sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Fechamento – Janeiro de 2019


Tivemos um mês com grande tristeza por causa do crime que aconteceu com a cidade de Brumadinho/MG. Espero que desastres como esse nunca mais se repitam. Além desse fato, vimos neste mês que a bancada do PSL, apesar de ser a 2ª maior (e quem sabe será a primeira com o tempo), é muito fraca e desconexa, com atores que possuem interesses corporativistas. A viagem à China escancara isso, parecendo que a oposição está mais presente dentro do partido do que fora deste.

O mercado está em euforia rumo aos 100k pontos na bolsa de valores.

No campo do Ibovespa, EMBR3, VALE3 e BRAP4 foram os destaques negativos, com respectivos -10,79%, -10,78% e -9,39% de queda. No campo positivo estão ELET3, ELET6 e SBSP3 com respectivos 54,35%, 44,48% e 37,68%.



Vamos aos números:


Seção Tesouro Direto



Aporte de R$192,27, proveniente de dinheiro novo.
Pagamento de R$R$209,09 em taxas de TD.

Conclusão da seção Tesouro Direto
Neste mês, a carteira de TD obteve uma rentabilidade de 0,44%.

Seção Fundos Imobiliários - FII

Esta seção mostra detalhes dos FII que compõem a carteira.

A tabela abaixo contém uma visão geral dos FII, mostrando o seu código, o preço médio de aquisição, o preço de fechamento do mês atual, os aluguéis históricos por cota e a valorização atual, que é o cálculo levando em consideração o preço médio, preço de fechamento e aluguéis históricos recebidos.







Aporte de R$19.909,31, proveniente de venda de ações e dinheiro novo.

Senti a necessidade de aumentar minha participação em FII. Por isso comprei 1.093 cotas de ABCP11 por R$18,19 cada.



Neste ano recebi, até o momento, um total de R$155,21 de renda passiva de FII.



Conclusão da seção Fundos Imobiliários

Neste mês, a carteira de FII obteve uma rentabilidade de 3,93%.



Seção de ações

Esta seção mostra detalhes das ações que compõem a carteira.

A tabela abaixo contém uma visão geral das ações, mostrando o seu código, o preço médio de aquisição, o preço de fechamento do mês atual, os dividendos históricos por ação e a valorização atual, que é o cálculo levando em consideração o preço médio, preço de fechamento e dividendos.



Operação do mês




Como disse anteriormente, senti necessidade de aumentar minha exposição em FII. Para isso, precisei liquidar algumas ações. A primeira escolhida foi EZTC3. Nada contra a empresa. Considero-a uma companhia excepcional, que apresentou bons resultados nos últimos anos. Não tenho nada a reclamar nestes 6 anos como sócio. Possui as contas em dia e margens fantásticas, fatores que me agradam. Entretanto, tive que escolher alguém da carteira e escolhi ela por ser cíclica, mesmo considerando a boa possibilidade de estarmos adentrando em um ciclo de alta do setor. A segunda escolhida para ser liquidada é a MPLU3, que está em processo de OPA. Liquidei o suficiente para não ultrapassar a barreira dos 20k de venda mensal.



Além disso, fico feliz em celebrar o desempenho de BAUH4, que tornou-se meu quarto ativo a atingir o rendimento de 100% (os outros foram CIEL3, MDIA3 e FAED11). O interessante é que sou sócio da empresa há apenas 2 anos. É aquela máxima de risco retorno. Considero esta ação a mais arriscada da minha carteira, mas por incrível que pareça, é uma das minhas preferidas. Só não aumentei posição devido ao risco da falta de Tag Along e falta de comunicação com os acionistas minoritários. Mas contabilmente as coisas estão indo muito bem. Mesmo considerando que este rendimento possa cair abruptamente, haja vista a baixíssima liquidez da ação, é legal ver um ativo rendendo significativamente.



Abaixo a valorização de cada ação no mês e no ano.








Neste ano recebi, até o momento, um total de R$0 de renda passiva de ações.



Abaixo um gráfico comparando o desempenho da carteira de ações com o Ibovespa, o CDI e o ISE desde seu ponto inicial no final de dezembro de 2010.



Conclusão da seção de ações

Neste mês, a carteira de ações obteve uma rentabilidade de 12,71%. Enquanto isso, o Ibovespa obteve rentabilidade de 10,82% no mês.



Resultado Consolidado

Esta seção reúne o TD, o FII e as ações, fazendo uma consolidação dos resultados.



Aporte de dinheiro novo: R$500,00



Carteira total: R$312.391,72



Isso significa que a barreira dos 300k foi atingida!



Já foi recebido de renda passiva da carteira neste ano um total de R$155,21.



Carteira de investimentos com valorização 5,41% no mês. Considerando apenas o patrimônio, este apresentou uma mudança de 5,59% em relação ao mês passado.





Curiosidade

Você sabia que, se arrependimento matasse, eu estaria morto por ter vendido ações da Grendene em 2011? O motivo de venda da época era por causa do caixa excessivo da empresa, fator que hoje vejo com bons olhos em qualquer empresa. "Se quisesse investir em empresa que ganha dinheiro com receitas financeiras, seria melhor então investir em um banco", pensou, em ato de ignorância, o ADP de 7 anos atrás.



Texto para reflexão:

"Eu compro coisas quando estão baixas e ninguém as quer. Mantenho-as até que elas subam e as pessoas estão loucas para tê-las" – Hetty Green, a bruxa de Wall Street



Seguindo com disciplina e determinação!



Rumo aos 350k.



Veja também





Informo que não sou analista de investimentos e não tenho qualquer formação ou certificação na área. Este espaço é apenas um blog pessoal. De nenhuma forma esta postagem destina-se a indicar recomendações de compra, venda ou manutenção de qualquer um dos ativos listados ou omitidos. Portanto, não faça operações baseado em informações desta postagem nem de seus comentários. Lembre-se que esta postagem foi feita por uma pessoa comum, assim como você. A responsabilidade pelo resultado de seus investimentos é exclusivamente sua. Então estude, dedique-se e tire suas próprias conclusões. Você tem capacidade para isso.

57 comentários:

  1. Fico triste com a plataforma Blogguer ter "cagado" a postagem. Fiz com tanta paciência e atenção, mas no final das contas ela inseriu uma série de espaçamentos entre os parágrafos. No modo de edição a postagem está ok, mas quando atualiza ela mete esse monte de espaçamentos bizarros. Espero que os leitores compreendam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só escrevo no html. Blogger realmente caga no post.

      Excluir
    2. Tenho o mesmo problema, além da centralização de imagens. Parabéns pelo blog. Estou tentando manter o meu em dia também, embora seja bem menos interessante que o seu. Abraço!

      Excluir
    3. Também estou com o mesmo problema, tenho que mexer no html da página do meu blog. Um abraço, AdP!

      Excluir
  2. Bom dia ADP, desde meu inicio em investimentos no início de 2017 sigo seus fechamentos mensais pra acompanhar como um mero mortal investe e vê seu patrimônio crescer em valor e diversificação. Parabéns pelo empenho, hoje me espelho e tenho esta mesma forma de investir. Show de bola e rumo aos 350k!! hehe abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felipe,
      Fico feliz em saber que você me acompanha. E coloca mero mortal nisso. Sou um pai de família com aportes limitados. Mas aos poucos a gente chega lá, rs.
      Abraços

      Excluir
  3. òtima evolução, esse mês fiz um cópia da sua planilha para minha mulher, já inserimos os dados ontem! Sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Fala ADP!

    Esse mês fiz o inverso seu. Apesar de não ter vendido fiis para comprar ações, meu aporte foi quase todo em empresas.

    FII apenas fiz uma troca de Figs por Nslu

    Esse mês começo a divulgar minha rentabilidade. Valores não sinto confortável em divulgar.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nobre Inglês,
      Divulgar ou não valores é um assunto polêmico na blogosfera. O importante é se sentir confortável, rs.
      Abraços

      Excluir
  5. Fala AdP,

    Vender EZTEC, porque "sentiu a necessidade de alocar em FII. Qual o racional dessa decisão? Apontou o fator cíclico, mas continuo exposto ao mesmo fator do setor imobiliário, ainda mais em um monoativo.

    Aquela questão setor imobiliário via FII, via ação, ambos?

    Para constar, FAED11B – Anhanguera Educacional deixou de ser negociado no mercado balcão passando para mercado bolsa. Com isso teve seu código de negociação alterado de FAED11B para FAED11.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anon,
      É questão de aumentar um pouco o fluxo de proventos mensais, fora que os shoppings no Brasil até que possuem certa constância, maior, a meu ver, que o setor de construção. É só pra pingar um tiquinho a mais por mês.
      Abraços

      Excluir
  6. Esse mês tá todo mundo nadando de braçada mesmo.

    Atualmente ainda tem muita gente desconfiada desse caixa gigantesco da GRND. A questão é que a GRND mantém esse montante parado porque é proveniente de incentivos fiscais que ela tem no Nordeste. Os tais incentivos só permitem que ela gaste esse caixa com contratação de pessoal e expansão da produção, seja por aquisições de outras empresas, seja aumentando seu parque fabril. Por enquanto a GRND não tem pra onde crescer, então mantém esses valores em caixa.

    Já cansei de ver a choradeira do povo reclamando do porquê eles não distribuem esse caixa. Não distribuem porque não pode. Simples assim.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Grendene é uma excelente empresa, mas quase metade do lucro é devido aos incentivos fiscais e outros 20%, 30% dos lucros são juros, resultantes de um caixa gigantesco, resultante das regras para manter os incentivos fiscais. A operação de Grendene equivale a algo em torno de 30% do lucro total da empresa. Pode ter valorizado muito, mas quem investe deve estar confortável com isso.

      Importante saber que os incentivos fiscais tem agenda para acabar. Nos próximos anos um por um vão vencer. Se o operacional não recuperar terreno o lucro tende a desabar.

      Excluir
    2. Obrigado pelas informações.
      De qualquer forma, seja qual for os motivos desse caixa, a meu ver é um bom problema, rs. Melhor do que ter uma empresa mal das pernas.
      Minha MDIA também tem um lance de incentivos fiscais, que é a única questão que me deixa com pé atrás dela, mas pelo menos o setor de alimento tem espaço para crescer.
      Abraços

      Excluir
    3. Eu também queria ter um problema desses que a GRND tem. Quem não gostaria né? heheh

      Também sou sócio da MDIA e com ela eu fico tranquilo pela questão de dominar a cadeia de produção de ponta a ponta. A gestão sabe muito bem fazer o hedge pra se proteger das variações do dólar e historicamente quando MDIA não vai bem, todas as concorrentes também não vão. Basicamente ela só se dá mal quando ocorre um problema sistêmico no setor. MDIA pra mim é outra empresa exemplar na gestão e no relacionamento com investidores. Seus releases trimestrais são exemplo de organização e transparência.

      Abraço!

      Excluir
    4. A estratégia da Grendene me parece acertada. Até aqui.

      Primeiro ela aproveitou a proibição de não poder distribuir o valor decorrente dos incentivos fiscais para modernizar seu parque fabril e aplicar o excedente, surfando na onda dos juros altos.

      Agora, com os juros brasileiros no menor patamar em uma década, a empresa se viu obrigada a investir em algumas frentes, como a abertura das lojas Clube Melissa... mas ainda tímidas quando levamos em conta que ela dispõe, hoje, com 1/3 do seu patrimônio líquido em espécie.

      Abraço!

      Excluir
  7. Olá AdP!

    Gosto muito de sua postagem por ser bem detalhada. Como este universo é uma troca de conhecimento, gostaria de sua (e dos demais que lerem) boa vontade para me esclarecer algumas coisas que ainda não tenho conhecimento:

    1) Há algum motivo/interesse em saber "dividendo histórico"?

    2) O preço médio da ação é basicamente a soma de todas as compras de determinada empresa dividida pela quantidade comprada, certo?

    3) O rendimento atual é o preço médio em comparação ao valor de fechamento?

    4) Sobre o máximo de 20k de lucro para ser isento na venda de ações; neste caso temos que levar em conta a taxa de corretagem, emolumentos etc... tudo tem que dar no máximo 20k?

    5) Você tem ações de setores variados (que é o ideal, claro), mas não acha pouco apenas 5 empresas? Não querendo comparar, mas apenas citando que alguns dizem ser "ideal" ter entre 10 e 20 empresas na carteira.

    Muito obrigado AdP!

    Abs.

    Papai dos Investimentos
    http://papaidosinvestimentos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Papai, obrigado pelas considerações,
      1) No meu caso sim, pois eles devem ser considerados. Por exemplo, se eu comprei um FII há 10 anos atrás por 100 reais, hoje ele vale 100 reias mas me pagou 200 reais neste histórico, qual seria o ganho? Se eu desconsiderar o provento pago, o ganho foi zero (desconsiderando inflação) pois ele vale 100 reais da mesma forma quando comprei. Mas se considerarmos que ele me pagou 200 reais ao longo de 10 anos, esse será meu rendimento.

      2)sim considerando o custo envolvido. Dê uma olhada http://alemdapoupanca.blogspot.com/2012/06/serie-mastigado-preco-medio.html

      3)com o valor de fechamento e o dividendo pago ao longo do tempo. Vide item 1

      4)20k não é sobre o lucro, mas sobre o total de VENDA.

      5)Não há ideal. Deve-se investir com o que se acha confortável. Tenho investido em poucas empresas porque (1) tenho pouco dinheiro investido e (2) porque não vejo sentido em diversificar só por diversificar.

      Abraços e sucesso

      Excluir
    2. Uma dúvida que tenho é como calcular rendimento real após venda parcial de ações.
      Exemplo: Vc tinha 900 ações e dividendo de R$0,81 em MPLU3, em dezembro. Após venda de 400 ações e sem recebimento de mais dividendos, o cálculo passou a ser de R$1,45. Com isso, seu rendimento aumentou, o que não é verdade. Acontece que vc só reduziu o número de ações na divisão.

      Excluir
  8. AêÊê AdP parabéns de volta ao clube dos 300K !! rsrs um dia eu chego lá !! rsrs

    Abraços !!

    ResponderExcluir
  9. Foda ficar aqui só olhando o pessoal se dar bem e a minha empresa não me deixar comprar acoes nem ter conta em corretora. Foda demais trabalhar em empresa de auditoria financeira

    ResponderExcluir
  10. Parabéns AdP, sempre organizado em seus posts, muito bom e um ótimo exemplo de como arrumar a carteira pra demonstração

    Parabéns pela rentabilidade

    Sucesso

    Fica com Deus e um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diário,
      Obrigado pelo apoio. Fique com Deus.
      Abraços e sucesso

      Excluir
  11. Com o resultado do mês de Janeiro, com o avanço das ações, sua carteira se afastou muito do CDI, em relação ao Ibovespa está muito acima.

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá DIL,
      CDI tem sido difícil de bater, mas os juros etão caindo. Vamos ver se essa diferença se mantêm.
      Abraços

      Excluir
  12. Adp, nem tinha reparado os espaçamentos. Você nunca investiu no setor bancário? Não gosta? E o setor elétrico, por que ALUP11?

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sequoia,
      Já fui sócio de BBAS e de PRBC, que fez OPA.
      ALUP por causa de ter considerável receita em transmissão e vários investimentos em andamento.
      Abraços

      Excluir
  13. Muito bom seu fechamento e postagem muito bem detalhada, parabéns. E rumo aos 350k!!!

    PS.: Tem que ter paciência com o Blogger, o editor default dele adiciona muito lixo html ao corpo do texto o que pode acabar por zoar todo o layout. Se tiver paciência é melhor fazer toda a criação do post pelo html, até mesmo quando começa pelo editor normal e muda para o html você visualiza o tanto de lixo que é gerado.


    Att,
    https://goblinvestidor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Olá Goblin,
    Não tenho paciência para HTML de postagem, kkkk. Vai ser por esse editor tranqueira mesmo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  15. Fala AdP! Parabéns pela barreira dos 300k arrebentada! Eu estou com uma dúvida, eu não sei se com o patrimônio que tenho posso começar a investir em FIIs ou ações, eu sei que antes devo conhecer bem e estudar, mas estou com isso encucado. Um abraço, amigo, e sinta-se à vontade de visitar meu blog: https://funcabeta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paul,
      O investimento em FIi ou ações não tem relação do quanto você tem, mas sim de como você se sente à vontade investindo nisso, bem como seus objetivos. Só não tenha pressa de investir. Estude antes. Recomendo a compra de alguns livros.
      https://alemdapoupanca.blogspot.com/2018/09/quer-aprender-investir-comece-comprando.html
      Abraços

      Excluir
  16. Olá Além da Poupança! acho que fez bem em vender Multiplus. majoritário quer fechar capital, vida que segue. Quanto a Eztec não achei interessante essa venda apenas para trocar por fundo imobiliário. Os fundamentos dela ainda são bons. abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beto, sempre bom vê-lo por aqui.
      De repente é um mal momento sim para desfazer de EZTC3, mas fiz por desejo.
      Abraços

      Excluir
  17. ADP, parabéns pelo resultado. Voce não acha que o momento para sair de EZTEC nao seria daqui alguns meses, talvez so em 2020? Ela vem consistentemente subindo pela recuperação do mercado imobiliário, e é consenso geral que 2019-2020 sera o bienio das construtoras... Talvez não estaria perdendo exatamente o melhor ciclo que esta por vir?? Abraço e bons investimentos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ciro,
      Não me guio por estas questões de consenso, mas não ignoro também. Das empresas que tenho em carteira, tive que escolher alguém e foi a EZTC3. Na verdade ela já estava em processo de liquidação, pois já tive mais ações dela. Só finalizei a operação.
      Abraços

      Excluir
  18. ADP, belíssimos rendimentos no mês de janeiro, espero que continue assim durante todo 2019. Fiz meu primeiro fechamento mensal no meu blog utilizando sua planilha, obrigado por disponibilizá-la.

    Att,
    https://investidorestrategista.home.blog/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Estrategista. Bem vindo a blogosfera.
      Vi seu fechamento. Espero que sua operação com OIBR dê frutos. No meu caso, falta muita coragem para investir nesta empresa, kkkk.
      Abraços

      Excluir
  19. Oi, AdP!

    Como você vai registrar na sua planilha o agrupamento de ABCP11?

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá MIN,
      Aqui explica.
      https://alemdapoupanca.blogspot.com/2012/07/planilha-de-registro-de-investimentos.html
      Abraços

      Excluir
  20. Muito show o blog, sua carteira de ações bateu o mercado legal, sou novo na finansfera, passando pra pedir benção hehehe.

    https://batendoomercado.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Seu site foi uma inspiração para mim iniciar minha jornada rumo a independência financeira!!!

    Desejo muito sucesso!!!

    ResponderExcluir
  22. Adp, onde posso encontrar informações sobre FIIs para iniciantes? Quais sites e livros? Atualmente minha carteira está diversificada entre TD, ações e renda fixa (cdb). Estou pensando em diversificar em FIIs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anon,
      Amigo, não sou bom em indicar fontes de FII. Terás que procurar na internet, ou comprar um livro a respeito. Mas nesse quesito não tenho indicações.
      Abraços

      Excluir
  23. Excelente. O seu desempenho é bom e consistente ao longo do tempo!

    Eu estou me expondo mais em RV, porém tenho um medo colossal dos palhaços despreparados do PSL atrapalharem a reforma. Nem sei como o mercado reagiria, só sei que meu humilde patrimônio sangraria...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aspirante,
      Se eles apoiarem pelo menos a reforma da previdência e ela passar, então acho que o resto será o resto. É só deixar o Paulo Guedes e Sergio Moro trabalharem.
      Se a reforma da previdência não passar, pode fechar o Brasil.
      Abraços

      Excluir
  24. Olá AdP.

    Primeira vez comentando aqui apesar de entrar aqui há algum tempo já.

    Gostaria de fazer uma pergunta pois ainda sou iniciante e me surgiu uma dúvida. Por que vender EZTC para trocar por FIIs? Não sabemos o que pode acontecer no futuro mas será que não pode ocorrer a mesma coisa que aconteceu com a GRND? Pensando assim, não seria mais vantajoso manter a EZTC e ir alocando o dinheiro novo nos FIIs assim iria aumentando a posição aos ppucos e ao mesmo tempo manteria o que ja tem? PSei que você está em busca de uma rentabilidade maior mas gostaria de entender as análises que você faz para tomar essas decisões.

    Sucesso e abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anon,
      Sei que há colegas que acompanham o blog mas não comentam. Sempre fico muito feliz quando vocês fazem comentários.
      Pois bem, vou esclarecer brevemente aqui pois é o segundo questionamento do tipo.
      Apesar de tanto a EZTC3 quanto ABCP11 estarem ligados ao setor imobiliário, entende-se claramente que cada uma faz uma coisa diferente. EZTC3 são ações representativas de uma construtora, uma empresa que compra terreno e constrói apartamentos para venda. Enquanto que ABCP11 são cotas de um fundo imobiliário, sendo basicamente um shopping já pronto, com receita proveniente de aluguéis que são distribuídos mensalmente aos cotistas.
      Então, apesar de serem do setor imobiliário, tem uma distância considerável entre eles em questão de operação, classe de investimento e finalidade.
      Entendido isso, vamos prosseguir.
      Digo que, pessoalmente, nada vejo contra a EZTC3. Inclusive, na minha opinião, vejo uma vantagem competitiva muito clara nela em relação aos seus concorrentes, pelo fato dela operar regionalmente e sempre que possível, com caixa próprio, o que se traduz em margens fantásticas. Sim, a possibilidade dela tornar-se minha próxima "Grendene", ou seja, um arrependimento de venda, é alta.
      Em compensação, queria aumentar consideravelmente, e de maneira rápida, minha exposição a FII, visando um fluxo de caixa de pelo menos 300 reais. Para isso, meus aportes atuais, que na verdade estão zerados, não seriam suficientes. Por isso, precisei liquidar posições. A primeira óbvia foi a MPLU3, que está em processo de OPA. Mas não foi suficiente. Precisava escolher outra. Então escolhi EZTC3 por ser minha ação cíclica. Apesar de gostar muito da empresa, estou evitando empresas de setores cíclicos.
      Se amanhã ela revelar-se uma ação fantástica, paciência. Faz parte do jogo e assumirei as consequências.
      Abraços

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta.

      Boa sorte na jornada.

      Abraços

      Excluir
    3. ADP, uma alternativa para aumentar essa renda seria começar a trocar Selic por NTN e Pré com juros. Entre 2015 e 2017 foi bem melhor p fazer isso, mas se o objetivo é renda, não vejo pq sentar em 150 mil de CDI...
      O tesouro direto responde hoje por 40% dos meus rendimentos anuais, e recebo cupons 6 meses no ano(Jan.fev, Mai, Jul, Ago e Nov)

      Abs
      Investidor Urso

      Excluir
  25. Fala rapaz. Ótimo rendimento em Jan-19, segue firme.
    Te consulto se você ainda faz uso da planilha de cotas para acompanhar?

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  26. Olá! Fantástico seu site. Estou tentando seguir seus passos... Aliás, para quem quiser saber mais sobre dividendos tem este e-book... O bom é que ele é grátis... Fica a dica. https://medium.com/@trocadopdg/e-book-gr%C3%A1tis-dividendos-aumente-suas-chances-na-bolsa-683d1769087f

    ResponderExcluir

Seja educado. Mensagens de trolls serão moderadas.