quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Livro - O Tao de Warren Buffett

Qual investidor nunca ouviu falar de Warren Buffett, considerado por muitos o maior investidor que já existiu? Além de sua incrível maestria em analisar empresas, Warren Buffett tem a capacidade de transmitir sabedoria através de simples frases, de forma que qualquer pessoa possa entender.

Foi baseado na sabedoria de Warren Buffett que Mary Buffett e David Clark conceberam o livro "O Tao de Warren Buffett". O termo Tao vem do Taoismo e significa caminho, via ou princípio. Nesta obra, os autores reuniram diversas frases de sabedoria de Warren Buffett, buscando interpretá-las para que o leitor aplique estes ensinamentos em suas finanças.

Mary  Buffett

David Clark é um dos mais conhecidos buffetologistas, pessoas conhecidas por seguir e estudar os métodos aplicados por Warren Buffett. Já Mary Buffet casou-se com Peter, filho de Warren Buffett, casamento que durou doze anos. Juntos eles publicaram livros que destinam a abordar os conceitos de Warren Buffet, entre eles “Warren Buffet e a Análise de Balanços”, “Buffettology”, “The Buffettology Workbook”, “The New Buffettology”.



O livro possui 158 páginas divididas em 15 partes, cada uma agrupando os ensinamentos destinados ao um objetivo específico, como por exemplo "Erros a evitar", "Educação" e "Quando vender, quando sair".

Opinião pessoal
Este livro reúne frases clássicas de Warren Buffet, fazendo um explicação sobre o ensinamento que Warren Buffett queria transmitir nestas frases. Basicamente o livro possui em cada página uma frase no topo, e o restante da página possui a explicação do autor. Não cheguei a contar, mas posso dizer com segurança que pelo menos de 80% das explicações não chegam ao final da página. Cerca de 50% delas mal chegam na metade. Mesmo que uma explicação não chegue ao final da página, o espaço faltante fica em branco e somente na próxima página é que encontramos uma frase de Warren Buffett e sua devida explicação. Se os autores agrupassem consecutivamente as frases e explicações, este livro teria apenas umas 100 páginas, longe das 158 que o livro apresenta.

Além disso, não sei se vocês conhecem as frases clássicas de Buffett. Suas frases costumam ser tão simples, a ponto de serem o início, meio e fim do entendimento do leitor/ouvinte. Muitas delas dispensam explicações.

"Você deve investir seu dinheiro numa empresa que até um idiota consiga administrar, porque um dia um idiota o fará"

"Você só precisa ter pouquíssimos acertos, contanto que não cometa erros demais"

"Nunca pergunte a um barbeiro se você está precisando de um corte de cabelo"

As frases acima, faladas por Warren Buffett, são autoexplicativas. Somente algumas poucas frases que necessitam verdadeiramente de um complemento para o completo entendimento do leitor.

Em resumo, se você nunca leu nada sobre Warren Buffett e deseja conhecer sua filosofia através de uma leitura rápida e barata, este livro será interessante para você. Mas se você já leu algo sobre o velhinho, este livro não terá muito o que oferecer.


E você, já leu este livro? Conte-nos suas impressões! Deixe seu comentário.

17 comentários:

  1. Eu li o livro /'warren buffet e a análise de balanços'/, você inclusive comentou o tal livro e compartilho a mesma opinião. É interessante qundo você começa a ter um caminho na análise de uma empresa para ser sócio da mesma por décadas a fio.

    Armei posição no BB e na CEMIG pelos bons fundamentos das duas empresas. De acordo com nosso velhinho, o cartão ainda tem espaço para 3 novas empresas.

    um abraço e pode me incluir no "blogsque divulgam carteiras" rs

    ResponderExcluir
  2. O título é claramente um plágio do bestseller de meados da década de 1970, "O Tao da Física".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conhecia este bestseller. Mas ele é plágio só porque tem a palavra Tao no nome ou por algum motivo a mais?
      Abraços

      Excluir
  3. O David devia ser o amante da Mary.... hahahaha

    Li o livro e gostei muito. São frases de peso que podem levar a muitas reflexões.

    Leitura rápida, mesmo.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é interessante sim. Mas no meu caso ele pouco agregou pois eu já conhecia diversas das frases do velhinho. Acho que ele é mais útil para quem está começando ou para quem quer conhecer um pouco sobre Warren Buffett.
      Abraços

      Excluir
    2. uh, mary é ex-nora do buffet, casada com o peter, filho do velho warren, sabida que só, não retirou o sobrenome na separação...rs

      a mulher de buffett era susan. e a amante/atual astrid. esta tudo na biografia dele, que irei postar em breve...

      abraço

      Excluir
  4. ADP faço meus resultados usando em parte sua planilha. Uso aquela tabela do preço médio.

    No caso eu calculo os rendimentos do meu investimento da seguinte forma:

    (Cotação - o meu preço médio) + Somatória de Dividendos / Alugueis / Opções e etc.

    Ai divido pelo montante que eu investi, seria o preço médio * qtd de ações.

    Você acha que está correta esta forma?

    Outra coisa, se eu vendo alguma coisa com prejuizo, e na planilha coloco como se tivesse vendido a preço médio (para nao alterar o preço médio)

    onde eu contabilizo esse prejuizo?

    eu imaginei em pegar a diferença do preço médio e lançar como se fosse opções negativas entende?

    por exemplo vendi com 50 centavos de prejuizo, coloco como se tivesse vendido opcoes a -50 centavos na coluna de dividendos, alugueis e opçòes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, a fórmula de cálculo de rendimentos já está na planilha. Você não precisa fazer nada além de colocar os valores nela.
      Aporte é o valor transferido para a corretora.
      Carteira é o valor da soma de todos os ativos + o que está parado na corretora.

      A explicação da utilização da planilha está na postagem:
      http://alemdapoupanca.blogspot.com.br/2012/04/planilha-de-acompanhamento-de.html

      Caso tenha surgido alguma dúvida, por favor deixe um comentário naquela postagem, ou me mande um email.

      Abraços

      Excluir
  5. Olá ADP, parabéns pelo blog, diparado o melhor dentre todos os de finanças pessoais e a prova de que conteúdo de relevância e qualidade é o melhor antídoto contra os trolls.

    Já li esse livro e apresento aqui meu ponto de vista:

    Em primeiro lugar, não posso deixar de dizer que enxergo a co-autora Mary Buffett com bastante desconfiança. Ela se coloca como alguém que, na condição de ex-nora, teria convivido com Warren Buffett e, a partir desta experiência, teria extraído lições de investimento.

    Porém, quem leu uma das biografias sobre Warren Buffett (no meu caso li: A bola de neve) percebe claramente que ela mal tinha contato com o sogro.

    Portanto, a conclusão a que chego é a de que os diversos livros que ela escreve sobre WB provavelmente são de autoria exclusiva do David Clark, feitos a partir de informações públicas, e a Mary entra apenas com o nome para passar a falsa imagem de ser uma pessoa com conhecimentos especiais e aumentar as vendagens.

    Apesar dessas ressalvas, considero este um bom livro introdutório ao pensamento de Warren buffett e à estratégia de valor.

    Não é um material que vai lhe ensinar como investir em ações, mas pelo menos é uma obra que permite a um novato entender que a fortuna de Warren Buffett foi construída com base em princípios conservadores e sensatos.

    Para mim, serviu para, no início de minha jornada, encaminhar-me para o investimento em valor e me afastar de qualquer método especulativo.

    Se ele tiver este efeito também sobre outros iniciantes no mercado acionário, terá cumprido seu papel com louvor.

    Portanto, recomendo o livro para quem é conservador, tem medo de investir em ações e não sabe como a fortuna de Warren Buffet foi construída.

    Já para quem conhece bem Warren Buffett e se interessa pelo pensamento dele, recomendo o livro Ensaios de Warren Buffet, de Lawrence Cunningham, traduzido por Rui Tabacov.
    trata-se de uma obra feita a partir das cartas anuais da Berkshire Hathaway, muito mais aprofundada, que contém muitos ensinamentos valiosos, inclusive grande parte destas frases do livro da Mary Buffett dentro de seu verdadeiro contexto.

    Se não leu, recomendo muitíssimo. Será um dos melhores investimento em educação financeira que poderá fazer com R$ 70,00.

    R.St

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá R.St
      Olha, sendo sincero com você, às vezes tenho a mesma impressão sobre a Mary Buffett. Um livro sobre Warren Buffett que tenha como autoria um Buffett (mesmo que não seja o próprio) dá uma sensação de confiabilidade. Mas não duvido que o David é quem na verdade escreve o grosso e a Mary tenha uma pequena participação. Mas como não posso provar, não passarei disso.
      O livro "Warren Buffett e a análise de balanços", de autoria dos dois, é fantástico. Recomendo para qualquer um. Mas "O Tao de Warren Buffett" é bem básico, sendo bem diferente do outro.

      Este livro é excelente para iniciantes. muitos iniciantes são ávidos por conhecimento, mas não tem qualquer orientação sobre como obter uma fonte confiável. Por isso muitos caem em fóruns de internet e acabam caindo nos tópicos de micos, que costumam ser os mais movimentados.

      Vou anotar este livro que você disse, "Ensaios de Warren Buffett". Por enquanto dei uma parada em livros de investimento pois estou estudando para concurso, mas fica na lista.

      Abraços e muito obrigado por sua opinião.

      Excluir
  6. Não li esse, li outros. E, assim como vc colocou no final, acho que ele não adicionará nada de muito diferente dos outros, assim está fora do meu radar! hehhe

    []s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dimarcinho, para um pessoa do seu nível, há muitos outros livros com maior prioridade. Não que ele seja ruim, está longe disso.
      Abraços

      Excluir
  7. AdP, gostaria de compartilhar uma preocupação que tenho e saber a sua opinião e dos demais visitantes do blog. Há uma expectativa de que a redução de estímulos do FED, que deve ocorrer até o ano que vem, traga uma elevação dos juros americanos a partir de 2015. Consequentemente, o Brasil terá que elevar a Selic. Como a economia já mostra sinais de desaquecimento e o aumento dos juros poderá reduzir ainda mais o ritmo de crescimento, não seria mais interessante, neste momento, para um Buy and Holder, adquirir empresas com uma relação P/L baixa e com um maior DY? Digo isto, pois acredito que a estagnação poderá reduzir os lucros das empresas e, assim, proporcionar uma redução maior nos preços das ações de crescimento (com maior P/L), já que elas teriam mais "gordura" para queimar. O que pensa disso? Estou viajando? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,
      Antes de tudo, não sou dono da verdade e tudo o que eu disser não passará de mera opinião.
      Sou péssimo em macroeconomia e por isso não faço previsões, pois é quase certeza de que estarão erradas. Deixo para o pessoal das minhas empresas cuidarem desta parte. Lá há gente muito bem formada e bem informada para saber lidar com isso. Assim eu não giro carteira e conhecerei de fato a habilidade da administração da empresa.
      Se o Fed vai reduzir estímulos e qual a consequência disso eu não sei. Só sei que minha preocupação é investir em empresas boas e monitorar seu desempenho.

      Abraços

      Excluir
  8. Oi AdP,
    Acredito que existe duas categorias de livros sobre finanças, uma que te motiva a entrar neste mundo e outra que ajuda quem está neste mundo. A maioria dos leitores do seu blog estão na segunda categoria e por isso não vão encontrar muito o que aprender com este livro. Para iniciantes, acredito ser uma boa.
    No mês de outubro li outros 3 livros sobre finanças, todos para iniciante. Mas acredito que eu já tenha o interesse que esses livros tentam despertar, agora vou começar a ler mais livros com técnicas.
    Abraços
    Marcos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Marcos. Existem os livros que falam da importância de investir e os livros que falam como investir. Ambos são importantes.
      Na minha aba de livros existem alguns livros interessantes das 2 categorias. Dê uma olhada. Quem sabe algum pode te interessar.
      Abraços

      Excluir

Seja educado. Mensagens de trolls serão moderadas.