terça-feira, 27 de maio de 2014

Vídeo do mês - Tesla, O Mestre dos raios

Dando continuidade à série de vídeos mensais, neste mês estarei compartilhando o vídeo de um gênio pouquíssimo conhecido.
Nikola Tesla foi um inventor que contribuiu imensamente para o progresso da humanidade. Dentre seus diversos trabalhos, sem dúvida um bastante conhecido é a utilização da corrente alternada para o desenvolvimento de um sistema de geração e transmissão de energia elétrica. Alias, um outro inventor bastante conhecido, chamado Thomas Edison, foi veementemente contra a utilização da corrente alternada, utilizando de meios duvidosos para promover sua corrente contínua. Este episódio é conhecido como a Guerra das Correntes, onde de um lado estava Nikola Tesla e o empresário George Westinhouse e do outro lado estava o mundialmente conhecido Thomas Edison e a General Electric. Felizmente a corrente alternada de Tesla venceu. Caso contrário, teríamos diversas geradoras, cabos extremamente grossos e grande perda de energia, fator característico na transmissão de corrente contínua a longas distâncias. A energia elétrica seria um luxo para poucos.

Se você quer ampliar seu conhecimento geral agregando uma informação de qualidade e bom gosto, valerá a pena dar uma olhada nos vídeos sobre o visionário que tirou a humanidade da escuridão. Aprecie o vídeo e deixe seu comentário.


9 comentários:

  1. Gênio absoluto !!!

    http://9gag.com/gag/a3Y8G5v/good-guy-tesla

    ResponderExcluir
  2. Graças a inovadores como os citados o mundo é hoje o que é. Sempre gostei de eletricidade e eletrônica, por isto fiz engenharia elétrica, mas acabei indo trabalhar na área de T.I., mas ainda é uma grande paixão.

    ResponderExcluir
  3. Claro que nada disse seria possivel se nao tivesse existido Michael Faraday, que mostrou a humanidade como fazer a eletricidade trabalhar para nós

    ResponderExcluir
  4. Com certeza. E antes de Faraday surgiram também muitos outros, cada um contribuindo com algo importante para a humanidade.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Obrigado por compartilhar conosco este vídeo! Tesla foi genial e merece nosso reconhecimento. Abraços!

    ResponderExcluir
  6. O que você falou sobre corrente contínua vs corrente alternada era verdadeiro na época do Tesla e Edson. Mas a tecnologia avançou (transistores, etc) e atualmente, a corrente contínua em alta voltagem (HVDC) é o método mais eficiente de transmissão de energia por longas distâncias (a maioria das linhas vindas de ITAIPU usa corrente contínua). Só não é usada em todo canto pois há as perdas de conversão entre AC e DC em ambos os lados, e os equipamentos para isso adicionam custo. Mas o mesmo acontece na nossa casa também, já que as lâmpadas fluorecentes, LCDs, computadores, etc, todos precisam de corrente contínua, e acabamos com dezenas de conversores AC->DC replicados por toda nossa casa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá René,
      Vivendo e aprendendo. Pode parecer uma informação antiga para alguns, mas para mim foi um dado muito bacana este sobre HVDC. Não fazia ideia que isso existia. Obrigado pela dica.
      Se eu entendi corretamente, devido a maioria dos nossos equipamentos serem preparados para receber corrente AC, e internamente ter um conversor (transformador, fonte chaveada, etc) para DC, com o uso HVDC atualmente teríamos então uma conversão DC -> AC -> DC (isso fora o que acontece no meio do caminho e que eu não faço ideia), o que geraria perdas. Mas um mundo 100% preparado para o HVDC seria muito mais eficiente, sem estas diversas transformações. Seria legal um mundo sem este montão de transformadores, rs.
      Abraços e sucesso

      Excluir

Seja educado. Mensagens de trolls serão moderadas.