quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Respondendo pergunta – Encontrando empresas para o radar de ações



“Gostaria de te perguntar como funciona o seu radar de ações, ou seja, como você faz para encontrar as ações que acabam entrando na sua carteira.

Eu estou tentando sair dos ETF e montar a minha própria carteira, porém só consigo pensar nas empresas de maior renome, as mais famosas... não que eu não pretenda investir nas blue-chips, mas acho que focar nas empresas de maior peso exclui a possibilidade de fazer bons negócios com empresas menores.

Desde já agradeço!

Túlio”


Quando falamos em radar de ações, referimo-nos àquele grupo de empresas que nos atraíram. Assim que entram no radar, passamos a dar atenção a elas, possuindo maior probabilidade de comprar suas ações. O problema é que, na hora de montar um radar de ações, queremos olhar também as empresas que estão fora da visão do mercado, ou seja, aquelas que possuem pouca visibilidade. Além de analisar Petrobrás, Vale e Bradesco, queremos também olhar Locamérica, Haga e Excelsior.


Para rapidamente encontrar uma lista organizada de todas as empresas que estão listadas na Bovespa, abra o Google e digite “Classificação setorial Bovespa”. Você será levado a uma página da própria Bovespa que permite que baixe um arquivo compactado que contém uma planilha atualizada das empresas listadas na bolsa, separadas por setor.


Costumo realizar uma análise superficial de TODAS as empresas nacionais que estão listadas, utilizando sites como fundamentus.com.br e penserico.com e dando uma olhadinha no último balanço trimestral. Após a primeira filtragem básica, inicio uma análise mais aprofundada buscando informações no site da Bovespa e no site da empresa própria empresa, além de fazer apontamentos em uma planilha pessoal.


A questão de escolha e análise é pessoal, mas o start para começar a criação do radar de ações pode ser feito pelo arquivo de Classificação Setorial, que permitirá horas de pura diversão em análises.



Está com dúvida? Mande sua pergunta para alemdapoupanca@gmail.com

23 comentários:

  1. Fala AdP!
    Não conhecia a plataforma PenseRico! Muito bom mesmo!
    Valeu pelo post!

    Abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi feita com participação do amigo Cadu_28 do fórum Clubinvest. O cara é fera.
      Abraços

      Excluir
  2. Primeira vez que ouvi alguém falar da Excelsior, acho que só eu tenho esta empresa no Brasil,rs Comprei um tempo atrás por 5 reais e agora esta cotada a 10,30. Estou pensando em vender...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre estou dando uma bizóiada nas ações da bolsa, hehehe. Esta empresa está do jeito que gosto: sem dívidas e baixíssimo valor de mercado. Só não entra na minha carteira por ter margem líquida baixa, o que é natural para o setor que ela se encontra, mas mesmo assim, não compro. Isso não quer dizer que a empresa é ruim, pois qualquer melhora na margem líquida dela se traduzirá em um belo aumento nos lucros, mas é apenas questão de meu perfil.
      Vai vender por quê? Só porque subiu? Qual foi sua intenção ao comprar ações da empresa?
      Pelos fundamentos ela não está ruim. Não tem dívida. Está lucrando. Quem sabe ela se torne com o tempo uma daquelas famosas empresas que se multiplicam, rs.
      Abraços

      Excluir
    2. Só porque subiu mesmo, mas vou vender só metade. Não sei porque tenho o pressentimento que vão fechar o capital desta empresa em breve. Comprei com a intenção de ganhar dinheiro, rs. AdP, vou ser sincero, eu casei com meus FIIs, não vendo nem troco, mas com as ações pratico o desapego. rs

      Excluir
  3. ADP,

    Dou sempre uma "colada" lá no fundamentus ... o semprerico não conhecia .. vou dar uma olhada lá ... obrigado pela dica..

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penserico é uma plataforma bacana, melhor até do que algumas plataformas pagas que existem por aí.
      Abraços

      Excluir
    2. Os dados contidos no fundamentus.com.br são confiáveis? Já vi diferenças quando comparei com os dados da BOVESPA..o gráfico da ETER3 por exemplo...

      Excluir
  4. Achei sensacional o conceito da plataforma penserico. eles usam um modelo diferente de apresentar as empresas em forma de prêmios e ranking. da pra ter uma visão legal. muito bom

    Abs,

    ResponderExcluir
  5. AdP, não volta mais para a CIEL3? Segunda é dia de resultado trimestral:

    http://antipoda.com.br/cielo-4t2016-desafios-regulatorios/

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os motivos que me fizeram sair da empresa ainda permanecem. Quem sabe se por algum acaso ela cair mais, dou uma reestudada.
      Abraços

      Excluir
  6. Não conhecia a penserico.com. Vou dar uma olhada. Obrigado pela dica.

    Abs

    ResponderExcluir
  7. Vou seguir as dicas! melhor do que ficar dando Call! kk
    muito obrigado!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Excelentes dicas, conheci o blog recentemente, um dos favoritos, parabéns!

    ResponderExcluir

Seja educado. Mensagens de trolls serão moderadas.