sábado, 4 de agosto de 2018

Fechamento – Julho de 2018 e homenagem ao VDC



Neste mês a blogosfera de finanças está de luto pois tivemos a perda do nosso amigo Viver de Construção, que sofreu um mal súbito durante uma costumeira partida de futebol. Pouco tempo atrás ele estava comemorando o que ele chamou de “Tranquilidade Financeira”, que é a etapa quando seus rendimentos são iguais ao salário. O atingimento deste marco com certeza é difícil de ser alcançado, então deve ser comemorado.

Entretanto, aconteceu com ele o pior temor que todo investidor frugal possui: não poder usufruir de seu investimento.

Ficamos sabendo através desta notícia através da esposa dele, que se deu ao trabalho de logar na conta e relatar através de uma postagem o que aconteceu.

De minha parte, minha ficha demorou a cair e li a postagem com horror. Não é a primeira vez que tivemos alguém morrendo na blogosfera e sempre que isso acontece ocorre um grande sentimento de consternação.

É duro receber uma notícia destas de um blogueiro que postava com alta frequência. Entretanto, percebi que há pessoas que estão até repensando em modificar seus hábitos e até deixar de aportar. Lembre-se que temos que trabalhar com a expectativa de vida, que é a faixa de idade quando provavelmente o além irá nos chamar. Não podemos trabalhar baseados na exceção (morte subida em uma partida de futebol?!). Além disso, se o VDC estiver nos olhando de algum lugar, ele com certeza iria querer que nossa meta de aportes e investimentos fosse seguida à risca. Então meus queridos, apesar da grande perda, sigamos em frente. No campo dos investimentos não podemos marcar passo. Retroceder jamais!


Ademais, a blogosfera sentirá saudades do nosso amigo Viver de construção.


No campo do Ibovespa, EMBR3, CIEL3 e UGPA3 foram os destaques negativos, com respectivos -20,65%, -12,53% e -11,53% de queda. No campo positivo estão ELET6, ELET3 e GOLL4 com respectivos 42,29%, 41,67% e 32,53%.



Vamos aos números:


Seção Tesouro Direto



Compra de 0,24 Tesouro SELIC 2023 por R$2.299,02

Pagamento de R$141,44 em taxas de custódia.



Aporte de R$2.500.



Conclusão da seção Tesouro Direto

Neste mês, a carteira de TD obteve uma rentabilidade de 0,47%, acumulando 2,60% no ano.



Seção Fundos Imobiliários - FII

Esta seção mostra detalhes dos FII que compõem a carteira.

A tabela abaixo contém uma visão geral dos FII, mostrando o seu código, o preço médio de aquisição, o preço de fechamento do mês atual, os aluguéis históricos por cota e a valorização atual, que é o cálculo levando em consideração o preço médio, preço de fechamento e aluguéis históricos recebidos.








Neste ano recebi, até o momento, um total de R$935,68 de renda passiva de FII.



Conclusão da seção Fundos Imobiliários

Neste mês, a carteira de FII obteve uma rentabilidade de 4,79%, acumulando -0,09% no ano.



Seção de Moedas

Perigo! Perigo! Área altamente especulativa. Nunca tome decisões baseado no que você lerá aqui.

Esta seção mostra detalhes das moedas que compõem a carteira.

A tabela abaixo contém uma visão geral das moedas, mostrando o seu tipo, quantidade, o preço atual e o valor total.



Conclusão da seção Moedas

Neste mês, a carteira de moedas obteve rentabilidade de -18,34%, acumulando -79,13% no ano!!!



Seção de ações

Esta seção mostra detalhes das ações que compõem a carteira.

A tabela abaixo contém uma visão geral das ações, mostrando o seu código, o preço médio de aquisição, o preço de fechamento do mês atual, os dividendos históricos por ação e a valorização atual, que é o cálculo levando em consideração o preço médio, preço de fechamento e dividendos.




Abaixo a valorização de cada ação no mês e no ano.








Neste ano recebi, até o momento, um total de R$3.233,44 de renda passiva de ações.



Conclusão da seção de ações

Neste mês, a carteira de ações obteve uma rentabilidade de -1,84%, acumulando -11,90% no ano. Enquanto isso, o Ibovespa obteve rentabilidade de 8,88% no mês, acumulando 3,69% no ano.



Abaixo um gráfico comparando o desempenho da carteira de ações com o Ibovespa, o CDI e o ISE desde seu ponto inicial no final de dezembro de 2010.



Resultado Consolidado

Esta seção reúne o TD, o FII e as ações, fazendo uma consolidação dos resultados.



Aporte de R$2.500,00



Carteira total: R$270.040,04



Já foi recebido de renda passiva da carteira neste ano um total de R$4.169,12.



Carteira de investimentos com valorização -0,94% no mês e -14,12% no ano. Considerando apenas o patrimônio, este apresentou uma mudança de -0,02% em relação ao mês passado.





Texto para reflexão:

"O pior problema do investidor – talvez seu pior inimigo – é provavelmente ele mesmo..." - Benjamin Graham



Seguindo com disciplina e determinação!



Rumo aos 350k.



Veja também





Informo que não sou analista de investimentos e não tenho qualquer formação ou certificação na área. Este espaço é apenas um blog pessoal. De nenhuma forma esta postagem destina-se a indicar recomendações de compra, venda ou manutenção de qualquer um dos ativos listados ou omitidos. Portanto, não faça operações baseado em informações desta postagem nem de seus comentários. Lembre-se que esta postagem foi feita por uma pessoa comum, assim como você. A responsabilidade pelo resultado de seus investimentos é exclusivamente sua. Então estude, dedique-se e tire suas próprias conclusões. Você tem capacidade para isso.

71 comentários:

  1. Todos sentimos a perda do VDC, porém a única certeza que temos nesta vida é que partiremos um dia. Não adianta pensar em parar de aportar e "curti a vida adoidado agora" pois se vc viver até uns 80 anos vai depender dos outros pra sobreviver? O jeito é aportar sim um pouco todo mês e ao mesmo tempo não deixar de se reunir com os amigos, viajar e comprar algo que vc queira. Tudo com esforço e planejamento é possível.
    ps valorização da MDIA está incorreta .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anon,
      Há coisas na vida mais importantes que dinheiro, e estar com a família e amigos é uma delas. Mas claro, dinheiro também é bem vindo. Só não podemos viver pensando que podemos morrer a qualquer momento, sendo que as chances estão para morrermos com idade avançada.
      Obrigado pela dica.
      Abraços

      Excluir
  2. Fiquei estarrecido pelo nosso amigo VDC...
    Fiquei muito intrigado com seu artigo do "Buy And Hold"Você poderia fazer um daquelad estudos maravilhosos investido so em Etf?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nauta,
      Refere-se a artigos de compras constantes? Infelizmente estou com pouco tempo e é improvável que faça mais postagens como essa.
      Abraços

      Excluir
    2. Olá Nauta e ADP,

      Fiz um estudo com Pibb e Bova lá no blog. Confere lá

      Excluir
  3. Se o vdc estiver nos vendo de algum lugar, é pq existe vida após a morte. E nesse caso acho que ele não estaria dando a mínima prós apostas da finansfera. Provavelmente pensaria: 'gente, que bobagem esse tanto de coisa pra uma vida eterna depois...'. Ou, no mínimo, estaria preocupado com as coisas dele, e não com isso daqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser isso, mas acho que vida após a morte e o que pensam os mortos seria assunto para outro blog.
      Abraços

      Excluir
  4. Por que você não coloca tudo num CDB com 125%CDI e vai viver feliz?
    Seu desempenho ao longo do tempo sempre ficou em torno do CDI então porque perder tempo acompanhando todos esses investimentos?
    Se você, que é uma pessoa inteligente, consegue somente o CDI a longo prazo, imagina o público em geral?


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anon,
      É porque não se encontra cdb's 125% dando sopa por aí, ainda mais para aportes de 2 mil reais. Além disso, não posso ficar com dinheiro preso haja vista que há chances de eu precisar liquidar meus investimentos em algum momento.
      Abraços

      Excluir
    2. Fala ADP;

      Existem varias instituições pagando 130% do Cdi sim. Para citar algumas: Avista Financeira, Banco BMG, Máxima dentre outras.
      Com relação a falta de liquidez vc sabe que pode vender CDBs no mercado secundário? Eu invisto na Ativa Investimentos e possuo CDBs pagando até 135% Cdi (com IR) ou IPCA + 5 (isento de IR), sendo que se eu precisar desse dinheiro eles vendem no mercado secundário para os próprios correntistas da corretora.
      Acho interessante a colocação do Anon acima. No nosso país com juros altos, é muito mais vantajoso investir em renda fixa.

      Excluir
    3. Obrigado, anon, pelas dicas. Vou pensar no assunto.
      Abraços

      Excluir
    4. Não é má ideia. ADP veja nosso post sobre escadas de CDB
      http://www.aposenteaos40.org/2018/07/por-que-escada-de-cdb-e-uma-boa.html
      Hoje na RF dá pra viver só com cdbs e bater o CDI que hj sim é a meta e não o IBOV que rende menos q o CDI no longo prazo. abcs

      Excluir
    5. Nunca me interessei muito por CDBs pelo fato de ter que deixar o dinheiro lá parado por 1,2,3 anos e com a Selic baixa o retorno nem é dos melhores.
      Mas no sistema que o anom mostrou pode ser interessante pra momentos de baixa na bolsa.
      Porém tem que confiar em alguns bancos pequenos.

      Excluir
    6. A sua carteira está com um rendimento parecido com o do CDI, a verdade que se tivesse colocado em CDB de pelo mais de 115% do CDI estava melhor.

      Mas não podemos olhar só por ai, a verdade que o Ibovespa teve um grande periodo de queda, sua carteira está muito acima do Ibovespa, talvez até quase o dobro.

      Como você tem uma grande exposição em ações quando tiver um periodo de alta, tipo um boom, o Ibovespa passará o CDI, e sua carteira renderá muito mais do que o CDI.

      Por isso, vale a pena acumular ações, e esperar o periodo de alta de "boom" acontecer, não sei quando ele vai acontecer, mas que vai acontecer vai, daqui a alguns anos. Ai sua carteira vai dar muito dinheiro, muito acima do CDI.

      Abraço e bons investimentos.

      Excluir
    7. Olhar só o rendimento da carteira através da valorização da cota e comparar com a valorização do CDI pode dar uma visão errada do todo.

      O que aquilo lá indica é que, um aporte feito no início da carteira, rendeu próximo ao CDI. Mas e os aportes intermediários? Por exemplo, todos os aportes feitos entre abril/15 e dezembro/16 tiveram uma valorização muito boa. Assim, apesar de o primeiro aporte acompanhar mais ou menos o CDI, pode ser que outros aportes compensem (ou não) isso.

      Por isso, acho que o melhor é acompanhar a TIR da carteira. Dessa forma, você vai ter uma noção melhor do que cada aporte valorizou, em média, ao longo do tempo. E aí sim, vai dar pra fazer uma comparação mais justa com o CDI.

      Excluir
    8. Ah, complementando (sou o anônimo que falou da TIR):

      Tem vários CDI que pagam sim mais do que 100% do CDI. Dá pra achar principalmente em corretoras. Mas, como tudo, vem com um risco maior embutido: são de bancos pequenos e, se você checar no banco data, normalmente são de bancos que estão até com prejuízos (há exceções, como o BMG, que tem lucros decrescentes mas ainda não está no prejuízo). Por isso, se for colocar dinheiro em CDBs desse jeito (eu mesmo o faço), nunca coloquem mais do que o coberto pelo FGC!

      Excluir
    9. Com FGC não há risco nos bancos pequenos pessoal..vamos parar com essa tolice

      Excluir
    10. Concordo com o anon acima: não existe risco com o FGC em bancos menores.
      Basta verificar no site do próprio FGC que todas as inatituições que quebraram foram feitos os pagamentos em no máximo 3 meses.
      Complementando as opiniões acima, hj a forma mais fácil e mais rentável de ganhar dinheiro no Brasil é investir em Renda Fixa. Isso inclui CDBs, LC, Debêntures e Cris/Cras. A taxa de juros no Brasil é a forma que os bancos ganham muito dinheiro da gente. Pq não aproveitarmos essa taxa de juros a nosso favor ?

      Excluir
    11. Pessoal, estou feliz com a contribuição sadia das informações prestadas. Isso ajuda muito a blogosfera.
      Só queria pontuar que, historicamente, a taxa selic vem em uma curva descendente, isso considerando até os desgovernos que tivemos nos últimos anos. Não sei se esse endividamento do Brasil tende a jogar essa taxa pra cima, mas só queria lançar uma reflexão aos partidários de colocar sua aposentadoria integralmente na renda fixa.
      Ao anon das 12:01, essa semana fiz um estudo sobre a TIR e concluí que ela é o melhor método para apurar a rentabilidade da carteira. A matemática foi precisa. Gostaria de disponibilizar uma planilha que utiliza este método, mas o Excel possui muitas limitações e é pouco flexível. O ideal seria eu montar um programa, sistema ou um site para isso. Quem sabe no futuro.
      Ao anon 12:03, dê um alida neste artigo https://verios.com.br/blog/por-que-nao-incluimos-lcilca-na-carteira-inteligente-da-verios/ . Não estou dizendo que concordo 100% e que o FGC é furada, só queria lançar um contraponto. Na verdade eu concordo que, historicamente, a quebra de bancos no Brasil acaba sendo um caso isolado, e um investidor que tenha uma carteira diversificada de títulos de renda fixa em bancos de preferência saudáveis, dentro do limite do FGC, tem pouco a se preocupar. Mas é sempre bom lermos contrapontos.

      Abraços

      Excluir
    12. Olá ADP,

      Se um dia você decidir montar um sistema ou site pra fazer estes cálculos de TIR, eu posso te ajudar. Tenho conhecimento em desenvolvimento tanto Web quanto Desktop.

      Seria bastante interessante desenvolver um sistema Web para estes cálculos...

      Abraço!

      Excluir
    13. Olá Wannabe, obrigado pela oferta.
      Abraços e sucesso.

      Excluir
  5. Olá ADP,

    Já contou no blog o pq da alta exposição em TD Selic?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Inglês,
      Contei aqui -> http://alemdapoupanca.blogspot.com/2017/03/explicando-minha-forma-atual-de.html

      Abraços

      Excluir
  6. Belas palavras com relação ao VDC. Com certeza ele quer que continuemos nossa jornada e aproveitar por ele.
    Rapaz a Cielo é realmente uma grande decepção. Tenho ela no fundo que invisto e ela está destruindo a carteira. O que me diz, ela já era uma boa empresa e perdeu para a concorrência ou ainda há esperança e devemos segurar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá AA40,
      Minha bola de cristal está quebrada e não tenho como prever, mas se fosse chutar, chutaria que a situação da Cielo tende a piorar.
      Abraços

      Excluir
    2. Bom estava me referindo puramente ao balance sheet dela. Sei que vc é um cara que analisa renda variavel mais a fundo. Hj mais um blood bath

      Excluir
    3. AA40,
      Desculpe se pareci indelicado, é porque estava ocupado quando respondi.
      Sim, eu vi que você na verdade não quer uma previsão, mas apenas uma opinião de um ex-acionista. Sinceramente não sei, mas, como disse, eu mantenho minha opinião que fiz na postagem de saída da empresa e chutaria que a tendência é de piora -> http://alemdapoupanca.blogspot.com/2016/01/mudancas-na-carteira-venda-de-cielo.html
      Motivo: Chuto que as margens atuais do setor ainda abrem espaço para mais concorrência, sem falar no produto que, creio eu, está sendo uma commodity. A tecnologia está chegando a um ponto em que tanto faz se o prestador é a Cielo ou a Maquininha-Luluzinha, pois a qualidade de ambas está ficando em um patamar semelhante, mas a Luluzinha é mais barata. Com isso, a receita aumenta, mas a margem diminui, o que reflete no lucro. Os lucros caíram, mas as margens ainda são bem gordas (29% de margem líquida), que não é uma margem de se jogar fora, e a concorrência sabe disso.
      Uma empresa vale o que ela representa hoje mais o que ela pode gerar ao longo do tempo. Se no passado ela foi gloriosa, a princípio isso é irrelevante em termos de retornos futuros. Cielo foi uma empresa espetacular entre 2010/2016, e por isso o mercado bonificou o valor da empresa pelo que ela era e pelo que o mercado acreditava que ela poderia entregar. Entretanto, ela vem entregando resultados aquém do preço que se pagava por ela (que refletia resultados fortes), então, creio eu, o mercado está reavaliando a empresa de forma que talvez ela não entregará resultados tão fabulosos assim.
      É basicamente por isso que vendi minhas ações em 2016, quando ela valia mais que Petrobras e que o Banco do Brasil, o que eu ser criticado na época.
      Se meu pensamento é certeiro? Não sei, não sou analista. Mas não deixa de ser uma opinião.

      Abraços e sucesso

      Excluir
    4. Concordo com a opinião do AdP sobre Cielo. A tendência não é positiva e a administração parece perdida com a velocidade com que está sendo afetada pela concorrência. Vale a pena pra quem quiser apostar numa reviravolta e a empresa conseguir estancar esse processo. Não vejo isso acontecendo nos próximos semestres.

      Excluir
  7. O VDC faz muita falta, vamos sentir saudades.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. Eu tinha uma boa amizade com ele e fiquei surpreso com o anúncio. Vai fazer falta.
      Abraços

      Excluir
  8. Carteira de ações e de criptos penalizaram a sua rentabilidade este mês, AdP.

    Melhor sorte em agosto!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. ADP excelente post como sempre! Parabéns por mais um passo.
    Sobre o VDC acho que o caminho que ele trilhou até a tranquilidade financeira, foi um caminho equilibrado, ele não abdicou completamente da vida para acumular patrimônio, fez o que tinha de ser feito e eu o considero um bom exemplo de equilíbrio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. Trilhou o caminho sem extremismos, mostrando que através do trabalho árduo pode-se atingir seus objetivos. Um belo exemplo para a comunidade FIRE.
      Abraços

      Excluir
  10. Creio que a morte do VDC abalou muito a comunidade da blogosfera e seus seguidores. Eu mesmo com minha saúde claudicante ultimamente ando bem triste com a morte dele e ando pensando se o sacrifício que fiz até agora em minha vida para fazer o meu patrimônio valeu a pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beto,
      Defendo a tese de que temos que trabalhar com o provável, que no caso é morrermos com uma idade acima dos 60 anos. Por isso, temos que continuar vivendo com equilíbrio e por isso, aportando.
      Abraços

      Excluir
  11. É verdade ADP,

    Sentiremos falta do VDC, pois sempre tinha postagem na semana.

    Também estou MPLU3 e por enquanto segue de lado. Vamos ver como será em agosto.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aportador,
      Vamos ver no que essa MPLU vai dar. Eu coloquei um target na casa dos 35 reais, mas não sei seguro ela até lá não, kkk.
      Abraços

      Excluir
  12. Olá AdP, realmente e um choque e uma tristeza nos separarmos com situações como a que ocorreu com o VdC. Qualquer que seja o nosso destino após a Grande Transição, nan nos deve tirar de nossos objetivos enquanto seres humanos viventes neste planeta.
    Precisamos investir em nosso acumulo de patrimônio, sim. E quando percebemos que podemos ir embora antes de usufruir de nosso trabalho, ao invés de questionarmos isso, devemos nos empenhar em acumular também mais saúde, mais paz, mais harmonia na família, etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá MarcosR,
      Também apoio a ideia de focarmos não só no acúmulo de partrimônio, bem como no bem estar nosso e dos familiares.
      Abraços e sucesso

      Excluir
  13. FAED11 tem um DY bem interessante, estou ensaiando faz tempo p entrar nesse ativo. Acho que esse mês vai!

    Compartilhamos a mesma visão com relação a morte do VdC, foi uma fatalidade e as chances de acontecer conosco é bem pequena, então melhor se preparar para o futuro.

    Sr. IF365

    Blog do Sr.IF365 | Acompanhe meus últimos 365 dias antes da IF e Aposentadoria Antecipada
    www.srif365.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IF365,
      FAED11 é meu FII mais arriscado, mas é oq ue tem dado maiores frutos, rs.
      Abraços

      Excluir
  14. Fala AdP! Não sei se realmente o VdC morreu, só espero que esteja bem onde quer que esteja, e que seja de motivação para todos nós buscarmos uma vida melhor com equilíbrio e saúde. Um abraço AdP!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paul,
      Para falar a verdade achei estranha aquela postagem da esposa do VdC, pois não imaginaria alguém de luto fazendo uma postagem daquele tipo, com direito até a imagens, mas sei lá, de repente o homem morreu mesmo, né.
      No fundo queria que ele estivesse vivo mesmo, mas não vou ocupar minha cabeça com isso. Sigamos em frente.
      Abraços

      Excluir
  15. Fala AdP! Belas palavras sobre o VDC. E o importante é economizar de forma balanceada, tudo em excesso faz mal e é insustentável no longo prazo.
    Há muito tempo acompanho seu blog e consequentemente sua rentabilidade. Fica como sugestão uma análise melhor sobre risco e diversificação dos seus ativos, pois estar perdendo do Bovespa é bem complicado, já que bastaria você ter apenas BOVA11 na carteira como Renda Variável, correndo menos riscos e tendo muito menos trabalho na gestão... E sempre vale a máxima: você quer ganhar dinheiro ou ter razão? Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bertin,
      No ano estou perdendo para o iBov e não é motivo de preocupação. Todo investidor, seja pequeno aos lendários, acabam perdendo mesmo em alguns momentos.
      Veja a postagem abaixo:
      http://alemdapoupanca.blogspot.com/2012/02/nao-se-preocupe-com-o-desempenho-do.html

      Um ano individualizado não importa. O que importa é o histórico.

      Abraços

      Excluir
    2. Concordo, tem toda a razão. Você tem uma análise histórica da sua carteira de ações versus Ibovespa? E alguma análise do risco comparativo também? Abraços!

      Excluir
    3. https://3.bp.blogspot.com/-0dYwFMaJjME/W2V826iE4wI/AAAAAAAADJQ/Y8a8BpJU6yc6MSxHPEKSsxTEeXMWzrNhwCK4BGAYYCw/s1600/16-Carteira%2Bx%2Bibovespa%2Bx%2BCDI.jpg

      Excluir
    4. AdP, esse gráfico eu já vi, estou falando em comparar laranja com laranja (Sua carteira de ações x Bovespa), não a sua carteira inteira como este gráfico macro que você sempre apresenta... Enfim, só estou tentando ajudar, pois vejo sua disciplina e aprendo bastante aqui. Fica a seu critério achar se realmente é válida ou não a análise, o dinheiro é seu, hehehe... Quando comecei a fazer isso com minha própria carteira de ações, percebi quantas empresas ruins tinha e quanto risco estava exposto, sem ganhar mais por isso. Abraços!

      Excluir
    5. Amigo, esse gráfico é exatamente isso. Minha carteira de ações versus o mercado. Laranja com laranja.
      Abraços

      Excluir
  16. Olá, AdP.

    O pessoal já explanou sobre o CDB X Carteira de ações e em grande parte eu concordo com o fato de no longo prazo o CDB apresentar uma performance semelhante ao Ibovespa.

    Por isto eu prefiro ter uma exposição reduzida na RV em comparação a RF.

    Sucesso nos investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nobre G65, sem feliz em vê-lo por aqui.
      A renda fixa brasileiro é muito convidativa. O problema é que em retrospecto, a renda fixa foi convidativa demais. A questão é saber se com o passar do tempo, a igualdade renda fixa/renda variável vai se manter.
      Abraços

      Excluir
  17. Concordo ADP, não podemos desistir. Mas SE acontecer de você morrer, pelo menos estará deixando algo de valor para a sua família, então não é como se tenha sido completamente em vão (apesar que o maior objetivo é você mesmo desfrutar).

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Calvin,
      Caso morra, pelo menos alguém desfrutará da grana. Claro que o ideal é que nós desfrutemos um pouco, mas em caso de morte, pelo menos nosso esforço não será em vão. Imagine ser um torrador de dinheiro e deixar a conta zerada pra família?
      Abraços

      Excluir
  18. Sangrou um pouco, mas logo se tornará exangue na superfície. Saudações, honorável mestre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nobilíssimo amigo da grande jornada,
      Sucesso na jornada. Sigamos em frente.
      Abraços

      Excluir
  19. Essa historia de que Renda Fixa ganha ou empata com a bolsa no longo prazo é pura e simplesmente mentira. Se assim fosse todo mundo só investiria em renda fixa e jamais abriria uma empresa.

    Pesquisem sobre o retorno de boas empresas como RADL, WEGE, GRND, ITUB e verão que elas espancaram o CDI.

    Comparar CDI com o IBOV é burrice uma vez que esse último possui muito lixo o que compromete bastante a rentabilidade final.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que ninguém é tão inteligente quanto você, que acerta todas as compras que faz.Quase um Warren Buffet brasieliro.
      Em 99% das pessoas não bate o CDI nem a pau.

      Excluir
    2. "Em 99% das pessoas não bate o CDI nem a pau."
      Óbvio. Se ficar todo tempo girando os investimentos e realizando lucro não vai bater o cdi mesmo. Se for para fazer é melhor socar tudo no TD e esquecer que o dinheiro existe.

      Excluir
  20. Muito triste a perda do VDC. RIP!

    A RV ensaiou uma recuperação no final do mês, vamos ver como desenrola até o final do ano com as eleições.

    Sua rentabilidade história nas ações é fenomenal, parabéns! Só prova que vc é um investidor bem acima da média, se um iniciante como eu tentar copiar sua estratégia de baixa diversificação é ferro na certa :( kkk.

    Abraço e bons investimentos, AdP!

    ResponderExcluir
  21. Você é um dos mais regulares e disciplinados, continue assim! O tenho como referência em foco e disciplina, um abraço!

    https://buscandorendapassiva.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  22. Fala ADP, agora vc tá participando do ranking da finansfera, preciso que me diga algumas informações pra eu preencher na planilha:
    Estado Civil, Faixa etária e emprego(público, privado ou empresário).

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo,
      Faixa dos 30-35 anos, Cassado e emprego público.
      Abraços

      Excluir
  23. Boa tarde, ADP. Lendo os comentários acerca da valorização da sua carteira tive uma dúvida retroalimentada. Uso o sistema de cotas, e já usei suas planilhas,mas migrei para o google para poder ter alguns valores de forma automática. Pois bem, minha dúvida é: No sistema de cotas eu teria que atualizar os valores da ação no passado? Isto faz sentido, é inócuo ou eu estaria falsificando a minha rentabilidade? Atualmente, penso que faz certo sentido, já que uma ação que eu comprei há 10 anos por R$ 20,00 e hoje custa os mesmo R$ 20,00 não ficou exatamente parada; ela me deu algum rendimento neste prazo.

    ResponderExcluir
  24. Meu caro, como vai?
    Faz uns meses estive por aqui avisando q vc era meu benchmark e eu estava ultrapassando vc, com a taxa de aporte bem proxima.
    Estive com 100% em RV e 90% recentemente e atualmente com 75% (embolsando lucros).
    Minha carteira bateu 410k esse mes...
    Sua estrategia esta indo bem? Vc esta confortavel?
    Vc q é tao inteligente colocou $ em cripto e depois disso sua carteira desandou, reparou? Ate subiu um pouconcom ajuda delas logo depois donaporte, mas dps so decepcao.
    Eu nao tenho 1 centavo em cripto.
    So quero dizer q vc é um cara tao esperto, inteligente, estudioso... rever a estratégia pode dar mais retorno. Espero q tenha entendido bem.. Eh apenas uma constatacao para refletir se vc adapta um ponto ou outro na estrategia.
    Temos que agir conforme a informacao que nos temos...
    Se mantermos inertes enquanto as informacoes se modificam podemos sofrer as consequências...
    Abraco

    ResponderExcluir
  25. Olá Mineiro,
    Que bom que seus investimentos estão prosperando.
    Sobre criptomoedas, aportei muito pouco nelas (3k) e caso tivesse aportado em outra coisa, meu patrimônio estaria quase nada diferente. Não há decepção nisso.
    Tenho investido boa parte do dinheiro em Tesouro Direto pois tenho expectativa de utilizá-lo em algum momento. Cada um tem sua estratégia e sabe onde o calo aperta. Não há necessidade de ir em blogs alheios para dar lição de moral com palavreado subjetivo.
    Abraços e sucesso

    ResponderExcluir
  26. Sempre acompanho seu blog. Gosto muito dele e agradeço por voce ter colocado suas planilhas para utilizarmos na blogosfera. Uso e recomendo a todos. Abraço

    ResponderExcluir
  27. Olá, meu caro!
    Mil desculpas se o ofendi. Em nenhum momento quis passar uma "lição de moral". Muito pelo contrário. Foi uma sugestão, enfim... de todo coração mesmo.
    Até porque de admiro muito, sinceramente. Sua organização, sua inteligência em expor seu conhecimento, a forma que sempre debate os assuntos.
    Mil desculpas mesmo!!
    Talvez eu me expressei mal pela forma que digitei, no celular, com pressa, desprezando a importância da digitação.
    Agora, enquanto escrevo, liguei meu computador apenas para tentar me expressar melhor e pedir desculpas a você.
    Eu me identifico com várias opiniões suas por aqui que às vezes contraria grande parte de quem visita você. Mas muito, mas muito longe de mim querer dar lição de moral em alguém e ainda mais em alguém como você, que eu admiro sem conhecer. Mil desculpas!
    Sobre as criptos, com certeza eu não prestei atenção no tamanho do aporte e imaginei que fosse algo mais significante. Mil desculpas novamente, meu caro.
    Quando eu falo que "você é inteligente" é porque você É! Do contrário, eu jamais você jamais seria um "benchmark" para mim.
    Só podemos ter algo ou alguém como benchmark se algo ou alguém é uma referência positiva para nós.
    Se você está confortável com sua estratégia, parabéns, é o que interessa. Parabéns mesmo!
    Mas nem de longe ache que tenho necessidade de ficar indo em blogs alheios para dar lição de moral, por favor. Por favor, mesmo.
    Apenas vim aqui com toda humildade do mundo simplesmente compartilhar que você é meu benchmark, mostrando que você é uma referência positiva para alugém (não só para mim, com certeza) e que, como qualquer pessoa comum, eu fico feliz em poder superar o meu benchmark, mesmo que temporariamente. É um sinal, para mim, que minha estratégia está no rumo certo.
    Se você não sente necessidade de adaptar um ponto ou outro na sua estratégia, ótimo meu amigo, parabéns. Permaneça assim, sem problemas.
    Também não pretendi utilizar nenhum "palavreado subjetivo" e se passei essa impressão, me desculpo novamente, esclarecendo todo o mal entendido.
    Obrigado.
    Abração e sucesso sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Relaxa, Mineiro. Aqui tá todo mundo no mesmo caminho. Uns mais a frente, outros mais atrás, mas o destino é o mesmo, rs.
      Abraços e sucesso

      Excluir
  28. Estou começando agora na blogesfera das finanças e um dos blogs que me incentivou foi o VDC, uma pena que tenha partido, mas como dizem, é a vida.

    ResponderExcluir
  29. Olá pessoal,
    sobre o comentário do "Anônimo4 de agosto de 2018 09:58", eu liguei na Ativa Investimentos, eles tem uma assessoria chamada Wealth Management, você precisa alocar no mínimo 200K para ter acesso, e nessa carteira eles me disseram que há renda fixa com rendimento de até 150% do DI, e posso resgatar em D+2 (ou seja, tenho liquidez mesmo se tiver alocado investimento em prazos médios tipo CDB de 3 anos).
    abraço, Julian

    ResponderExcluir

Seja educado. Mensagens de trolls serão moderadas.