sábado, 8 de julho de 2017

Minha experiência de um ano com QQ English e Método Callan



Atendendo a pedidos de algumas pessoas que passam por este blog procurando saber sobre o curso de inglês online QQ English e/ou o método Callan, farei esta postagem para atualizar minhas impressões.

Atenção: essa postagem não é patrocinada. É apenas minha impressão e opinião.

Um ano atrás fiz a postagem Minha experiência com um mês de QQ English, que vale a pena dar uma olhada.

Mudanças
Antes tinha explicado que o curso funcionava com o sistema de pontos, no qual o aluno comprava pontos (o pacote básico possui 300 pontos), para contratar professores de 25, 50, 75 e 100 pontos.
De lá para cá eles fizeram algumas mudanças. A primeira é o fim dos professores de 25 pontos, ou seja, 300 pontos só permitem contratar 6 aulas de 50 pontos. Outra é que o pacote básico de 300 pontos aumentou de 72 reais para 98 reais. Nesse plano, cada aula custa R$16,33, o que ainda não é caro considerando que estamos contratando um professor nativo.
Agora vem a parte boa. Eles lançaram o plano chamado “Fale todo dia”, que custa no momento 199 reais, no qual você poderá fazer aulas todos os dias, de segunda a segunda, com qualquer professor disponível. Fazendo a conta, cada aula sairá por R$6,63 (par aum mês de 30 dias). Uma pechincha. Aqui no Brasil esse valor não paga nem o ônibus de ida e volta para ir ao curso de inglês.

Sobre as aulas e o método Callan
Nos primeiros 3 meses fiz o curso chamado QQE Basic, que é o curso desenvolvido por eles. Como achei que o processo estava muito lento e repetitivo, tomei coragem e iniciei minhas aulas no método Callan.
Este método é bem difícil, mas estranhamente este é o lado bom deste método. Resumindo grosseiramente, este método é um conjunto de livros de perguntas e respostas no qual o professor realiza cada pergunta duas vezes (para o aluno assimilar) e logo em seguida o professor responde, mas o aluno tem que acompanhar o professor na resposta. Se o aluno conseguir responder sem a ajuda do professor, melhor ainda. As perguntas são divididas em tópicos, onde em cada tópico são apresentadas novas palavras. Em alguns momentos o aluno  realiza o dictation, que funciona como um ditado do ensino primário.
No início de cada aula, há uma revisão das últimas sete páginas e depois o restante da aula se avança com a matéria. Acaba que dos 25 minutos de aula, uns 12 minutos é de revisão e o restante é de avanço.
No final das contas, o processo consiste em uma explosão organizada de listening and speaking.
O processo é mecanizado mas isso não quer dizer que é ruim. A parada vai entrando no sangue, de forma que o aprendizado vai se tornando mais natural. Não há diálogo, musiquinha, complete as palavras, marque a resposta certa, apresentação de trabalho, nada disso. No primeiro livro há imagens, mas rapidamente a aula parte para uma explosão de escuta e fala. No final de cada aula você se sente cansado, fazendo com que 25 minutos seja um tempo bom.
Achei este método incrível. O primeiro impacto é a substancial melhora no listening em pouco tempo. Você escuta tanto inglês, mas tanto, que sua escuta melhora em um curto espaço de tempo. Veja por exemplo este vídeo abaixo, que mostra uma aula do método:

O método é exatamente assim. Não sei qual o seu nível de inglês, mas se você não entendeu quase nada do que é falado no vídeo acima, te garanto que em 2 meses de Callan você conseguirá entender.
Já a fala, depende muito também da dicção da pessoa. Eu me considero uma pessoa com dicção ruim. Muitas vezes eu gaguejo até em português, então eu reconheço que preciso de muito prática. Mesmo assim, creio que fiz um bom progresso no speaking e me sinto confiante em conversar com um nativo, desde que a conversa não seja muito complexa. Lembrando que ainda estou no livro 6 (de um total de 12).
O próprio método diz que é adequado para uma pessoa de qualquer nível de inglês (mesmo zero), mas particularmente não recomendo uma pessoa que só tenha o inglês de escola brasileira faça este curso de cara. Se você for fazer aulas no QQ English, oriento que faça o seguinte script:
-Se inscreva no plano Fale Todo Dia;
-Faça 2-3 meses de QQE Basic
-Comece o método Callan e o faça de 2ª a 6ª feira.
-Nos finais de semana faça o curso chamado Topic Conversation
O QQ não oferece os livros e os áudios do Método Callan, mas é possível encontra-los pela internet.

Professores
Sobre os professores, com disse na postagem de um mês de curso, são filipinos.
Os professores são bons mas sempre que você for marcar um aula, escolha um professor 5 estrelas, ou no mínimo 4,5 estrelas. Já tive experiências ruins com professores que não tinham uma classificação ou com classificação baixa. Dentre essas experiências, estão erros de pronúncia ou professores com didática não boa.
Algumas vezes tenho a sensação de que o inglês, apesar de ser língua nativa deles, não seria, digamos, a primeira língua. Às vezes parece que eles aprendem o filipino, mas que alguns fazem faculdade, estudam e aprimoram o inglês. Mas creio que seja só a sensação. Quando utilizo o Google Maps para “andar” pelas Filipinas, o inglês predomina em todo lugar (nas lojas, placas, avisos, propagandas, etc).
De qualquer forma, seguindo o passo de escolher professores bem avaliados aumentará as chances de você ter aulas de alto nível. Se puder marcar aulas com apenas um professor, creio que seria o ideal. Se não puder, não há problema em trocar professores, pois seu progresso fica registrado no sistema.
Não sei quanto ao sotaque dos filipinos, mas a dos professores é bem americana. Eu não sinto aquela diferença de sotaque da mesma forma que percebemos quando escutamos o inglês britânico, americano e australiano.
Os filipinos são gente boa, em geral um povo bem religioso, profissional e pelo que acredito (de acordo com minhas conversas), de baixa estatura (rs). A diferença cultural é grande, o que é bom pois garante assunto durante as aulas. Eu mesmo tenho três adicionados no meu Facebook.

Eu hoje
De minha parte, recomendo o método Callan. Eu que tinha um inglês bem básico, hoje consigo ver filmes e séries legendadas em inglês sem dificuldades. Arrisco a ver vídeos sem legenda, mas estou em uma fase estranha no qual consigo entender 70% das palavras, mas ainda não consigo conectá-las para fazer sentido. É meio estranho mas já vi outras pessoas comentando o mesmo. E para eu escutar inglês, preciso amentar o volume e ter pouca interferência externa. Ainda tenho muito a aprender.
Acima comentei que, referente ao método Callan, em média 12 minutos da aula é revisão e o restante é progressão. Entretanto, isso é apenas para os três primeiros livros. Os livros em diante a revisão toma cada vez mais tempo pois as perguntas são maiores. Veja o exemplo abaixo:

Pergunta de primeiro livro: Where’s the house?
Resposta: The house’s behind them.

Pergunta de quinto livro: If you drove a car on the left-hand side of the road (in America, France etc.) instead of on the right, what’d happen?
Resposta: If I drove a car on the left-hand side of the road (in America, France etc.) instead of on the right, I’d have an accident.

Logo, uma revisão que levava 12 minutos passa a aumentar com o tempo, sendo comum ela prolongar-se para 16 minutos ou mais. Certa vez fiz uma revisão em 22 minutos, restando apenas 3 para progressão.

Diante disso, decidi há pouco tempo sair do curso e estudar o método Callan por conta própria. Claro que não é a mesma coisa que ter um professor te auxiliando, mas depois 8 meses fazendo aula por esse método, sei como funciona. Os livros possuem o áudio com pronúncia britânica, tanto das perguntas quanto das respostas, então consigo sim levar as aulas no meu ritmo. Hoje eu avanço de forma mais rápida e todo dia faço revisão e progressão. Quem nunca fez o método Callan sem auxílio do professor, não recomendo fazer isso que faço. Fique uns meses no método para ver como funciona e depois tente fazer sozinho.
Quando sentir necessidade, contratarei a QQ English para treinar conversação com os professores.

E você o que achou da postagem? Deixe seu comentário.

84 comentários:

  1. Muito bom, gostei, vou experimentar é um bom investimento. Anderson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que pode começar direto com o método Callan sem risco de não conseguir acompanhar qqr pessoa que saiba ler e escrever aprende sem precisar de inglês básico.

      Excluir
    2. Olá! Gostaria de saber se você melhorou a sua fala em inglês com o método calan. Eu tenho um listening intermediário, tenho um vocabulário que me permite ler notícias e até livros em inglês,porém quando vou falar não sai nada, esqueço das regras mais básicas, não é automático e minha pronúncia é péssima. Será que o método Calan me ajudaria a melhorar o speak??

      Excluir
    3. Olá! Gostaria de saber se você melhorou a sua fala em inglês com o método calan. Eu tenho um listening intermediário, tenho um vocabulário que me permite ler notícias e até livros em inglês,porém quando vou falar não sai nada, esqueço das regras mais básicas, não é automático e minha pronúncia é péssima. Será que o método Calan me ajudaria a melhorar o speak??

      Excluir
    4. Olá,
      Sim, a fala melhorou porque ficou um pouco mais automatizada, mas a perfeição acredito que requer muita prática com nativos.
      Abraços

      Excluir
  2. Muito bom ADP! Vou experimentar! Preciso voltar a estudar inglês mais sério.

    Eu em 2015 dei uma boa avançada no inglês usando um método que vi na internet, assim meu listening melhorou uns 500% tanto que comecei a fazer aulas com nativos. Porém acabei parando de fazer e isso me fez regredir

    Dependendo da conversa, ainda entendo o que dizem, mas para falar estou travado. Minha dicção é como a sua rs

    Vou escrever em meu blog o método, assim que o fizer posto aqui!

    Abraços e excelente post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escreva sim, amigo. Será muito útil.
      Abraços

      Excluir
    2. Investidor Inglês, por gentileza, nos informe quando postar estas dicas em seu blog, com certeza, serão de grande valia para nós, aprendizes do inglês.

      Excluir
  3. Uma coisa que eu costumo dizer é que a pessoa precisa colocar o inglês no cotidiano dela.

    Pra mim, o jeito melhor é inserir um tema que você realmente goste e procurar conteúdo em inglês. Cito três: livros, podcasts e vídeos no youtube. Com o tempo vc une o útil ao agradável.

    Eu, por ex., gosto de ler sobre crimes, serial killers e mistérios em geral, então acompanho fóruns gringos, ouço alguns podcasts e leio alguns livros no kindle sobre isso. Flui naturalmente quando o assunto nos interessa.

    O que eu vejo é que muita gente faz a aula e pronto, não "toca" mais no inglês.

    Todo mundo tem um hobby, como acompanhar um esporte, por ex., - e é só inseri-lo no seu cotidiano de forma prazerosa.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ler algo que agrada em inglês flui muito melhor. Quando se lê apenas por ler, a chance de largar o livro no meio do caminho é muito grande. Experiência própria.
      Abraços

      Excluir
    2. Este comentário capta o essencial. Aprender por aprender é maçante, a maioria acaba desistindo. Já no caso descrito pelo "Animal", o estudante pode aliar o aprendizado do inglês com a vastíssima bibliografia que a nova língua abre para um tema de interesse pessoal.

      Mesmo que, inicialmente, o aprendizado seja difícil, logo passa a fluir naturalmente, tornando-se prazeroso. Perfeito, Animal.

      Excluir
  4. Muito obrigado pela dica!

    ResponderExcluir
  5. AdP me de uma opinião

    Tenho um bom conhecimento de inglês, mas estou longe de ser fluente e Ainda por cima muito enferrujado

    Não tenho bons horários para aulas convencionais e na minha cidade não tem este método Callan

    Acha que o QQ pode ser uma boa pra mim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu conhecimento de inglês atual está um pouco acima do que eu tinha quando comecei, mas quando comecei as aulas e vi que sabia muito menos do que pensava. Você só vai ter uma real ideia do seu nível de inglês ao tentar um speaking com um nativo.

      "Acha que o QQ pode ser uma boa pra mim?"
      'Boa' não seria a palavra correta. No seu caso a palavra seria excelente. O curso serve justamente para este caso. Se você souber um dia antes qual horário do dia você terá 25 minutos livre, então é excelente, pois você poderá marcar a aula com um dia de antecedência.
      Se você não gostar, é só cancelar, pois não há nenhuma taxa de cancelamento nem burocracia. Mas acho que você vai gostar.
      Abraços

      Excluir
  6. Fizemos aqui em casa as duas aulas testes. Ao total fizemos 6, um assistindo o outro. Um barato. Agora que terminei a faculdade pretendo focar no QQ. Sem falar no custo. Vale muito a pena.

    ADP, dentre todas as outras dicas que você ja nos deu, essa sem dúvidas é uma das melhores. Conhecimento nunca é de mais. Obrigado

    ResponderExcluir
  7. Curti, ADP. Entendi cerca de metade do vídeo. E a outra metade não entendi pela velocidade. Esse é o ponto. Deu pra aprender a diferença entre watch e clock. Não sabia mesmo.

    Vou terminar o que tô fazendo online, falta pouco, que é o método mais formal, mais gramática, e depois entrar nesse aí. Puta velocidade. Fiquei feliz por ter acompanhado boa parte. Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O método Callan é ensinado na velocidade normal de fala, pois na vida real as pessoas falam assim. Dá pra aprender bastante e turbinar o listening.
      Abraços

      Excluir
  8. Esse método callan vc fez pelo qq English também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Vou ver se edito o texto para ficar melhor subentendido.
      Abraços

      Excluir
    2. Quanto tempo furou o método Callan?

      Excluir
  9. ADP,

    Me coloca na lista de blogs que divulgam carteira. Vou divulgar a minha hoje haha

    Sobre esse metodo, desconhecia e é bem legal, pois te joga direto na "guerra". Voce é obrigado a falar ingles com pressão, sem contar que se entender o ingles britânico, o ingles americano voce tira de letra.

    Abrazos,

    Br na Arabia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O método é difícil de se adaptar no começo, mas com um pouquinho de insistência o aluno aprende bastante.
      Abraços e sucesso

      Excluir
  10. Eu até me viro bem no Inglês quando necessário. Para não perder a prática continuo assistindo canais estrangeiros no youtube. Atualmente tenho assistido videos de:
    https://www.youtube.com/user/bbclearningenglish
    https://www.youtube.com/channel/UCpsroJwsVKQvRH3ZqdvRetQ
    https://www.youtube.com/channel/UCVJalJNQWimC2zWrIHR_bSQ
    https://www.youtube.com/user/MrUniversity

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto mais contato com a língua inglesa melhor. Obrigado pelas dicas.
      Abraços

      Excluir
  11. Muito interessante.

    Tenho pensado em turbinar meu nivel de ingles, mesmo falando ingles quase todo dia me sinto estagnado.

    Olharei com carinho esta dica, obrigado por compartilhar conosco ADP.

    Abraçao

    ResponderExcluir
  12. AdP, qual é o seu objetivo com o aprendizado do inglês? Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto da língua mas minha família nunca teve oportunidade de pagar um curso de inglês. Agora velho quero aprender.
      Abraços

      Excluir
  13. Eu estudo inglês por conta própria desde 2011 e ainda hoje continuo assim, tenho uma boa dicção pois ler texto em voz alta na frente do espelho e tentar focar em algum sotaque ajuda, eu particularmente gosto do inglês americano. Certo dia recebi a visita de 2 mormons em casa como era meu sonho conhecer americanos logo convidei pra entrar ficamos 1 hora conversando em inglês e por incrível que pareça a conversa fluiu muito bem no começo é dificil mais depois você começa falar naturalmente sem pensar muito e eles dizem que o mesmo acontece com eles quando tentam falar o português. Teve um momento que foi muito estranho porque eu falava em portugues e eles respondiam em inglês e depois eu tava fazendo o mesmo assim naturalmente sem pensar muito exceto algumas palavras que eu não conhecia em inglês.
    Recomendo muito conhecer os mórmons afim de aprendizado, a metodologia deles para aprender outra língua é incrível.

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde ADP, quando vi aquela sua primeira postagem fui atrás e testei o QQ English, gostei bastante e comecei a estudar por ele, principalmente pelo custo. Faço igual a você, intercalo Callan com Topic Conversation e tenho progredido bem. Meu maior problema é a disciplina para fazer as aulas todos os dias, meus horários são loucos e sempre faço aula a meia noite ou uma da manhã, eles sempre se espantam com um brasileiro fazendo aula essa hora.
    Não me arrisco a fazer sozinho, prefiro o progresso mais lento, mais por minha falta de disciplina do que por qualquer coisa.
    Em contato com o suporte no Brasil eles me forneceram os estágios de 1 a 10 em PDF assim como os áudios de todas as aulas de forma gratuita.
    Um problema que tenho, e queria saber se acontece contigo também é o delay, nas aulas do Callan atrapalha um pouco pois muitas vezes eu sei responder a pergunta e mesmo assim o professor responde em cima o que confunde um pouco a cabeça.
    Na minha opinião vale muito a pena, pelo custo e pela flexibilidade de horários, no começo tem que bater um pouco de cabeça até achar uns professores que tu goste mas agora eu tenho uns 8 ou 9 favoritos e faço quase sempre com eles.
    Valeu pela tua dica ADP, um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca tive problema de delay, mas tive problema de perda de conexão e perda de qualidade da imagem/som. Mas são casos incomuns. Normalmente desligar e religar no Skype resolve.

      Excluir
  15. Esse ano fiz o TOEFL (teste de proficiência de inglês)... aceito em empresas e universidades do mundo todo.
    Vou fazer um post de como estudei inglês e como passei na prova.

    Valeu pelo post, Adp!
    Abraço
    PD7

    ResponderExcluir
  16. Preciso urgentemente fazer um curso de inglês, minha faculdade de sistemas para internet esta ficando cada vês mais complicada, isso porque se exige apenas inglês tecnico.

    Abg por indicar, não conhecia a QQ.

    ResponderExcluir
  17. Vou deixar minha experiência sobre o assunto. Não gosto de páginas que você tem que comprar um curso (a maioria é assim) eu encontrei uma chamada preply nesta você não paga por um curso mas por aulas com diversos professores então você segue o professor que for melhor para você e tem professores bons por preços módicos. Os que mais gosto cobram de 3 a 5 dólares, o que na minha opinião, é muito barato. Grande trabalho o seu neste blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu faço no QQ por causa que eles oferecem o método Callan, que é um método que estou gostando demais. E lá eles registram o progresso das aulas, permitindo que vários professores diferentes consigam avançar de forma ordenada, não precisando depender da metodologia de apenas um.
      Abraços

      Excluir
  18. ADP, sigo o seu blog a uns 4 meses, pois buscava dicas de como estudar inglês de forma eficaz. MARAVILHA! Um grande achado pra mim, MUITO OBRIGADO PELA DICA! Eu também fiz o comentário em seu outro post, uns dois meses atrás. Parece que você está contando a minha história com o QQ English: após o teste, iniciei no livro 2, e fiz religiosamente todos os dias, atualmente sou assinante de Plano Fale Todo Dia 50 minutos, e posso dizer, VALE MUITO A PENA, comecei no plano Fale todo dia 25 minutos, no QQ Basic, após 2 meses migrei para o 50 minutos, pois como você comentou, a revisão dura metade dos 25 minutos, então vi que o custo x beneficio de duas aulas (Quase sempre faço as duas na sequencia), pois você evolui de forma impressionante. Pagar R$ 11,63 (R$ 349,00\Mês) por dia, para ter aulas todos dias, em algumas capitais, não pagaria o ônibus, caso o curso fosse de graça, ainda seria mais dispendioso. Indico aos meus amigos sem medo, e digo a todos que façam duas aulas e digam que é assinando do Blog Além da Poupança, e eles creditam mais 4 aulas grátis. Para quem quer evoluir no inglês, o QQ English é muito bom! Estudo a um ano sozinho (Duolingo, Youtube,...) mas em apenas 4 meses na QQ, já posso sentir uma grande evolução, pois já abordei estrangeiros no Banco e no Shopping, não tive uma conversa longa (rss), pois estou longe de ser fluente, porém me senti seguro para cumprimentá-los e responder alguns questionamentos simples (no Banco), e ajudei um casal a encontrar um restaurante de comida típica (no Shopping).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tu fizer uma aula na sequência da outra eles não fazem a revisão de 7 paginas na segunda aula? Faço o plano de 25 minutos mas se for assim provavelmente mudarei para o 50 minutos. Obrigado

      Excluir
    2. Olá Stalin,
      Em aulas de 50 minutos eles fazem 2 revisões.
      Abraços

      Excluir
    3. Giordano,
      Tente o método Callan. O QQE Basic é muito lento comparado com o Callan.
      Estou sabendo que eles dão uma moral pros alunos que comentam sobre o blog. Daqui a pouco vou cobrar pelo merchan kkkkkkk.
      Abraços

      Excluir
  19. Olá
    Além da Poupança, tudo ok?
    Então comecei a estudar pelo QQ por indicação sua também, estou no segundo mês do Callan Method.
    Um site que encontrei e tem me ajudado muito é: https://www.mylanguageexchange.com/
    Vc encontra alguns nativos lá para conversar, tem me ajudado muito, como complemento ao QQ.
    Abraços

    ResponderExcluir
  20. Boa noite, interessei pelo QQ, irei fazer as aulas para conhecer.
    Uma dúvida, o método callan fica na fala e escuta, então como com o tempo saberemos oq estamos conversando nas aulas?
    Agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Heliton,
      Antes de cada tópico e apresentação das novas palavras, o professor te explica qual o significado delas.
      Além disso, em algumas perguntas você responde a sua opinião, ou seja, você precisa saber sobre o que você está falando.
      abraços

      Excluir
  21. Alem da poupança!

    Como esta a sua evolucao estudando sozinho?
    Como vc fazia pra revisar a materia dada no Callan? Vc ia lendo o livro?
    E o topic conversation? Como funciona?

    Comecei o qq english pela sua indicaçao. Valeu mt a pena pra mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thalita,
      Estou estudando cerca de 1 hora umas 4 vezes por semana. Faço 4 aulas do método sozinho sendo que em um dia faço 3 revisões e um avanço e no próximo dia faço 4 revisões. Estou no livro 8 do método Callan.
      No Topic Conversation o professor e o aluno conversam sobre um tópico do livro. Ele pede para você descrever umas fotos e ler frases que possuem uma palavra incomum no livro. É uma aula descontraída para você treinar seu listening e speaking. Não sei seu nível de inglês, mas quando você estiver pelo menos entre o básico e o intermediário, recomendo fazê-lo aos finais de semana.
      Que bom que tenha gostado.

      Abraços

      Excluir
  22. AdP, pelo que entendi, o QQ foca na conversação é isso? Das três habilidades, a mais fraca, no meu caso, é a conversação, justamente por nunca ter tido um parceiro fixo para treinar isso.

    Recomenda o curso para o meu caso?

    Outra coisa, somente professores filipinos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas,
      O QQ não foca na conversação. Acontece que o método Callan que foca o speaking. Se você quer melhorar sua conversação, faça o curso do QQ chamado Topic Conversation.
      Recomendo o Callan Method para você de segunda a sexta e nos finais de semana o Topic COnversation.
      Abraços

      Excluir
  23. Outras dúvida, essas aulas no método Callan são frenéticas assim como no vídeo? Não digo nem da velocidade da fala dos professores, que pra fim está tranquila, mas no tempo de resposta da pergunta.

    Nem em português conseguiria responder tão rápido kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São assim mesmo. Na verdade é até um pouco mais, pois no vídeo eles pelo menos revezam os alunos, no QQ é tudo direcionado a você.
      Abraços

      Excluir
  24. AdP,

    Eu praticamente nao tenho muitas dificuldades para ler qualquer coisa em ingles, incluindo filmes ou series legendados, mas quando tira a legenda e fica so no listening a coisa complica bastante..

    Esse metodo callan do qq valeria a pena um teste pra ver seu consigo melhorar a parte do listening? 25 minutos de aula é o suficiente por vez? me parece muito pouco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anon,
      Acredito que seu listening melhoraria muito só de conversar diariamente com um professor nativo. Nem precisa ser Callan. Mas o bom do Callan é que seu speaking é bem trabalhado.
      Acredite, 25 minutos são a medida certa, pois as perguntas são todas direcionadas a você. Não há outros alunos, logo, você sai um pouco cansado. Já fiz Callan de 50 minutos e saí muito exausto. Mas o curso te dá essa opção de mais tempo se você qui$er.
      Abraços

      Excluir
    2. Obrigado, ja estou fazendo e gostei bastante, fiz o plano de pontos, mas é pouco pra mim, vou migrar para o todo dia..

      Só podiam melhorar o esquema de marcar as aulas, que ainda é ruim.. podia pesquisar por horario disponivel em vez de abrir agenda dos professores.

      Excluir
  25. AdP, vc sempre faz com o mesmo professor? Não dificulta ficar trocando de professor toda hora?

    Se bem q tem professor q nem lembra da sua cara de tanto aluno q tem no dia..

    Tem uns nomes estranhos la.. o mais estranho foi uma professora com nome a Aiai.. Toda vez q falava o nome dela ria bagarai..

    Deve ser nicknames, nao é possivel gente com esse nome, q eu saiba os nomes la é igual os nossos aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anon,
      Sempre que possível faço com o mesmo professor, mas nem sempre dá. Mesmo assim não há problemas em revezar professores.
      São nicknames e alguns são hilários sim, kkkk.
      Abraços

      Excluir
  26. Olá, gostei bastante do seu post, e concordo em número e grau sobre o script que você recomenda, comecei o Callan agora mesmo sendo puxado está o grau de evolução muda bastante, pra melhor claro,

    Gostaria de te convidar para particiar do Grupo de estudantes QQEnglish no whats:
    https://chat.whatsapp.com/58fIDzOkAJfIMDRxwXdvpt

    Abraço !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Você pode me passar o convite para participar do WhatsApp?

      Excluir
  27. Perfeito.. entrei em Janeiro no QQEnglish... Iniciei pelo básico, pois tenho muito problema com gramática... e confesso que até agora é complicado juntar as palavras para formar uma frase.... 25 minutos para o inicial, achei pouco tempo... haja vista que, quando há uma duvida, por serem "nativos", até realmente entenderem qual é o verdadeiro questionamento, já passaram-se muitos minutos... Minha dica, é que, a principio façam 50 minutos do Basic, alternando os dias... e todos os dias, antes de dormir, fazer uma revisão(em voz alta) e ao acordar, a mesma coisa.. mas ler algo.. qualquer coisa.. ou até mesmo escutar música.... esses dois últimos itens foram dicas de uma das professoras, que realmente funcionou.. Infelizmente acho que ela saiu de lá, pois não consegui marcar novamente as aulas... Quanto a pontuação, você realmente está certo.. meus horários são meio malucos, então.. muitas vezes tive que escolher professores abaixo de 4,5 .. foi desmotivador.. a didática (pelo menos pra mim) não é a mesma... Detalhe: você também tem que se auto motivar .. e não se sabotar.. pois o estudo on line é bem diferente do presencial.. exige mais disciplina... Depois de uns 03 meses, creio que já consegue intercalar com os outros "tipos" de inglês (business, callan.. etc..) o que dará um up... Quanto a pronúncia, também concordo.. é nítida a diferença de um professor para o outro.. No geral, de 0 a 5.. daria uma nota 04.. vale a experiência...
    Ainda continuo com esses probleminhas de gramática, já não sei mais o que fazer.. e isso me trava literalmente ... se alguém puder fornecer dicas. agradeço..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Gostei do seu post . Obrigado por compartilhar .

      Estudo no QQ e faço metodo Callan , estou no meio do curso e posso dizer que tem sido muito util.

      Quando comecei meus estudos nao entendia quase nada que os professores falavam durante as aulas. Ainda cometo erros ( pronuncia, gramatica, escrita etc ) mas o conforto é saber que há um ano atras meu entendimento era praticamente zero.

      Gosto de fazer o curso do QQBasics tambem, entretanto considero 25 minutos pouco tempo para este curso ( Concordo com a @Ana Arag) .

      Na minha opinião, 25 minutos do Metodo Callan é melhor do que 50 minutos em uma sala com mais alunos. Como o proprio autor deste post disse anteriormente, 25 minutos de pergunta e resposta direcionada para só um aluno ( você ) .

      @Ana Arag , o seu relato é muito interessante, um dos motivos que deixei de fazer o QQBasic e fui para o Callan foi justamente esse , eu perdia muito tempo tentanto explicar qual era a minha duvida, as vezes eu não entendia nada do que o professor estava falando, etc. Mediante minha situação optei em tentar somente o Callan.

      Achei mais importante aprender a falar, compreender e depois disso eu voltaria para o QQBasic se necessario .

      @Ana Arag segue alguns links que utilizo para complementar ou revisar.

      Aula de conversação tambem ajuda muito.
      Gosto de ver dicas de nativos, professores sobre o que fazer para melhorar , o que não ficar pensando etc.

      ***Videos , gramatica , exercicios etc
      https://www.engvid.com/english-lessons/
      https://www.englishclub.com/
      https://www.perfect-english-grammar.com/grammar-explanations.html
      http://learnenglish.britishcouncil.org/en/grammar-and-vocabulary

      ***Dicionarios
      https://dictionary.cambridge.org/
      https://www.merriam-webster.com/

      ****Canais no youtube de professores nativos.

      https://www.youtube.com/channel/UCeTVoczn9NOZA9blls3YgUg ( Learn English with EnglishClass101.com
      )

      https://www.youtube.com/channel/UCy-dvmsfmvYXBmt_huqqo1A ( English Jade - Learn English (engVid) )

      https://www.youtube.com/channel/UC4cmBAit8i_NJZE8qK8sfpA ( EnglishLessons4U - Learn English with Ronnie! [engVid] )

      *****Extensão que uso no Chrome -> Tradutor de Inglês LinguaLeo

      ******Sites, programas , aplicativos .

      Duolingo
      Rosetta Stone
      Memrise
      LinguaLeo

      Excluir
    2. Ana por favor me passe seu zap ou algum contato, gostaria de saber mais sobre como esta sendo as aulas, sou bem baisco mesmo mas não sei se seria uma boa achar um pacote no QQ, grato

      Excluir
  28. Olá,

    Já fiz o curso da Fabiana Lara com o Método Callan, mas tive que parar de estudar, pois não tinha mais tempo. Eu tinha parado no stage 5. Meu nível é o "Low Intermediate". Gostaria de continuar no QQ English, fazendo 8 aulas por mês 2x por semana, pois não tenho muita grana. O que você acha?

    ResponderExcluir
  29. Fala AdP.
    Prestes a completar 2 anos do início do inglês. Vale novo post?
    Conta como tá o progresso como autodidata no Callan.
    Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcio,
      Minha evolução com o método foi bem alta. Parei no meio livro 10 para estudar para um teste de proficiência para testar meu inglês. Vamos ver.
      Abraços

      Excluir
  30. Gostei de sua postagem; fiz ate o 3º volume em Dublin, mas quando fiz tinha pouco conhecimento do Inglês e o meu "listening" é sofrível. Porem, hoje o meu Inglês de leitura é razoável. Tenho os 3 primeiros volumes e gostaria de adquirir os demais volumes e o áudio total, pois já tenho conhecimento suficiente para seguir sozinho a minha estrada. Se você puder me ajudar, vendendo ou indicando onde eu possa adquirir, ficarei muito grato. Miguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. @leugim ottogram e demais que possam se interessar pelos audios das lições, segue link onde encontrei os audios do stage 1 a 10 no link abaixo.

      Aproveite enquanto está disponível. Não precisa registrar, não tem virus. Os arquivos estão compactados .

      http://www.uskcallan.com.br/downloads

      I hope you enjoy. :-)

      Excluir
  31. Anderson, eu estudo inglês sozinho e pode ser que eu comece a estudar na escola de um amigo meu, lá ele utiliza os livros TOP NOTCH, inglês americano.
    Sempre procuro comprar livros em inglês de gramática, já com as respostas, faço flashcards etc. Pelo pouco que sei minha pronúncia não é ruim por eu usar aquele método de escrita para brasileiros. Ex What your name? Uót iór neim... Comprei o método callan de uma pessoa na internet, paguei barato pelos 5 livros aqueles, aquela edição azul marinho. Vc escreveu que não recomenda e tals.. Agora que comprei vou estudar, que dica que vc me dá para ajudar nos meus estudos. O pq vc não recomenda e o que posso fazer para estudar e me dar bem com o método. Grato

    ResponderExcluir
  32. Alguem fazendo o GG atualmente? O que tem achado?

    ResponderExcluir
  33. Julio Bitencourt de Oliveira12 de fevereiro de 2019 às 12:24

    Oi pessoal! Eu fiz duas aulas há 1 ano atrás e não consegui seguir por falta de grana. Mas agora quero retomar. Como está o avanço de vocês?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comecei faz três semanas e estou adorando! Terminei o livro 1, to na metade do 2! Começando do zero, acho que já progredi bastante :) to fazendo 50min de segunda a segunda.

      Excluir
  34. Eu comecei faz três semanas e estou adorando! Terminei o livro 1, to na metade do 2! Começando do zero, acho que já progredi bastante :) to fazendo 50min de segunda a segunda.

    ResponderExcluir
  35. Tem como eu selecionar um professor e ter conversação livre ou tenho que ficar preso aos cursos?

    ResponderExcluir
  36. Boa tarde!
    Alguém com link para baixar livros e áudios?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  37. Matriculei meu filho de 12 no QQ English pela indicação que vi aqui.

    Ele faz inglês desde os 7 anos. Contudo, nunca vi ele falando nada. Ele começou pelo Basic e pulou os dois primeiros módulos. Em 4 meses, ele vai conseguir terminar o todo o módulo QQ Basic.

    O curso é muito bom. Ele aprende muito a cada aula, pois tem que conversar com o professor.

    Os últimos dois meses, ainda não sei qual o módulo ele irá fazer.

    Contudo, quando ele terminar a assinatura semestral, irei comprar um módulo de 50 minutos por um período de um anos.

    Percebo que aos 13 anos ele adquirirá a fluência.

    ResponderExcluir
  38. Respostas
    1. Pelo que vi o curso aumentou bastante devido a alta do dolar. Soube que o preço é 280 para o fale todo dia 25 minutos. Eu quero voltar a fazer mas ficou meio puxado. Tentei ter aulas com alguns professores do Preply, mas nem se compara com a qualidade do QQ English.

      Excluir
  39. Oi Gislaine,
    Quando você seleciona o professor, você pode também selecionar o tipo da aula.
    Abraços

    ResponderExcluir
  40. Oi, vou iniciar na QQ, com relação aos livros do Callan, onde adquiro eles ?

    ResponderExcluir

Seja educado. Mensagens de trolls serão moderadas.