terça-feira, 25 de outubro de 2011

Tenha seu radar

Ficar acompanhando o mercado diariamente quando se está com o foco no longo prazo parece besteira. As oscilações do dia a dia não são muito importantes para quem está desejando desfrutar o investimento em 5, 10, 20 anos ou até mais. Além disso, a probabilidade de entrar na jogatina é maior para aqueles que estão “antenados” no mercado e nas notícias que circulam rapidamente no nosso mundo globalizado.

Mesmo assim, sempre estou de olho nas cotações. Preciso alimentar o meu radar em busca de bons pontos de entrada.

O radar é aquela lista de empresas que avalio como boas para investir, mas que no preço atual ainda não está bom. É aquela empresa que você olha os balanços patrimoniais, os dividendos, o ramo, mas não entra pois ainda não é o momento.

Como um exemplo real, está no meu radar a Copasa (CSMG3). É uma empresa que vejo com bons olhos. Está a um bom tempo oscilando entre 28 e 32 reais. Estou esperando, quem sabe um dia, ela baixar para 27 ou 26 para encarteirá-la. Talvez saia alguma notícia que o mercado avalie como ruim, e com isso surja uma boa oportunidade. Se cair, compro para ela fazer parte do meu time. Se não cair e ela começar a subir, paciência. Enquanto nada acontece, vou mantendo a minha boa estratégia de comprar de pouquinho em pouquinho minhas ações preferidas.

É preciso ter dinheiro também. Uma empresa que está no meu radar é a Ambev, particularmente as ações ordinárias. Ela atingiu há alguns meses a casa dos R$37,xx. Meu radar já tinha acusado o alvo. Só faltou o dinheiro para realizar a compra. Infelizmente não pude comprar e perdi o bonde.

Isto requer bastante paciência. Seguindo o exemplo da Copasa, assim que a coloquei no meu radar, estou a uns 5 meses esperando. Mas não tenho pressa. É apenas um radar, do qual monitoro com calma o seu andamento. Afinal de contas, o mercado consiste em transferir o dinheiro dos mais apressados para os pacientes.

A utilização do meu radar permitiu a compra no começo do ano da Cielo. Eu a avaliava como uma boa empresa, mas desejava comprá-la a um preço menor. O mercado fez este favor para mim, e com isso consegui um bom retorno.

Não subestime a utilização de um radar. Analise boas empresas e estabeleça preços que você considera como bons pontos de entrada. Não tenha pressa em investir. A probabilidade de altos retornos compensam o trabalho.

5 comentários:

  1. Bom post!
    Para fechar a minha carteira esta faltando a ambev que deixei escapar por descuido de não tirar o stop, no momento ela esta no meu radar mais o negocio é que ela so sobe rs! Ah o problema não é o subir o negocio é a grana mesmo!
    abços

    ITM

    ResponderExcluir
  2. AP,
    Essa questão de radar para poder entrar quando está investindo a longo prazo, vc não acha que estamos em um momento que qualquer dia já é bom para comprar ?

    http://br.finance.yahoo.com/q/bc?s=%5EBVSP&t=2y&l=on&z=m&q=l&c=

    ResponderExcluir
  3. Olá ITM
    É verdade. O negócio é reunir a oportunidade e o dinheiro. Mas às vezes acontece de coincidir.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Olá ID
    Concordo com você. O momento é bom para comprar. Mas é bom termos algumas empresas no radar. As que já estão na nossa carteira continuam na estratégia de compras mensais.
    Vou dar outro exemplo.
    Outra que mantive no meu radar era a EletroPaulo. Ela estava há um bom tempo na casa dos 35, 36 reais. Quando a empresa decidiu reduzir a porcentagem de lucros que iria ser distribuída aos acionistas (Payout), a cotação caiu para a casa dos 28 reais. A partir deste momento a empresa passou a fazer parte da minha carteira.
    Se eu decidisse antes que o preço já estava bom porque o ibovespa já estava a um patamar convincente, compraria minhas ações a um preço mais alto. O radar é um exercício de bastante paciência, com o objetivo de aumentar as probabilidades de ganho em cima do zig zag do mercado.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Ótimo post! "Preciso alimentar o meu radar em busca de bons pontos de entrada", excelente frase!

    http://encontrodeinvestidoras.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Anônimos, contribuem e deixem um nome para que seja possível outras pessoas fazerem referências, estabelecendo melhor a troca de ideias. Educação é sempre bem vista.
Mensagens de trolls serão moderadas.