quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Pesquisa - Que tipo de informação vocês gostariam em um site de investimento?

Olá, tudo bem com vocês?
Gostaria de fazer uma pesquisa com vocês. Fiquem a vontade para responder, inclusive aqueles investidores que dão uma olhada nos blogs mas nunca comentam. Essa pode ser sua primeira vez. Sinta-se a vontade para comentar como anônimo.
A pesquisa que eu gostaria de fazer é sobre necessidade.
Primeiro: vocês acham que os atuais portais sobre investimento (podem englobar tudo relacionado: B3, blogs, sites, vídeos, Bastter, Informoney, etc) já satisfazem suas necessidades de investidor (exclua dessa relação aqueles ligados a fique rico rápido)? Ou você acha que poderia surgir algo para agregar?
Se sim, e acreditando que esse algo novo possa te ajudar a tomar decisões ou a manter informado sobre seus ativos, quais funcionalidades você gostaria que esse novo portal poderia fornecer? Alguns exemplos:

-Gráficos de ações atualizado
-Informações mais detalhadas sobre as empresas da bolsa
-Uma espécie de fundamentus.com, mas turbinado, com possibilidade de se ver balanços, gráficos e mais informações sobre empresas - Raio X
-Sistema de alerta para seu email sobre qualquer evento sobre seus ativos preferidos
-Simulação de investimento constante das empresas da bolsa
-Sistema de acompanhamento de rendimento utilizando TIR
-possibilidade de ver gráficos de empresas antigas (Mesbla, Itautec, Pirelli, etc)
-Calculadora Tesouro Direto
-Fórum sobre os ativos ou interação entre usuários
-agenda de divulgação de resultados
-Histórico de proventos de fundos de investimento imobiliário
-Raio X de Fundos imobiliários, mostrando detalhamentos e google maps sobre os ativos
-Algum tipo de acompanhamento de criptomoedas
-Seção educacional, explicando alguns conceitos (o que é ação? O que é dividendo? O que é desdobramento? etc)
-Algum tipo de acompanhamento de ativos que não seja a tríade ações, tesouro direto e FI( (debêntures, por exemplo)
-Ranking de custo de corretoras
-Filtragem de empresas através de critérios fundamentalistas mais elaborados
-Outras funcionalidades?

Você acha que valeria a pena pagar um valor mensal por esse tipo de serviço? Se sim, quanto? Se não, aceitaria ver propagandas?

Então está aí. Está fornecida a ideia para alguém lançar. Quem sabe você ajuda na criação de um novo portal.

30 comentários:

  1. Opa, AdP. Tudo bem?

    Sou assinante do Bastter, apesar de usá-lo muito pouco. Pagaria facilmente os mesmos valores para algum site que oferecesse uma tabela, completa e atualizada, onde fosse possível filtrar empresas por indicadores e dados retirados do balanço. Dizendo assim, parece simples, e conseguimos facilmente imaginar alguns sites que oferecem o serviço. Entretanto, não há um só site no Brasil que o faça de maneira metódica, organizada e confiável, incluindo indicadores fundamentalistas que ultrapassem o P/L e o P/VPa.

    Pagaria, por exemplo, para ver uma tabela que me mostrasse o ROE anual, ROE médio dos últimos 5 e 10 anos, o dividend yield, o payout, um indicador da dívida sobre o patrimônio líquido, uma relação entre ativos e passivos da empresa e outros indicadores como, por exemplo, a margem de segurança do Graham ou o índice proposto no livro do Peter Lynch. Obviamente, pagaria por uma ferramenta que dispusesse uma tabela onde eu pudesse ordenar a lista levando em consideração cada um desses critérios. Isso, ninguém ainda fez no Brasil, e é compreensível, uma vez que a maioria desses dados teria de ser retirado manualmente do balanço e colocado manualmente na tabela, em tempo real, para centenas de empresas.

    Mas fica a minha sugestão.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciano,
      Antes de tudo, muito obrigado pelo apoio.
      Pelo que entendi, seu foco seria na análise de ações, mas com filtros mais apurados e principalmente, com metodologia confiável. Realmente este serviço que você descreveu eu não conheço. E quando possuem algo parecido, não tem tantas opções.
      Sobre a questão de valores serem retirados manualmente, não necessariamente. Eu já criei há alguns anos um "robô" que pega as informações automaticamente. E eu não sou único. De vez em quando há em fóruns pessoas que dizem ter criado um processo automático, o que acho verdade. Se eu com experiência estudantil consegui, outros conseguem, kkkk.
      O problema é organizar e utilizar. Como meu plano A era vir para o Canadá, deixei isso como um plano B caso o plano A desse errado. Mas esse plano B ainda está remoendo minha cabeça.

      O que você pede, apesar de ser bem trabalhoso, é plenamente possível de forma confiável.

      Abraços e obrigado pela contribuição.

      Excluir
    2. Aliás, acho que há no Brasil um serviço confiável que talvez faça isso sim. Seria o Economática. Mas que eu saiba esse serviço custa uma fortuna (mais de 2k por mês).
      Vou adicionar sua sugestão à relação da postagem.

      "Filtragem de empresas através de critérios fundamentalistas mais elaborados"

      Abraços

      Excluir
    3. O Fábio Holder envia uma planilha com vários indicadores, mas não tem esses todos que você quer, no trabalho de análise geralmente precisamos buscar dados em diversos locais, compilar, estudar, analisar, validar se as informações de sites de terceiros estão corretas etc, é bem trabalhoso mesmo.

      Alguns sites que geralmente pesquiso:
      - fundamentus
      - plataforma pense rico (histórico de PL, ROE, DY, ETC)
      - fundamentei (histórico só pelos videos do youtube ou pagando agora)

      Abraços

      Excluir
    4. Olá Bilionário, obrigado pelo feedback.
      Essa plataforma chamada Fundamentei parece ser interessante. Não conhecia.
      Abraços

      Excluir
  2. Respostas
    1. Olá anon, obrigado pela participação.
      Você quer dizer maior atenção à renda fixa, por exemplo Tesouro Direto, CDB, LCI, debêntures, etc? De cabeça não conheço um lugar que centraliza e disponibiliza uma lista deles. Seria uma ferramenta interessante.
      Abraços

      Excluir
  3. Sou assinante do Bastter e me basta de informação: o resto é aporte, tempo e sorte

    a única coisa que falta na blogosfera é um blog sobre imóveis nos moldes do finado viver de construção ou do viver de aluguel: ambos não são mais atualizados

    um blog sobre leiloes tb seria legal, pois com o soul surfer escrevendo um livro sobre o assunto e talvez vendendo um curso em video aulas, não acredito que ele dará muitas informações gratuitas

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Scant,
      Imóveis é um ramo que requer dinheiro (a não ser que seja herdado) e por vezes trabalhoso. Quando entramos no ramo de leilões, aí requer mais conhecimento técnico para não se meter em enrascadas. Acho que esse é o motivo de poucos blogs não abordarem o assunto.
      Abraços

      Excluir
  4. Falta um site dedicado a ETFs como o etf.com.
    Outro que precisamos urgente é um https://www.portfoliovisualizer.com/ para o Brasil. Gente como precisamos ter isso e urgente...quem fizer vai ficar rico!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anon, obrigado pelo comentário,
      Realmente ETFs são pouco abordados e geram não muito interesse, talvez pela pouca variedade deles aqui no Brasil. E como não tem tanto interesse, eles não criam mais, o que gera um ciclo.
      Esse Portfolio Visualizer é show, hein.
      Abraços

      Excluir
  5. A plataforma fundamentei é excelente pena que virou paga. O primo rico divulgou uma muito similar recentemente que eu esqueci o nome e estou atrás.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Engenheiro,
      É porque há custos envolvidos para se manter um site desses. Ficaria difícil de disponibilizar o conteúdo de graça.
      Se você lembrar o nome dessa outra ferramenta coloque aqui, rs.
      Abraços

      Excluir
  6. Olá Aportador!

    Antes eu sentia falta de uma plataforma que apresentasse os dados históricos de P/L e LPA histórico. Hoje já existem algumas, como o PenseRico, que o pessoal já comentou, mas ainda tenho dúvidas sobre a precisão dos dados.

    O que ainda não tem, entrando na parte dos imóveis, é uma comparação entre investir em FIIs e investir em construir e alugar imóveis pequenos. Quem começou a fazer isso foi o blog Geração65, mas ele acabou. Não sei o que deu. Acho que seria um estudo interessante.

    No mais, não tenho sentido tanta falta. Acho que o Brasil tem recebido boas iniciativas de plataformas (ontem tomei ciência da StatusInvest, que estou explorando) e a tendência é que tenhamos uma concorrência saudável entre elas.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André, obrigado pelo feedback.
      Pelo que percebi parece que há um apetite para uma ferramenta que mostre dados fundamentalistas históricos mas que mostre confiabilidade.
      Essa StatusInvest parece ser bem interessante e dá para explorar já que é gratuita.
      Abraços

      Excluir
  7. ola ADP, blz?
    uma coisa que juntasse tudo seria legal.
    Por "juntasse tudo" eu incluo de forma destacada informações de grandes blogueiros bem como o crescimento de sua carteira.
    Não deve ser dificil vc chamar uns 6/8 bons blogs para uma vez por mÊs cada um escrever um artigo específico.
    Além disso mostrar o crescimento da carteira de investimentos desses caras, que são pessoas comuns. É aqui que vc aumenta o interesse de pessoas comuns e que devem fugir desses artigos "COMO FICAR MILIONARIO", "FIQUE RICO AMANHÃ" e por aí vai.
    Eu ainda acrescento outra sugestão, aproveitando que vc já está no exterior. A inclusão do conteúdo em outra lingua além do portugues (no mínimo em ingles). Isso chamará outros interessados no assunto, aumenta o leque.
    Quem sabe, depois de um tempo, organizar um evento, nada grandioso, mas vc iria se assustar da quantidade de pessoas que iriam se interessar em ir em um evento "simples", para assistir um grande blogueiro como o pensamentos financeiros falar. Se num primeiro encontro apenas 10 pessoas fossem até um lugar no Canadá bater um papo já seria ótimo. Um grande início! Imagine todos passando sua impressão sobre cada assunto. É assim que chama a atenção e cresce. Isso é facil pensar em algo: só fazer um enquete e perguntar se as pessoas iriam, mesmo fora do país, a um "encontro".
    Já pensou um "mundo paralelo" das finanças? XP fazendo seus mega eventos e a "ralé" seu evento pequeno e com pessoas reais, mostrando retorno melhor que esses "fundões". kkkkkk
    Sobre pagar: polêmico! Tenho várias opiniões aqui.
    Primeira: no início eu não pagaria, pq óbvio que vai depender do conteúdo para eu pagar. Ou seja, primeiro vem o trabalho pesado da pessoa mostrando o conteúdo e a que veio, depois vem o pagamento.
    Segunda: sem pensar muito eu poderia pagar R$19,90 mensais. E eu até poderia pagar uns 50 reais, mas aí eu já pensaria um pouco mais e realmente o conteúdo deveria ser bem bom.

    Bom, é por aí....
    Zezinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acompanho a blogsfera desde 2012. Sempre achei o diferencial daqui o fato dos blogs em sua grande maioria serem politicamente incorretos e tratarem de vários assuntos de forma realista e crua.

      Querer transformar isso numa "comunidade" como o AA40 insiste em falar ou em qualquer outra coisa gourmetizada ou apenas pra ganhar dinheiro, vejo como um retrocesso. (Aliás AA40 batizou por conta própria a blogsfera como firesfera, baseando-se num termo extrangeiro e fala como se quisesse ser o líder do movimento pela IF, segundo ele FIRE, movimento que só existe na cabeça dele).

      Provavelmente isso faria com que a sinceridade e espontaneidade fossem perdidas e aí amigo já era, vão virar blogueiros/youtubers/palestrantes/coachs como muitos por aí.
      Aliás hoje já tem bastante gente tratando desses assuntos na internet e fora dela, muitos com fins comerciais e patrocínios. A blogsfera já não é algo tão diferente assim.

      Não sou dono da verdade, mas pra mim a blogsfera raíz agrada/agradava mais, queres tornar tudo um movimento, politizar tudo é uma das chatices do mundo atual.
      Informção tem a rodo na internet, hoje só continua ignorante sobre finanças quem quer.

      Excluir
    2. Obrigado pela seu feedback anon. Acho que tem espaço para todos e o que fazemos é trazer o movimento FIRE, sim é assim que é chamado aqui nos EUA inclusive pelo criador, o Mister Money Mustache. Se quiser pode visitar apenas a blogosfera raíz, não precisa nos visitar se não acha que agregamos nenhum valor.
      Abcs

      Excluir
    3. Para complementar o que o AA40 falou:
      https://www.daveramsey.com/blog/what-is-the-fire-movement
      https://en.wikipedia.org/wiki/FIRE_movement
      https://www.hermoney.com/invest/retirement/5-things-to-take-from-the-fire-movement-even-if-you-dont-want-to-retire-early/
      https://www.moneyunder30.com/the-fire-movement
      https://www.foxbusiness.com/money/fire-movement-what-to-know-extreme-savings
      https://millennialmoney.com/financial-independence-retire-early/
      https://www.ally.com/do-it-right/life/the-fire-movement-financial-independence-retire-early/
      https://blog.apprendafixa.com.br/financas/movimento-fire-como-se-aposentar-mais-cedo/

      Alguém ainda duvida que FIRE é um movimento? Precisam ler mais !

      Excluir
    4. Olá pessoal,
      Acho que tanto faz o rótulo ou nome que dão para isso. Na realidade é simplesmente aportar e crescer patrimônio e monitorar os ativos. Particularmente apoio todos esses nomes (Blogosfera, Finansfera, Firesfera, etc).
      Abraços

      Excluir
  8. AA40 e anon não estamos nos EUA. Se é movimento lá, não é aqui e nem precisa ser.
    Porque tudo tem que ser rotulado? Vocês são donos do tal movimento?

    Pessoas que economizam e investem em busca de evolução financeira, realização de sonhos que o dinheiro pode bancar sempre exeistiram, inclusive no Brasil.
    Mesmo em gerações passadas haviam pessoas muitas vezes sem instrução que graças ao hábito de poupar e a custos de vida menores que seus ganhos conseguiram avanços consideráveis.

    Ninguém precisa ser enquadrado num movimento ou pseudo movimento ou precisou ser enquadrado num pseudo movimento no passado.
    Não há necessidade alguma dessas gourmetizações. Frescuras ao meu ver.
    A IF sempre foi uma questão individual e continuará a ser independentemente de rótulos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OK. Respeito a sua opinião. Chame do que quiser. Ninguém precisa se rotular como Movimento FIRE se não se sente parte deste grupo. Aqueles que querem que se incluam no movimento. Estamos num país livre que eu saiba. Não tem nada de gourmetização nisso e se vc lesse um pouco nosso blog saberia que somos totalmente contrários a esta gourmetização como fala.
      Mas enfim, não sei nem por que estou perdendo meu tempo te respondendo. Faça o que quiser, ninguém vai te obrigar a nada, agora não venha desmerecer o trabalho de educação financeira que estamos fazendo gratuitamente (sim adsense não dá nem 25 centavos ao dia). Abcs

      Excluir
  9. Uma coisa que sinto falta é estudos de carteiras. Um local onde pudesse divulgar minha carteira e outros investidores pudessem opinar: discutir risco, diversificação, renda média esperada, número de ativo, etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anon, obrigado pelo comentário. Em fóruns é possível fazer isso. Mas entendo sua necessidade, pois em fóruns a participação normalmente é baixa, então talvez um local que agregue essa ferramemta possa ter maior interação.
      Abraços

      Excluir
  10. ADP, gostaria se possível tirar uma dúvida contigo.
    Sou servidor público federal e a partir do ano que vem irei trabalhar full time em home office.
    Já perguntei no serviço se poderia fazer o serviço fora do município de minha lotação. Como resposta, me informaram que eu poderia trabalhar até no japão, desde que entregasse os trabalhos no prazo.
    Dito isso, pergunto, se vc souber a resposta: haveria algum empecilho de eu imigrar para o canadá e prestar serviço para a administração pública brasileira daí a distância?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anon,
      Nenhum problema. Aqui tem muita gente fazendo home office no Brasil, tanto público quanto privado. É uma excelente forma de arcar os custos. Cada um usa as ferramentas que tem e a sua é uma das maiores. Coloque seu plano em prática o quanto antes.
      Abraços e qualquer coisa pergunte

      Excluir
  11. Olá ADP. Eu assino o Guiainvest PRO e pra mim é parcialmente satisfatório. Utilizo pra fazer principalmente análise fundamentalista de ações. A interface é mais interessante que a do Bastter por exemplo. O Eduardo Cavalcanti (Agora Fundamentei) também é útil assim como o Fundamentus. Quando eu quero ver outros ativos tenho que vascular outros sites. FIIs eu pesquiso o filtro do Mundo FII ou o Funds Explorer. Acho que pagar só por uma ferramenta de fundos como o Clube FII não compensa no meu caso pois são apenas um pedaço da carteira. Comparador de fundo de investimento eu uso o Mais Retorno ou das próprias corretoras. Seria legal pagar por um serviço e receber toda essas informações num site só. Se eu pudesse moldar uma ferramenta ideal pra mim seria: a interface do Guiainvest cujas opções de estudo são muito boas, um ferramenta de fundos nos moldes do Mundo FII com um ranking semelhante ao blog do investidor de risco e com mais informações como o Clube FII, e com uma ferramenta de busca e comparador de renda fixa um pouco melhor que a do Mais retorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anon,
      Você conhece bem as plataformas. Ou seja, você desejaria um serviço mais completo, que pega o melhor que as outras plataformas oferecem.
      Abraços e obrigado pela contribuição.

      Excluir
  12. Para mim falta um site que tenha mais filtros, vistos que os que tem hoje já mostram dados históricos, utilizo:
    Fundamentei
    Fundamentus
    Pense Rico
    Status Invest

    Todos tem dados históricos, o que é ótimo, o único que tem alguns filtros é o Fundamentus mas ainda é bem ruinzinho pq ele só sabe filtrar por dados do presente momento e ele se perde em segmentos/setores, além de deixar algumas empresas com receita 0 sendo q elas tem receita em outros sites.

    No fim sou obrigado a usar os 4 em conjunto pra chegar em algum resultado satisfatório.

    ResponderExcluir

Seja educado. Mensagens de trolls serão moderadas.