segunda-feira, 15 de maio de 2017

Respondendo pergunta – Existe daytrade com ações diferentes?

A pergunta desta vez vem de um anônimo que comentou há pouco tempo:
"Olá. Se eu vender uma ação PN e comprar uma ON da mesma empresa no mesmo dia é considerado day-trade (tenho quase certeza que não, mas queria saber de alguém com mais experiência na bolsa. Já pesquisei na internet, mas não encontrei nada a respeito)? Obrigado."


Day-trade é, resumidamente, uma operação bem famosa no mercado de ações que consiste em comprar e vender um ativo no mesmo dia. Esse tipo de operação é penalizada pelo governo com a incidência de mais impostos e por isso são tratadas a parte.
Particularmente não recomendo aos leitores do blog a realização deste tipo de operação por exigir muito mais tempo do operador, por ter maiores impostos e taxas incidentes, por trazer uma dor de cabeça na hora de informar isso na declaração anual de imposto de renda e principalmente por desconhecer casos ou estatísticas que mostrem a criação consistente de riqueza através deste tipo de operação. Normalmente as corretoras estimulam seus clientes a fazerem este tipo de operação por meio do oferecimento de cursos gratuitos, "dicas quentes" e taxas de operação exclusivas, mas são elas as que mais ganham com estas operações.

Voltando à pergunta, a dúvida é como que uma operação é caracterizada daytrade. A resposta para essa pergunta está na IN RFB nº 1585, em seu artigo 65, §1, que nos diz a definição de daytrade:
"I - day-trade, a operação ou a conjugação de operações iniciadas e encerradas em um mesmo dia, com o mesmo ativo, em uma mesma instituição intermediadora, em que a quantidade negociada tenha sido liquidada, total ou parcialmente;"

A expressão "como mesmo ativo" responde a pergunta do leitor. Ao se comprar PETR4 e vender PETR4 no mesmo dia, está sacramentado o daytrade. Mas ao comprar PETR4 e vender PETR3 no mesmo dia, isso não é daytrade porque PETR3 e PETR4 são ativos diferentes.

Outra dúvida sempre recorrente é se daytrade é apenas a compra e posterior venda de uma ação. Será que há um outro caso, como por exemplo um investidor já possuir um estoque prévio de PETR4, vender 200 delas e no mesmo dia recomprá-las. Isso seria considerado daytrade?
Como podemos ver a definição do daytrade alguns parágrafos acima, em nenhum momento foi falado que daytrade é apenas a compra e venda de um ativo, mas sim uma "conjugação de operações iniciadas em um mesmo dia, com o mesmo ativo". Como você já deve estar imaginando, sim, ter um estoque prévio de ações, vender algumas e recomprá-las no mesmo dia é caracterizado uma "conjugação de operações iniciadas em um mesmo dia, com o mesmo ativo", portanto um day trade.

Portanto, muito cuidado com o que você faz com seu Home Broker.

Mande sua pergunta para alemdapoupanca@gmail.com

9 comentários:

  1. O que me chamou a atenção é a expressão em uma mesma instituição intermediadora.
    Significa que quem tem conta em duas corretoras pode comprar em uma, vender em outra no mesmo dia e inverter a operação no dia seguinte e mesmo assim isso não configurará day trade, ainda que na prática é como se durante dois dias ele tivesse feito dois trades completos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se nada mudou após esta medida provisória então é isto mesmo...
      http://economia.estadao.com.br/noticias/mercados,governo-atualiza-conceito-de-day-trade-para-tributacao,29321e

      Excluir
  2. AdP, estou com uma dúvida no uso da sua planilha de rendimentos mensais. Recebi cerca de mil reais em dividendos e alugueis de FII. Não retirei esse dinheiro, comprei ações. Devo colocar esses 1000 reais na coluna de Aporte no mês que comprei (mês de Maio)? Obrigado pela ajuda e pelo trabalho que realiza na internet.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://alemdapoupanca.blogspot.com.br/2012/04/planilha-de-acompanhamento-de.html

      Excluir
  3. Ótima explicação, é isso mesmo.
    Lembrando apenas que o Daytrade tem IR de 20% mais as taxas de corretagem, fica bem salgado, eu sou investidor de longo prazo, pois a isenção de IR de ate 20mil reais de vendas mensais é uma grande vantagem, e também pagar menos taxas de corretagem além de ainda receber os dividendos.
    Mas quem quer fazer DayTrade pode fazer mas não é fácil, mesmo assim sucesso aos traders e aos investidores de longo prazo.

    ResponderExcluir
  4. Olá, ADP. Comecei a usar a sua planilha de controle de patrimônio e gostei muito dela. Você usa alguma planilha para controle de gastos mensais?

    Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu utilizo uma de previsão de gastos, mas nada mais é do que de um lado a receita e do outro as despesas. É necessário apenas um conhecimento muito básico de Excel para fazê-la.
      Abraços

      Excluir
  5. AdP mais um excelente post, te acompanho faz algum tempo e você e referência na blogosfera, criei recente um blog tbm, te adicionei ao meu Blogroll se puder da uma passada la e me add tbm agradeço.

    www.marombainvestidor.blogspot.com

    ResponderExcluir

Anônimos, contribuem e deixem um nome para que seja possível outras pessoas fazerem referências, estabelecendo melhor a troca de ideias. Educação é sempre bem vista.
Mensagens de trolls serão moderadas.