quarta-feira, 8 de maio de 2013

Livro - Warren Buffett e a Análise de Balanços


Warren Buffett. Quem investe no mercado de ações com toda certeza já escutou este nome. Considerado por muitas pessoas o maior investidor de todos os tempos, ele desenvolveu um método de escolha de empresas que possuem atividades simples e previsíveis, cotadas apreços atrativos. Sua holding, a Berkshire Hathaway, obteve rendimentos anuais de 19,7% entre 1965 e 2012 (um feito e tanto!), provenientes de participações relevantes da Coca-Cola, Procter e Gamble, GEICO, American Express, DirecTV, dentre outras empresas. Quais detalhes nos balanços levaram Warren Buffett a escolher estas empresas? É isso que Mary Buffet e David Clark respondem em “Warren Buffett e a Análise de Balanços”.

David Clark é um dos mais conhecidos buffettologistas, pessoas que seguem e estudam os métodos aplicados por Warren Buffett. Já Mary Buffett casou-se com Peter, filho de Warren Buffett, casamento que durou doze anos. Juntos eles publicaram livros que destinam a abordar os conceitos de Warren Buffett, entre eles “O Tao de Warren Buffett”, “Buffettology”, “The Buffettology Workbook” e “The New Buffettology”.


O livro possui 160 páginas divididas em cinco partes. A primeira aborda características que Warren Buffett observa na escolha de empresas que se destacam pela sua vantagem competitiva. As segunda, terceira e quarta partes explicam informações relevantes dos balanços empresariais. A quinta e última parte demonstra outras particularidades na escolha de empresas com vantagens competitivas, além de mostrar a ideia de Warren Buffett que associa equity bond às empresas.

Opinião pessoal
Este livro possui várias características positivas que um livro sobre finanças poderia ter:

1- Linguagem simples. É impressionante como você não se sente perdido no livro. É possível realizar a leitura com uma boa fluência. A única parte que começa a complicar é a última, que abrange as páginas 134 para frente.

2- Altamente didático. Se você é totalmente cru em balanços empresariais, você conseguirá terminar o livro tendo uma base. Ele faz uma explicação bem simplificada dos balanços, linha por linha. Claro que você não sairá um mestre em contabilidade, mas pelo menos poderá ver um balanço e saber mais ou menos do que se trata. Para quem quer aprender a ler os balanços empresariais, este é um dos livros que recomendo.

3- Preço. O livro é muito barato, o que faz com que ele tenha um excelente custo benefício.

4- Livro curto. Eu gosto de livros com bastante conteúdo, mas este daqui vai direto ao ponto, sem rodeios. Para quem tem pouco tempo para ler um livro, este não será tão demorado para ler. É uma boa pedida também para aquelas pessoas que não tem paixão por leitura.

Para quem é iniciante, este livro é extremamente recomendado. Se você é mais inclinado à abordagem fundamentalista, este livro será uma boa pedida para começar seus estudos.

Se você é inclinado à análise técnica mas quer fazer uma filtragem nas ações que você opera, vale a pena comprar este livro devido ao seu preço baixo, simplicidade e sua pequena quantidade de páginas.

Se você é veterano e sabe o significado das informações contidas nos balanços empresariais, não subestime este livro. Ele contem muitas informações relevantes, mesmo para os veteranos. Lembre-se que ele foi escrito por buffetologistas, demonstrando um pouco a análise do mestre na hora de escolher suas empresas.

Livros sobre análises de balanços existem por aí. Livros sobre finanças também. Mas nem todos os livros aliam análise de balanços e finanças como este livro. Em síntese, é um livro bom, bonito e barato, indicado a todas as classes de investidores.

Este livro explica os meandros dos balanços, mas seria interessante se o leitor soubesse de antemão o básico de leitura de balanços empresariais. O livro ao explicar os balanços instrui o leitor sobre o que deve ser visto e o que deve ser ignorado, como uma espécie de um guia. Por isso, fazer a sua leitura apenas para entender a os balanços empresariais não é indicado. Outras fontes serão sempre requeridas. Mas para aprimorar suas habilidade e expandir suas capacidades de investidor, este livro é altamente indicado.

De qualquer forma, mesmo que o leitor não saiba nada de leitura de balanços, ele aprenderá e entenderá os conceitos do livro.

E você, já leu este livro? Conte-nos suas impressões! Deixe seu comentário.

49 comentários:

  1. Olá AdP, tudo bem? Eu estou finalizando esse livro agora também, e estou gostando bastante, realmente tem muita informação interessante e mudou minha forma de ver balanços. Paguei 10 reais nele na net! Sobr o Buffett já leu O Jeito Warren Buffett de Investir? Gostei muito também. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thales,
      Também quando o li mudei minha forma de investir. Antes de le-lo eu estava subestimando este livro principalmente por causa de sua finura. Mas gostei muito.
      "O Jeito Warren Buffett de Investir" eu cheguei a fazer uma postagem:
      http://alemdapoupanca.blogspot.com.br/2012/09/livro-o-jeito-warren-buffet-de-investir.html

      Gostei também mas o achei um pouquinho repetitivo.

      Abraços

      Excluir
  2. Ele está na minha lista de próximas leituras. Apesar de saber ler e até fazer um BP ou DRE não descarto leitura alguma, sou daquelas que leem até bula de remédio e rótulo de xampu. Tenho certeza que sempre podemos agregar algo. Apesar de tê-lo encontrado por R$ 13,26 (no Extra) estou aguardando para ver se ele chega no espaço de trocas de livros e CDs que há próximo da minha casa, pois acho que livros devem circular.
    Aproveitando a deixa sabe me indicar alguma leitura, pode até mesmo ser um fórum, sobre o impacto dos dividendos ao longo do tempo no preço dos ativos? Estava pensando que se ao longo do tempo eu recebo dividendos/aluguéis dos meus ativos e estes em algum momento puderem ultrapassar o valor pago (atualizado) por aquele ativo significa que a qualquer preço que eu vendê-lo terei 100% de lucro. Ou será que viajei total e falta-me alinhavar esta ideia inicial com alguns cálculos e demonstrativos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li, pode comprar que ele é muito bom. Recomendadíssimo.
      A ideia é esta mesmo. Se você comprou por 10 reais e depois de uns 20 anos recebeu 10 reais de dividendos, podemos dizer que o ativo se pagou. E nem consideramos o valor do ativo no final dos 20 anos, seu cresciemento e o reinvestimento dos dividendos.
      Em qualquer programa que disponibiliza gráficos das ações da bolsa você verá que algumas empresas estão cotadas a 2 ou 3 reais há uns 15 anos atrás. Na verdade, elas não eram negociadas neste patamar. O gráfico desconta de todo histórico os dividendos, desdobramentos e bonificações que a empresa realiza.
      Não estou com um programa de gráficos aqui mas vou te dar um exemplo. Nesta postagem abaixo:
      http://alemdapoupanca.blogspot.com.br/2013/02/simulacao-de-compras-mensais-souza-cruz.html
      Fiz uma simulação de compras periódicas de ações da Souza Cruz. Nas tabelas, o valor da cotação é o valor do qual de fato a ação era negociada na época. Peguemos a cotação de 1T04, no valor de R$31,25. Se você pegar um gráfico e verificar nesta data, é bem provável que neste gráfico a cotação esteja marcada com um valor bem abaixo. A diferença entre o valor do gráfico e do valor da cotação seria a soma dos dividendos pagos desde então mais o desdobramento realizado pela empresa.
      Um livro interessante que exemplifica o poder dos dividendos e tantos outros exemplos é o de Jeremy Siegel:
      http://alemdapoupanca.blogspot.com.br/2011/12/livro-investindo-em-acoes-no-longo.html

      Um texto muito bacana que demonstra o poder dos dividendos é o de Arnaldo e suas ações da VALE:
      http://alemdapoupanca.blogspot.com.br/2012/10/16-anos-investindo-na-bolsa-historia-de.html

      Abraços

      Excluir
    2. Muito bom seus comentários e a paciência a gente agradece. Este é outro livro que está na minha listinha de leituras próximas. Vou reler com mais carinho suas postagens. obrigada!

      Excluir
  3. Estou lendo o livro e é INTERESSANTÍSSIMO. Altas sacadas! Estou lendo os balanços com outros olhos e faz sentido o que é dito no livro. Vale muito a pena ler esse livro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale sim. Recomendo a todos os investidores. E o livro é bem barato.

      Abraços

      Excluir
  4. Respeito muito o Warren Buffett, mas me identifico mais com "o jeito Peter Lynch de investir". Pode não ter muita diferença o estilo deles mas o Peter Lynch é bem realista quanto a escolha de ações. Fica fácil escolher boas ações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já cheguei a fazer uma postagem deste livro:
      http://alemdapoupanca.blogspot.com.br/2012/02/livro-o-jeito-peter-lynch-de-investir.html

      Acho fantástico este livro e vez ou outra dou uma lida nele. Este livro também mudou minha forma de investir. Sua linguagem é tão legal que parece até que você está conversando diretamente com o autor.

      Mas não podemos nos esquecer que o livro de Peter Lynch foi escrito pelo próprio, enquanto os livros de Warren Buffett são escrito por outras pessoas. Acho que chega a pesar um pouco.

      Abraços

      Excluir
  5. Livro excelente, estou pra ler ele novamente, já li há algum tempo!

    Recomendado a qualquer tipo de investidor que aplique em ações.

    []s!

    ResponderExcluir
  6. Também li este livro e achei excelente.
    Vou ler novamentem, porém ,fazendo anotação para fixar melhor.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando fiz sua leitura pela primeira vez já percebi que tinha que realizar anotações, kkkkkkkkk. Vale a pena.

      Abraços

      Excluir
  7. Livro BB+ - Bom e Barato! Não incluo o "Bonito" pois o velhinho lá não é uma modelo hehehe

    É muito didático e indica os elementos necessários para se identificar, nos balanços, as tais "vantagens competitivas duráveis". É simples e direto!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só faltou uma modelo na capa, né, kkkkkkkk.
      este termo "vantagem competitiva" é repetido constantemente no livro. Bem interessante este tipo de análise.

      Abraços

      Excluir
    2. Me coloca de novo no seu blogroll, AdP

      Abraços

      Excluir
    3. Como estes meninos são incoerentes: vivem dizendo que as mulheres são gastadoras e na capa de um livro financeiro querem uma modelo? Aposto que se ali tivesse uma modelo o livro seria menosprezado a princípio. Hehehehe

      Excluir
  8. Livro fantástico, sem dúvida alguma.
    Mostra como compania aérea é furada e como o véinho se deu bem com a Coca-Cola!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Guardião do Mobral, tudo bem?
      Ele utiliza alguns exemplos ruins de cias aéreas e de montadores de carro. Não é a toa que o velhinho gosta de empresa simples e fáceis de entender.

      Abraços

      Excluir
  9. Fiquei curiosa. Vou adicionar na minha lista de leituras. Ainda fico um pouco enrolada na hora de ler os balanços...

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode adicionar à sua lista. Você não se arrependerá.

      Abraços

      Excluir
  10. Foi um dos primeiros livros que li. Recomendo!

    ResponderExcluir
  11. Comprei esse livro semana passada, mas não li ainda...
    Comecei a investir agora e só li o livro cartas a um jovem investidor de Gustavo Cerbasi.
    Você acha que tenho que ler algum outro livro antes pra me embasar, ou posso começar por esse?

    ResponderExcluir
  12. Comprei esse livro semana passada, mas não li ainda...
    Comecei a investir agora e só li o livro cartas a um jovem investidor de Gustavo Cerbasi.
    Você acha que tenho que ler algum outro livro antes pra me embasar, ou posso começar por esse?

    Gabriel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eae Gabriel, tudo bem?
      Como eu disse na postagem, você poderá fazer a leitura do livro sem ter alguma forte bagagem, mas seria interessante que você tivesse uma noção básica de leitura de balanços. O livro ensina como ler os balanços, mas ele direciona para o que deve ser ou não considerado. Acho que o ideal para aprender a ler os balanços seria um livro "impessoal", aquele que explica todas as linhas sem dizer se é ou não importante. Você poderá fazer o seguinte: leia ele mas procure outras fontes de informação para o aprendizado da leitura de balanços. Eu livro que gostei muito de ler foi "Curso de contabilidade para não contadores", só que não sei se há uma edição atualizada deste livro.

      Abraços

      Excluir
    2. Fala ADP

      Achei o livro que vc citou acima, o "Curso de contabilidade", na 7º edição, que foi publicado em 2011.

      Será que vale a pena comprar, mesmo não sendo uma edição atualizada?

      Excluir
    3. Vale a pena, sim. É bom para ter uma ideia de como se interpreta um balanço.
      Abraços

      Excluir
  13. Esse livro mudou a minha vida e a de milhares de leitores. É simples e me ajudou a olhar melhor as empresas.

    Além dele é preciso saber Contabilidade.Ela mostra como lucram as empresas.

    ResponderExcluir
  14. Gabriel, pegue esse livro do cerbasi e jogue no lixo. O ùnico Livro famosinho de finanças pessoais que jogam pra sardinhada e eu curto é o Homem mais rico da Babilônia. Pai Rico Pai Pobre, Os Segredos da Mente Milionária e outras porcarias do cerbasi, use de papel higiênico se tiver comprado-os. Leia Sobre Warren Buffett e sobre contabilidade e administração, conheça a empresa, leia os Realeases.
    Apesar de eu não ser nada ainda, creio que sei discernir o mimimi pra vender livros, do conteúdo realmente importante. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Henrique.
      Eu concordo em partes contigo. Concordo que eles não são os mais indicados para investir, mas acredito que eles são excelentes para despertar o lado poupador ou investidor de pessoas que nunca tiveram contato com isso. Não é raro encontrarmos investidores dizendo que seu primeiro livro foi um "Casais inteligentes enriquecem juntos", por exemplo. Para uma pessoa que nunca investiu na vida, mas quer buscar informação, eu indicaria a leitura em primeiro lugar do livro "A árvore do dinheiro", e não um "Warren Buffett e a Análise de Balanços". Então, mesmo que estes livros não tragam informações relevantes para quem investe, eles são importantes para quem é puro no assunto. Bem, esta é minha opinião.

      Abraços e sucesso

      Excluir
  15. Henrique I concordo em partes contigo. O primeiro livro que li nesta linha foi Casais felizes enriquecem juntos, do Cerbasi, foi presente do meu marido. Ele plantou uma ideia. Anos mais tarde, talvez uns 6 anos, li Pai Rico, Pai Pobre que me fez entender como pegar aquele falatório do Cerbasi e olhar para os lados, perceber que existiam investimentos e oportunidades. Agora estou lendo O homem mais rico da Babilônia e o vejo quase como uma auto ajuda (motivacional). São livros simples, que não te ensinam a analisar nenhum investimento, mas são capazes de lhe tirar algumas vendas e amarras. Ainda não li os livros do Buffet e tb não retomei alguns livros de Finanças, porém acredito que estes sim são didáticos, possuem a intenção de ensinar a como fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu final foi muito bom.
      Os livros básicos ensinam por que fazer investimentos, enquanto que os mais avançados ensinam como fazer.

      Abraços

      Excluir
    2. Concordo com ambos.

      O livro Investimentos Inteligentes, do Cerbasi, recomendo a todos que estão interessados no assunto e não entendem nada. Era o meu caso há uns 6-7 anos atrás.

      Eu simplesmente comecei a enxergar o mundo de outra maneira, foi um daqueles livros que realmente fizeram diferença em minha vida.

      Não é necessário para um investidor com alguma bagagem, mas para quem está começando eu recomendo e MUITO! Inclusive, mto antes de W.B e A. B.

      []s!

      Excluir
  16. Olá Adp, sempre vejo artigos e quis ler algo do Warren Buffett, mas nunca soube por onde começar, vou comprar este livro e ler. Me considero um eterno aprendiz e conhecimento nunca é demais. Obrigado pela indicação. []s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode comprar sim. É uma excelente fonte de informação.

      Abraços

      Excluir
  17. Já li o livro também. Achei que poderia dar uma aprofundada melhor, mas gostei dele. Agora devo ler o Investindo em Ações no Longo Prazo (se não me engano) e vou tentar aplicar os conceitos de verdade.
    O duro é que leva tempo pra fazer as análises :D
    Beto

    ResponderExcluir
  18. Olá AdP.

    Creio que esses Livros para iniciantes são deveras fantasiosos, não conheço esse " Casais Inteligentes Enriquecem Juntos" ( até porque duvido de que possa haver na terra algum "Casal inteligente" kkkkkkk ). Mas pegue Pai Rico Pai Pobre como exemplo, o Livro fala do planeta do algodão doce com rios de groselha, fala de comprar iméveis e pagar as prestaçoes ( hipoteca ) com o aluguel, fala de comprar small caps tendo praticamente certeza que vai subir. Os Livros do Cerbasi são abobrinha pura, com 150 páginas á R$29,90, igual ao Robert Kiyosaki que depois de Pai Rico Pai Pobre publicou mais 5632698 Livros, que não li mas presumo que seja Lorota atrás de Lorota.
    Creio que isso seja perigoso demais, pois são esses livros que incentivam pessoas totalmente despreparadas a investir, eles empre falam "invistam em educação bla bla bla" mas isso é puro desencargo de consciência, até porque els não falam O QUÊ estudar, e o ser humano imediatista como sempre vai ir direto ao ponto, que é investir. Já com a leitura de Warren Buffett o cara vê o que é segurar as áções, a analisar profundamente os investimentos antes de entrar, á não se meter com as sodomias dos derivativos, á não usar bolsa como cassino, como é levar fumo ás vezes, além de princípios de Honestidade, Humildade e temperança, e se ele vê que está muito além do conhecimento dele esses livros ele que vá buscar compreendê-los, até porque se ele não quer buscar conhecimento, é melhor ele nem se meter com investimentos.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  19. Grande AdP!

    Concordo totalmente com sua resenha, o livro é realmente muito bom, mas não é suficiente pra analisar um balanço. De qualquer forma é uma excelente base, uma cartilha pra início.

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
  20. Estou lendo o Investidor Inteligente e não me arrependo. O capítulo 6 dele é fantástico.

    Esse livro se compara na escrita do Ben Graham ? Pelo que você disse ele é mais direto. Ele ensina de forma geral ou dá muitos exemplos práticos?

    Outro livro que você pode adicionar a sua biblioteca (se é que já não adicionou) é o "O Jeito Peter Lynch de Investir".

    Estou terminando de ler também "O Jeito Ken FIsher de Investir".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo.
      Já li todos estes livros que você citou. Gostei de todos eles.
      Abraços

      Excluir
  21. Os Livros de Philip Fisher são os melhores: " Investidores conservadores dormem traquilos " & "Ações Comuns, Lucros Extraordinários ".

    O Buffett já não segue a filosofia de Graham há tempos. Em 1986 quando ele começou a comprar a Coca Cola há um preço 3x o valor do preço justo ele começou a demonstrar na prática o quanto a sério ele levou a filosofia de Fisher.

    ResponderExcluir
  22. Se ele estivesse seguindo a filosofia de Graham ele ainda teria empresas ruins na carteira , e estaria vendendo estas empresas logo que elas alcançassem o preço justo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo livro, quando ele trabalhava com Graham ele percebeu que algumas empresas não davam o retorno esperado, quanto outras sim. Ele percebeu também que muitas das que davam o retorno esperado, Graham vendia muito antes da hora. Daí ele começou a estudar o por quê disso. A resposta foi a vantagem competitiva.

      Excluir
  23. To procurando pra comprar, alguem interessado em vender seu exemplar?

    ResponderExcluir
  24. Olá ADP,
    Vi a resenha deste livro e me interessei. Procurei em todas as livrarias que pude encontrar na Internet, mas nenhuma tinha disponível. Sabe onde posso encontrá-lo?

    Abraço,

    Buy and Turn to Dust

    ResponderExcluir
  25. esse livro nao tem pra vender em lugar nenhum, a nao ser na estante virtual a 200 reais. tem algum pra download?

    ResponderExcluir

Seja educado. Mensagens de trolls serão moderadas.