domingo, 1 de outubro de 2017

Fechamento - Setembro de 2017

Mais um mês positivo para a bolsa, que completou neste ano apenas 2 meses negativos. Muitas empresas anunciando IPO e as várias bolsas mundiais batendo topos históricos. A tensão na Coreia do Norte não abala o mercado de ações.

No Brasil a mesma coisa de sempre. Delações, conchavos, escândalos e violência. Presidente em aprovação mínima histórica. Indecisão de candidaturas para 2018. Baixíssima liberdade econômica e individual. Burocracia extrema, grande peso estatal e alta carga tributária. Estas são características que o brasileiro médio gostaria de mudar. Pelo menos os índices de inflação, taxa de juros e desemprego vêm apresentando tímida melhora.

No campo do Ibovespa, BRAP4, MRFG3 e VALE3 foram os destaques negativos, com respectivos -10,34%, -9,26% e -9,15% de queda. No campo positivo estão ESTC3 (de novo), LREN3 e RAIL3 com respectivos 20,07%, 18,08% e 17,04%.

Vamos aos números:

Seção Tesouro Direto e CDB

Aporte de R$20.795,70 proveniente da carteira de ações e FII.
Compra de 2,29 Tesouro SELIC 2023 por R$20.795,70.

Conclusão da seção Tesouro Direto e CDB
Neste mês, a carteira de TD obteve uma rentabilidade de 0,82%, acumulando 5,61% no ano.

Seção Fundos Imobiliários - FII
Esta seção mostra detalhes dos FII que compõem a carteira.
A tabela abaixo contém uma visão geral dos FII, mostrando o seu código, o preço médio de aquisição, o preço de fechamento do mês atual, os aluguéis históricos por cota e a valorização atual, que é o cálculo levando em consideração o preço médio, preço de fechamento e aluguéis históricos recebidos.





Retirada de R$1.298,99 para compra de Tesouro Direto.

Neste ano recebi, até o momento, um total de R$1.870,07 de renda passiva de FII.

Conclusão da seção Fundos Imobiliários
Neste mês, a carteira de FII obteve uma rentabilidade de 3,64%, acumulando 23,04% no ano.

Seção de Moedas
Esta seção mostra detalhes das moedas que compõem a carteira.

Após indecisão do que fazer com minhas Bitcoin Cash recebidas, realizei uma permuta delas por dash's através do site ShapeShift. Estas foram contabilizadas como custo zero por motivos relatados na última postagem.

A tabela abaixo contém uma visão geral das moedas, mostrando o seu tipo, quantidade, o preço médio de aquisição, o preço de fechamento do mês atual e a valorização atual.


Aporte de R$600,00 proveniente de dinheiro novo.
Compra de 0,03593719 btc por R$600,00.

Conclusão da seção Moedas
Neste mês, a carteira de moedas obteve rentabilidade de -18,94% acumulando 84,70% no ano.

Seção de ações
Esta seção mostra detalhes das ações que compõem a carteira.
A tabela abaixo contém uma visão geral das ações, mostrando o seu código, o preço médio de aquisição, o preço de fechamento do mês atual, os dividendos históricos por ação e a valorização atual, que é o cálculo levando em consideração o preço médio, preço de fechamento e dividendos.


Retirada de R$17.896,71 para compra de Tesouro Direto.

Operação do mês

Espero que as ações compradas neste mês (no topo) arrefecem as conjecturas de que tenho vendido ações apenas porque subiram.

Abaixo a valorização de cada ação no mês.





Neste ano recebi, até o momento, um total de R$3.906,19 de renda passiva de ações.

Conclusão da seção de ações
Neste mês, a carteira de ações obteve uma rentabilidade de 4,08%, acumulando 53,16% no ano. Enquanto isso, o Ibovespa obteve rentabilidade de 4,88% no mês e 23,36% no ano.

Abaixo um gráfico comparando o desempenho da carteira de ações com o Ibovespa, o CDI e o ISE desde seu ponto inicial no final de dezembro de 2010.

Resultado Consolidado
Esta seção reúne o TD, o FII e as ações, fazendo uma consolidação dos resultados.

Aporte de R$2.200,00

Carteira total: R$248.556,39

Já foi recebido de renda passiva da carteira neste ano um total de R$5.833,42.

Carteira de investimentos com valorização 2,09% no mês e 25,54% no ano. Considerando apenas o patrimônio, este apresentou uma mudança de 3,00% em relação ao mês passado.


Texto para reflexão:
“Sabe qual é a única coisa que me dá prazer? Ver meus dividendos entrando.” – John D. Rockefeller, 1901

Seguindo com disciplina e determinação!

Rumo aos 250k.

Veja também


Informo que não sou analista de investimentos e não tenho qualquer formação ou certificação na área. Este espaço é apenas um blog pessoal. De nenhuma forma esta postagem destina-se a indicar recomendações de compra, venda ou manutenção de qualquer um dos ativos listados ou omitidos. Portanto, não faça operações baseado em informações desta postagem nem de seus comentários. Lembre-se que esta postagem foi feita por uma pessoa comum, assim como você. A responsabilidade pelo resultado de seus investimentos é exclusivamente sua. Então estude, dedique-se e tire suas próprias conclusões. Com certeza você tem capacidade para isso.

88 comentários:

  1. Olá Além da Poupança! dividendos gordos da Eztec hein, parabéns....confesso que tenho um certo receio com moedas virtuais, talvez por falta de estudo mesmo...abraço e bom mês...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beto,
      Eztec fez uma venda recente de uma torre e é provável que venha mais um dividendo por aí.
      Abraços e sucesso

      Excluir
  2. Parabéns, ADP.

    Parabéns, sobretudo, pela sua consistência e ensinamentos.

    Abraços e avante.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela Carteira..
    Tudo muito bem controlado.
    Parabéns !!

    ResponderExcluir
  4. Bom mês AdP.
    2% tá ótimo !
    Vc entrou em BTC e DASH
    Eu em BTC, EOS e STRAT ( mas tenho DASH e ETH na mira)
    Sua troca de BTC por DASH foi via carteira Jaxx ?
    Abraços!
    PS : quantos porcento de seu patrimônio pretende ter em criptomoedas? Eu penso algo entre 0,5 e 1%.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nobre Guardião,
      Pretendo ter BTC, Dash e Ethereum.
      Troquei pelo site ShapeShift.
      Ainda não determinei um percentual. Estou colocando um bocadinho todo mês.
      Abraços

      Excluir
  5. ADP, para que tanta compra de TD ? A carteira está bem balanceada. Parabéns pela gestão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rato,
      Como disse em algumas postagens, TD é minha reserva financeira para utilizar quando entender que algo está com preço interessante.
      Abraços

      Excluir
    2. AdP, mas quando vc vender seus TD vai ter que pagar IR. Não seria melhor deixar parado na poupança ou no caixa da corretora?

      Excluir
    3. Olá MIN,
      Se mesmo pagando IR, o investimento rende mais que poupança ou mais que parado na corretora, não vejo problema.
      Abraços

      Excluir
  6. Ótima rentabilidade AdP. Estou na compra de btc tb.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sonhador,
      também to comprando umas migalhinhas de BTC todo mês, rs.
      Abraços

      Excluir
  7. Parabéns AdP!

    Em criptomoedas, ando comprando BTC, ETH e Waves. Acredito que colocarei um pouco em umas outras ai para aumentar a especulação hehe

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vou dar uma olhada nessas Waves, aí. Por enquanto penso em ter posição em BTC, Eth e dash. o problema é que a grana é muito pouca pra ficar diversificando, kkkkk.
      Abraços

      Excluir
  8. AdP, que disparada ein! Desde dezembro de 2015, são as ações? FIIs? O conjunto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sequoia,
      Deixo o histórico aqui para todos verem. Aqui está o link dos fechamentos mensais:
      https://alemdapoupanca.blogspot.com.br/search/label/Fechamento%20do%20m%C3%AAs

      A maior parte foi graças as ações.
      Abraços

      Excluir
  9. Respostas
    1. Olá Hudson,
      Ela ta subindo de acordo com o seu desempenho operacional. Nessa questão ela está redonda. O problema é a falta de Tag Along e por poder sofrer algum evento por causa da questão JBS.
      Abraços

      Excluir
  10. Parabéns pela rentabilidade, AdP, você é um exemplo. Tenho pensado seriamente em comprar BTC mas o que tem me feito evitar até o momento é descobrir que foi necessário declarar no IR, isso me parece um contrassenso com relação a uma das principais vantagens que vejo ser atribuída às moedas digitais que é a independência de governos. Alguma opinião sobre o assunto? Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anon,
      Se depender da Receita você declara até a cor de sua cueca, kkkkk. Tem gente (chuto uns 80% dos compradores de bitcoin) que diz que é burrice declarar isso para a Receita Federal. Particularmente penso em declarar, mas apenas quanto investi. A princípio não é necessário dizer a quantidade comprada.
      Para mim as grandes vantagens são independência do governo e dos bancos e a quantidade limitada de emissão, fixada em 21 milhões. Isso para mim é importantíssimo. Torci um pouco o nariz pra Ethereum por causa da emissão contínua mas depois que me informei um pouquinho mais, me convenci a deixar um trocado lá. Mas emissão fixa para mim é mais atraente.
      Abraços

      Excluir
  11. Muito bom, AdP! Como alguém mencionou acima, sou receoso quanto a moedas digitais. Mas compartilhamos diversos ativos em RV, pelo visto estamos fazendo boas escolhas.

    Uma pergunta, apenas: continua satisfeito com o FAED11B? Pensei em aportar nele, mas ainda não me decidi se é timing correto.

    Abraço do DM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comparando o preço atual e o meu de compra, e os alugueis que recebi durante todos esses anos, não tenho o que reclamar.
      Sobre timing, aí já não sei dizer.
      Abraços

      Excluir
  12. Qual o fundamento para compra de Dash, ADP?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprei mais por ter liquidez alta e para diversificar um pouquinho.
      Abraços

      Excluir
  13. Parabéns pelo blog. Todo fechamento de mês venho aqui para aprender um pouco sobre investimentos. Primeira vez que comento.

    Muito bom seus resultados!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anon,
      Sei que há muitos colegas que acompanham mas não comentam. Sintam-se livre para comentar postando dicas, sugestões ou dúvidas.
      Obrigado pelo apoio e abraços

      Excluir
  14. Olá, minhas dúvidas são as seguintes:

    1. Por que você compra ações PN e não ON? Você sabe que a PN não te protege numa eventual troca de controlador, não é?

    2. Por que você compra ações da fabricante de salsichas BAUH? Essa empresa tem lucros ridículos, quando não dá prejuízo. Qual o sentido em ter ela na carteira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1-"Você sabe que a PN não te protege numa eventual troca de controlador, não é?"
      Você está confundindo ON/PN com Tag along.

      2-Sua opinião sobre a empresa é diferente da minha. O sentido de tê-la na carteira foi postado no blog -> http://alemdapoupanca.blogspot.com.br/2017/02/mudanca-na-carteira-compra-de-bauh4.html
      Mas se você acha que a empresa tem lucro ridículo, isso quando não dá prejuízo, você está certo em ficar de fora.
      Abraços

      Excluir
  15. Olá ADP
    vc poderia arrumar o link da "planilha atualizada" pois fiz o download mas o link é da planilha que faz o cálculo errado.

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segue: https://www.dropbox.com/s/o2tcg7tk0si3m2n/Planilha%20de%20Rendimentos%20-%20Sistema%20de%20Cotas.xls?dl=0

      Abraços

      Excluir
    2. ADP,
      Esse link é o mesmo que está na postagem do ano de 2012, porém ele remete para a planilha com cálculo errado. Vc pode lançar os dados do exemplo que vc deu à época e o histórico irá resultar em 1,19% e não 0% que seria o correto.
      Tem como vc fazer novamente o upload da planilha atualizada?

      Excluir
    3. Karla, bom dia.
      Eu atualizei o link também na postagem antigo para que todas elas indiquem este link que te mandei. Faça um teste e verá que esta planilha é a nova.
      Abraços

      Excluir
    4. Olá, ADP
      Baixei o arquivo novamente e lancei os valores e não bate. Li os comentários na postagem http://alemdapoupanca.blogspot.com.br/2012/08/atualizacao-da-planilha-de-rendimentos.html?m=1
      E os últimos comentários também relatam que o link é da planilha desatualizada :(

      Excluir
    5. Estou longe de casa no momento, mas everei isso pra você.
      Abraços

      Excluir
    6. Está no link do Dropbox a planilha atualizada?
      Fal.

      Excluir
  16. Já participo de alguma piramide?

    o que tu acha dessa piramide MMM BRASIL to afim de testar ela kkkk

    o sistema parece estar aumentando muito no BRASIL e em todo o mundo

    um amigo coloco uma grana lá eu entrei na casa dele e realmente pagou,mas é foda,pq pode daqui a 3,4 meses sumir o site e perder tudo kkkk,estou com receio de entrar

    tem como saber se uma piramide esta perto do colapso,ou até alguns dias antes de sumir,o sistema fica perfeito,pagando!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô fora, amigo. E a recomendação deste blog é de que devemos ficar de fora delas.
      Abraços

      Excluir
  17. Ótimo fechamento!
    Também tenho EZTC3 e o arrependimento foi não ter comprado mais antes hahaha

    Das cryptomoedas, estou analisando Ethereum. Inclusive pensando em mineirar com um datacenter próprio e equipamentos de ponta que temos à disposição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá I. precoce,
      Se você tem recursos para minerar, isso é muito bacana. Por que não tentar?
      Abraços

      Excluir
  18. Olá Adp! Tentei me cadastrar no seu blog mas não obtive retorno. Poeria verificar sua cx de spam, talvez tenha caido la.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jose, bem vindo.
      Quando você fala em cadastrar, você refere a caixa no lado direito do blog, onde você coloca o seu email? Se for isso, é só colocar o email. Não preciso dar nenhum aval pois não recebo nada. É automático.
      Abraços

      Excluir
  19. AdP, seus fechamentos são excelentes! É o único que tenho saco de ler todos os meses!

    Uma dúvida, é possível comprar frações de criptomoedas? Por exemplo, 0.1 de BTC? Caso sim, você tem algum post explicando como comprar? Já li artigos e ebooks sobre o tema, mas ainda acho muito complexo. Queria comprar um pouquinho pra "ver qual é" e manter uma fração do meu dinheiro longe dos governos.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá MIN,
      Sim, é possível comprar por exemplo 0,00000001 Bitcoin.
      Eu penso em fazer uma postagem sobre o tema mas fico na dúvida se faço, pois na internet há muito conteúdo. Se eu fosse fazer, teria que abordar o tema de forma diferente (ou pelo menos tentar), pois realmente o negócio não é fácil de entender.
      Abraços

      Excluir
    2. Acho que você poderia fazer um artigo focado só em como comprar. Eu já li um ebook inteiro disponível lá no site do Mises e ainda tenho dificuldade para entender.

      Mesmo tendo muito conteúdo por aí, gostaria de ver o seu conteúdo pois sei que você é honesto e estudioso.

      Excluir
  20. Fala meu amigo,me ajude!


    Eu estou em dúvida,se compro um valor alto tipo entre 10K e 20K em BTC ou coloco em um fundo de ação,ou divido 10K e 10K

    vc tem algum fundo de ação? recomenda algum?

    se eu comprar 20K de bitcoin,qual a melhor estrategia?
    colocar várias ordens com valores diferentes? tipo 14.800 (0,4)
    14.000 (0.8) etc etc,,, ou colocar as ordens na hora da compra?


    será que vai cair até o dia 24 ? não deveria estar mais baixo agora? devido ao risco do fork,ou o pessoal já se ligou que o fork não tem muito risco????

    é 100% de certeza que vai ter mais 2 fork esse ano? ou pode não ter nenhum



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vitor,
      Se eu fosse bom em futurologia te responderia com segurança, mas isso é complicado demais. Eu poderia, por exemplo, recomendar uma coisa e depois acontecer algo errado.

      "Eu estou em dúvida,se compro um valor alto tipo entre 10K e 20K em BTC ou coloco em um fundo de ação,ou divido 10K e 10K"
      Sinceramente não sei o que te recomendar.

      "vc tem algum fundo de ação? recomenda algum?"
      Não gosto de fundos e por isso não tenho recomendações.

      se eu comprar 20K de bitcoin,qual a melhor estrategia?
      colocar várias ordens com valores diferentes? tipo 14.800 (0,4)
      14.000 (0.8) etc etc,,, ou colocar as ordens na hora da compra?"
      Eu normalmente recomendo para as pessoas começarem pequeno e ir aumentando, mas isso não é regra.

      "será que vai cair até o dia 24 ? não deveria estar mais baixo agora? devido ao risco do fork,ou o pessoal já se ligou que o fork não tem muito risco???? "
      Impossível alguém te responder essas questões com segurança.

      "é 100% de certeza que vai ter mais 2 fork esse ano? ou pode não ter nenhum"
      Certeza só a morte e o imposto de renda. Se você está preocupado, talvez seja melhor não investir, pois pode te tirar algumas noites tranquilas de sono.

      Abraços

      Excluir
  21. Olá fera,poderia me ajudar!!!!

    Tenho uns 8 BCC a maioria comprei +- por 200 dolares,se vender agora vou ter lucro,mas,achei que ia chegar nos 500 para vender,vale a pena vender agora até dia 24 umas 4 e deixar umas 4 para ver o que vai dar no futuro?ou venderia tudo até dia 24 para poder ganhar alguma coisa com o fork? ou vc acha que depois do fork é bem provavel o BCC desvalorizar mais ainda!

    uso a bitfinex,parece boa,Bittrex é melhor? precisa mandar documentos para trocar?
    a bitfinex tem vários recursos de segurança que eu gostei bastante,e não precisa mandar documentos,selfie etc,etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está em dúvida sobre se deve vender seu ativo ou não. Nestes casos, costumo fazer as seguintes perguntas:
      -Qual o motivo de eu ter comprado o ativo?
      -Desde então, as circunstâncias que me fizeram comprar o ativo persistem ou algo mudou?
      -Se eu vender esse ativo, o que vou fazer com esse dinheiro?
      -Se eu manter esse ativo, qual seria o motivo?
      -Existe algum outro tipo de investimento que, na minha opinião, está valendo mais a pena?

      Respondendo estas perguntas, você saberá se deve vender ou não.
      Imagina eu dizendo: olha, faz o seguinte, vende agora 6 e segura 2. Baseado em que eu daria uma resposta dessas, sendo que (1) não sei o que vai acontecer daqui para frente, (2) não sei porque você comprou e (3) o que você vai fazer com o dinheiro? Seria muita imaturidade e irresponsabilidade de minha parte responder com exatidão algo do tipo, entende?
      Não existe resposta perfeita, mas a que a mais se aproxima dela saíra de você mesmo.

      Sobre a Bitfinex ou Bittrex, ou o que for, acredito que da blogosfera, o estagiário (http://oblogdoestagiario.blogspot.com/) está em maiores condições de te dar um norte. Nesse mundo de bitcoin, sou uma mera sardinha que tem uma conta na Foxbit e que está aprendendo.

      Abraços e sucesso

      Excluir
    2. Se eu vender esse ativo, o que vou fazer com esse dinheiro?
      se ganhou de graça iqual o BCC?


      tb ñ sei o que faço com eles

      vc trocou os BCC qdo? acha que não tem futuro mais a moeda?

      quais acha que tem futuro alem do BTC

      Excluir
    3. Entendo.
      Sinceramente não sei qual o futuro do BCC e fiquei na mesma dúvida que você. Andei lendo blogs, sites e no fórum do ClubInvest e lancei a pergunta lá, e praticamente ninguém manteve suas BCC.
      Eu troquei as minhas por Dash neste mês de outubro. Agora, se foi uma escolha acertada ou uma tremenda burrada, só o tempo irá dizer.
      Abraços

      Excluir
  22. Ola AdP,

    Qual a tipo de carteira que voce utilizar para armazenar seus BTCs? Voce criou uma paper wallet da mesma forma que o Viver de Renda? (utilizou um computador que nunca mais se conectará à rede para gerar as chaves e imprimiu em uma impressora que também nunca mais se conectará à rede)

    Confesso que, no momento, a minha maior preocupação tem sido justamente a criação da carteira da maneira mais segura possível. Infelizmente, porém, não posso me dar ao luxo de ter um PC/notebook extra só para criação destas chaves... rsrs.. Só tenho um notebook e o utilizo para tudo.

    Você recomenda algum outro tipo de wallet segura para armazenar BTCs?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anon,
      EU utilizo o software Electrum, instalado em meu computador.
      Sobre a recomendação da wallet, prefiro não fazer. Isso depende do seu grau de desconfiança e de sua necessidade.
      Abraços

      Excluir
  23. Essa Electrum é segura?
    demora para baixar?


    pretende investir sempre em BTC?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela tá listada no site da Bitcoin e teve ter sim um bom nível de confiabilidade, mas é preciso saber que a confiabilidade depende tanto ou mais do usuário do que do software.
      Ela é leve e é daquelas que não faz uma cópia do blockchain no seu computador.

      Pretendo manter minhas BTC.
      Abraços

      Excluir
  24. Conte mais sobre esse fork

    vc deu suas BCC pq? como funciona isso amigo

    ResponderExcluir
  25. Esse ano com a alta nas ações sua carteira descolou do CDI,

    Quem tem paciência e disciplina, controle emocional e conhecimento para escolher nos ativos em renda variável no longo prazo tende a render mais do que a renda fixa

    Abraço e bons investimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá DI,
      Obrigado pelo apoio.
      Comecei a descolar positivamente do CDI, depois de um período que comi poeira, kkkk. O que me ajudou também é a concentração da carteira de ações.
      Abraços

      Excluir
  26. Olá ADP, muito bom seus posts.
    Confesso que faz algum tempo que não passo aqui no seu blog para tomar leitura e aprender com seus leitores. Fiquei curioso e intrigado a respeito das BTCs, como faço para adquiri-las e onde posso aprender mais a respeito com conteúdo livre? Um abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maveric,
      Comece pelo livro do Fernando Ulrich:
      http://www.mises.org.br/Ebook.aspx?id=99

      Para adquirir bitcoins, você pode criar uma conta em uma Exchange, mandar dinheiro, comprar o bitcoin e depois retirar o bitcoin, colocando em sua carteira.
      Abraços

      Excluir
  27. Usa a Electrum ? para passar as chaves privadas para a nova moeda,tem que mandar os BTC para onde?

    como que tu vai fazer? sabe o horario dessa parada?

    ResponderExcluir
  28. Fala fera!!!!

    Comprando muito BTC? o que vc acha do povo que esta vendendo carro,moto,tirando CDB,poupança,para comprar BTC?

    eu sei que isso é piramide,parece estar ainda bem longe do colapso,porem é um risco enorme,veja o BCC já esta entrando em colapso kkkk,o bitcoin um dia vai acontecer o mesmo kkkk

    estou muito na dúvida se compro uns pouco agora ou saio logo da piramide,pq vai ser foda

    ResponderExcluir
  29. OI

    qual a melhor maneiro de dividir um Portfólio? sempre atualizar?

    por exemplo eu escolho ter 20% de BTC

    20% ação

    60% titulos privados,e públicos


    se o BTC agora vale quase 50% do Portfólio

    35% ação

    15% é titulos privados,e públicos

    o dinheiro foi sempre o mesmo investido,pórem rendimentos diferentes é melhor dividir novamente ao plano original? ou deixa como está

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe a melhor maneira de se dividir um portfolio, senão todos dividiriam o portfolio desta forma.
      Abraços

      Excluir
  30. brother,é hora de comprar ou vender BTC?

    tu acha que é piramide?

    parece muito com piramide,será que rola comprar uns agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que parece com pirâmide? Desenvolva mais seu comentário.
      Abraços

      Excluir
  31. Lógico que é piramide vc é doente? retardado? começo a investir esse ano??????
    piramide um dia entra EM COLAPSO

    a 4 anos atras umas 100 mil pessoas compravam diariamente o BTC,em todo mundo,valia 200 reais,agora bem mais de 1 M compram diariamente no mundo,o preço vai para 20K piramide total,uma hora o pessoal vai parar de comprar,quem comprar por ultimo já sabe oq acontece

    comprem que um dia entra em colapso

    CDB,fundo de ações,pouco importa se tem 10 pessoas ou 1M de pessoas,é so pensar um pouco

    o dia que essa porra entrar em colapso neguinho vai se matar,não tem sentido investir agora,esta perto do colapso,a pessoa vai se matar por ser tão burra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Mais um troll que vez ou outra aparece um por aqui. Não sei o motivo de implicância com o meu blog, como fosse o único que investisse em bitcoin em toda a blogosfera. Desconfio que é o mesmo anônimo com os mesmos erros de ortografia e alarmismo que falava muito por aqui quando a bolsa estava ruim mas desapareceu quando ela disparou. Mas isso é irrelevante.
      O que é relevante é o ótimo ibope que você trás ao blog e aumenta os pageviews, o que me joga lá para cima nas buscas sobre investimento no google. Como você responde rapidamente, creio que você acessa o blogue com frequência, o que é melhor ainda pois está gastando seu tempo para ajudar o blogue que você está hateando. Obrigado por doar seu tempo. Seu haterismo não vai fazer com que eu feche esse blogue. Pelo contrário. É o típico fale mal de mim, mas fale, entende?
      Sua mensagem, além de expor o tipo infantil de pessoa que se acha o maioral atrás do monitor mas não sabe nem escrever, não me afeta em absolutamente nada.

      Excluir
  32. Adp, vi que possui na carteira de ações 5 empresas. Caso você tenha o hábito da compra mensal das ações, que critério usa na escolha de qual ação vai comprar no mês?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alberto,
      Há alguns anos atrás eu tinha o hábito de comprar mensalmente ações, mas atualmente não tenho mais esse hábito por mudança de filosofia de investimento.
      Se quiser ler um pouco sobre minhas postagens de fechamento antigas, acesse esse link:
      http://alemdapoupanca.blogspot.com.br/search/label/Fechamento%20do%20m%C3%AAs
      Se quiser saber sobre o critério que tenho sobre quando compro ações e quais ações, acesse esse link:
      http://alemdapoupanca.blogspot.com.br/2017/03/explicando-minha-forma-atual-de.html

      Abraços

      Excluir
  33. Olá Boa noite!
    Resolvi baixar a carteira da eletron,mas estou com dúvidas!

    1 Ela é obrigada a ficar instalada no computador? diferente da eletron BCC pq?
    2 Two factor authentication é somente qdo enviar os BTC? para entrar ñ pede ?
    3Trusted coin qq é isso? paga qto por transação? pay every melhor deixar 10 ou 100
    4 Ela é realmente segura ou me indicaria alguma outra para usar?
    5 A chave privda é enorme pq? tem que copiar tudo aquilo ?
    6 se sair o BTC gold é melhor criar outra carteira,antes de passar a chave privada?

    ResponderExcluir
  34. AdP, o que tem achado dos relatórios do HGRE11? Está preocupante a situação do Fundo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para falar a verdade, nem estou acompanhando. O que está preocupante? Seria o caixa? Não tenho muita paciência em acompanhar FII.
      Abraços

      Excluir
    2. Micro Investidor Nerd25 de outubro de 2017 às 10:50

      Não me lembro qual foi o blogueiro, mas disseram que ela está queimando caixa para não reduzir os rendimentos mensais.

      Excluir
  35. O que seria "PM"? (Yeld sobre PM) - patrimônio? preço médio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria preço médio, que é o valor que efetivamente paguei pela ativo, considerando também neste cálculo os gastos envolvidos.
      Abraços

      Excluir
  36. Além da poupança,

    Gostei do seu blog. Quero diversificar mais meus investimentos, começar com ações além de FIIs e seus posts serão muto úteis.

    Vou adicionar seu blog ao meu blogroll.

    Abraços,

    ResponderExcluir

Seja educado. Mensagens de trolls serão moderadas.