domingo, 10 de agosto de 2014

Quiz do mercado de ações - Respostas

Na última postagem deixei um quiz com perguntas sobre o mercado de ações. Caso você não tenha visto, dê uma olhada e tente respondê-lo. Nesta postagem estarei deixando as respostas deste quiz.


1-Qual grupo de empresas sempre esteve presente no índice Ibovespa?
Como um tremendo fuçador do site da Bovespa, há um tempo atrás, pesquisando em seus diversos links, encontrei uma página com algumas curiosidades, entre elas a maior quantidade de altas e baixas seguidas e as empresas que sempre tiveram no índice Ibovespa.
As referidas empresas são Ambev, Souza Cruz e Vale, o que deixa a alternativa d) como correta.
Os quesitos em que o site da Bovespa peca demasiadamente é em sua desorganização, baixa intuitividade e constantes modificações. Devido a isso, infelizmente a página que continha as curiosidades não está mais a disposição. Entretanto, não deixarei apenas minha palavra como resposta.
Consegui encontrar estas informações no portal do Infomoney e em um blogsobre ações. Além disso, na Wikipedia é possível encontrar quais foram as primeiras empresas a comporem o índice. Wikipedia não é uma fonte de total credibilidade, mas no referido artigo indica que a informação foi obtida no livro "Índice Bovespa: Um padrão para os investimentos brasileiros". Nele é possível notar que empresas como Banco do Brasil e Petrobrás não estavam no índice.
Resposta: Ambev, Souza Cruz e Vale

2- Qual o free float mínimo das empresas pertencentes ao segmento Novo Mercado e Nível 2 de Governança Coorporativa?
3- Qual o free float mínimo das empresas pertencentes ao segmento e Nível 1 de Governança Coorporativa?
Os níveis 1, 2 e Novo Mercado estão em ordem crescente de Governança, de modo que um nível maior de governança abrange as exigências do nível imediatamente anterior e mais algumas outras exigências.
Uma das exigências do nível 1 é ter no mínimo 25% de free float. Por consequência, os níveis acima (2 e Novo Mercado) também abrangem esta exigência, tornando a alternativa c) como correta. Mais detalhes sobre os diferentes segmentos de listagem podem ser obtidas AQUI.
Resposta: 25%

4- Quanto às ações ON e PN e ao direito de voto, a legislação prevê que:
Em princípio, as ações ordinárias (ON) apresentam o direito de voto e as ações preferenciais (PN) apresentam preferência no recebimento de dividendos, abrindo mão do direito de voto. Entretanto, há situações que as ações PN adquirem o direito de voto, como por exemplo se a empresa deixar de distribuir dividendos preferenciais por três anos consecutivos. É possível atribuir o direito de voto aos preferencialistas em questões mais relevantes na empresa, como fusão, cisão, alienação de controle e incorporação de controle. Portanto, a alternativa c) é a reposta correta.
Resposta: ON possui direito de voto e a PN pode ter direito em situações especiais.

5- Qual das demonstrações abaixo permite que sejam visualizadas as modificações ocorridas nas contas de Patrimônio Líquido de uma empresa durante um exercício?
A Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) apresenta as modificações ocorridas em determinado exercício nas contas que compõem o Patrimônio Líquido, o que torna a letra a) correta.
Resposta: Mutações do Patrimônio Líquido

6-Sobre as debêntures com participação nos lucros, é correto afirma que:
A remuneração da debênture com participação nos lucros não é considerada um dividendo, mas sim interpretada como despesa financeira da sociedade que emitiu o título. Desta remuneração há o recolhimento do imposto de renda retido na fonte, o que torna a alternativa d) correta.
Resposta: Vinculam em sua remuneração uma porcentagem do lucro líquido da empresa, mas essa remuneração não é considerada dividendo e há o recolhimento de imposto de renda.

7- Na Demonstração de Resultado de Exercício, em qual conta estão indicadas as despesas com salários da diretoria?
As despesas administrativas referem-se aos gastos com a diretoria, o conselho de administração e o conselho fiscal, assim como todo o pessoal com a estrutura associada a essas pessoas, o que torna a alternativa "d) Despesas Gerais e Administrativas" correta, que é a conta mostrada nos balanços apresentados no site da Bovespa.
Resposta: Despesas Gerais e Administrativas

8- Uma empresa é considerada aberta:
A definição de empresa aberta é explicada na lei das SA:
Art. 4o Para os efeitos desta Lei, a companhia é aberta ou fechada conforme os valores mobiliários de sua emissão estejam ou não admitidos à negociação no mercado de valores mobiliários.
Conforme podemos observar, não há nenhuma menção específica sobre ações ou debêntures, o que torna as alternativa a), b) e c) falsas, restando, claro, as alternativas d) e e).
Quem acompanhou os comentários da postagem, sabe que houve uma discussão entre a diferença na lei "valores mobiliários" e a da alternativa "títulos e valores mobiliários", que deixou alguns em dúvida, mas o que quero detalhar mesmo é outra questão.
Um anônimo notou a diferença textual entre a alternativa "...negociados em bolsa..." e a da lei "estejam admitidos à negociação". Esta diferença é fundamental. Uma ação, por exemplo, pode estar admitida à negociação, mas não estar sendo negociada. Basta ela não ter liquidez. Algumas ações, como por exemplo a AFLU3, podem ficar dias, semanas ou até meses sem ter nenhuma negociação acontecendo. Mas não é isso  determina se ela está fechada ou aberta, mas sim que suas ações (que são valores mobiliários) estão admitidas à negociação (mesmo sem recentes negociações, ainda é possível negociá-las). Portanto, resta a alternativa e) como resposta.
Quando fiz este quiz, minha intenção era de que a alternativa d) fosse a correta. Como às vezes tenho mania de escrever modificando levemente as coisas, acabei tornando esta alternativa incorreta. Não era intenção embutir pegadinhas nas questões. De qualquer forma, vale como um bom aprendizado.
Resposta: Nenhuma das respostas anteriores.

9- Sobre o cálculo do Índice Bovespa, é correto afirmar que:
No seu cálculo, o índice não considera nenhum investimento adicional (como aportes mensais, por exemplo), mas considera reinvestimento dos dividendos, venda dos direitos de subscrição e manutenção das bonificações, o que torna a alternativa a) como correta.
Resposta: São desconsiderados investimentos adicionais, os dividendos são reinvestidos, os direitos de subscrição são vendidos e as ações bonificadas são mantidas.

10- O fundo imobiliário e o ETF mais antigos da bolsa são:
O fundo imobiliário mais antigo é o EURO11 e o ETF mais antigo é o PIBB11, o que torna a alternativa b) correta:
Resposta: EURO11 e PIBB11


Se gostaram do quiz, deixe nos comentários. Suas sugestões serão importantes para a montagem dos próximos.

15 comentários:

  1. Putz, tô mal até de chute, acertei 2 só.... rsrs mas gostei da brincadeira bela iniciativa AdP !! abraços !

    ResponderExcluir
  2. Ranking do "Quiz do Mercado"10 de agosto de 2014 às 20:43

    Critério de Desempate: quem respondeu primeiro.

    CAMPEÃO - Longe do Limite - 9 acertos
    VICE - Anônimo que discutiu com o Troll - 9 acertos
    3º - Investidor Troll - 8 acertos
    4º - Nzo Finanças - 8 acertos
    5º - Soulsurfer - 6 acertos
    6º - DiMarcinho - 6 acertos
    7º - Anônimo 16:23 (Eu) - 4 acertos
    8º - Anônimo 17:01 - 4 acertos
    9º - Land - 4 acertos
    10º - Investidor Zé Ninguém - 3 acertos
    11º - Investidor Besta - 3 acertos
    12º - Doutor Investidor (na dúvida, letra C) - 3 acertos
    13º - Jonas - 3 acertos
    14º - Viver Bem e Investir - 2 acertos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas o anônimo vice colou da lei! Eu respondi sem colar! Hahaha!

      Excluir
    2. O anônimo foi pego colando e por isso tirou zero.
      Já você, errou a questão mesmo depois de o anônimo apresentar a resposta correta. Como nesse caso uma resposta errada anula uma certa, você ficou com 7.
      Mais um pouco e empataria com o Dimarcinho.

      Excluir
    3. Pois é LdL. Sua canhotinha de ouro deu certo.
      Obrigado por fazer o ranking, amigo.
      Abraços

      Excluir
    4. Caramba, 2 acertos? haha
      Vou estudar esse negócio ai! Assim não dá haha

      Excluir
  3. Também gostei da brincadeira, pois despertou minha curiosidade sobre temas que nunca dei muita importância (regras de cada um dos níveis de governança, por exemplo) e ajuda a memorizar a informação.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Ajuda=ajudou
    Ass: Anônimo semi analfabeto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que uma brincadeira dessa é legal para aprender.
      Abraços

      Excluir
  5. Opa AdP, tudo bom?

    Comecei há 1 semana a divulgar minha carteira completa e também estratégias de investimentos, entre ações, FIIs e renda fixa. Além de divulgar a carteira completa, a partir do mês que vem também vou divulgar TODAS as minhas receitas e TODOS os meus gastos, organizadamente e em forma de gráficos. Além disso também farei breves análises de balanços das empresas que tenho ações, notícias de FII, entre outros.. E também falarei um pouco sobre minha vida pessoal, mas bem pouco mesmo pois o foco será falar sobre investimentos mesmo.

    Se você pudesse dar uma força e me adicionar na sua Blogroll de "Blogs que divulgam carteira" eu ficaria muito agradecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá PR, seja bem vindo à blogosfera.
      Devido a alta evasão de blogs novos, tenho a política de adicionar blogs com pelo menos 6 meses de vida e com pelo menos 1 postagem por mês. Espero que entenda. De qualquer forma, costumo acompanhar todos os blogs.
      Abraços

      Excluir
  6. ADP,

    Não participei do quiz, mas achei muito bacana a sua iniciativa. Parabéns!

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IL, que bom que você tenha gostado. Provavelmente surgirá outro.
      Abraços

      Excluir

Seja educado. Mensagens de trolls serão moderadas.