quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Fechamento - Outubro de 2016

Mais um mês com subida forte da bolsa. Até quando isso acontecerá? Não sabemos, mas a sensação predominante é a de que quanto mais a bolsa sobe em um curto espaço de tempo, maior a possibilidade de uma abrupta correção.

A respeito de minhas ações, ao rever a quantidade delas percebi que comi bola no registro de ALUP11 e EZTC3, percebendo que na verdade tinha mais ações do que venho divulgando. As duas empresas passaram por um processo de bonificação não há muito tempo e pode ser por esse evento que tenha me confundido. A diferença é de cerca de 800 reais, mas de qualquer forma a rentabilidade mensal deste mês será divulgada não considerando este "ganho". Quando tiver tempo farei um pente fino em minha documentação para rastrear o ponto que passou despercebido. Enquanto isso, o preço médio das referidas ações permanecerá inalterado.

As bolsas do mundo caíram só porque subi nas pesquisas? Quanta histeria!
No campo do Ibovespa, JBSS3, ABEV3 e HYPE2 foram os destaques negativos, com respectivos -17,85%, -4,99% e -3,98% de queda. No campo positivo estão GOAU4, VALE5 e BRAP4, com respectivos 33,48%, 33,96% e 32,99%.

Vamos aos números: 

Seção Tesouro Direto e CDB

Conclusão da seção Tesouro Direto e CDB
Neste mês, a carteira de TD obteve uma rentabilidade de 0,91%, acumulando 8,81% no ano.

Seção Fundos Imobiliários - FII
Esta seção mostra detalhes dos FII que compõem a carteira.
A tabela abaixo contém uma visão geral dos FII, mostrando o seu código, o preço médio de aquisição, o preço de fechamento do mês atual, os aluguéis históricos por cota e a valorização atual, que é o cálculo levando em consideração o preço médio, preço de fechamento e aluguéis históricos recebidos.



Conclusão da seção Fundos Imobiliários
Neste mês, a carteira de FII obteve uma rentabilidade de 6,87%, acumulando 39,28% no ano.

Seção de ações
Esta seção mostra detalhes das ações que compõem a carteira.
A tabela abaixo contém uma visão geral das ações, mostrando o seu código, o preço médio de aquisição, o preço de fechamento do mês atual, os dividendos históricos por ação e a valorização atual, que é o cálculo levando em consideração o preço médio, preço de fechamento e dividendos.


Abaixo a valorização de cada ação no mês.

Neste mês tivemos um rebuliço com o Paraná Banco (PRBC4) pois ela anunciou um dividendo monstro com um provável processo de OPA. Sabendo-se que sou um paciente investidor de longa data da empresa, alguns  colegas me perguntaram o que farei a respeito. Minha intenção é colocar o dinheiro dos dividendos e do OPA na renda fixa, esperando pacientemente um momento mais apropriado para utilizar estes recursos.



Conclusão da seção de ações
Neste mês, a carteira de ações obteve uma rentabilidade de 5,30%, acumulando 56,52% no ano. Enquanto isso, o Ibovespa obteve rentabilidade de 11,23% no mês, acumulando 49,77% no ano.

Abaixo um gráfico comparando o desempenho da carteira de ações com o Ibovespa, o CDI e o ISE desde seu ponto inicial no final de dezembro de 2010.


Resultado Consolidado
Esta seção reúne o TD, o FII e as ações, fazendo uma consolidação dos resultados.

Carteira total: R$177.817,47

Carteira de investimentos com valorização 4,53%, acumulando 39,63% no ano. Considerando apenas o patrimônio, este apresentou uma mudança de 4,94% em relação ao mês passado.


Texto para reflexão:
"Alcançar resultados satisfatórios em investimentos é mais fácil do que a maioria das pessoas imagina; alcançar resultados superiores é mais difícil do que parece..." - Benjamin Graham
Seguindo com disciplina e determinação!

Rumo aos 200k.

Veja também


Informo que não sou analista de investimentos e não tenho qualquer formação ou certificação na área. Este espaço é apenas um blog pessoal. De nenhuma forma esta postagem destina-se a explanar recomendações ou dicas de compra, venda ou manutenção de qualquer um dos ativos listados ou omitidos. Portanto, não faça operações baseado em informações desta postagem nem de seus comentários. Lembre-se que esta postagem foi feita por uma pessoa comum, assim como você. A responsabilidade pelo resultado de seus investimentos é exclusivamente sua. Então estude, dedique-se e tire suas próprias conclusões. Com certeza você tem capacidade para isso.

45 comentários:

  1. Belo texto de reflexão AdP !! parabéns pela Disciplina !!!

    ResponderExcluir
  2. 170k - Check
    200k - Stand by (mas logo será "check")

    Parabéns ADP!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Paitax, como sempre por aqui.
      Se o mercado deixar os 200k estão logo ali. Mas se vier correção não ficaria surpreso.
      Abraços

      Excluir
  3. ADP a MDIA3 é sucesso! Eu já estou me preparando para um queda abrupta... Apesar da euforia com os últimos resultados eu estou me preparando para o momento de reversão, vou começar a deixar uma parte do dinheiro novo na renda fixa e vou manter a paciência e os aportes mensais...
    Parabéns pelo resultado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendo como essa empresa não para de crescer (e muito) em plena crise. Já deve ter um ano que monitoro ela e não baixa o preço de jeito nenhum.

      Excluir
    2. Os resultados da MDIA3 são muito bons, mas ela chegou a estar esquecida um tempo atrás, acho que foi negociada abaixo de 60 reais. Eu dei sorte e aproveitei bastante o momento em que ela esteve esquecida.

      Excluir
    3. A cotação dela é inversamente proporcional ao dólar. Dólar caiu, ela sobe e vice versa. Quando ela bateu nos 60 reais o dólar estava batendo os 4 reais. Hoje ela está cara mas se anualizarmos esse último resultado trimestral, seu P/L cairia pra 14. Considerando isso e supondo que o dólar estabilize no patamar atual, chutaria que o preço atual não está tão caro assim.
      Abraços

      Excluir
    4. Boa ADP não tinha feito essa análise, o PL voltou para patamares convidativos.

      Excluir
    5. Micro Investidor, essa crise ajudou a MDIA3 a crescer ainda mais, pois a população deixou de comprar DOCES CAROS (chocolate, etc) e passou a comprar DOCES MAIS BARATOS (bolachas, etc). Fonte: trabalho neste setor

      Excluir
    6. Essa Mdias é uma que eu me arrependo de não ter comprado por R# 31,00 em 2011.

      Excluir
  4. AdP pode me dizer o que ocorreu com o PRBC e o que é OPA?
    (Desculpa a ignorância)
    Obrigado, Ramalho's

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anunciou um dividendo e um OPA. OPA significa Oferta Pública de Ações. Resumidamente a empresa vai fechar capital (e sair do bolsa) e os investidores poderão vender suas ações a um valor que será em breve informado pela empresa. Normalmente este valor é acima do valor de negociação.
      Abraços

      Excluir
  5. Olá AdP!
    Acompanhe os números atualizados da blogosfera no nosso novo post.
    http://abacusliquid.com/blogs-de-financas/
    Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Olá Zen,
      Quando eu não posto valor de aporte é porque não houve.
      Abraços

      Excluir
  7. Parabéns adp
    excelente resultado!
    Abraço!

    ps. eu te add nos meus blogamigos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá AA,
      Espero que entenda, mas só adiciono blogs com pelo menos 6 meses de vida e pelo menos uma postagem ao mês. Isso porque a evasão de blogs novos é muito alta e assim não preciso ficar adicionando e retirando blogs diversas vezes.
      Abraços

      Excluir
    2. Utilizo do mesmo critério, AdP...
      Entendo que os novatos querem ser listados, mas se colocamos eles no Blogroll, empurramos para baixo os blogueiros já estabelecidos e com maior margem de contribuição.
      Então ao meu ver, um blog com 6 meses e 1 postagem por mês é o mínimo necessário para eu considerar colocar no blogroll.

      Excluir
  8. Fala AP!

    Excelentes números! Notícia boa é 'achar' 800 reais a mais na conta rsrs.

    Desejo um excelente mês!

    Abraço

    ResponderExcluir
  9. AdP

    Permanece sendo um dos meus 5 blogs preferidos

    ResponderExcluir
  10. Excelente resultado ADP
    E excelente notícia sobre as bonificações!

    Gostei muito da frase final tb!
    Viste o blog
    https://funcionariopublicoinvestidor.blogspot.com.br

    Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Funça,
      Agora é esperar o valor do OPA. Não estou muito animado não. O valor patrimonial por cada PRBC4 está em R$17,22 mas creio que nem chegará perto disso, kkkk.
      Abraços

      Excluir
  11. AdP,
    "...alcançar resultados superiores é mais difícil do que parece...", válido para tudo na vida! Bons resultados veem de muito suor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Catador de milho,
      Sábias palavras do mestre Graham.
      Abraços

      Excluir
  12. Olá Pobre-diabo,
    Espero que entenda, mas só adiciono blogs com pelo menos 6 meses de vida e pelo menos uma postagem ao mês. Isso porque a evasão de blogs novos é muito alta e assim não preciso ficar adicionando e retirando blogs diversas vezes.
    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Fala ADP!

    Belo texto de reflexão!

    É muito bom "achar" 800 reais hehehe

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  14. AP,

    Está bonito a valorização das ações no ano hein ... 80% 100% ...

    Abs,

    ResponderExcluir
  15. Subida majestral nos últimos meses, conseguindo recuperar a meta! Muito bom!

    []s!

    ResponderExcluir
  16. Excelente fechamento mensal AdP! Parabéns e rumo aos 200k

    ResponderExcluir
  17. MDIA3 é aquela empresa boa e cara, que com o tempo vai ficando mais cara ainda. Quem não comprou quando estava a 100, também não deve ter comprado quando estava a 70, graças a oportunidade que a Presidanta deu.
    Parabéns pelo resultado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Poney,
      Assim como a vida, as ações baseiam-se em altos e baixos. MDIA pode voltar ainda à estaca dos 70 Michéis.
      Gostaria de te dar parabéns pela coragem de relatar o que aconteceu com sua carteira. Apesar de trágico, sua postura foi digna e educativa.
      Abraços

      Excluir
  18. Parabéns pelo fechamento mensal. Se possível gostaria de pedir a você e também aos demais que acompanham seu blog para responderem um questionário que criei para meu TCC da pós-graduação em Gestão Financeira. O tema do meu trabalho é "O pequeno investidor brasileiro e os tipos de investimentos realizados" e para obter dados criei um questionário no Google Forms, onde todas as respostas são anônimas.

    Segue o link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfoIhX-gYJQ8BM8WFXE7fce_5nS7ruiR3Hgh88pSA11wUQrKg/viewform?usp=send_form

    Se puderem responder e compartilhar para seus contatos e quiçá em seus blogs agradeceria muito.

    Obrigado.

    Carlos Xavier

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AdP, obrigado por ter respondido. Em breve estarei encerrando o questionário para que possa analisar os resultados e finalizar meu tcc. Agradeço pela sua ajuda e pelos demais que responderam ou não.

      Carlos Xavier

      Excluir
    2. De nada. Se quiser, depois me envie um email com o resultado.
      Parabéns com sua iniciativa e abraços.

      Excluir
  19. Muito bom. Estou procurando parceiros para meu Blog, gostaria que vc desse uma passada no meu e adicionasse ao blogroll. Já adicionei o seu aos meus blogs parceiros http://blogosferafinanceira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, normalmente adiciono blogs com pelo menos 6 meses de vida e uma postagem por mês, mas nesse caso como o blog tem como objetivo agregar links, não faria sentido. Já está add.
      Abraços

      Excluir
  20. Oi AP, parabéns pelo seu blog!! Já add na minha lista!!
    Meu blog: http://pilotoinvestidor.blogspot.com.br/
    :)

    ResponderExcluir

Seja educado. Mensagens de trolls serão moderadas.