segunda-feira, 12 de março de 2018

Você já fez sua declaração de imposto de renda do ano?



Fala cambada de investidores contribuintes. Já começaram a se organizar para mandar suas informações financeiras e patrimoniais pessoais para a equipe da Receita Federal analisar? Sua contribuição é muito importante para que tenhamos saúde, segurança, justiça, dentre outros “direitos” de qualidade, pois sabemos que o problema é a falta de dinheiro, e não a ineficiência endêmica, corrupção generalizada, altas taxações, burocracia do começo ao fim e as regulações extremas, presentes de norte a sul do país. Por isso o governo quer que você trabalhe para ele de graça, informando cada centavo de sua vida para apurar o valor do imposto. Basta declarar certinho e pagar o imposto devido que as coisas melhoram.


Para quem não sabe, fiz alguns anos atrás uma postagem que serve como um guia passo-a-passo de como você tem que declarar seus investimentos. Acesse-o clicando AQUI. Está tão mastigado que vale a pena dar uma conferida.
Este guia ainda está bem atual, salvo algumas informações a mais que o programa solicita. Todo ano recorro ao meu próprio guia, facilitando o trabalho.


Atenção ao pessoal das criptomoedas. O governo quer que você as declare. Esse papinho de “imposto é roubo” não cola para Receita Federal, não. O presidente Temer quer saber quanto dinheiro você colocou em Bitcoin. O código para isso é o 99 da guia “Bens e Direitos”. Coloque ali o valor de aquisição. Dê uma forcinha para o governo e informe ao leão sua situação.


Qualquer dúvida, deixe nos comentários.

36 comentários:

  1. AdP, o seu guia vai ser uma mão na roda pra mim. É a primeira vez que preciso declarar tantos ativos diferentes, e de quebra descobri agora que aluguel de ações também entra na conta. :(

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dono da Mascada,
      Bom saber que o guia será útil.
      Abraços

      Excluir
  2. Por causa das ações terei de declarar esse ano, nunca declarei, pois sou isento, o grande problema serão as criptomoedas, não confio no governo, mas como sou funça tenho de declara-las sob o risco de dar alguma merda no futuro e eu ser demitido a bem do serviço público por inexatidão, caso eu tivesse tivesse apenas as criptos com toda certeza eu não declararia.

    Meu medo é que ficarei no radar do governo, seja agora, seja quando eles caírem em cima das exchanges, pois a maior parte de criptos que comprei foram nelas. Veremos o que vai dar, tenho medo desses bandidos, hoje você faz o que eles querem, amanhã inventam uma regra para te foder.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Chris,
      Também sou função e não sabia dessa rigidez toda. Pode ser na teoria, mas será que na prática aconteceria demissão? Você poderia alegar desconhecimento, não? Na verdade não sei, RS.
      Eu declarei só o quanto aportei, mas sem mais informações tipo quantidade, preço médio, etc.
      Abraços

      Excluir
    2. ADP, não sei é servidor público federal ou de algum outro ente da federação, mas já faz algum tempo que a União tem considerado o enriquecimento sem causa como fundamento para demissão.
      Alguns Estados e Municípios estão copiando a ideia.
      Imagino que antes desse alerta já pretendia declarar suas criptomoedas no IR, mas, caso não fosse esta sua intenção, fica o aviso.

      Excluir
    3. Mas a maior vantagem das Criptos é ficar fora do radar estatal, qual é o sentido de declará-las ao carrasco?

      Excluir
    4. Tem gente que diz que declarar criptos é um contrassenso e burrice. Na verdade citei na postagem para tenta levantar um debate.
      Abraços

      Excluir
    5. AdP, a questão que levantei é referente a lei de improbidade administrativa 8429/92, tem um artigo/paragrafo que diz sobre a obrigação do funcionário público declarar os bens, por isso fiquei na duvida, pois a RFB e o governo querem que o "contribuinte" declare as criptos mesmo não as reconhecendo, nessa lei diz que se o servidor não fazer a declaração de maneira correta ele pode ser demitido a bem do serviço público, meu medo é por eu ter feito compra nas exchanges, caso o governo bata na porta delas pedindo informações sobre os usuário pode dar merda para mim.

      Excluir
    6. Por que declará-las ao carrasco?
      Se você é servidor e tiver uma evolução patrimonial que não consegue explicar pode ser exonerado.
      No manual de PAD da CGU tem até um procedimento de sindicância específico para apurar isso (sindicância patrimonial).
      Para quem não é servidor, a discussão de declarar ou não é válida.

      Excluir
    7. Micro Investidor, o problema é onde é feita a compra das moedas e quando você precisar comprar algum bem com o dinheiro originário das criptos, pois nesses dois pontos ficamos vulneráveis ao governo, pois caso você seja um pobretão e em questão de curto espaço de tempo adquira bens acima do seu custo de vida eles podem rastrear e te tirar esses bens, até hoje eu não sei como o Daniel Fraga conseguiu escapar da RFB, ou se ele paga os impostos de maneira correta. Meu medo é ter um boom nas criptos e o governo abocanhar uma fatia grande por meio de multa, ou mesmo que elas não valorizem tanto quanto antes, mas ao bater nas exchanges e ver minhas compras, e observar que as criptos não constam em minhas declarações eu possa ser mandado embora com base na lei de improbidade.

      Sei que as criptos foram feitas para nos proteger dos bancos e do estado, porém o problema é a entrada do dinheiro nas corretoras e saída dele e as compras feitas com esse dinheiro que deixam rastros para o governo. se tudo fosse feito com as moedas seria possível impedir do governo te pegar.

      Outro medo é que eu as registre na declaração e por ventura apareça algum politico soça e as proíba e eu seja forçado a me livrar dos ativos, sei que a lei só pode retroagir para beneficiar as pessoas, mas aqui é Brasil, "sabe como é né".

      Excluir
    8. Se o governo tiver acesso ao cadastro das carteiras e às corretoras, vai ter gente se arrependendo de não ter declarado. Porém, duvido que já estejam à disposição da receita. Pelo menos, na maioria dos casos. Quem vai arriscar?? (p.s.: não deixem suas respostas aqui, por motivos óbvios...)
      Abraço!

      Excluir
  3. haushuas, pois é AdP. Pelo jeito esse ano as coisas melhoram então :D

    Excelente guia.
    Eu já estou terminando de conferir a minha e a enviarei em breve!
    Abc

    ResponderExcluir
  4. Boas AdP,

    Por causa das ações terei de declarar esse ano!! Nao atingi o minimo de renda esse ano =[

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A regra é clara. Investiu em ações, tem que abrir o patrimônio pro Temer.
      Abraços

      Excluir
  5. Bom declarar tudo certinho, para não ter problemas depois.

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, o governo quer saber de tudo, kkkk.
      Deixando a brincadeira de lado, é importante declarar o aumento patrimonial ano a ano para que seja demonstrado que ele está compatível com a renda. Assim se evita problemas futuros.
      Abraços

      Excluir
  6. ADP, meu amigo, nem me fale ...

    Foi uma luta gigantesca juntar tudo, e este ano tenho que declarar também os imóveis, com IPTU, dados do registro, etc ...

    Tive que juntar esta papelada toda, contrato de compra e venda de imóveis, novo imóvel adquirido, uma luta.

    Agora estou apenas aguardando cerca de 40% das cartas dos FIIs, terminando isto já juntei tudo, pra entregar na contabilidade que gerencia pra mim.

    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Viver de Construção,
      Imagino seu trabalho em declarar tudo. Muitos ativos = muito trabalho, rs.
      Abraços

      Excluir
  7. Eu tinha essa dúvida sobre criptomoedas (apesar de não investir nelas) porque geralmente dizem que elas estão fora do radar do governo. Mas pensando bem, acho que elas devem ser declaradas sim, porque se em algum momento você vender e colocar em outros investimentos ou simplesmente gastar, só pelo fato de ter passado pela sua conta, você já poderá ser suspeito de enriquecimento ilícito. Ainda mais que as criptomoedas aumentam muito, então você pode ter investido pouco e ter ganhado muito dinheiro, o que não é comum nos outros investimentos. Então para evitar maiores problemas o ideal é declarar mesmo e especificar que veio de criptomoedas. Como não tem lei regulamentando isso ainda, então não é ilegal.

    Só me resta uma dúvida quanto a isso: a Receita pode cobrar os 15% se a pessoa vender uma quantidade maior que R$ 20 mil, como nas ações?

    ResponderExcluir
  8. Além,
    Acabei de enviar a minha declaração e o seu passo-a-passo foi de grande ajuda...Valeu!! Abraço

    ResponderExcluir
  9. Muito bom ADP, não sei se declararei pois sou isento e mês que vem desempregado rsrs, mas será de grande ajuda pra aprender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jovem,
      Meu guia diz quem deve declarar em quem não deve. Ser isento não é o único motivo de não declarar. Dê uma olhada lá.
      Abraços

      Excluir
  10. Boa tarde adp.
    Vc q sempre ajuda o pessoal, peço um socorro.
    Comprei 1500 fibr3 a 38.00.
    Comprei 2000 suzb3 a 19.00.
    Agora elas se fundiram e a suzano vai pagar mais de 60.00 reais por cada fibr3.
    Ou seja... isso, sem a minha vontade, vai superar 20.000 reais no mes. Terei q pagar IR ano q vem?
    Alem disso a suzano vai incorporar as acoes da fibria.. como fazer o PM pra declarar o correto preço da aquisição?
    Tem algum lugar onde eu possa ver isso?
    Obrigado

    Daniel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel,
      Situação complexa esta que está acontecendo.
      Sempre quando ocorre estes eventos, deve-se olhar documentos oficiais das empresas envolvidas. no caso, achei este aqui:
      http://www2.bmfbovespa.com.br/empresas/consbov/ArquivoComCabecalho.asp?motivo=&protocolo=601487&funcao=visualizar&site=B

      Em resumo, cada Fibria se traduzirá em R$52,50 (a ser corrigido pelo CDI) + 0,4611 ação da Suzano.

      Ou seja, no seu caso, 1500 Fibrias serão R$78.750 e 691 ações da Suzano.
      Creio que você deverá sim ter que pagar imposto de renda sobre o recebimento em dinheiro. Como você pagou 57000 pelas ações, creio que deveria pagar 15% pela diferença, ou seja, pagar um imposto de 3262,50. E esse imposto não se paga "no ano que vem". Você deverá pagar esse valor até o final do mês subsequente a operação.
      Sobre o preço médio da Suzano, provavelmente eles posteriormente falarão o valor de cada Suzano da operação. Após isso, é só calcular o novo preço médio como se fosse uma compra normal.

      O que eu faria (EU faria, não é recomendação) é começar a vender todo mês essas Fibrias, sempre abaixo da casa dos 20 mil reais, haja vista que o valor atual provavelmente já reflete o valor após a operação.

      Abraços

      Excluir
  11. Quando acontecem essas fusões o melhor é vender uma e comprar da outra, sempre tá zica no ir hehe, ADP estou vendo muita gente falar das cartas dos fii, dos informes das ações , eu estou declarando pelo controle que eu tenho com a sua planilha, é necessário esperar isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu faço o mesmo, anon. Declaro com as informações que anotei.
      Abraços

      Excluir
  12. Tenho que fazer né? Mesmo que meus investimentos são poucos... só o fato de investir na bolsa de valores é motivo de fazer imposto de renda.

    ResponderExcluir
  13. Sabem em que menu do programa da receita se declara o lucro da venda do direito de subscrição? Não encontrei na internet esta informação.

    ResponderExcluir
  14. Declarei pela primeira vez na vida por causa das ações.

    Seu post foi muito útil! Obrigado AdP!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  15. Adp se souber, tenho uma dúvida sobre a declaração de criptomoedas:

    Comprei um pouco de BTC numa corretora brasileira. Depois transferi uma parte para uma corretora no exterior e comprei outras criptomoedas.

    Os BTC declaro pelo valor que paguei em reais. Ok. E como declaro as outras criptomoedas que comprei com BTC? preciso achar a cotação da época e converter em reais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon,
      Eu declararia da seguinte forma. Colocaria no item 99 a descrição "Criptomoedas" e o valor total em reais gasto. Só isso. Simples assim.
      Se você comrpou outras cripto com seus bitcoin, a origem de qualquer forma é o valor em reais. Não acho que há obrigatoriedade em descrever a quantidade de cada moeda, preço médio, nada disso. Só guarde os comprovantes das transações tirando os prints das operações nas exchanges. Acho que assim não haverá problema.
      Abraços

      Excluir

Seja educado. Mensagens de trolls serão moderadas.