações de livros. Realmente faz muita falta uma fonte confiável de livros. Sei que existem mas não sei retratar sua confiabilidade. O que aprendi sobre FII está na internet. Por isso eles representam pouco de minha carteira.

      Abraços

      Excluir
  12. Ola !! Bom estou querendo entrar neste mercado de investimento , mais eu reconheço que tenho muito que aprender. no momento estou investindo na poupança eu cheguei ao seu BLOG depois de muitas pesquisas etc etc..
    A Minha pergunta é seguinte !!
    De inicio CDB ou titulos ? qual vc recomenda ?? e o valor minimo a ser investido em ambos ??? Muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo,
      Não existe a resposta certa para esta pergunta. Você deverá conhecer as características de cada opção. É necessário que você busque informação sobre cada uma destas alternativas. O CDB pode ser uma ferramenta que te proporcionará comodidade. Os Títulos do TD tem um trabalhinho de criar uma conta em uma corretora (trabalho muito tranquilo por sinal). Tem que verificar também o seu prazo de investimento, pois os títulos são interessantes quando o prazo é maior que 2 anos. O valor mínimo vai depender do CDB. O valor mínimo para o TD é bem baixo. Com 100 reais você já consegue investir.
      Não vou fazer recomendações. Particularmente gosto mais do Tesouro Direto do que CDB, mas você que deverá tirar sua própria conclusão. Estude, pesquise, analise e não tenha pressa.

      Abraços

      Excluir
    2. Agradecido !! Meu nome é julio

      eu vou pesquisar !!! muito obrigado

      Excluir
  13. ola amigo, primeiramente gostaria de agradecer pelos posts, têm sido de grande valia pra mim, pois estou interessado no tesouro direto.Gostaria de uma indicação de corretora apenas para tal finalidade, uma vez que ja pesquisei mas confesso que nao encontrei algo definitivo e as diversas tarifas me deixam louco rs.A outra dúvida é a respeito de um "curso" de um cidadao chamado eduardinho que se diz fiscal da receita salvo engano, onde ele ensina a ter ganhos superiores com o tesouro direto.A duvida é se voce ou alguem daqui ja ouviu falar nesse individuo ou em tal curso.Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bucefalus,
      Não costumo fazer indicações de corretoras, mas para TD não tem erro.
      O Tesouro possui um ranking de corretoras e suas taxas:
      http://www3.tesouro.gov.br/tesouro_direto/consulta_titulos_novosite/consulta_ranking.asp

      Algumas não cobram nada para TD, então estas seriam as mais indicadas para você.

      Sobre este curso, eu nunca ouvi falar. As fontes que te indico para estudar TD são o site do Tesouro e um livro que indiquei aqui no blog. Deixarei os caminhos abaixo:
      http://alemdapoupanca.blogspot.com.br/2013/09/informacoes-sobre-o-tesouro-direto.html
      http://alemdapoupanca.blogspot.com.br/2012/03/livro-titulos-publicos-sem-segredos.html

      O curso que você se refere é este?
      http://carteirarica.com.br/renda-fixa-e-curso-tesouro-direto/?ref=R1870954C

      Na boa, eu não sei de onde estes caras tiram estes preços exorbitantes. Com 230 reais eu compro uma pilha de livros de feras, que vão agregar um conhecimento assustadoramente maior do que este curso. Não conheço este curso do autor, mas não gosto da abordagem utilizada. Cuidado com estes cursos de internet que prometem ganhos acima de um referencial, com design impecável, vídeos muito bem editados, depoimentos de terceiros e frases de impacto como "POR QUANTO TEMPO VOCÊ VAI DEIXAR QUE TE ENGANEM?" e "GARANTIA INCONDICIONAL DE 15 DIAS". Prefiro o bom e velho livro, daqueles que custam entre 10 e 50 reais.
      Abraços

      Excluir
    2. Hahaha eu também sou muito desconfiado!Sim, o curso em questão é esse, eu esqueci de falar o nome do dito cujo, pois só lembrava do nome do santo e não do milagre..rsrs.Concordo com você!Por isso perguntei a respeito, ainda mais se tratando de internet, a gente tem que desconfiar da esmola quando é demais.No demais, eu já havia lido os posts que voce fez referencia, acabei de comprar o livro "o jeito peter lynch ..",depois dele vou comprar o titulos publicos sem segredos.

      Excluir
    3. Caro amigo AdP, continuo em dúvida a respeito da corretora.Você que está a mais tempo nessa estrada dos investimentos, poderia me dizer algumas que tenham bom custo beneficio para TD e bolsa a longo prazo?Esses sao meus objetivos primários para ter uma carteira diversificada, contudo, ja olhei a lista que voce me indicou do site do tesouro direto mas la o objetivo é somente TD.Abraços!

      Excluir

Seja educado. Mensagens de trolls serão moderadas.