quinta-feira, 17 de maio de 2018

Sumiu da prateleira o livro Warren Buffett e a análise de balanços!!!



Estava pensando em fazer uma postagem chamada “Livros que podem ser adquiridos por 200 reais” ou algum título do tipo, no qual eu recomendaria alguns livros de investimento. Entretanto, um livro muito importante da lista e que não está mais fisicamente a venda é o “Warren Buffett e a análise de balanços”.

Em minha jornada como investidor em ações, este era um livro que quando comprei não tinha nenhuma grande expectativa. No entanto, ele acabou se revelando um verdadeiro divisor de águas em minha estratégia de investimento (ele está no meu TOP 2 preferidos!).

Na internet não se encontra ele mais a venda, o que mostra tanto o descaso da editora do livro quanto a falta de procura sobre o assunto por parte dos brasileiros.

Os únicos livros que se encontra estão usados, sendo o mais barato custando 200 reais, uma fortuna considerando que estamos falando de um livro com cerca de 150 páginas. É a lei da oferta e da procura.


Obviamente, encontra-se pela internet versões “alternativas” e digitalizadas do livro, mas o livro físico está em escassez.

Essa escassez não é de hoje. Há muitos meses que venho tentando fazer esta postagem de "livros gastando-se 200 reais", mas não fiz porque estava esperando a editora reabastecer as livrarias. Entretanto, começo a pensar que isso não acontecerá. Lembro-me que o livro “O Investidor Inteligente” passou pelo mesmo problema de escassez, mas hoje em dia ele é achado com certa facilidade. Essa situação me faz refletir: se o livro “O Investidor Inteligente”, que é referência no assunto da análise fundamentalista, passou por esse tipo de problema, então imagina esse outro? Torço que ele volte para as prateleiras, pois a comunidade precisa de livros dessa qualidade. Mas a triste realidade é que em novembro de 2013 já tinha gente reclamando de sua falta ano mercado.

No final das contas, este livro foi de tanta serventia para mim que até ele próprio revelou-se um bom investimento. Devo ter pagado na época uns 20 reais (ou menos) pelo livro e hoje podemos considera-lo, por enquanto, uma raridade de 200 reais ou mais.

Para quem quiser conhecer a resenha que fiz do livro, siga o link Livro - Warren Buffett e a Análise de Balanços.

Tenho pretensões também de fazer futuramente uma postagem relatando em detalhes os ensinamentos do livro.

E você, possui o livro? Já o leu? Deixe nos comentários.

43 comentários:

  1. Fiquei interessado, triste essa situação de não falta de livros a venda, o jeito é conseguir o livro em pdf mesmo, embora eu prefira o físico.
    Abraços.
    Se possivel da uma passada no blog, coloquei vc no roll

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que já li alguns livros de formato "alternativo". Não tenho problemas em ler no formato digital. Mas o livro físico possui o seu charme.
      Abraços

      Excluir
  2. O problema é estar limitado ao portguês apenas. No Amazon americano tem este livro usado (só compro usados) por menos de $10 !
    https://www.amazon.com/gp/offer-listing/1416573186/ref=tmm_hrd_used_olp_sr?ie=UTF8&condition=used&qid=&sr=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade,
      Quando se consegue ler em inglês, o cardápio aumenta absurdamente.
      Abraços

      Excluir
  3. Acho que de tempos em tempos ocorre essa coisa com os livros, veja o caso do: Faça Fortuna com Ações antes que seja tarde de Décio Bazin, ficou sumido bastante tempo e bastou um conhecido investidor indicar a sua leitura que a forte procura fez ele voltar as prateleiras. Mas concordo com a sua visão que o brasileiro ainda tem que melhorar em muito seus habitos de leitura.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro está desde 2013 sumido. Vamos ver se ele um dia volta mesmo.
      Abraços

      Excluir
  4. Olá AdP, eu possuo o livro e realmente é muito bom.

    Comprei este livros a uns 10 anos atrás por uma ninharia. Que pena que não está mais disponível.
    Para quem quer entender como analisar os balanços de forma objetiva, este livro é muito bom.

    No aguardo das suas postagens sobre esse livro, grande abraço

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Economiza bastante dessa forma, além de ocupar menos espaço.
      Abraços

      Excluir
  6. Top cara ! Voce poderia fazer um post sobre os top livros que voce ja leu.

    Eu também não sabia sobre essa "Seca" de certos livros.

    esses dias fui procurar o livro " Agradeça e seja feliz" para o meu pai. E não encontrei por menos de 130 , tudo porque ja não era abastecido nas prateleiraqs mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Filho do Chefe,
      Infelizmente por aqui passamos por eventuais secas de livros de investimento. E quem tem o livro usado acaba cobrando uma pequena fortuna.
      Abraços

      Excluir
  7. Comprei uma versão em Português de Portugal na amazon há uns 2 anos atrás. Com certeza paguei menos de 100 temers por ele...

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Pelo Google deve achar. Se não me engano no Mercado Livre tem vendedores.
      Abraços

      Excluir
  9. ADP, se tiver caro o jeito é ler no pdf.
    esse lance de livro é assim. às vezes demoram anos para se conseguir a edição física desejada.

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De vez em quando pego uns PDF's alternativos, principalmente quando o livro é dos states.
      Abraços

      Excluir
  10. Oi AdP, aprendi muito com seu blog e com todos os outros da finansfera. Como faço para fazer parte do ranking e da finansfera?
    Fiz um blog para registrar meu crescimento financeiro e gostaria de participar do grupo de blogs!
    https://jornadadopoupador.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem está organizando o ranking é o Jovem de Sucesso:
      http://jovemdesucessopromissor.blogspot.com.br
      Tem que pedir pra entrar na fila pra participar.
      Para estar na finansfera basta ter blog e postar regularmente.
      Abraços

      Excluir
  11. Olá AdP,

    Minha impressão foi a mesma sua.

    Não esperava tanto e o livro surpreendeu.

    É muito bom mesmo!

    Abçs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também esperava só mais um livrinho básico devido ao seu tamanho.
      Ele possui poucos conceitos, mas interessantes.
      Abraços

      Excluir
  12. Olá ADP,

    A partir dessa semana, estarei publicando um capítulo desse interessante livro por semana no meu blog (http://investidorviking.blogspot.com.br/). O primeiro capítulo acabou de ser publicado.
    Abraços,
    IV

    ResponderExcluir
  13. Queria muito ler esse livro, pena que não encontra um novo a venda.

    ResponderExcluir
  14. Realmente é impossível achar o livro Análise de Balanços do WB. Procurei ano passado pra comprar e desisti. Tive que ler na versão em PDF mesmo.
    Para quem quiser ler em pdf segue o link pra download http://ge.tt/1IAunqp2

    No momento estou lendo O Investidor Inteligente e esse livro foi bem fácil de achar além de estar com preço justo. Paguei R$ 50,00.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado. Baixei pelo link e estou adorando o livro. Era realmente o que eu, como investidor iniciante, estava buscando.

      Excluir
  15. Porra.... 200 pila?

    Vou vender o meu... rsrsrs

    ResponderExcluir
  16. Fala AdP! Você chegou a procurar em sebos? Quem sabe vc acha em um com um preço mais em conta? Um abraço amigo!

    ResponderExcluir
  17. Se alguém tiver a alma caridosa de escanear o livro e disponibilizar pra gente o arquivo do livro em pdf acredito que vai ser de grande ajuda!

    ResponderExcluir
  18. Ainda não li esse livro, mas como todos os outros livros de Warren Buffett que já li, deve ser muito bom!

    Creio que daqui a alguns meses ou anos, vai voltar a ter esse livro.

    Se está em falta esse livro, talvez as pessoas estejam a acordar para a importância do Buy and Hold e da analise fundamentalista no Brasil.

    A postagem sobre o livro vai ser legal!

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
  19. Olá AdP! Ia recomendar a compra na Amazon, mas cheguei atrasado e vi que algum colega já sugeriu isso nos comentários. Mas a escolha da leitura foi excelente!

    Abraço do DM!

    ResponderExcluir
  20. falando em livros, alguém lembra em qual livro tem aquela estórinha do cara que investiu em ações da vale desde a época da faculdade e acabou juntando dezenas de milhares de ações aos poucos? queria reler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não me engano o livro é "Mercado de ações em 25 episódios".
      Abraços

      Excluir
  21. Bem legal esse livro hein ADP, não o conhecia. Estou em sua metade já!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  22. Olá AdP,
    comprei o livro na versão em inglês do site da Amazon. Paguei R$70,00. Comprei devido a sua postagem. Estou no início da leitura ainda, mas já dá pra começar a trocar algumas ideias. A primeira empresa que pensei lendo o livro foi a Ambev. Marcas tradicionais com mercado cativo, produção em massa e logística continental, mas aí lembrei também do Jeito de Investir de Peter Lynch que comenta sobre a participação do mercado. O mundo está ficando pequeno para a Ambev. Pelo que vejo da composição da sua carteira ela esta mais para uma abordagem Lynch/Graham do que o para Buffett? Procede? Outra dúvida: você comenta que este livro está entre os seus TOPs2, qual é o outro livro?
    Um abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edney,
      Sim, minha abordagem é mais voltada para Lynch. Prefiro empresas menores, que possam ter algum nicho, de alto crescimento, deixadas de lado pelo mercado, do que empresas grandes e consolidadas. E se uma delas for uma guimba de charuto, por que não?
      O outro livro é o jeito de investir de Peter Lynch.
      Abraços

      Excluir
    2. Olá AdP,
      só passando para te agradecer a dica. Terminei a leitura hoje.
      Chegando próximo ao final da leitura para mim se tratava de um excelente livro, mas os dois últimos capítulos que explicam um pouco mais a fundo o racional do Buffet foi o suficiente para também colocar o livro como uma das principais referências que tenho.
      Há livros que acrescentam muito e este é um deles. Também tenho na minha lista o livro do Lynch. Uso a fórmula do crescimento x P/L nas minhas planilhas do excel da mesma forma que vc usou para auxiliar a justificar a compra da MPLU3.
      Enfim, obrigado pela dica. Foi um excelente investimento! :)

      Abraço e bons investimentos!

      Excluir
  23. Olá AdP! Tenho que começar a ler livros sobre investimentos para ler mais. Já anotei os seus livros Top 2 aqui, vou ver se consigo lê-los até o final do ano. O livro Warren Buffet e a Análise de Balanços achei o PDF na internet, mas o de Peter Lynch não. Vou comprá-lo.

    Seria interessante se você fizesse esse post que você comenta, sobre livros por R$ 200, acho que seria uma boa seleção de livros para todo mundo ler.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  24. Legal esse livro hein! Comprei ele (em 2010) e ganhei o "A bola de neve" como brinde por incríveis R$ 9,00 (melhor compra de livro que já fiz). O buffet mudou meu jeito de investir, só não me deixou rico que nem ele.
    Ps: Faz um tempão que estou afastado do mundo financeiro (as prioridades mudam muito, não tanto quanto as opiniões do Ciro Gomes, mas mudam), mas ao voltar, o primeiro blog que veio a mente foi o seu, devido a postagem das cotas. Fiquei muito feliz em saber que ele ainda está ativo e atualizado.

    ResponderExcluir

Seja educado. Mensagens de trolls serão moderadas.