sexta-feira, 8 de maio de 2015

Você pergunta, o blog responde – Acompanhando comunicados das empresas

Hoje quem pergunta é o colega Anderson,

“Caro amigo, tenho uma pequena duvida: como fico sabendo dos eventos (avisos da alta administração aos acionistas) das empresas listadas em bolsa? 

Creio que o site da BM&F Bovespa tem muito a melhorar, pois para ter acesso a algumas informações é muito complicado.

Forte abraço


Olá Anderson,
É uma situação muito incômoda ser acionista de uma empresa mas não ficar a par dos avisos que a administração envia ao mercado. Pior do que não ler os avisos é saber que eles existem, mas nem ao menos saber como acessá-los.
Usualmente utilizo três locais para ter acesso a estas informações.
A primeira é através da ferramenta “Plantão Bovespa”, que pode ser acessada clicando AQUI. Ela permite que os investidores conheçam todos os comunicados do dia (dividendos, desdobramentos, planos, recompra de ações, aquisições, etc). É possível deixá-la aberta durante o dia em uma aba do navegador, de forma que ela automaticamente atualiza os comunicados em ordem cronológica. Para aqueles que não têm trabalham com internet, é mais prático ter o costume de acessar a ferramenta lá pelas 20 horas, tendo acesso a todos os comunicados de uma vez. É importante lembrar que como ele guarda os comunicados do dia, à meia noite os comunicados da página são apagados.

A segunda ferramenta é pelo Alerta de email que diversas empresas disponibilizam através do seu setor de Relações com Investidores (RI). O procedimento é acessar o RI das empresas, procurar pelo Alerta de email (ou outro nome, dependendo da empresa) e cadastrar seu email. Assim, sempre que a empresa anunciar algo relevante, uma cópia será enviada para você.
O lado negativo desta modalidade é que nem todas as empresas disponibilizam este serviço.
Da esquerda para a direita, cadastro em Cemig, Eternit e Natura. Não há um formato padrão de cadastro entre as empresas.

A terceira ferramenta é através do próprio site da Bovespa. Através da página de empresas listadas, que pode ser acessada AQUI, procure pela sua empresa, clique na aba “Informações relevantes” e na parte “Busca avançada”, selecione um intervalo de datas e clique em “buscar”. Esta ferramenta é muito útil para conseguir comunicados antigos.


Mande sua pergunta para alemdapoupanca@gmail.com

13 comentários:

  1. Muito boa essa do Plantão, eu não conhecia !!!

    ResponderExcluir
  2. O problema é que o mercado é sempre o penúltimo a saber o teor dos anúncios. Penúltimo pq os últimos somos nós, pobres mortais.
    RS

    www.ricodinheiro.com.br

    ResponderExcluir
  3. O problema é que o mercado é sempre o penúltimo a saber o teor dos anúncios. Penúltimo pq os últimos somos nós, pobres mortais.
    RS

    www.ricodinheiro.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kleber,
      Mas sempre foi assim, não só no Brasil como em qualquer bolsa do mundo. Sem pânico, rs.
      Abraços

      Excluir
  4. Essa página do plantão Bovespa é muito prática. Só pra complementar: no lado direito a pessoa pesquisa pelo nome do ativo e por data. Assim dá pra saber por exemplo tudo que o Bradesco publicou de comunicados ou fatos relevantes no período escolhido.
    http://www.bmfbovespa.com.br/Agencia-Noticias/ListarNoticias.aspx?Idioma=pt-br

    ResponderExcluir
  5. ADP, como calculo o rendimento mensal do FII?

    Divido o rendimento mensal pelo total aplicado ou realizo uma média do rendimento de cada FII? Os resultados são diferentes.

    Abraço.

    Betônio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em um conjunto de FII's, eu somaria todos os rendimentos, somo-os (ou subtraio) pela valorização do cota e calculo.
      Por exemplo, supondo que inicio o mês com um conjunto de FII's valendo 12560 reais. Durante o mês eu recebi 100 reais de aluguéis e no final do mês estes FII's estavam valendo 12580. Logo, a valorização é dos 100 reais mais os 20 reais de valorização da cota, ou seja, 0,95%. Era essa a sua dúvida ou eu interpretei errado?
      Abraços

      Excluir
  6. Essa página do plantão Empresas é realmente bem útil.

    Infelizmente o site da Bovespa ainda precisa se desenvolver muito para ter um layout bacana e fácil de achar as coisas.

    O site da Nasdaq é bem mais interessante.

    http://www.nasdaq.com/aspx/flashquotes.aspx?symbol=AAPL&selected=AAPL

    Abçs!

    ResponderExcluir
  7. Gostei do post, AdP.

    Eu particularmente dedico mais atenção aos balanços das empresas que sou sócio, mas é legal saber também quais são os canais para estar mais próximo delas em caso de necessidade/curiosidade.

    Abs

    ResponderExcluir
  8. Existe algum cadastro ou algo semelhante que permita receber atualizações de FII's? Procurei no site dos gestores mas nada encontrado... Agradeço!

    ResponderExcluir

Seja educado. Mensagens de trolls serão moderadas.