quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Livro – O jeito Peter Lynch de investir

O livro “O jeito Peter Lynch de investir”, mais conhecido como “One Up on Wall Street”, foi lançado originalmente em 1989 por Peter Lynch e John Rothchild.
Antes de tudo, é necessário dizer que Peter Lynch é uma fera nos investimentos! Ele foi gestor do Magellan Fund no período de 1977 a 1990, onde conseguiu uma rentabilidade anual de 29,2%! Atualmente é vice-presidente da Fidelity Management & Research Company, fazendo aconselhamentos para investimentos da Fidelity Investments. Com toda certeza ele tem algo a nos ensinar.
Peter Lynch

Neste livro, Peter Lynch afirma categoricamente que investidores amadores, através de rápidas pesquisas, podem selecionar ações vitoriosas com a mesma competência dos especialistas. Talvez até melhor. Grande parte destas pesquisas são feitas visitando às lojas e utilizando os produtos dessas empresas, testando assim sua qualidade e satisfação.



Peter Lynch é conhecido por investir em empresas com potencial de multiplicar o valor inicial investido, chamadas de baggers. Uma tenbagger, por exemplo, seria uma ação que multiplicou o investimento inicial em 10 vezes.
Este livro é dividido em três partes. A primeira parte faz o leitor refletir se ele está preparado para o investimento em ações através da exposição de conceitos básicos de mercado, da confiança, expectativa e necessidade do investidor e de sua reação em períodos de baixa. Já a segunda parte ensina como selecionar ações vencedoras. São abordadas as características de uma empresa perfeita e de uma empresa que deveria ser evitada a todo custo, além de detalhar a forma de avaliação de indicadores importantes de uma empresa. Finalizando, na terceira parte o autor comenta como obter um portfólio com alto lucro e baixo risco, quando é o melhor momento para comprar ou vender uma ação, as armadilhas de operar opções e de operar venda descoberta e as maiores tolices que são alardeadas sobre o mercado de ações.


Opinião pessoal
Existem muitos livros sobre o mercado de ações. Cada um apresenta uma forma diferente de investir, abordando diferentes regras, axiomas, gráficos, dentre outras características. Porém é importante escolher livros de investidores que comprovadamente são bons no que fazem. Eu gosto de pesquisar o histórico da pessoa que escreve o livro. Quando uma pessoa escreve um livro sobre o mercado de ações mas teve sucesso e riqueza apenas na venda de livros, tome cuidado. Algo está errado.
Com um tom irônico de escrever e uma forma peculiar de escolher ações, “O jeito Peter Lynch de investir” tem muito a oferecer a seus leitores. A forma do autor de escolher empresas está muito além de ler balanços. O próprio autor vai à fábrica ou ao estabelecimento para verificar como o serviço é feito. Em uma parte do livro ele descreve que, antes de investir em uma rede de hotéis, ele se hospedou em alguns quartos para comprovar a sua qualidade, chegando a testar até a maciez da cama para comparar com a concorrência.
Ele afirma que uma empresa promissora pode ser encontrada por várias pessoas que tem algum tipo de contato com a empresa. Uma empresa farmacêutica de sucesso poderia ter sido notada por milhares de médicos, pacientes, familiares de pacientes, pelo farmacêutico que vende o medicamente e pelo motoboy que poderia ter notado que o novo medicamente é o mais vendido. Porém o que normalmente acontece é que os farmacêuticos escolhem empresas de petróleo para investir, enquanto quem trabalha nas petrolíferas escolhem as empresas farmacêuticas.
Claro que não devemos investir em uma empresa apenas observando o que nos cerca, e isso o livro diz também. Mas é um ponto a se considerar na filtragem de nossas escolhas. Lembrando que este livro descreve muito mais do que apenas observações.
Para finalizar, se você é investidor em ações no longo prazo, valerá a pena comprar este livro. Ele te auxiliará a montar uma estratégia de escolha de ações multiplicadoras. Caso você já tenha sua própria estratégia, provavelmente ela será melhorada após a leitura deste livro.
Se você realizou já leu
“O jeito Peter Lynch de investir”, compartilhe conosco suas opiniões! Elas serão bem vindas.

17 comentários:

  1. Ta adicionado, me adicione também!

    PS: Sou sócio do Peter Lynch em Iguatemi... :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá VdD. Seja bem vindo ao blog
      Já está adicionado.

      Abraços

      Excluir
  2. Olá AP,

    hoje em dia escolher bons livros sobre finanças pessoais está muito difícil. É como foi dito no seu post, muitos ganham dinheiro com a venda do livro e não no mercado de ações. Isto é tanto verdade que existem coleções de livros lançados a partir de um único livro de sucesso. Como exemplo posso citar o Pai Rico Pai Pobre, muito conhecido e ótimo livro. Porém, outros da série surgiram e muitos são repetições de capítulos do primeiro livro. Ainda bem que o autor é o mesmo, RK. Pior é quando surgem livros semelhantes de autores diferentes, vão na onda, na moda.

    Penso que não existem regras mirabolantes e novas todos os dias, portanto, acho que hoje há mais livros que métodos...rss. Penso que em se tratando de finanças pessoais, existem uns 4 ou 5 livros imperdíveis.

    Mas independente disto é sempre bom ler... ler e ler qualquer livro. Boa dica de leitura esta tua, maneira diferente de pensar sobre investimentos.

    Abraço e bons investimetnos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está certo em tudo o que disse G65
      Eu sempre estou lendo um novo livro de investimentos em ações. Cada um tem um método, mas os bons livros tem uma semelhança na sua essência.
      Infelizmente há muitos charlatões. Nunca li o livro mas ouvi dizer que o "Meu vizinho Warren Buffet" é um péssimo livro, que de Warren Buffet só tem a nome.

      Abraços

      Excluir
    2. G65, muito boa a análise. Quais desses 5 livros você nos indicaria? Abraços e bons investimentos.

      Obrigado pelo texto também AP.

      Excluir
  3. Interessante. Não havia visto a foto de Peter Lynch ainda. Bem cabeludo hein, rs.

    Gostaria de pedir a sua permissão para aqui divulgar meu blog http://milhao2013.blogspot.com onde relatarei minha jornada para alcançar R$1 milhão de reais até 2013!

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Comprei o livro por causa do post anterior. Ainda não tive tempo de ler, mas pelo pouco que folheei parece muito bom.


    Essa coisa de recomendar livros ajuda muito os leitores, foi show de bola, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo. Que bom que você gosta de minhas postagens sobre livros.
      Quando você finalizar sua leitura, poderá, se quiser, deixar a sua impressão.

      Abraços

      Excluir
  5. Li a versão em inglês e gostei tanto que devo comprar essa em português, hehe! O maior mérito do livro, pra mim, são os princípios que ele ensina, por exemplo: paciência ("remember: watched water never boils"), coragem pra comprar quando o universo inteiro acha óbvio que vai cair mais, percepção de que uma empresa austera tende a ser mais lucrativa do que uma empresa que esbanja luxos aos seus executivos, etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isto é verdade. E é muito difícil escrever sobre este livro apenas em uma curta postagem. Mas vale a pena a leitura deste livro.

      Abraços

      Excluir
  6. Ótima indicação e sinopse :)
    Estou passando aqui também para pedir que adicione meu blog que acabei de criar http://generalinvestidor.blogspot.com que veio aumentar o exército! O seu já está indicado por lá e inclusive meu balanço de fevereiro está utilizando sua excelente planilha de rendimentos por cota.

    ResponderExcluir
  7. Achei muito legal o post AP, ja ouvi falar muito desse livro, e sempre ouvi coisas boas, deu vontade de comprar para ler... rsrsrs

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá HS
      Vale a pena comprar este livro. Eu recomendo.

      Abraços

      Excluir
  8. Ótimo post! continue com as resenhas. Eu comprei o livro e depois posto minha opinião aqui. Abraços

    ResponderExcluir
  9. Excelente livro. Comprei a versão em inglês e li em menos de 1 mês. Mudou minha cabeça!
    Abraços

    ResponderExcluir

Anônimos, contribuem e deixem um nome para que seja possível outras pessoas fazerem referências, estabelecendo melhor a troca de ideias. Educação é sempre bem vista.
Mensagens de trolls serão moderadas.