sábado, 14 de junho de 2025

A Venezualização do Brasil a passos largos

Com um aperto no coração, vejo o Brasil caminhando a passos largos para um cenário preocupante. O Judiciário, alinhado ao Executivo, estão, neste exato momento, construindo uma ditadura diante dos nossos olhos.

Há seis anos, quando decidi deixar o Brasil, mesmo com uma vida estável, esse era meu maior medo. Não é normal viver em um país onde tantos partidos carregam “comunista”, “socialista” ou “trabalhadores” no nome, com uma inclinação ideológica que é alarmante e extremista.

O Contexto Atual

No mundo todo, a esquerda está se radicalizando, empurrando eleitores para a direita. A direita tem vencido eleições com força, enquanto as vitórias da esquerda são cada vez mais difíceis. No Brasil, isso fica claro: partidos como o PSOL praticamente sumiram nas últimas eleições municipais, e até o PT, outrora gigante, está perdendo espaço. A esquerda brasileira sente que está com os dias contados.

Diante desse cenário, o desespero parece ter tomado conta. Com o Judiciário sob controle, e com aliados no Legislativo, com parlamentares cooptados por corrupção, a Constituição está sendo ignorada de forma descarada. O resultado? Uma ofensiva contra opositores da direita, com prisões arbitrárias, investigações sem sentido e silenciamento seletivo.

O Jogo das Eleições

A direita está bem posicionada para vencer em 2026, tanto no Executivo quanto no Legislativo, o que mudaria o cenário drasticamente. Com a troca de três ministros do Supremo Tribunal Federal e a possibilidade de impeachment de um ou dois, a direita poderia conquistar maioria até no Judiciário. Isso seria o fim do jogo para a esquerda, que perderia influência em todos os poderes.

As Duas Escolhas

Diante desse risco, a esquerda enfrenta um dilema claro:

  1. Jogar o jogo democrático: Aceitar o resultado das urnas, mesmo que isso signifique perder o controle do Judiciário e, consequentemente, qualquer resquício de poder. A direita estaria livre para implantar suas reformas. Seria o caminho da democracia, mas também o fim de sua relevância.
  2. Partir para o golpe: Ignorar as instituições, como vimos em outros países, onde o Legislativo é esvaziado, e o Judiciário passa a legislar. A ampliação da censura na internet, que já está em curso, é um sinal disso. Bloqueios em redes sociais e controle de narrativas não vão impedir a onda da direita nas eleições, mas mostram a intenção de manter o poder a qualquer custo.

O Que Está em Jogo?

O Brasil está em uma encruzilhada. A censura na internet, que já está sendo intensificada, é apenas o começo. Temo que, na hora da decisão, a escolha seja pelo caminho autoritário, sacrificando a democracia, que sempre foi capenga no brasil, para preservar o poder. É a venezualização.

E vocês, o que acham? Será que o Brasil vai resistir a essa ameaça e manter a democracia, ou estamos vendo o início de algo mais sombrio?

17 comentários:

  1. ADP, respeitosamente, acho que você foi longe, muito longe nessa. Não vejo nada nem remotamente parecido com uma venezualização em curso (inclusive, o atual governo finalmente, depois de muuuuito tempo, enfim reconheceu o problema das eleições por lá), o PT não deu nem tentou dar golpe em 2016 e nada indica que tentaria dar agora (e se tentasse não teria nenhum apoio da mídia ou do povo pra isso), e o que está escrito nos nomes dos partidos pode ser levado tanto em consideração quanto o "artesanal" nas embalagens por aí (se não, até o PSL seria de esquerda). Nosso problema atual é fiscal, somado ao ímpeto de gastança do Centrão com suas emendas infinitas. É difícil de prever o que acontecerá em termos eleitorais em 2026, mas parece se desenhar uma disputa considerável. Talvez o melhor seja Bolsonaro inelegível para abrir caminho para outros nomes mais moderados e com chances reais. Se ficar de novo uma polarização Lula x Bolsonaro, serão mais quatro anos de cabo de guerra, independentemente de quem ganhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon, faço minhas as suas palavras. Semprei gostei das postagens do ADP pela sua sobriedade e pé no chão, sendo que aprendi muito com o blog dele (e, por isto, muito obrigado ADP). No começo da minha jornada nos investimentos, aprendi muito também no blog Clube dos Poupadores, mas depois das eleições de 2018, infelizmente o Leandro entrou nesta vibe de política e não postou mais nada que prestasse. Uma pena, pois recomendava o blog dele com muita frequência.
      ADP, o blog é seu e, é claro, você pode postar o que quiser, mas realmente não gostaria de perder mais esta referência na blogosfera.
      Grande abraço e sucesso para você.

      Excluir
    2. Não existe golpe sem exército apoiando, e nosso EB é cadela americana. Não conseguem nem nacionalismo muito menos socialismo.

      Excluir
    3. Parece que virou o tiozao do zap.

      Excluir
    4. Comentário perfeito.

      Excluir
    5. Caraca, eu tô pasmo com essa postagem do AdP.
      Eu também acompanhava o Clube dos Poupadores e eu sempre percebi uma leve inclinação política dele mas sempre foi algo quase neutro. Já faz um bom tempo que parei de acompanhar pelos posts totalmente enviesados.
      Agora vendo este post do AdP, eu quero crer que foi outra pessoa que postou no nome dele.

      Excluir
  2. Sobre as nomeações de ministros do STF: o Bolsonaro teve oportunidade e fez o que fez - e aí?

    As pessoas ainda NÃO entenderam que simplesmente não há "direita" no Brasil; somente políticos sanguessugas de carreira. A tal "ideologia" é somente uma desculpa barata para manipular as massas. O problema do Brasil é o povo brasileiro: corrupto, sujo e metido a espertão. Políticos são somente reflexos do povo, independentemente se for "esquerda" ou "direita".

    ResponderExcluir
  3. ADP sempre foi um cara pé no chão. Talvez tenham hackeado o blog. Volta ADP ! Igual ao colega acima aprendi muito com ele e com o Leandro do Clube dos Poupadores. O Leandro porém entrou numa de relativizar ou justificar a ditadura militar, o que é realmente lamentável, um cara esclarecido falar essas coisas. Parei de ler os posts dele.

    ResponderExcluir
  4. Com todo respeito, acredito que tenha se perdido na sua postagem. Para tentar ser imparcial peça para uma llm como chatgpt ou gemini para analisar seu texto criticamente. Peça antes de tudo para que ela atue como um cientista político e que seja neutro e sincero sobre o conteúdo. Vá além, peça para que compare governos atual e anteriores e qur destaque pontos positivos e negativos, que compare com outros governos de países pelo mundo. Tire suas conclusões, mas antes esgote a ia com perguntas.

    ResponderExcluir
  5. O cara enlouqueceu. Deve estar consumindo só informação de bolha extremista.

    ResponderExcluir
  6. Desconexão total com a realidade.
    Acreditar que há alinhamento entre Executivo e Judiciário é viagem pura, conversa fácil oferecida por quem vive de engajamento.
    Deixo um exemplo: o STF, que supostamente é um agente da esquerda na sua visão, é o principal promotor hoje em dia da flexibilização dos direitos trabalhistas. O embate com a Justiça do Trabalho é grande e aberto.
    Só isso já devia te fazer parar de acreditar em simplificações, mas vc está claramente radicalizado e isso é sem volta. Infelizmente, menos um a favor da democracia e disposto a rifar o mínimo de autonomia que tem baseado em propaganda de extremista.

    ResponderExcluir
  7. Chega a ser bonitinho ver alguém reclamar de ideologia política e o argumento da pessoa pra melhorar isso é implantar...a ideologia política dela hahaha. É aquele negócio: Ou é muita inocência ou é muita burrice. De qualquer jeito é ruim.

    Esse post é muito importante porque vai ser um chá de revelação pra quem achava que blogueiro da finansfera não tinha político de estimação. A lavagem cerebral atinge todo mundo, rapaziada...

    ResponderExcluir
  8. Ainda bem q não sou o único que viu o extremismo no post(lendo os outros comentários), as vezes fico impressionado como uma galera com tanta instrução e conhecimento técnico conseguiu ser cooptado por um discurso alarmista que só possui respaldo fático na cabeça do Carlos Bolsonaro, que sabemos só tem tamanho mas é oca.
    Não quero comentar aqui com finalidade de ataca-lo, mas pondere de verdade sobre o que escreveu e tente buscar respaldo fático
    Abraços e que o Brasil jamais vire uma ditatura(para qualquer dos lados)

    ResponderExcluir
  9. Concordo totalmente. Inclusive é visível como há agentes políticos infiltrados no Judiciário, cujo único objetivo é manter o cenário de controle da esquerda, seja com a extrema (PT, psol etc) e a moderada (PSDB, PMDB e afins). Acho quase impossível a direita vencer no ano que vem, simplesmente pq vão injetar tanto dinheiro na mídia, nos gastos públicos e no aparelhamento estatal que não há chance.

    ResponderExcluir
  10. Vim ver se tinha comentarios, e o que vi alinha com o que eu estava pensando enquanto lia o post, Adp desconectou da realizadade, só falou besteiras.

    Um Anon até comentou que ele pode ter sido hackeado, pois o post é vazio de argumentaçāo, parece até que foi um desses doidinhos que reza pra pneu e entra na frente de caminhāo pra protestar que escreveu!

    ResponderExcluir
  11. Só os anônimos para criticar o post na internet. Na realidade é assim também, o PT voltou ao poder com voto de milhares de anons, porque publicamente quase ninguém diz que votou nele, um político bêbado e corrupto... não que nós brasileiros tenhamos muitas boas opções, na realidade as opções sempre foram tentar o menos pior, mas é isso aí. Eu sempre tenho um pingo de esperança de que os próximos serão melhores, mas pra jogar no lado seguro sempre bom ter uma parte do patrimônio diversificado em outra moeda, talvez o BTC seja o melhor, considerando que os outros países estão sofrendo do mesmo mal, políticos.

    ResponderExcluir
  12. Um tempo sem ler a blogosfera, que anda meio parada, hoje resolvi ver se tinha uma novidade e me deparo com um post do lendário AdP.

    Meu caro AdP, concordo em parte com sua análise, só que acho que nosso cenário é bem pior, estamos caminhando para um misto de venezualização com mexicanização. E quando digo isso, não quero dizer que a situação econômica do Brasil chegará ao inferno que é a da Venezuela, o Brasil tem uma economia muito mais complexa do que o Venezuela, que é dependente do Petróleo. Brasil ainda tem regiões industrializadas, tem uma pauta de exportações muito mais diversificada, um mercado consumidor relevante, é grande produtor de energia.

    É venezualização é política, mas não será feita pelo PT, que não tem força para isso, será feita pelo judiciário. Após a lava jato, houve um esvaziamento do poder executivo. Hoje o poder executivo é o mais capenga dos 3 poderes. O congresso dominado por caciques políticos que nada pensam senão em emendas e enriquecimento pessoal. Quem de fato está conduzindo o país é o judiciário, que já legisla nas questões importantes e que, naquilo lhes interessa, chancela o executivo.
    O judiciário decide quem pode se candidatar, o que pode ser debatido e como pode ser debatido. Desta forma, a representação política está morrendo. Vc vota no presidente e ele não consegue executar nada sem a chancela do judiciário e o legislativo dominado por interesses escusos de políticos que só querem enriquecer e permanecer no poder.
    Por outro lado, o Brasil está em processo acelerado de mexicanização. Facções criminosas dominando grandes áreas do país e penetrando com força na economia formal. Hoje as facções não se limitam a tráfico e contrabando, mas já controlam fornecimento de internet, distribuição de combustível em muitos lugares e participam de licitações, fora os jogos on line que rendem bilhões para grupos criminosos.
    Acho que já atingimos um ponto de não retorno no que se refere a se tornar um narco estado. Aqui na cidade que moro, grande capital, outro dia foi noticiado que numa grande avenida, comerciante estavam sendo chantageados para pagar taxas para uma facção. Isso já ocorre a anos nas periferias, hoje está chegando a áreas comerciais importantes. O estado paralelo já uma realidade no Brasil.
    Estamos caminhando a passos largos para um misto de venezualização com mexicanização.

    ResponderExcluir

Seja educado. Mensagens de trolls serão moderadas.