sexta-feira, 10 de abril de 2020

Meu possível projeto e provável fim de fechamentos mensais

Olá Pessoal, tudo bem?
Acho que não, né? Vocês devem estar, assim como eu, agoniados por ficarem sitiados em casa. Eu sou uma pessoa muito caseira e adoro permanecer no meu lar. Mas ficar em casa por obrigação é uma sensação diferente do que ficar por opção. Espero que essa crise passe logo.


Aproveitando essa crise, queria compartilhar com vocês um projeto. Sabe aquele tipo de projeto que, se não colocados em prática, em 5 anos olhamos para trás e nos perguntamos "por que não coloquei este projeto em prática?". Pois bem, estou fazendo esse projeto.

O problema é que já se passaram os 5 anos e estou arrependido de não ter colocado ele em andamento antes. Antes tarde do que nunca.

Vocês conhecem os variados sites que divulgam informações sobre ativos financeiros (ações, fundos imobiliários, etc) que existem pela internet. Meu projeto inicial era fazer uma plataforma super completa com informações exaustivas sobre ações e fundos imobiliários. Entretanto, não tinha conhecimento técnico de como fazer algo do tipo. Eu até sabia como encontrar as informações necessárias, mas não sabia como montar um site e apresentar estas informações de forma confiável, amigável e útil.

Com o tempo fui estudando e quando mais estudava, mais percebia que o projeto que tinha em mente era grande e complexo demais.

Agora sinto mais confiança para colocá-lo em prática e estava trabalhando nele de pouquinho em pouquinho. Com o Corona e as coisas estruturadas para ficar em casa (aulas da faculdade online e trabalho zero), tenho dedicado um tempo maior.

Reduzi meu projeto inicial para criar uma plataforma com informações detalhadas e amigáveis sobre Fundos investimentos Imobiliários. Sei que há sites na internet a respeito, mas para eu lançar algo do tipo não quero ser mais um.

Vou compartilhar com vocês algumas screenshots do que venho trabalhando (infelizmente o Blogguer está deformando as imagens quando clicadas...):


















O que quero apresentar não é apenas um site, mas sim uma solução. Quero que quando alguém pensar em procurar informações sobre fundos imobiliários, que esta plataforma seja referência.
Por isso, amigos, gostaria do comentário de vocês. Dá MUITO trabalho fazer algo do tipo e não sei se vale a pena lançar. Meu sentimento é uma montanha russa. Uma hora estou empolgado e outra quero deixar para lá.
Comente! Não existe comentário bobo ou que não agregue. Se você tem tem algo a dizer, seja crítica, sugestão, viabilidade, dúvida, sobre qualquer coisa (tipo de infomação, design, cores, etc), seja muito bem vindo deixar nos comentários abaixo.
Já antecipando, haverá sim uma forma de monetização (pois manter uma plataforma dessas requer custos), mas inicialmente minha ideia seria monetização por propagandas e doações. Essas parte de monetização é meu ponto fraco pois confesso que sou muito ruim nisso. De qualquer forma, se eu ganhar pouco mas esse pouco for suficiente para empatar com os custos, já teria valido a pena.
Para os detetives e especialistas de plantão, as informações das telas são parte fake a parte verdadeira. Elas servem para mostrar as funcionalidades.
Para os mesmos detetives e especialistas, essa é a hora de comentar.

E complementando, provavelmente finalizarei o fechamento mensal do blog por dois motivos. Primeiro é que não há mais aprendizado com ele. Não faço mais movimentações, a não ser ocasionais vendas para transferir para aqui, no Canadá. E outra é que, caso eu fique animado com esse projeto, eu talvez me revele para mostrar maior confiabilidade.

Meu projeto ambicioso é fornecer uma plataforma extensa sobre ações e fundos de investimento, com informações exaustivas sobre eles. Uma espécie de Economática mas acessível para investidore pequenos. Entretanto, no momento o que tenho é este projeto voltado apenas para fundos imobiliários e estas telas que representam cerca de 20% da plataforma. A ideia é testar a aceitação e não dar um passo maior que a perna.

Por isso, fique a vontade para realizar comentários.

Obrigado e Abraços

89 comentários:

  1. Uma coisa é certa: a "planilha do AdP" tem que estar lá!!! (Provavelmente dentro do próprio perfil do usuario, creio eu)
    Abs e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkk. Esta plataforma não registra os investimentos, no máximo uma simulação no Fii, e usando TIR, mais preciso e aceito que o sistema de cotas.
      Abraços

      Excluir
    2. Dá pra usar TIR e o sistema de cotas juntos. É o que faço na minha planilha.

      Excluir
  2. ADP, aprendi muito com vc. Nao invisto em fundos, mas em açoes. Sucesso na iniciativa.Se eu tiver alguma ideia, retorno aqui e escrevo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os FII são show de bola também. Dê uma olhada.
      Qualquer sugestão fique a vontade.
      Abraços

      Excluir
  3. Olá, AdP.

    Está muito bom. Vá em frente. Depois que tiver pronto é só divulgar para a gente colocar o link do site no blog.

    Cowboy Investidor

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Olá ADP!

    Imagino que a sua planilha sobre controle de investimentos ajudou muita gente, inclusive eu que utilizo há muito tempo (talvez há mais de 3 anos), então acredito que você deve lançar essa plataforma independente das dúvidas, como por exemplo já existir outras ferramentas no mercado ou achar que não está bom o suficiente.

    Qualquer projeto nunca estará perfeito de início e o ponto mais importante é dar o primeiro passo e a partir daí vc vai lapidar conforme as circunstâncias e necessidades, para que daqui a 5 anos você possa olhar e ver que teve sucesso ou fracasso, mas não com o arrependimento de ter tido a possibilidade e não ter feito.

    Quando você inicia algo, você abrirá portas que nem imagina agora. Suas dúvidas em relação a monetização vão acontecer com o andar da carruagem. Você poderá fazer parcerias e até ser patrocinado, então não deixe os receios te paralizarem.

    Eu trabalho na área de T.I. e sei como é comum esse questionamento sobre colocar um aplicativo no mercado e ter dúvidas sobre a aceitação.

    Então essa é a minha contribuição a esse post. Normalmente eu não teria parado para comentar, mas por ter a gratidão pela planilha que você forneceu, senti que deveria dar a minha perspectiva sobre o assunto.

    Se esse comentário te ajudar de alguma forma, saiba que o responsável é você, pela atitude que tomou lá atrás ao disponibilizar a planilha e creio que são essas pequenas atitudes que nos fazem colher bons frutos no futuro!

    Sucesso e um grande abraço!

    Fellphs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fellphs,
      Ajudou muito. Eu na verdade sou muito perfeccionista e as coisas nunca estão boas o suficiente quando faço algo. Como você disse, este projeto não atingirá a perfeição mas nenhum atinge.
      Estou com dúvidas se lanço mas estou trabalhando nele. Se lançar, vai demorar um pouco (não tenho experiência e ainda estou aprendendo) mas espero que seja melhor que a concorrência.
      Muito obrigado pela força.
      Abraços

      Excluir
    2. AdP, sinceramente, o comentário do colega acima foi extremamente completo. Tenta dar uma lida nele, porém com uma visão de alguém que já passou por isso

      Eu endosso o que ele falou, pois passei e passo por esse mesmo processo. No início de 2018 eu comecei um site sem muitas pretensões imediatas. Fiz tudo bem simples, fiz canal no YouTube, e fui alimentando ao poucos. Ganhos? Praticamente nenhum durante um ano e meio. Só os pingados do Adsense. Mas é aqui que está a grande chave, e que o colega mencionou acima de forma brilhante: "Quando você inicia algo, você abrirá portas que nem imagina agora..."

      Eu comecei do zero, sem ganhar nada, de forma extremamente simples, e progresso modesto. Não sabia naquela época, mas eu tinha feito o mais importante de toda e qualquer caminhada, COMEÇAR

      Hoje, pouco mais de dois anos depois, eu conto com 5 fontes de renda extra vindas dos meus projetos. Sim, são mais de um agora. E eu falo com toda convicção, essas fontes de renda extra só foram aparecendo porque eu estava "no fluxo". Gerando conteúdo, interagindo, ajudando muita gente, e assim o nome do meu projeto foi crescendo.

      Oportunidades aparecem pra quem está "no fluxo"

      Meu conselho é bem na linha do que o colega falou acima, é melhor começar sem estar perfeito, e melhorar no caminho, do que esperar demais pra começar de forma excelente, e perder oportunidades durante essa espera e preparação

      Pense que cada dia que passa com seu projeto em elaboração pra ficar diferenciado dos outros, são oportunidades que estão passando justamente para esses outros que você quer superar

      COMECE, melhore aos poucos durante o caminho.

      Espero ter ajudado, como sua planilha me ajuda ainda hoje. E ajuda muito no controle de investimentos, mas ela me ajudou de outra forma ainda mais intensa. Eu vi que você ficou muito conhecido nesse meio através dessa planilha, e no meu projeto eu fiz diversas planilhas, e uma delas deslanchou. Muitas pessoas usam, e elogiam. Então, sua ideia de divulgar uma planilha útil, serviu de inspiração pra eu fazer o mesmo

      Então, minha contribuição é te dizer que você deve começar com o que tem, e ir melhorando

      Ah, posso dar mais uma excelente contribuição, que funcionou muito bem para alavancar meu público no início e até hoje: grupos de Whatsapp

      Sim, apesar de ter certos estresses, eu posso garantir que a interação das pessoas nessa rede social é significativamente melhor do que divulgar em facebook, instagram, entre outros. O Telegram é excelente para administração de participantes, mas o tal do brasileiro só quer saber de Whatsapp. Então, se criar um grupo em que pessoas entrem pra discutir as ideias do site, você terá uma interação muito boa

      Bom, falei demais, espero ter contribuído

      Uma frase que me ajuda muito é:
      MELHOR FEITO DO QUE PERFEITO

      Forte abraço, e que Deus te abençoe nessa jornada

      Excluir
    3. @Diário de um poupador.

      Aqui é o anônimo que fez o comentário para o ADP e voltei para ver o restante dos comentários e acabei vendo o que você escreveu.

      Fico muito contente em ver que você é mais um exemplo que deu certo ao ter tomado a inciativa de começar e depois de um bom tempo, já está colhendo os frutos!

      Sua história me inspirou ainda mais a dar continuidade em vários projetos pessoais!

      Parabéns e obrigado!

      Fellphs.

      Excluir
  5. Se tem tempo mamda mamda ver. Abraco.

    ResponderExcluir
  6. Olá AdP,

    Ficou visualmente bem bonito.

    Acredito que só valeria a pena lançar se tiver algum diferencial em relação aos sites já existentes.

    Mudando um pouco de assunto, uma planilha como a sua, mas que cotizasse diariamente, seria um enorme sucesso e talvez fosse mais simples de fazer.

    Abçs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá II,
      Essa sua ideia da planilha é boa. Ao invés de eu fazer algo grande, talvez seja melhor fazer várias coisas menores.
      obrigado e abraços

      Excluir
  7. aredito que sempre vale a pena pois mesmo não dando os resultados esperados fica o aprendizado

    ResponderExcluir
  8. Fala AdP! Parabéns pelo projeto, sei que é pesado e difícil, mas vai dar tudo certo, que seja "venxedô" como diria o pofexô Luxa kkkkk... Um abraço!

    ResponderExcluir
  9. Adp, acompanho a blogosfera desde 2012 e nunca comentei nos blogs. Uso sua planinha mensalmente e aprendi muito com vc. Va em frente,eu certamente ajudarei com o que puder (doações e assinatura posterior). Um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá anon,
      Muito obrigado pelo comentário.
      Acompanhar a blogosfera por tanto tempo e permanecer quer dizer que você é um sobrevivente do mercado. Ou melhor, provável vencedor.
      Muito obrigado pelo apoio.
      Abraços

      Excluir
  10. 1° O visual está excelente.
    2° Uma coisa que sinto falta sobre fii's é análise fundamentalista mais exaustiva dos fundos e com espaço para discussões.
    Eu acho legal o blog do teztner. Mas sinto falta de um debate maior dos fundamentos de cada fundo, focar na viabilidade de longo prazo e não só nas notícias do momento: juros, tributação, etc. Neste sentido, acho fundamental ter no site um espaço tipo fórum, como moderação, focado somente no assunto.
    3° Uma informação difícil de encontrar é a rentabilidade acumulada ao longo do tempo por cada fundo. Ou seja, se a partir de 2010 eu fizesse um aporte mensal de 100 reais ab?x11 e reinvestisse os rendimentos, quanto eu teria hoje. E numa carteira com os fundos x, y e z?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anon.
      Isso que eu gostaria de saber: indicadores fundamentalistas de fundos. Tenho algumas informações mas gostaria de saber quais seria os múltiplos mais inteligentes. Tenho acesso, por exemplo, aos balanços trimestrais. Gostaria de apresentar coisas interessantes.
      A Rentabilidade acumulada ao longo do tempo é um dos projetos que tenho em mente. Vocês sabem que gosto dessas coisas.
      Abraços

      Excluir
  11. ADP, como está meu amigo?
    Em épocas difíceis, precisamos ver as nossas prioridades como algo mais urgente. A vida tem urgência em ser vivida.
    Sendo assim, vá atrás, meu amigo. O máximo que vai acontecer é você colocar um site, não atrair tanta gente, você não conseguir monetizar, e ter "gasto" tempo com isso. Mas, se isso ocorrer, você terá ganho experiência, e você não pode saber no que essa experiência poderá te ajudar no futuro. Além do mais, terá sido um desafio, e pessoas precisam de desafios para se sentirem vivas.
    E se der certo? Se você monetizar, se tiver muitos acessos, se você criar contatos que nem imagina?
    O visual aparenta estar muito bonito. Vá fundo meu amigo.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nobre Sousurfer, semper bom vê-lo por aqui.
      Pois é verdade. Os contras parecem ser pequenos comparados ao que está a favor.
      Abraços e sucesso

      Excluir
  12. Fala Adp, beleza?
    Espero que esteja bem.
    Existe um site no Brasil bem completo, inclusive com todos os dados de FII.
    Dá uma olhada ai antes de tocar seu projeto, pois pode haver redundancia.
    https://www.comdinheiro.com.br/home3/pt

    Abs e sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina se o fundador do Facebook pensasse assim: já existe o orkut, vou criar o facebook não. Se o cara sa XP pensasse: tem trocentas corretoras no Brasil, vou abrir mais uma? Melhor não.

      Há espaço no mercado pra todo mundo. O que vai definir sua competitividade será a qualidade.

      Excluir
    2. De qualquer forma é sim intimidador e deve ser levado em consideração. Mas creio que ainda há espaço.
      Abraços e sucesso

      Excluir
    3. AdP, tome muito cuidado com esse negócio de projetos "intimidadores" da "concorrência".
      Vou te falar duas coisas sobre isso:
      1. Até agora, eu sequer conhecia este site citado pelo amigo (pode até ser bom, grande, mas eu não conhecia);
      2. Olhar muito a concorrência faz MAL para seu projeto. Faz muito mais sentido olhar para os usuários. O que querem, o que buscam, o que precisam. Acho que deveria colocar um post com uma pesquisa (pode ser no GOOGLE FORMS, que é gratuito), perguntando que tipo de coisas a galera gostaria de ver num site de Fiis. Você vai ver muitas coisas que os concorrentes não fazem. Não por falta de habilidade, mas pela simples falta de OUVIR o cliente. Isso é essencial num projeto como esse.
      Esquece a concorrência. Continue, escute os usuários, promova mudanças e logo estará com uma plataforma perfeita para os usuários.
      Abraços, Stark.
      www.acumuladorcompulsivo.com

      Excluir
  13. O lado negativo eh que ja tem alguns sites grandes e muito bem estruturados. Se voce estiver pensando em lucrar com assinatura, a barreira de entradabpode ser grande...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabricio,
      A ideia inicial seria com propagandas e doações. Mas primeiro tenho que estruturar a plataforma.
      Abraços e sucesso

      Excluir
  14. Ola AdP.

    Sou entusiasta dos FIIs. Gostei do layout, senti falta vendo as fotos de um indicador importante (a meu ver): vacância física e vacância financeira em %. Talvez pensar num fórum também, por FII. O Clube do FII tem um modelo legal, mas as vezes confuso porque nao há subdivisão de temas - imagino algo tipo as comunidades antigas do orkut, que tinham a comunidade (no seu caso vai ser o FII) e os tópicos a serem conversados (vacancia, novos contratos, compra, alienacao, revisionais, relatorios gerenciais...).

    Visual está excelente.

    De cara penso nisso. No mais, reforço o que disse o SoulSurfer: vá fundo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Unknown,
      Muito obrigado pela contribuição.
      Estou colocando a vacância física. pode-se ver pela quarta imagem de baixo para cima. Seria vacância por cada imóvel.
      Já essa vacância financeira é interessante. Pelo que entendi, é uma vacância consolidada que leva em consideração os imóveis e sua representatividade na receita do FII. Não tinha implementado, mas creio que consigo fazer isso.
      Estou com a ideia de implementar um fórum para cada FII (a opção discussão das imagens), mas não tinha essa ideia de dividir em tópicos. Mas gostei demais.
      Abraços e muito obrigado pelo comentário.

      Excluir
    2. Olá Unknown,
      Eu adicionei uma imagem no final. Aquela caixa com a imagem do "T" representa um consolidado de imóveis para renda de um determinado FII. Seriam aquelas informações que você se refere?

      Abraços

      Excluir
    3. Opa AdP.

      Voltei depois de bastante tempo. Você pegou sim a essencia: a vacancia financeira é a renda "nao aferida" em funcao do percentual que um imovel representa na receita total do fundo.

      Vi que o site já começou. Vou la avaliar e volto aqui com os feedbacks.

      Abraço,
      Ceariba.

      Excluir
    4. Opa AdP.

      Dei uma zapeada la e ta muito bom. Minhas sugestoes:

      1. No grafico de barra de vencimento de contratos, eu colocaria os anos de vencimento no eixo y e nao os periodos em meses, fica bem distorcido e de pouca utilidade pra longo prazo.

      2. Vi na consulta ao XPML e la nao aparece o imovel fisico Ponta Negra Shopping de Manaus. Creio que eventualmente possa estar acontecendo em outros fundos tbm.

      De resto, espetacular. Passarei a usar e recomendar o Codigo11 pra todo mundo.

      Abs,
      Ceariba.

      Excluir
  15. Amigo vá em frente sempre! Não se apegue aos resultados financeiros e sim ao resultado que já existe e estou vendo na frente dos meus olhos, o importante é criar e criar sempre, diversificar e tentar criar uma fonte extra de receita. Se vai dar 100 reais, mil reais ou um milhão de reais só o tempo dirá, mas você já fez algo, já esta pondo um site no ar e isso é fazer alguma coisa, melhor do que isso, a maioria das nossas invenções bem sucedidas aparecem quando estamos fazendo alguma coisa, é muito dificil sair com algo novo do 'nada'. Segue em frente e na luta, abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marco,
      Obrigado pela força. Você tem toda razão.
      Abraços

      Excluir
  16. Excelente projeto.

    Apesar de existir alguns sites com conteúdos parecidos (clube fii, funds explorer, etc), há sempre espaço para quem deseja contribuir em um mercado que tem crescido tanto - FIIs.
    Dará bastante trabalho e você pode começar pelos Fiis mais importantes do IFIX, ou apenas aqueles que estão no IFIX.
    Gosto demais desses sites de dados (fundamentus, oceans 14) e tenho certeza de que um site - ainda mais completo - tem grandes chances de ser bem-sucedido.
    E mesmo se der tudo errado a experiência será importante para você.

    Sucesso e boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ler e Poupar,
      A ideia seria trabalhar com todos os FII ativos. A maior dificuldade é que é trabalhoso e muita coisa ainda tenho que aprender. É um projeto tocada por uma pessoa só. Mas aos pouquinhos está saindo.
      Abraços

      Excluir
  17. Acho muito legal o projeto. Utilizo um tempo a sua planilha, e penso que seria interessante ser possível se cadastrar (e pagar como forma de monetizar) para usar tipo uma planilha mais moderna que registre nossos investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anon,
      De repente vai como segundo projeto (se esse daqui sair). Um sistema para registrar e acompanhar rendimentos.

      Abraços

      Excluir
  18. O mais importante é ter usabilidade: tem que ser prático, rápido e qualquer senhor com pouca habilidade em informática tem que conseguir usar.
    No mais, penso que um diferencial seria ter fotos e localização precisa dos imóveis, com algum nível de detalhamento a respeito da região, da atividade econômica e do histórico de cada imóvel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aportador,
      Obrigado pelos comentários.
      Essa questão de fotos e detalhes a respeito de cada imóvel ficaria complicado pois para isso seria necessário uma equipe. Minha base está por enquanto atualizada até setembro do ano passado e contei 1477 endereços únicos diferentes.
      Mas para cada imóvel, eu coloquei um link para o Google Maps. Se voc6e ver as 8o, 9o e 10o imagem, verá que após endereço tem um ícone de mapa. Ele leva para o Google Maps. Além disso, após a listagem de cada tipo de imóvel eu colocarei a localização deles em um mapa para o usuário ter uma ideia, como pode-se ver na quarta imagem de baixo para cima.
      Quem sabe as fotos e detalhes podem ser um projeto futuro.
      Abraços

      Excluir
  19. Olá tudo bem?

    Ficou bem legal! Vai ter ações no futuro?

    Até já fiz umas planilhas de balanço ações para mim, tipo tirando os dados directo do site da B3 e colocando no Excel mas dá muito trabalho, fazer isso manual.

    Você percebe de programação? Faz isso manual ou você faz isso integrado automático?

    Sempre tive essa curiosidade.

    Estou fazendo alguns vídeos de analise fundamentalista de ações no meu canal do Youtube, no futuro quando a sua plataforma tiver pronta (se for aberta), posso fazer analise de FIIs mostrando a sua plataforma no youtube, sempre ajuda a divulga mais o seu trabalho e ajuda a chegar mais gente.

    Abraço e bom projecto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dil,
      Eu criei uns robozinhos que pegam as informações de fundos imobiliário e ações, de forma automática, e que organizam em bancos de dados. O "robozinho" é um código enorme, mas o processo automático é melhor do que o manual, que é exaustivo e com alta probabilidade de erros.
      No futuro quem sabe faço algo com ações. Meu foco agora é para FII.
      Fique a vontade para divulgar a plataforma. Sim, será aberta.
      Abraços

      Excluir
  20. Cara eu não sei há quanto tempo leio o seu blogue (05 anos, talvez mais?) mas a sua planilha é algo que provavelmente todos os imvestidores tupiniquins já devem ter realizado o download...

    Acho que a maioria dos comentários deve ter sido em relação ao site ou dizendo pra você ir em frente, o que eu concordo extremamente já que o conhecimento de começar algo e chegar ao fim é algo extremamente gratificante.

    Vou dar uma dica, faz um levantamento de quanto você precisa pro projeto e faz um kickstarter e depois divulga aqui. Qualquer doação de 5 reais, 10, 50 reais faz diferença nessas horas.
    Dá uma repaginada na planilha de cotas e oferece como bônus pra quem doar o valor.

    Você é uma pessoa querida e conhecida na blogoesfera, tenho certeza que vai dar certo!

    Abraços
    Rodrigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo,
      Obrigado pelas dicas.
      Pelo pouco que pesquisei, acredito que lançar a plataforma não seja caro. Mas conforme os acessos aumentam, os custos para suportar também aumentam e não sei como será isso.
      Qualquer coisa aviso a vocês.
      Abraços

      Excluir
  21. Olá Além da Poupança! já tem uns sites bem interessantes na área Fiis, funds explorer, tetzner. Tem que fazer algo bem legal para dar certo. Desejo sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beto,
      Estou ciente. Vou tentar apresentar algo diferente.
      Abraços

      Excluir
  22. Boa tarde Ado.
    Acho que seria bastante útil um gráfico de longo prazo comparando o valor de mercado x VPA e talvez valor de mercado x Ffo. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leo Cardoso,
      É dessas ideias que estou precisando. E estou precisando também conhecer melhor os múltiplos dos FII. O que seria FFO?
      Abraços

      Excluir
  23. Eu sempre penso que quando lançamos um produto ou serviço, quase que obrigamos o usuário a consumir da forma como nós achamos adequado e esse modelo de negócio eu acho falido e no futuro, nada mais será assim (veja o Open Banking, por exemplo, é uma forma de obrigar os bancos a deixar isso disponível para usuários, startups e fintechs fazerem produtos e serviços melhores), vai ganhar mercado, aqueles que conseguirem capturar a necessidade do cliente e transformar em um produto ou serviço monetizado. Eu sempre me pergunto, pq eu pagaria para ter acesso a esse site e não um outro que entrega a mesma coisa?
    Eu particularmente, acharia muito, mas muito diferente se pudesse ser entregue um serviço atraves de uma API (mesmo que cobrado, ou free por xx consultas) se fosse entregue um Addin para excel para usuarios finais.
    Comecei um crawler para que eu consiga utilizar informações de diversos sites em uma função no Excel, que poderia ser substituida por uma API e entregar um serviço de cotização como você tinha na sua planilha (que por falar nisso, como falaram anteriormente, pode ser um produto/serviço diferenciado).
    Pense nisso e veja se faz sentido. Caso queria bater um papo e trocar algumas ideias, estou a disposicao (alexandre.minato@hotmail.com)
    https://github.com/AlexandreMinato/Add-In_FundosImobiliarios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alex,
      Pois é. O produto que tem que se adequar ao consumidor, e não o contrário.
      Não quero a princípio fazer por API porque quero fazer um site que também seja um portfolio para ser mostrado. Sou estudante ainda e quero trabalhar na área, e então é bom mostrar algum serviço prévio.
      Abraços

      Excluir
  24. Faço coro à maioria do pessoal que se manifestou, AdP.

    Te desejo sorte e sucesso nessa nova empreitada!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  25. Adp,

    Você deveria utilizar sua planilha!

    Praticamente todo mundo usa sua planilha e comenta sobre ela aqui.

    Faça uma versão 2.0 e só forneça o download para quem cadastrar um e-mail.
    Assim você já garante uma base para enviar informativos.

    Explore mais sua planilha. Ela tem grande poder.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se esse sair, provável ser o segundo. Mas não será uma planilha, seria um sistema.
      Abraços

      Excluir
  26. Olá AdP, tudo bem?

    Estou usando sua planilha, muito obrigado.

    Eu trabalho com programação e tinha um projeto pessoal de criar um sistema pra acompanhamento de carteira, com sistema de avaliação das ações/FIIs baseado em fundamentos, as regras seriam dinâmicas, cada usuário poderia criar seu sistema... comecei a desenvolver cerca de 1 ano atrás, mas depois que vi sua planilha de rentabilidade e descobri que nas planilhas do Google eu consigo pegar a cotação das ações automaticamente, adaptei uma planilha de balanceamento do bilionário do zero e com isso, as planilhas já resolveram 90% do meu problema e desisti de fazer o sistema.

    Hoje eu penso que um sistema que fosse fácil de usar e tivesse exatamente as mesmas funcionalidades das planilhas poderia ter um bom mercado, nem todo mundo sabe trabalhar com planilhas, só que me sinto exatamente igual a você, vejo que tem muitas soluções mais maduras no mercado, algumas boas e gratuitas, como o site meusdividendos, então no fim eu sinto que será muito difícil monetizar esse meu projeto, se fosse fazer, acho que seria mais pro meu consumo mesmo.

    Em relação ao seu projeto, acho que está na mesma situação, mas como o pessoal já comentou acima, você tem um ótimo blog com muitos leitores que provavelmente acessariam o produto aumento seus ganhos com Adsense.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá bolívar,
      Muita gente sequer tem Excel instalado na máquina e mal sabe somar dois números neste programa. Por isso acredito sim que haja espaço para um sistema desse.
      Arabços

      Excluir
  27. Ola ADP.

    Parabens pelo novo projeto. Sou programador e sei bem quao complexo eh criar uma solucao como esta.

    Acho que voce estara iniciando num nicho de mercado menor (FII) e isso tem suas vantagens. Com relacao a se revelar, sem duvida sera importante para gerar mais confianca e ajudar a fidelizar seus clientes.

    Reforco os votos do pessoal e tenho certeza que, apesar das dificuldades, o projeto vai ser um sucesso. Voce eh um cara do bem, determinado e manja muito do assunto.

    Boa sorte e vou ficar de olho aqui pra ser um dos primeiros assinantes.

    Abracos.
    Gallo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gallo,
      Obrigado pela força. Você é programador e entende bem que lançar algo desse sozinho é pauleira, kkkk. Ainda mais quando a pessoa não tem experiência.
      Abraços

      Excluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Grande ADP !
    Acho que pouco comentei nesse blog desde que descobri ( meados de 2014).
    Gostei muito de acompanhar a tua jornada .Como hoje tem acesso a vídeos e outras formas de educação financeira praticamente não frequento mais blogs, mas tu é o 1 dos 3 conteúdos escritos sobre educação financeira e investimentos que eu acesso( 2 são blogs) mensalmente.
    Vou começar um projeto de educação financeira entre Abril e Maio.
    Sobre o teu projeto :
    Eu sempre tive esse desejo , de poder fornecer ferramentas para o pequeno investidor fazer as suas análises sem gastar nada por isso . Tenho um pouco conhecimento de BI(Qliksense) , Excel (Vba um pouco) e agora devo me aventurar por Python.
    Eu acredito em duas frentes de trabalho :
    1) Ensinar como as pessoas podem fazer por sua conta o download e usos dessa bases. Claro que vai exigir um pouco de conhecimento de alguma ferramenta ( nem que seja um clique em um botão para executar um comando já programado).
    2) Uma ferramenta paga que seja fora de série! Só que não pode cobrar os preços que as atuais cobram.. Não sei exatamente dos custos envolvidos, mas gostaria de ver uma ferramenta dessas custando a assinatura de um Netflix.. Uma ferramenta foda, com simulador de carteiras, dados de ações, fiis, gerenciador completo de portifolio.. Ai a pessoa escolhe se quer ficar no feijão com arroz sem pagar, ou investir um valor baixo e ter TODAS essas facilidades.

    Tem o www.statusinvest.com.br que está com uma plataforma muito boa e crescendo a cada dia.. Conhece?
    Acho que como já foi falado, poem o projeto para execução e vai ajustando ao longo do caminho . Procura ver uma funcionalidade que não tenha atualmente nesses outros sites e implementa já ela para ser um chamariz..
    De repente criar um repositório no Github poderia te ajudar a ter contribuidores externos?
    Sobre a parte de monetização, acho que tu tem que seguir nas redes sociais pessoa que manjam disso: Érico Rocha, Pedro Sobral, LeadroLadeirinha,OneyAraujo etc..
    Acho que a monetização não vai vir tão rápido..falo por mim, teria que ver muita vantagem e um preço atrativo para assinar algo assim ( hoje tem várias soluções gratuitas). Mas nada impede que em um médio e longo prazo esse projeto te traga uma grana boa. Quem nem ações, para o longo prazo eheh!
    Acho que tu começar a seguir aquelas pessoas que falei , pode ser um passo importante.
    E sim, acho que seria essencial para um sucesso de maior escala a tua revelação. Pode ser até um gatilho mensal: Começa sem se revelar, fala do blog e diz que quando chegar a marca X tu vai finalmente aparecer para galera!
    Gostaria de saber atualizações desse projeto, trocar ideias. Se quiser me manda um e-mail.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá FC,
      O meu sonho era lançar a ferramenta que você descreveu no item 2. Mas é grande demais então decidi fatiar o projeto. Espero que o tempo e a experiência me guie sobre o que fazer.
      Essa statusinvest parece ser excelente.
      Vou procurar mais sobre essas pessoas que você indicou.
      Abraços e obrigado pelas dicas.

      Excluir
    2. Sim um passo de cada vez! O criador do Status invest é super acessível, já falei com ele algumas vezes no Face.
      Vi você falando sobre não querer equipe no momento , pois não sabe quando terá retorno.. E a opção de criar repositórios no Github? Ai quem sabe aos poucos as pessoas vão se agregando..
      Vou começar a estudar Pytohn nesse segundo trimestre.. Tenho interesse em saber como automatizar essas extrações, se tu já souber poderia até já deixar um tutorial..
      Enfim, qualquer coisa me chame!
      Abraços e sucesso!

      Excluir
  30. Excelente ADP, pelas imagens o visual está bonito. Uma jornada sempre começa com os primeiros passos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Surfista.
      Obrigado pelo feedback. Quero deixar o visual bonito mas ao mesmo tempo fácil de entender o que está sendo informado.
      Abraços

      Excluir
  31. Boa tarde ADP! Boa iniciativa! Muito bom seria ter um site mais completo sobre FII. Há alguns sites de FII que pesquiso então vou dar minhas contribuições baseado neles. O Funds Explorer é bem completo mas falta um filtro para que eu possa simplesmente eliminar e comparar apenas os fundos que me interessam. Pra filtrar eu uso o Mundo FII, pois me permite escolher por segmento, quantidade de imóveis, indicador financeiro, etc. Não é perfeito mas ter um filtro personalizável é o que mais me atrai. Outro que tem um ranking bacana é o blog do investidor de risco mas poderia ser um pouco melhor. Muito sucesso na sua empreitada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anon,
      Ok, dar uma gama maior na filtragem. Vou trabalhar nisso.
      Não tinha pensado em fazer um ranking mas talvez eu adicione um.
      Abraços

      Excluir
  32. Opa, AdP!

    Da última vez que mencionou esse projeto, deixei aqui meu incentivo. Reafirmo meus votos. Vá em frente! Esse é um mercado que aparenta concorrido, porém grande parte dos sites carece de recursos.

    Vamos a algumas observações:

    1) O design está muito bem feito. Simples e harmônico, sem sobrecarga de dados que poderia poluir o visual do site.

    2) Não sei se pensou nisso, mas é fundamental ter uma equipe. Não queira erguer a montanha sozinho, pois um site desse tamanho exigirá um esforço monumental em manutenção, e o visitante precisa ter 100% de segurança para fidelizar em um site de informações financeiras. Você não poderá pecar por falta de dados, erro nos dados ou demora nas atualizações, e precisará de um monitoramento cuidadoso para que erros de sites externos não prejudiquem a confiabilidade de seu site.

    3) Garanta que seu site seja rápido e compatível com dispositivos móveis. Otimize e comprima imagens para web, utilize algum plugin para cache, hospede em um servidor confiável e tome outras medidas para acelerar seu site. Você pode usar as ferramentas GMetrix, Pingdom e Google Page Speed Insights para avaliar a velocidade do seu site. Caso tenha dificuldade neste ponto (acredito que não), pode entrar em contato comigo, sem problemas, que me disponho a te ajudar com o pouco que sei.

    4) Como disse da última vez que comentei aqui, eu acho que seria um grande diferencial, principalmente em ações, uma tabela com filtros avançados para a análise de ativos onde fosse possível ordenar os ativos sob diferentes filtros. De forma simplificada, alguns sites tem algo parecido, mas você poderia incluir indicadores mais apurados. Por exemplo: o P/L é um indicador que, na maioria das vezes, não significa muita coisa; mas um P/L médio dos últimos 5 ou 10 anos já é um indicador valioso. Isso se aplica para muitos outros indicadores, como ROE ou yield, onde a média (passível de comparação com outros ativos) e a progressão (disposto em gráficos que evidenciem sua evolução ao longo dos anos) podem ser de grande valor para o investidor. Você poderia rebuscar ainda mais a tabela, dispondo-a com indicadores que envolvessem fórmulas simples, porém interessantes; exemplo: (ativos/passivos), (dívida/patrimônio líquido), o tal índice do Peter Lynch (ROE + DY) / (P/L)... você só precisa planejar a tabela de uma forma que o visitante filtre-a pelos índices que deseja ver, para que não fique um emaranhado imenso de números dificultando que ele veja o que quer.

    5) A plataforma precisa ser gratuita, ao menos num primeiro momento, até que prove seu valor aos visitantes, sabendo que cobrar diretamente dos usuários, em tempos de informação gratuita, poderá ser um tiro no pé. O ideal é que você busque monetizá-la por outros meios.

    No mais, é isso! Apoio a ideia e desejo que o projeto seja um sucesso!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciano, muito obrigado por sua contribuição.
      1) Obrigado. QSei que são apenas screenshots, mas qualquer sugestão também seria bem vinda.
      2) Equipe de repente pra sempre. Quero testar o terreno primeiro. Não posso me comprometer pois não tenho nem mais renda e nem sei se essa plataforma será lançada. Mas realmente atualizar tudo dá trabalho, por isso estou criando robozinhos para me ajudar. Sobre erros de sites externos, pego informações de sites oficiais (por exemplo, Bovespa e CVM). Esses aí errarem então o meu vai errar também. Já encontrei erros, por exemplo, em relatórios de FII. Mas não posso tentar consertar pois são informações oficiais. Além disso, também acho que faz parte da avaliação do investidor querer investir em um FII que reporta informações erradas ou pouco detalhadas.
      3) Estou fazendo ele mobile friend mas confesso que não conheço ferramentas de avaliação de velocidade e tenho experiência zero com hospedagem.
      4) Você é mais um que pede filtros avançados. Vou trabalhar nisso.
      5) Essa é a ideia.

      Obrigado pela contribuição. Isso ajuda muito.
      Abraços

      Excluir
    2. Oie :)
      Só queria adicionar que os dados divulgados na CVM podem ter delays e serem alterados caso o gestor/adm verificarem que calcularam errado (tem multa, mas já vi reprocessarem carteira de 5 dias isso pra FIM e FIA). Ai talvez seja interessante o robozinho pegar o valor das cotas pra mais dias e não só D-0 ou D-1. Não sei se vc tem possibilidade, mas pegar dados pelo terminal bloomberg é bem mais fácil (tem como programar pra puxar os dados em planilhas excel) se vc faz facul normalmente bancos doam umas licenças pros labs de econ ai vc pode usar lá agora no começo. Boa sorte!! Vai dar certo

      Excluir
  33. Fala ADP, o visual está bonita, lembra um pouco o site Scanfii... vai prá cima, temos que tentar, a chance de dar certo é grande pois você é bem visto aqui na blogosfera, se conseguir criar um fórum por FII melhor ainda, o tetzner o fórum é meio tosco rsrss boa sorte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Stifler,
      Eu ia fazer um fórum genérico mas pelo que vi faz falta um fórum mais organizado. Vou ter que aprender a fazer isso.
      Abraços e sucesso

      Excluir
  34. Muito legal ADP. Gosto muito do que encontramos para os REITS no site da seeking alpha. Você já viu? Lá eles tem um padrão que favorece o estudo fundamentalista dos Reits. Sinto falta de algo parecido no Brasil. Existe a tentativa de desenvolvimento desta ferramenta pelo site fiis.com. Boa sorte na sua empreitada, acredito que acrescentará muito para nós investidores. Eu seria um usuário potencial.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sequoia,
      Não conheço mas vou dar uma olhada. obrigado pela dica.
      Abraços

      Excluir
  35. Se precisar de um sócio e/ou investimento para iniciar o projeto, mail-me: guilherm.alan@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lanlico,
      Na verdade nem sei se essa plataforma vai ao ar, não faço ideia se teria retorno e por isso não gostaria de trabalhar pressionado (até porque muita coisa ainda estou aprendendo).
      Mas obrigado pela oferta.

      Abraços

      Excluir
  36. Parabéns pela iniciativa e pela coragem de se lançar em um projeto novo e, principalmente, por se expor aqui para todos "julgarem".

    Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  37. Oi ADP, gostei da idéia da plataforma, se for aplicativo então ficaria muito bom.
    Estou formulando alguns produtos sobre fiis, (ebooks, mini-cursos), estou fechando algumas parceiros para poder divulgar e vender como afiliado.
    Meu email: rafaeloliveirainveste@gmail.com

    ResponderExcluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  39. Não sou um acompanhador assiduo do blog mas sei bem quem é ADP pois uso sua planilha ate hoje. Aleas neste momento que lhe escrevo estou fazendo algumas modificações nela para meu gosto, e algo em uma das contas me deixou em duvida... não sei se é erro, se é meu ponto de vista q esta errado, mas enfim, entrei aqui para ver se nos comentários alguém tinha citado isso (e ja achei) e me deparei com essa sua postagem. Pois bem, não poderia deixar de comentar : Siga seus sonhos e vontades, se não der certo pelo menos um dia olhara para trás e lembrara que tentou. Apenas isso. Parabéns por tudo.

    ResponderExcluir
  40. Se for o projeto de 1 homem só, acho que você deve desistir.
    Isto porquê tudo aquilo que envolve informação que precisa ter acurácia, requer tempo e dedicação de quem organiza e se você não tiver, melhor não empreender nisso.
    É igual um aplicativo para conferência de loteria.
    Vc vai me dizer, ora Poney, o que isto tem a ver ?
    TUDO.
    Se o aplicativo não funcionar corretamente, a pessoa que o usa pode ter prejuízo financeiro. Imagina alguém jogar um bilhete fora porquê o app não atualizou os números sorteados e ela achou que os números apresentados eram do último sorteio e não eram ?
    Então imagina ela constituindo advogado e indo atrás do dev que fez isto ?
    Uns vão dizer que uma declaração de isenção é o suficiente, mas não é.
    CUIDADO.
    Fornecer informação para tomada de decisão de outros requer RESPONSABILIDADE.
    Só valeria a pena você emprender nisto com a ajuda de mais alguém ou alguéns.
    Sozinho, é muito trampo pra fazer e depois de feito, outro trampo para manter.
    Sério, vc vai ficar doidinho quando isto estiver no ar e tiver um monte de gente usando. Vai descobrir que tem gente atacando o site para fuder vc na fatura do cartão de crédito. Vai descobrir que tem robo chupinando seus dados. Vai receber várias reclamações e ter que priorizar para ver o que vai receber sua atencao primeiro e até lá, dias passaram com os usuários reclamando dos outros bugs.
    Cara, não quero matar sonho nenhum, recomendo começar bem simples mesmo.
    Aí vc sente então o drama.
    Mas eu acho que se o projeto for tocado só por você, a idéia é natimorta.
    Lambida do Poney !
    To com preguiça de logar.

    ResponderExcluir
  41. Halo, sou Helena Julio, do Equador, quero falar bem sobre o senhor Benjamin sobre esse assunto. me dá apoio financeiro quando todos os bancos da minha cidade recusaram meu pedido de concessão de um empréstimo de 500.000,00 USD, eu tentei tudo o que pude para obter um empréstimo de meus bancos aqui no Equador, mas todos eles me recusaram porque meu crédito era baixo, mas Com graça de Deus, conheci o Sr. Benjamin, por isso decidi tentar solicitar o empréstimo. com a vontade de Deus, eles me concedem um empréstimo de 500.000,00 USD o pedido de empréstimo que meus bancos aqui no Equador me recusaram, foi realmente incrível fazer negócios com eles e meus negócios estão indo bem agora. E-mail / WhatsApp Entre em contato se desejar aplicar um empréstimo a eles. Lfdsloans@outlook.comWhatsApp Contact: + 1-989-394-3740.

    ResponderExcluir
  42. Oie!
    1) Acho legal colocar as principais infos/notícias do dia relevantes para FII (bancos entregando agências etc) - acho que o link direcionando para pagina original já seria bem legal (reuters, infomoney, brazil journal... que são abertos). Isso ajudaria a manter o tráfego e o seu site seria uma referência de conteúdo específico para FII e também de quebra talvez consiga uma parceria/monetização desses sites por vc estar levando usuários até eles.

    Boa sorte! Vai dar certo :D

    ResponderExcluir
  43. Fala ADP, acompanhava você em 2013 mas fiquei um tempo sem investir e agora estou de volta. Que pena que vai parar com os fechamentos mensais justo agora que voltei. Uma sugestão para o site: Faça legendas ao passar o mouse por cima das siglas,Yield / PV Etc. Abs

    ResponderExcluir

Seja educado. Mensagens de trolls serão moderadas.