sábado, 1 de fevereiro de 2014

Fechamento do mês - Janeiro de 2014



Um novo ano começou, mas os temores permaneceram. O mercado de ações brasileiro está derrapando. O movimento começou com uma forte queda de 7%, fazendo o Ibovespa atingir o patamar de 47 mil pontos.
Uma avalanche de más notícias alastra o dia a dia dos investidores. Há muito temor sobre a situação econômica e política nacional. O barulho dos canhões está ensurdecedor. Os otimistas são tolos, os pessimistas são sábios. Há pessoas pensando em liquidar seus investimentos, baseados na quase certeza de que este será mais um ano perdido.
Se por um lado está ruim, por outro pode ser bom. Mesmo que as carteiras de investimentos estejam derretendo, a margem de segurança nos investimentos aumenta. Quem pagava 50 reais para comprar uma ação, hoje desembolsa apenas 40. Quem sabe amanhã não será 30 ou menos? Pelo menos, no aspecto qualitativo, as empresas permanecem as mesmas. Se por acaso houve uma piora na qualidade das empresas, podemos considerar que é improvável que essa piora seja tão intensa e rápida quanto foi o queda dos preços. Na minha humilde opinião, o tempo continua sendo propício para a acumulação, desde que o ativo permaneça com sua qualidade intacta ou crescente.
Sobre o índice Ibovespa, o destaque positivo do mês foram OIBR4, BISA3 e MRFG3, com subidas respectivas de 16,16%, 14,78% e 4,00%. No campo negativo foram CSNA3, ECOR3 e USIM5, com -22,18%, -16,89% e -16,26%.

Vamos aos números:

Seção Tesouro Direto - TD
Esta seção mostra detalhes dos títulos que compõem a carteira.
A tabela abaixo apresenta uma visão geral do Tesouro Direto, mostrando o título comprado, a data e a taxa da época, calculando a rentabilidade entre a preço de compra e o de hoje.


Pela primeira vez recebi o resgate de um título após segurá-lo até sua data de vencimento. Planejava reinvestir o dinheiro no próprio TD, mas resolvi alocar este recurso em FII, principalmente devido a um atraente Yield fruto das recentes quedas.

Retirada: R$740,00

Conclusão da seção Tesouro Direto
Neste mês, a carteira de TD obteve uma rentabilidade de -3,85%.

Seção Fundos Imobiliários - FII
Esta seção mostra detalhes dos FII que compõem a carteira.

Aporte: R$744,58
Compra de 10 cotas BCFF11B

Andei pesquisando os fundos imobiliários que temos a nossa disposição. Meus critérios de escolha são baseados principalmente no Yield (relação aluguel mensal / preço da cota) e no prazo do contrato dos aluguéis (quanto maior, melhor). O FII precisa ter também uma liquidez mínima. Como disponho de baixo aporte, foco nos FII cuja cota  custa a casa das centenas.
Após uma filtragem inicial, parti para a análise documental. Percebi que a maioria dos FII com alto Yield estão sob o regime de Renda Mínima Garantia. Como não tenho conhecimento suficiente para analisar o impacto após o término de um regime deste tipo, possuo como defesa a eliminação do FII. Acabou sobrando o BCFF11B, que na verdade é um FIFII, com Yield que me agradou e uma composição interessante. Não sei o por quê, mas tenho tanto prazer em analisar FII quanto analisar empresas.

A tabela abaixo contem uma visão geral dos FII, mostrando o seu código, a quantidade, o preço médio de aquisição e o preço de fechamento do mês atual, calculando a valorização entre estes dois preços.



Rendimentos recebidos no mês:
FAED11B - R$34,36

Conclusão da seção Fundos Imobiliários
Neste mês, a carteira de FII obteve uma rentabilidade de -2,24%.

Seção de ações
Esta seção mostra detalhes das ações que compõem a carteira.
A tabela abaixo contem uma visão geral das ações, mostrando o seu código, a quantidade, o preço médio de aquisição e o preço de fechamento do mês atual, calculando a valorização entre estes dois preços.



Não houve dividendos recebidos neste mês.

Algumas empresas anunciam dividendos, mas demoram a pagar. A tabela abaixo mostra as empresas que já anunciaram seus dividendos, mas que ainda não pagaram.



Aporte do mês: R$1.295,42
Juntando o aporte com o dinheiro em caixa e os dividendos, foram realizadas as seguintes compras:


Interessante observar a queda repentina das ações da MDIA3. Antes pagava-se mais de 100 reais. Hoje está cotada em 83, sendo que, a princípio, a empresa é exatamente a mesma. Antes comprava-se uma MDIA3. Hoje podemos comprar pelo mesmo valor uma MDIA3, uma CCRO3 e um ETER3! E ainda tem gente falando que preço não importa.

Abaixo a valorização de cada ação no mês.





Conclusão da seção de ações
Neste mês, a carteira de ações obteve uma rentabilidade de -8,56%, a pior rentabilidade histórica da carteira. Enquanto isso o Ibovespa obteve rentabilidade de -7,51% no mês.

Abaixo um gráfico comparando o desempenho da carteira de ações com o Ibovespa e o CDI, desde seu ponto inicial no final de dezembro de 2010.


Resultado Consolidado
Esta seção reúne o Tesouro Direto, FII e ações, fazendo uma consolidação dos resultados.
Aporte total do mês: R$1.300,00
Valor da carteira: R$ 86.772,68

Carteira de investimentos com valorização de -7,76% no mês.
Levando em consideração a rentabilidade e o aporte, a carteira modificou -6,5% no mês.

Evolução da carteira ao longo dos meses:





Frase para reflexão:
"Devido à maneira pela qual funciona a lei tributária, o estilo Rip Van Winkle de investimento (Buy&Hold) que favorecemos possui uma vantagem matemática importante sobre abordagens mais frenéticas" - Warren Buffett

Seguindo com disciplina e determinação!

Rumo aos 100 mil !!!

Veja também

De forma alguma esta postagem destina-se a explanar recomendações ou dicas de compra, venda ou manutenção de qualquer um dos ativos listados. Lembre-se que esta postagem foi feita por uma pessoa comum, assim como você. A responsabilidade pelo resultado de seus investimentos é exclusivamente sua. Então estude, dedique-se e tire suas próprias conclusões. Com certeza você tem capacidade para isso.

78 comentários:

  1. Parabéns pela Constância nos investimentos.

    É quando o mundo está acabando que o ouro é desprezado.
    Assim como você, eu também estou querendo quebrar uma barreira psicológica. Estou rumo aos meus R$10.000 em patrimônio. Hoje tenho R$5.500. Mas chegarei lá.


    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas barreiras psicológicas são sempre difíceis de alcançar. Lembro-me dos meus 50 mil. Demorou muito para eu alcançar, mas quando alcancei passei rápido. Agora esto a meses nesta guerra para alcançar os 100 mil e está demorando muito, rs. Mas a gente chega lá.
      Abraços

      Excluir
  2. Estou investindo a cerca de 2 anos. Infelizmente não estou com caixa para acumulação de patrimônio, pois o mercado está tentador. Ações com DY acima de 10%, VPA abaixo de 1, e assim vai. Mas bola pra frente e parabéns pelo trabalho ADP!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode me citar uma ação pagando acima de 10% de DY? Aca

      Excluir
    2. ETER3, CMIG3, TAEE11, GETI3, VIVT4, PINE4 e se procurar acha mais. Dê uma olhada no fundamentus.com.
      Mas dê uma olhada também nas empresas de crescimento, que normalmente pagam poucos dividendos, pois elas reinvestem os dividendos que deixam de pagar. No longo prazo pode ser muito bom.

      Abraços

      Excluir
    3. Além, que significa o pagamento de 10% de DY? A empresa me pagará 10% a.a de tudo que investi nela?

      Betônio.

      Excluir
    4. DY é uma simples divisão entre os dividendos pagos no ano anterior sobre o preço atual da ação. por exemplo, vamos supor que uma ação hoje esteja custando 10 reais. Hoje estamos no dia 02/02/2014. Devemos considerar a soma dos dividendos desde 02/02/2013 até hoje, fazendo assim um ano. Vamos supor que esta soma deu 0,60 centavos de dividendos distribuídos. Logo, dividindo 0,60 por 10,00 dá um DY de 6%.
      Isso não quer dizer que a empresa vai distribuir sempre 6%. A cotação varia e se ela for para 11 reais, seu DY cairá para 5,4%. Outro ponto interessante para ser observado é que o cálculo leva em consideração a cotação atual e os dividendos anteriores. Nada garante que s dividendos futuros aumentarão ou diminuirão. Não fique obcecado por DY, pois ele é apenas uma divisão dos dividendos do ano anterior. É apenas um indicador dentre diversos que podemos observar.
      Dê uma olhada nesta postagem:
      http://alemdapoupanca.blogspot.com.br/2012/08/serie-mastigado-preco-dividendos.html
      Abraços

      Excluir
    5. BBAS3, BGIP4, BRIN3, para citar apenas boas empresas!

      Excluir
  3. Fica tranquilo que a temporada de caça vai durar muito tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que sim. Outros meses parecidos com este janeiro seria legal. Como estamos em época de demonstração de balanços, veremos se a saúde das empresas piorou muito.
      Abraços

      Excluir
  4. "Interessante observar a queda repentina das ações da MDIA3. Antes pagava-se mais de 100 reais. Hoje está cotada em 83, sendo que, a princípio, a empresa é exatamente a mesma. Antes comprava-se uma MDIA3. Hoje podemos comprar pelo mesmo valor uma MDIA3, uma CCRO3 e um ETER3! E ainda tem gente falando que preço não importa."

    Excelente parágrafo, resumindo meu mantra... Força e rumo aos 100k meu amigo, que estão logo depois da curva!

    abraço,
    Victor Fox

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poi sé, não vejo sentido em tal afirmação. Como podemos ignorar o preço de alguma coisa. Eu faço isso não só com ações, mas com tudo na vida.
      Abraços

      Excluir
    2. Infelizmente o resultado do mes nao te coloco u nos 100k q vc queria.

      A questão agora e o fundo do poco. Ta certo que isso ninguem sabe mas lemos como mr mercado está tratando o pais e por consequencia sua bolsa de valores.

      Enfim adp essa reflexao me inqueta ja que temos a maravilhosa chance de comprar de fato barato.

      Valeu.

      Da uma checada no meu blog Traderlusitano.blogspot.com.br

      Excluir
    3. Dou uma passada por lá sim, TL.
      Abraços

      Excluir
  5. A especulação segue forte, com o mercado sobrevendido.

    Só nos resta seguir comprando. Numa quantidade maior, devido às quedas nas cotações. O resto não depende da nossa vontade mesmo.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se cair mais um pouco começarei a liquidar meu TD para comprar mais ações.
      ABraços

      Excluir
  6. Excepcional Oportunidade !!!

    www.unos-empreendedores-sucesso.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta "oportunidade" está exatamente na ponta oposta do que prego aqui no blog. Desculpe mas isso cheira a golpe, tem gosto de golpe e tem a aparência de golpe.
      Abraços

      Excluir
    2. Gostei da palavra "CERTA"

      Garante logo que é golpe! kkkkkkkkkkkk

      Excluir
    3. Esses caras querem dar golpe logo no pessoal da Blogosfera... nem o Eike Rico cai nessa!

      Excluir
  7. Olá AdP.

    Com tantos FIIs pagando mais do que BCFF, vc escolhe este ?! Zicou a carteira de FIIs..rs
    Este mês não foi fácil pra ninguém.
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poney vc e o uorrem são dois arrogantes. Só criticam. Quem vc pensa que é pra falar do alem da poupança

      Excluir
    2. Calma anônimo. O espaço está livre para recomendações.

      Poney,
      Andei estudando alguns FII com alto Yield e todos os que estudei estavam no regime de RMG. Não tenho capacidade para analisar um impacto após o término de um regime deste, então por isso eu os eliminei por questões de proteção contra minha ignorância. Se você puder me indicar algum FII que tenha Yield maior que o BCFF11B, que não está no RMG e que custa a casa das centenas, ficarei agradecido por ter maiores opções para analisar.
      Abraços

      Excluir
    3. Poney, qual você recomendaria então, que não estivesse com RMG? XPGA? FEXC?

      Excluir
    4. amigo Forreta, me parece que o RNGO já encerrou o RMG e continuara pagando proximo ao valor anterior. Caiu muito e me parece atraente. Gosto do XPGA, tenho VLOL e FFCI. Devo entrar (estudarei antes) XTED.

      Abraço.

      Excluir
  8. Olá, AdP ! Parabéns pela constância e pelos textos, sempre lúcidos e bem escritos.
    Quanto a MDIA3, que vc deve conhecer bem - ao que vc atribui essa queda tão expressiva ? Só queda geral do Bovespa ou algo mais, tipo a alteração na presidência da empresa, ou...? Vc recomendaria uma nova entrada agora ? (obs: fiz a primeira compra a 104,00..) .Obrigada e abs. Flávia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávia,
      Não faço recomendações. O que posso deixar é apenas a opinião de uma pessoa que saiba tanto quanto você.
      Na minha opinião, não vejo motivos justificáveis para esta queda, a não ser aquela velha história de desconfiança dos investidores estrangeiros e tudo o que está rolando na mídia. Se considerarmos os fundamentos da empresa, não mudou absolutamente nada. A empresa continua investindo, as pessoas continuam comprando seus produtos, ou seja, as operações continuam sendo as mesmas. Recentemente vi um artigo no qual um figurão da empresa fala sobre o desenvolvimento de novos produtos. Claro, não devemos tomar a decisão de investir ou não baseado nestes artigos, mas a leitura continua sendo válida. O artigo está no link abaixo:
      http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/138161_A+RETOMADA+DOS+INVESTIMENTOS

      De minha parte, continuarei investindo na empresa e dou as boas vindas para esta queda. Mas a análise cabe a cada investidor.

      Abraços

      Excluir
    2. Muito obrigada, AdP. Bom domingo e abs. Flávia.

      Excluir
  9. O preço aquisição de CMIG4 agora deve ser 0,00 reais de acordo com o novo comunicado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pelo novo comunicado o custo de aquisição das bonificadas é zero.
      Altera aí ADP.

      http://cemig.infoinvest.com.br/ptb/11088/AVISOAOSACIONISTAS_deliberacoesAGE26122013_RETIFICADO_29012014por.pdf

      Excluir
    2. Eu li este comunicado e esta justificativa que eles apresentaram não fez o menor sentido para mim. Ele falaram assim:
      "por tratar-se de bonificação oriunda da capitalização de reserva de capital “não tributada”, fazendo com que o custo unitário de aquisição atribuído às ações bonificadas seja de R$0,00 (zero reais)."

      E citaram o artigo da IN RFB. Só que o artigo não fala nada que se a reserva de capital “não tributada” o custo será zero. Não sei de onde eles tiraram isso. O parágrafo cita isto:

      "§ 1 º No caso de ações recebidas em bonificação, em virtude de incorporação ao capital social da pessoa jurídica de lucros ou reservas, considera-se custo de aquisição da participação o valor do lucro ou reserva capitalizado que corresponder ao acionista ou sócio, independentemente da forma de tributação adotada pela empresa."

      Pelo que entendi, não interessa a natureza da reserva de capital. Seja ela "tributada" ou "não tributada", seu custo será a "participação o valor do lucro ou reserva capitalizado que corresponder ao acionista ou sócio", ou seja, os 5 reais. O artigo 10 da lei 9249 também não faz nenhuma menção de que reserva "não tributada" terá uma bonificação de custo zero ao ser incorporada ao capital social de uma empresa.

      Mandei uma pergunta à Receita sobre o assunto e vou ver se eles podem responder. Acho que vou mandar também uma pergunta a CEMIG pedindo maiores detalhes.

      Se alguém que possua maior conhecimento puder esclarecer por aqui seria interessante. Mas como acho estranho o fato desta bonificação ter custo zero (nem o programa da Receita aceita bonificação com custo zero), vou por enquanto manter o custo de 5 reais.

      Abraços

      Excluir
  10. Ranking de Lucros com -R$ 7.199,25


    Gostaria de saber sua opiniao, caso tenha uma formada, acerca da paranapanema, PMAM3

    Abraco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi você falando que PMAM3 seria um possível caso de turnaround.
      Não acompanho a empresa e por isso não tenho ideia do que está acontecendo por lá. Para falar a verdade também não tenho a menor intenção de querer saber o que está acontecendo. Primeiro porque sempre achei esta empresa ruim (típico vaga-lume); segundo porque não curto o setor; terceiro porque meus conhecimentos para analisar uma turnaround são bem limitados. Mesmo quando consigo identificar um, não tenho coragem para investir, como foi o caso da BEMA3, bem antes dessa subida.

      Falei um pouco sobre a PMAM3 na postagem abaixo:
      http://alemdapoupanca.blogspot.com.br/2013/03/por-que-implicam-tanto-com-paranapanema.html

      Se você observar bem esta postagem, verá que esta empresa tem longo histórico de falsos possíveis turnarounds. Por enquanto prefiro manter distância.
      Abraços

      Excluir
    2. Verdade, talvez eu tenha arriscado demais nessa compra, kk

      buy & hope daki pra frente, kk

      Excluir
  11. Nada que possa afetá-lo ou a sua jornada. É a RV, como sublinhou.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza. Nós que investimos em renda variável precisamos estar cientes de que ela varia para baixo também.
      Abraços

      Excluir
  12. Boa noite, AdP

    Parabéns por seguir o plano traçado! É na hora da sangria que os bravos se destacam... E que venha fevereiro... Este mês vou forte de BBAS, ETER e CMIG3.

    Abraços e vida que segue

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neste mês pretendo comprar MDIA e um pouco de PRBC. Espero que os preços não subam.
      Abraços

      Excluir
  13. Ano de expectativa de bolsa em baixa, momento para ter sangue frio e seguir acumulando. Preço importa sim, e muito!

    Neste momento de baixa boas oportunidades de entrada nos FIIs.

    Inveja de quem ainda não tinha entrado como você. Boas oportunidades.

    Sugiro o estudo especialmente de AEFI11, HGRE11, SDIL11 e NSLU11B. Assim vejo estas como sólidas, de bons e longos contratos e diversificadas, fora que o momento atual está gerando yield na casa de 0,9%

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guardião.
      Vou seguir suas sugestões de estudo e dar uma olhada nestes FII. Muito obrigado.
      Abraços

      Excluir
  14. Olá,
    Me responda uma coisa: O valor atual do TD é o valor de recompra do título?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quase isso. É o valor de recompra do título descontado do imposto de renda.
      Abraços

      Excluir
  15. Parabéns AdP. Bela carteira de ações. Concordo com o Guardião do Mobral em relação aos FIIs.

    ResponderExcluir
  16. parabéns adp, temos o pensamento bastante parecido...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, amigo. Obrigado pelo apoio. Espero que nosso pensamento dê um resultado respeitável no longo prazo.
      Abraços

      Excluir
  17. AdP, você é um dos poucos que não usa a própria planilha nos posts! kkkkkkkk...

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Doutor,
      Minhas postagens antigas possuíam as planilhas. Mas a postagem apresentava muita informação, o que confundia o pessoal novo que acabava caindo no blog. Resolvi filtrar as informações para ficar melhor apresentável.
      Abraços e sucesso.

      Excluir
  18. Grande adp!! Tudo bem? Parabéns pela postagem e pela bela carteira que você está montando.

    Já cansei de discutir sobre o fato de que o preço da ação é importante sim. Belo exemplo que você escreveu:

    "Interessante observar a queda repentina das ações da MDIA3. Antes pagava-se mais de 100 reais. Hoje está cotada em 83, sendo que, a princípio, a empresa é exatamente a mesma. Antes comprava-se uma MDIA3. Hoje podemos comprar pelo mesmo valor uma MDIA3, uma CCRO3 e um ETER3! E ainda tem gente falando que preço não importa."


    Vi que você tem algumas compras de TD e por coincidência estava usando a calculadora do tesouro...não sei se você tem acompanhado, mas a titulo de curiosidade, tem um titulo que me chamou muito a atenção é a NTNB 150820, está pagando 6,86% ao ano acima do IPCA, o que dá uma taxa LIQUIDA de 11,25% a.a. , simulando IPCA na casa dos 6%.... está ao nível de pagamento dos melhores FII's por aí, a única diferença é que paga rendimentos semestrais ao invés de mensal.

    Os dois contém riscos, mas TD está ficando bemmmm atrativo mesmo...

    o melhor é acompanhar de perto e ficar de olho nas melhores opções! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Forreta,
      Não é só você que discute que o preço de uma ação é importante. Isso é o princípio de qualquer investimento. Não sé de investimento. Em qualquer coisa na vida a pessoa precisa fazer pelo menos uma análise o preço que está pagando. Faço isso nas compras, na gasolina, no aluguel de meu apê e por que não faria com minhas ações?
      Também estou achando esta taxa do TD bem atrativa. Vale a pena dar uma conferida.
      Abraços

      Excluir
    2. Forreta, se você utilizar um IPCA de 6% (12,86%) o retorno líquido é de aproximadamente 10,6% (12,86% - 0,4% x 0,85). É um belo retorno para o TD, mas um pouco menor do que você colocou.
      Além do mais, há uma diferença em relação ao fluxo de FII, pois os fundos de tijolo possuem rendimentos corrigidos por algum índice inflacionário, o que (se você considerar a rentabilidade nominal de 10,6%), o TD não tem.
      Sendo assim, a rentabilidade do TD tende a ser menor, o que é natural, pois o prêmio para investir em FII deve ser maior mesmo.

      Abraço!

      Excluir
  19. Grande AdP,

    mês complicado para as ações? E para tudo, né? O que importa é continuarmos firmes no caminho.

    []s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mês está complicado para o preço das ações, mas favorável para a acumulação, que é o nosso foco.
      Abraços

      Excluir
  20. AdP, o ano começou complicado, espero que melhore nos próximos 11 meses. Sua rentabilidade histórica te dá uma boa folga.
    Está cada vez mais difícil bater o Ibov com a nova metodologia.
    Vamo que vamo!
    Abraços,

    Blog Economicamente Incorreto
    http://economicamenteincorreto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá EI,
      Dá uma folguinha mas mesmo assim é um período curto. Tudo pode acontecer, rs.
      Abraços

      Excluir
  21. Olá AdP.

    Concordo plenamente contigo. Se você tiver ações de boas empresas então que se dê tempo à carteira. No longo prazo a recompensa poderá ser bem satisfatória. Atualmente acho melhor ir comprando aos poucos e apenas acompanhar os relatórios trimestrais.

    Bons investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande G65,
      É esta a verdadeira questão. Vou comprando devagarzinho, mas constante. Se cair eu compro mais, desde que a empresa mantenha sua saúde.
      Abraços e sucesso.

      Excluir
  22. Ola ADP, agora é um bom momento para continuar comprando ações e acumulando patrimônio.

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. ADP, me da sua opinião?

    Comecei a investir em renda variável através de ETF's, foi bom para começar, mas após algumas analises achei que realmente não faz sentido ter esses papeis. Especialmente por causa de dividendos e empresas lixos no meio.

    Mês passado comecei a comprar ações individuais que me interessam, assim como você acho interessante diversificar por setor, e provavelmente vamos ser "sócios" em várias empresas, sua carteira me agrada bastante.

    Comecei comprando AMBV3 e CIEL3. O problema é que tenho um bom montante acumulado em BOVA11 e SMAL11, que hoje passam por prejuízos por volta dos 10%, mas ao mesmo tempo, acho que esse montante poderia ser util para comprar bons papeis que estão baratos.

    Acha que vale a pena liquidar esses ETFs, assumir o prejuízo e usar esse montante para ir comprando papeis de boa qualidade durante esse mês?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que disse, você está desconfortável com sua alocação em ETF. Por que ainda a mantêm? Por causa do prejuízo de 10%? Realizar prejuízo é algo normal e faz parte da caminhada. Se pela minha análise acredito que em outra opção há a probabilidade de ter maiores ganhos, eu realizaria o prejuízo da opção antiga e alocaria na nova. Caso você resolva fazer isso, tente fazer esta operação aos poucos.
      Abraços

      Excluir
    2. Legal ADP, obrigado pela resposta.

      Estava pensando em fazer essa retirada ao longo dos próximos 3 meses (estou isento de corretagem), assim consigo ter mais controle do que vendendo e comprando tudo de uma vez.


      Excluir
    3. ADP, mais uma dúvida rápida.

      Como vou sair dessas operações com prejuízo, não é necessário preencher o papel da RF no fim do mês né?

      Excluir
    4. Sua venda gera prejuízo e não terá que pagar IR. Seria apenas a venda das cotas, sem precisar preencher DARF ou outro documento.
      Abraços

      Excluir
  25. Oi, AdP.

    Estou usando a sua planilha, mas estou em dúvida sobre como calcular o preço médio.

    Digamos que comprei 10 ações de uma empresa a R$9 e no mês seguinte mais 10 ações por R$10. Como calcular o preço médio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para calcular o preço médio utilize esta planilha:
      http://alemdapoupanca.blogspot.com.br/2012/07/planilha-de-registro-de-investimentos.html

      É esta que você está utilizando?
      Abraços

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. É essa mesmo. Tinha me esquecido como fazia, obrigado!

      Excluir
  26. FINALMENTE A EZTEC TEM UM PESO MAIOR NO SEU PATRIMONIO !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. Depois de anos consegui tirar BBAS3 do topo do pódio.
      Abraços

      Excluir
  27. AdP, poderia me fornecer uma informação para um estudo que estou fazendo na blogosfera? quanto pretende aportar por mês (na média) este ano?
    Desde já agradeço.
    http://blogdouo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. O mês foi ruim para os fracos, mas ótimo para nós, acumuladores de longo prazo!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Troll. Ótimo para acumular cada vez mais.
      Abraços

      Excluir

Seja educado. Mensagens de trolls serão moderadas.