sábado, 31 de agosto de 2013

Fechamento - Agosto de 2013

Mês de agosto é um mês de entrega de balanços. De minhas empresas, achei bons os balanços da CCRO, CIEL, ETER, PRBC; razoáveis VALE, BBAS e muito bons MDIA e EZTC3.

No campo do Ibovespa, destaque positivo para LLXL3, CSNA3 e MMXM3, com subidas respectivas de 48,9%, 32,2% e 31,5%. Mas se engana quem pensa que é hora da virada das empresas X. No campo negativo, destaque para OGXP3, SBSP3 e OIBR4, com quedas de -54,5%, -16,2% e -15,5%.

Aportei meus habituais mil e duzentos reais. Ainda não fiz minha planilha de gastos previsto para o mês, mas é quase certeza que aportarei bem menos em setembro, devido a gastos que surgirão.

Vamos aos números:

Seção Tesouro Direto - TD
Esta seção mostra detalhes dos títulos que compõem a carteira.
A tabela abaixo apresenta uma visão geral do Tesouro Direto, mostrando o título comprado, a data e a taxa da época, calculando uma rentabilidade entre a preço de compra e o de hoje.



Conclusão da seção Tesouro Direto
Neste mês, a carteira de TD obteve uma rentabilidade de -1,76%, acumulando -10,78% no ano.

Seção Fundos Imobiliários - FII
Esta seção mostra detalhes dos FII que compõem a carteira.
A tabela abaixo contem uma visão geral dos FII, mostrando o seu código, a quantidade, o preço médio de aquisição e o preço de fechamento do mês atual, calculando a valorização entre estes dois preços.


Rendimentos recebidos no mês:
FAED11B - R$33,27

Conclusão da seção Fundos Imobiliários
Neste mês, a carteira de FII obteve uma rentabilidade de 0,39% acumulando -9,06% no ano.

Seção de ações
Esta seção mostra detalhes das ações que compõem a carteira.
A tabela abaixo contem uma visão geral das ações, mostrando o seu código, a quantidade, o preço médio de aquisição e o preço de fechamento do mês atual, calculando a valorização entre estes dois preços.


Dividendos recebidos no mês


Algumas empresas anunciam dividendos, mas demoram a pagar. A tabela abaixo mostra as empresas que já anunciaram seus dividendos, mas que ainda não pagaram.


Aporte do mês: R$1.200,00
Juntando o aporte com o dinheiro em caixa e os dividendos, foram realizadas as seguintes compras:


Abaixo a valorização de cada ação no mês e no ano.


Destaque positivo para VALE5, que apanhou muito no ano.

Conclusão da seção de ações
Neste mês, a carteira de ações obteve uma rentabilidade de -0,93%, acumulando 2,02% no ano. Enquanto isso o Ibovespa obteve rentabilidade de 3,6% no mês, acumulando -17,96% no ano.

Abaixo um gráfico comparando o desempenho da carteira de ações com o Ibovespa e o CDI, desde seu ponto inicial no final de dezembro de 2011.


Resultado Consolidado
Esta seção reúne o Tesouro Direto, FII e ações, fazendo uma consolidação dos resultados.
Aporte total do mês: R$ 1.200,00
Valor da carteira: R$ 83.693,77

Carteira de investimentos com valorização de -0,96% no mês, acumulando -0,37% no ano.
Levando em consideração a rentabilidade e o aporte, a carteira 0,5% no mês.

Evolução da carteira ao longo dos meses:




Frase para reflexão:
"Minha fortuna está nos meus ativos; como não vendi uma só ação, não perdi nada!" Eike Batista

Seguindo com disciplina e determinação!

Rumo aos 100 mil !!!

Veja também

De forma alguma esta postagem se destina a explanar recomendações ou dicas de compra, venda ou manutenção de qualquer um dos ativos listados. Lembre-se que esta postagem foi feita por uma pessoa comum, assim como você. A responsabilidade pelo resultado de seus investimentos é exclusivamente sua. Então estude, se dedique e tire suas próprias conclusões. Com certeza você tem capacidade para isso.

95 comentários:

  1. Seção TD: segue a queda, que coisa, mas sigo comprando em média 1K de NTNB2035, o objetivo é aposentadoria.

    Seção FII: FAED deu um susto este mês né? No ano também tá foda, você não pensa em aportar em outros FIIs?

    Seção ações: CIEL só alegria. Sua vale deu oa r da graça este mês, mas sei não... rs. BBAS está entrando nos eixos novamente. CMIG fraquinha... quando os catadores de dividendos voltarem ela começa a subir, dezembro chegando. ETER deu susto em muita gente, vou tentar aproveitar esta queda para entrar.

    Abraço!
    http://blogdouo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eae Uorre, blz?
      TD na minha estratégia é para ser utilizado como fundo estratégico na hora em que as ações desabarem. Entretanto, não tenho aportado nele faz um tempo.
      Este susto do FAED11B estou por fora. Aconteceu alguma coisa?
      ETER3 de novo em volta de processos. Para quem quer ser sócio da empresa terá que aceitar isso. Vale recuperou um pouco. CMIG é aquele marasmo. CIEL é minha alegria há três anos.

      Abraços

      Excluir
    2. O susto foi só um dia de queda forte.
      Cemig está reagindo.
      Abraço!

      Excluir
  2. Boa adp, mas ce acha que nao ta mto exposto nao? Soh umas 5 acoes ali contam com mais da metade do valor da sua carteira.. podia diversificar mais, n acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou exposto sim. Mas veja bem que eu mal tenho 10k no meu carro forte. Algumas ações tenho cerca de 3 mil reais. Daqui a pouco meu capital ficará todo pulverizado, caso eu preze por maior diversificação. Acho que do jeito atual não está tão ruim.
      Abraços

      Excluir
    2. Sonny Bono,


      Me mostre o efeito negativo na concentração dessas 5 ações?

      Me diz ai: É mais sábio, por exemplo, o A.P. Comprar mais BBAS3 agora porquê tá barato, ou comprar outra ação porquê tem peso menor?

      Vamos com calma em alguns axiomas da bolsa. Por exemplo, diversificar em pelo menos 10 empresas, mesmo quando o cara gosta apenas de 3?

      Por isso que gosto tanto da bolsa. Lá a sabedoria é hereditária.

      Um cara escreve em determinada época e em determinado lugar, e em determinada situação, e em uma economia incerta, e em um lugar(EUA) em que o mercado chove empresas e a concorrência é enorme e constante. E depois fica assim até todo o sempre, amém!

      Por que o povo ama tanto a diversificação assim? Deixa para lá!

      Mas se na bolsa tiver apenas uma ação que satisfaça meus critérios para me tornar e continuar sócio, eu não vou comprar mais 9 apenas para "me proteger".

      Eu pego a grana que eu colocaria nessas outras 9 e invisto em outras aplicações fora da bolsa.


      Cara, pensa por si próprio e seja LIVRE!
      abraço!

      Excluir
    3. questao de diversificacao eh propria da questao de gerenciamento de risco, possuindo assim varias aplicacoes e, umas delas, se relaciona ao mercado de capitais

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  3. Concordo com o Sonny.

    Gostaria de ter entrado em MDIA mais cedo...empresa redondinha!

    Parabéns pela escolha das empresas!


    Se puder adiciona meu blog... obrigado!!
    http://forretainvestimentos.blogspot.com.br/

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria também ter entrada na MDIA mais cedo, mas tinha aquela ideia boba de que o P/L estava alto e que só compraria na queda. Nessa época que estava de olho ela tinha uma cotação de 30 reais. Com o tempo, percebi que este negócio de deixar de comprar por causa de P/L alto (desde que não seja absurdo, né) não faz tanto sentido assim. Empresas de crescimento robusto demandam P/L (e outros indicadores) robusto. Seria maravilhoso se víssemos empresas de alto crescimento e ao mesmo tempo barata, mas essas oportunidades são raras. Então vale a pena sim pagar caro por uma coisa boa, do que pagar barato por uma coisa ruim ou razoável. Comecei a comprar ações da empresa na casa dos 50 reais e meu aporte do mês que vem será nela.

      Abraços e sucesso.

      Excluir
    2. O livro Investidor Inteligente manda a gente olhar isso de perto (P/L). Não quer dizer que voce so deva comprar coisas abaixo de 10,00,mas que voce tem que olhar bem o que vai comprar acima disso e especialmente quando... quem comprou ambev ha 10 anos, ta rindo a toa. Quem comprar agora tera o mesmo sucesso? Nao sei. pode ser que sim, pode ser que não, mas a expansao da empresa naquela epoca estava a vapor...

      Excluir
  4. ADP, pelo seus post percebe- se que é uma pessoa inteligente e organizada. Mas espero que um dia caia na real e veja que bolsa de valores não é para sardinha enriquecer. Se estivesse na renda fixa estaria com resultados bem melhores sem tanto esforço. A bolsa brasileira é manipulada pelos grandes, não há lógica.

    Espero que me entenda.

    Investidor que caiu na real e hoje tem resultados positivos mês a mês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ce bem que podia explicar melhor isso ai

      Excluir
    2. Grande anônimo.
      Eu já caí na real, mas sem precisar "investir" na bolsa.
      Também estou na RF e os resultados são positivos, mês a mês.

      Excluir
    3. Prezado Sony,

      Vou tentar ser mais claro, nossa vida tem que ser avaliada e reavaliada sempre pelos frutos que colhemos. Todo mundo na blogosfera tem um respeito e admiração muito grande pelo ADP. Devido a postura que se propoe a manter. Desta forma o meu comentário tem o objetivo de clarear a visão de resultados com relação a bolsa. A bolsa de valores, na maioria de sua existência no Brasil, perde para a renda fixa, exceto em alguns momentos muito pequenos de euforia. Veja o resultado da bolsa nos últimos 5 anos.

      A renda fixa engloba a primeira regra dos grandes acumuladores de capital. NÃO PERDER DINHEIRO.

      Além disto temos uma das taxas de juros mais atraentes do mercado mundial e erradamente enfiamos dinheiro nesta bolsa. Aqui não é Japão ou USA. É bem diferente.

      Excluir
    4. Em curto prazo não se conclui nada, qualquer cofre de porquinho bate a renda variável em algum periodo de instabilidade.
      Essas comparaçoes RF x RV são melhor analisadas em periodos de 10, 20 ou 30 anos.

      Excluir
    5. Olá pessoal,
      O anônimo aí não está errado. O Brasil possui boas oportunidades de renda fixa e muitas vezes é melhor aplicar nela do que na bolsa. Entretanto, vemos que com o tempo renda fixa vem perdendo sua atratividade. Como será o futuro? Na faço a mínima ideia.
      Mas esta questão de que "A bolsa brasileira é manipulada pelos grandes" normalmente é falada por pessoas que entraram na bolsa e se decepcionaram. Se for este o caso, gostaria que você explicasse o que aconteceu (quais ativos, quanto tempo de aplicação, etc). Já vi grandesX da bolsa caírem e fundos errarem. Já vi (pessoalmente) sardinhas terem sucesso também.
      E não, se eu tivesse aplicado tudo na renda fixa, teria menos do que hoje, mas mesmo se tivesse mais, acredito que ainda está muito cedo para falar. Daqui a uns 15 anos terei condições de dizer se valeu a pena ou não. Por enquanto não tenho o que reclamar.

      Abraços

      Excluir
    6. Adp, seu resultado tem sido negativo e não tem do que reclamar?

      Excluir
    7. Anônimo, o resultado é excelente e ele não tem do que reclamar.

      Pelo seu comentário, julgo que tem visão de curto prazo e entendo seu espanto quanto ao resultado do AdP.

      Excluir
    8. Anônimo31 de agosto de 2013 09:58

      Falou o cara que acha que bolsa é apenas o índice IBOVESPA.
      Ou então o cara que acha que bolsa é apenas Petrobras e Vale(são excelentes empresa, mas não são tudo na bolsa).
      Ou então o cara que acha que bolsa enriquece. Bolsa não enriquece, bolsa ajuda, e muito, o cara a ter algum patrimônio sólido. E ter uma renda complementar através dos dividendos.
      Ou o cara que perdeu tudo em "mundo X"

      Resumindo: A bolsa é para quem tem paciência e acredita em dividendos. Não para novatos iludidos que acham que vão "ENRICAR" na bolsa.


      Forte abraço!
      Daniel

      Excluir
    9. Muitos ARGUMENTOS e TEORIAS, poucos RESULTADOS.
      Tudo bem, cada um no seu quadrado.

      Minha intenção aqui foi e é somente de somar.

      Abraços.

      Excluir
    10. "Minha intenção aqui foi e é somente de somar."

      Somar? Como? Falando que renda fixa dá mais grana do que as grandes empresas?

      Já que a renda fixa dá mais grana, porquê então que vamos ter empresas, não é mesmo?

      Excluir
    11. Calma gente, o anônimo colocou a opinião dele e não tem nada de errado nela.
      Tenho títulos que me pagam 13% ao ano.
      Se vc olhar na comunidade que divulga seus "progressos", verificará que a maioria não conseguirá 13% ao ano.
      Eu tenho ações, poupança, imóveis, tesouro direto e brasilprev. Na bolsa tenho apenas 3 empresas e não pretendo ter outras. Para mim já é suficiente pelo X do meu patrimônio que pretendo colocar na bolsa.
      Resumindo: eu diversifico bastante, mas se você para eu optar por uma modalidade apenas, ficaria com o tesouro direto.

      Excluir
    12. Corrigindo: mas se fosse para eu optar por uma modalidade apenas, ficaria com o TD.

      Excluir
    13. Essa discussão está muito boa.
      Anônimo dos 11:36. Minha rentabilidade, desde que comecei a registrar (2011), está sendo de 0,938% ao mês, ou 11,86% ao ano, líquido. No mesmo período, a meta da SELIC variou de um pico 12,5% em julho de 2011 a um fundo de 7,25% em março do corrente ano, brutos.

      Anônimo dos 11:36. Pois é. O colega citou o período de 5 anos para cá, ou seja, bem no pico até o fundo. Se estendesse para 10 anos ou mais, veria que as ações performaram bem.

      Anônimo dos 13:00. Ponto importante de ser lembrado. Ninguém investe em índice. No máximo investe em um fundo passivo que tenta replicar o índice. Quando falamos em investimentos em ações, falamos em investir/especular empresas.

      Anônimo dos 19:39. A maioria não consegue 13% ao ano. Mas aí você está sendo covarde. Você citou uma época quando a rentabilidade dos títulos estava muito boa e quer comparar com um época onde as ações estão rendendo pouco. Para comparar modalidades diferentes, acredito que o ideal seria pegar longos prazos de investimento.

      Anônimo dos 19:40. Se eu fosse escolher uma modalidade apenas, sem dúvidas seriam as ações.

      Resumindo, acho que discutir quem é melhor é muito gasto de energia para pouca conclusão. Cada investidor tem um perfil. Uns gostam de concentrar em RF, outros em RV e outros mesclam. Cada um se sente confortável no que faz. Mas na minha opinião, é improvável que o investimento em um CDB de um banco seja mais rentável do que ser dono do banco.

      Abraços

      Excluir
    14. Se a rentabilidade da renda fixa me atendesse a chegar em X reais em Y anos, com certeza investiria apenas nela.
      O problema é que eu e acredito que muitos outros precisam arriscar um pouco em renda variável para tentar acelerar o acúmulo do capital.
      Aí vem o risco.

      Abs

      Excluir
    15. Discussão interessante, mas já foi provado em vários, vários e VÁRIOS artigos que a Renda Variável bate a Renda Fixa no LONGO PRAZO.

      E isso em diversos países.

      Hoje a bolsa está patinando, o mundo está em recessão e etc, etc. Comparar os últimos 5 anos, que é logo após uma das maiores crises da historia, que alguns chegam a comparar com a de 1929 (o q acho um extremo exagero), é fazer uma comparação injusta, sem sombra alguma de dúvidas. Como bem colocou o AdP, se esticarmos o prazo para 10 anos, já veremos melhores resultados na RV.

      E não faz sentido a RF render mais que a Bolsa no longo prazo. O empresário sempre irá alocar seu dinheiro em projetos que dão mais retorno. É NECESSÁRIO render mais, caso contrário não teríamos empresas por aí. É difícil de ver isso no CP, mas no LP fica evidente.

      Claro q há milhões de riscos, mas é exatamente por isso que a rentabilidade é maior, pois caso contrário, iriam todos para RF...

      Pegando algumas das maiores empresas do IBOV, temos os seguintes números para os últimos 10 anos:

      Empresa - Margem LL - ROE (média aritmética)

      Ambev - 23% - 25%
      Petrobras - 14% - 19%
      Vale - 25% - 24%
      Itau-Unibanco - 18% - 23%
      Bradesco - 13% - 20%
      Banco do Brasil - 13% - 24%
      Souza Cruz - 24% - 61%
      Gerdau - 8% - 20%
      CCRO - 21% - 31%

      Enfim, poderia continuar com a lista. No mesmo período o CDI teve uma média de 14%.

      Note que nenhuma empresa possui ROE abaixo de 20% (petro tem 19%, ok!).

      Ou seja, existe aí 6%aa de ganho sobre a RF....

      Excluir
    16. Eu ia escrever alguma coisa, mas cheguei tarde. Acho que o Dimarcinho disse tudo. Contra fatos não há argumentos.

      E nenhum pequeno investidor compra ações para enriquecer, pois o objetivo é previdenciário.

      Excluir
    17. É verdade, contra fatos não há argumentos.

      Este ROE diz tudo.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela carteira e o destaque Mdia3, muito interessante essa empresa e vou começar a observa-la com mais carinho. Continue com excelente trabalho que você faz ADP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Fábio.
      Dá uma olhada sim, mas faça o dever de casa ao estudar a empresa e tirar suas próprias conclusões. Eu sei que você fará, mas sempre é bom repetir isto.
      abraços

      Excluir
  7. Grande ADP,

    Parabéns pela consistência e pela clareza das suas demonstrações financeiras.

    Só tenho uma dúvida, no lançamento da rentabilidade do FAED11B você colocou uma rentabilidade positiva no mês de agosto de 0,39%, mas o correto não seria uma rentabilidade negativa de 0,37%, tendo em vista que a cota fechou o mês passado em R$ 141,00 e este mês em R$ 140,48 ?

    Forte abraço e ótimos estudos para o seu certame.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eae Rafael, beleza?
      No mês passado tinha 31 cotas a 141,00 cada, com caixa de R$58,69 reais em caixa. Somando meu investimento em FII, dá um total de 4429,69.
      Neste mês, fechei com 31 cotas a 140,48. Mas meu caixa fechou em R$91,96, pois recebi R$33,27 em aluguéis, totalizando 4446,84, ou um ganho de 0,387%.

      Mas é bom sim ter estas "auditorias". Já aconteceu de eu digitar errado ou me enrolar na inserção de dados.

      Abraços e sucesso.

      Excluir
    2. Tudo tranquilo, AdP

      Realmente eu havia calculado apenas o valor da cota sem o efeito caixa. Agora entendi.

      Abraços

      Excluir
  8. Não devemos esquecer que além da valorização dos ativos, temos os dividendos, que podem gerar renda vitalícia. Portanto, acredito sempre que o investimento em renda variável sempre é mais favorável, desde que monta-se uma carteira com empresas de grandes fundamentos. Afinal, o índice Ibovespa não pode ser usado apenas como única referência em renda variável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem os dividendos e a replicação destes. Normalmente quando se faz estudos comparando ações com renda fixa, se utiliza o Ibovespa, que tem muita tranqueira. Gostaria de ver na mídia estudos com filtros de ações.

      Abraços

      Excluir
    2. Olá ADP, será que não existe algum estudo/grafico com as principias empresas para podermos fazer um estudo e avaliar a real eficacia do investimento em ações?
      vlw

      Excluir
    3. Na época que eu buscava uma estratégia de investimento fiz várias simulações com diversas empresas. Por isso escolhi investir em ações. É improvável que o CDB de um banco renda mais do que ser dono do próprio banco.
      Sobre as simulações, acredito que os livros do Portinho devam tê-las. Fiquei sabendo também que ele lançará outro em breve.
      Abraços

      Excluir
  9. Esse mês poucos conseguiram superar o índice abraço e vamos que vamos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Eu pendei que só eu que iria ficar para trás, kkkkkkk.
      Abraços

      Excluir
  10. Só tirando uma dúvida...

    " Carteira de investimentos com valorização de -0,96% no mês, acumulando -0,37% no ano.
    Levando em consideração a rentabilidade e o aporte, a carteira 0,5% no mês.
    "

    O que sua planilha calcula é a rentabilidade e o aporte né? Só confirmando.
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A primeira frase é rentabilidade pura. A segunda é levando em consideração o aporte.
      Abraços

      Excluir
  11. ADP,

    Seu blog é excelente. Parabéns!

    Estou estudando para montar a minha carteira.

    Sempre passo por aqui para aprender um pouco mais.

    Fiquei com algumas dúvidas?

    Por que você não diversifica mais os Fundos Imobiliários?

    Você se considera um investidor agressivo, já que tem mais de 80% alocado em ações?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elton,
      Não diversifico os fundos por dois motivos. Primeiro é que não conheço a fundo nenhum dos outros fundos. Conheço só um pouco do FAED e do HTMX, que já fui cotista. Segundo porque tenho somente 4 mil reais aplicados em fundos. Não vejo motivos para diversificar no momento. Quando eu decidir aumentar bastante meu investimento em FII, vou pesquisar e diversificar melhor.

      Investidor agressivo seria aquele que corre grandes riscos em troca de alta rentabilidade. A questão é, o que é risco? Aplicar boa parte da carteira em renda variável é risco? Se for, então sou agressivo sim. Eu me considero um pouco agressivo sim, mas não por isso. Me considero por alocar boa parte da carteira em ações de crescimento ao invés das famosas Blue Chips.

      Abraços

      Excluir
  12. Boa tarde, AdP!

    Agosto foi prato cheio para os especuladores. Que setembro seja o mês dos poupadores.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Setembro é um mês historicamente ruim. Já tem guerra nova rolando. O mercado pira. Vamos ver como será este setembro.

      Abraços

      Excluir
  13. Parabéns AdP excelentes escolhas em sua carteira. Sócios em prbc, ccro, bbas, vale e tble. Não pensa na grendene? Aguardo uma visita sua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eae Guardião, tudo bem? Espero que você não seja um guardião do tipo eunuco, kkkkkkk.
      Já fui sócio da Grendene em 2011. Decidi vender ações da empresa por causa do seu caixa que era gigantesco. Uns gostam, mas eu não gosto disso. Essa venda se mostrou errada, olhando pelo retrovisor.
      Parece que seu caixa andou diminuindo e a empresa tem planos mais ambiciosos. Por enquanto não estou acompanhando nenhuma outra empresa, mas pode ser que um dia eu passe a acompanhar. Se fizer isso, teria que descartar uma de minhas empresas, sendo provável candidata a saída a VALE.

      Abraços

      Excluir
  14. Como o anônimo citou acima, se olharmos apenas o mês, um resultado negativo é sempre ruim.
    Porém se expandirmos o escopo, e olharmos ao longo do ano, veremos que o AdP está bem acima do IBOV, e sua carteira tem um peso enorme em ações. Acho que olhando no longo prazo a carteira vem performando bem, resultado de uma escolha minuciosa de ações. Quanto aos investimentos em renda fixa, acho interessante continuar investindo em ações enquanto a bolsa está "relativamente" barata, e quando ela começar a deslanchar pular para a renda fixa... Não sei o que o AdP está pensando...

    Esse mês iniciei a divulgar minha carteira, se puder adicionar omedicopoliticamenteincorreto.blogspot.com/. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha ideia é essa mesmo. Não podemos nos esquecer de que, desde que o mercado é mercado,ele varia, para cima e para baixo. Estamos no momento depressivo. Quando estiver na euforia (se eu conseguir distinguir, claro), alocarei mais em RF.
      Ta add.
      Abraços

      Excluir
  15. sigamos no foco!!! não existe investimento melhor ou pior... tem gente q ganha dinheiro c a bolsa, outros c imóveis, outros c renda fixa, façamos o q nos faz nos sentir melhor!!! eu gosto da bolsa e acho espetacular a ideia de participar dos lucros de grandes empresas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ganhar dinheiro onde o investidor tem mais afinidade. Também adoro a bolsa e lamento não ter entrado antes.

      Abraços

      Excluir
  16. Parabéns, AdP! O blog já se consolidou como um dos principais da comunidade de finanças! Abraços!

    ResponderExcluir
  17. Gostei da carteira,, está de parabéns..

    ResponderExcluir
  18. Mestre AdP, ocioso reiterar que as premissas que são adotadas em seus investimentos revelam-se sempre mais sólidas, à medida que retornam resultados estimados pelo planejamento a que se dedica seu elevado discernimento.

    Parabéns e abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande "Idiota", que de idiota só tem o nome.
      Abraços e sucesso.

      Excluir
  19. Você só tem excelentes empresas em carteira. E usa a baixa do mercado para aumentar a carteira. Pelo que vejo pouco posso acrescentar nesse blog, onde o jovem investidor já possui avançado know-how.
    Parabéns, está no caminho certo, desde que tenha paciente no longo prazo.

    O VERDADEIRO EL REI DAS FINANÇAS E AÇÕES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras. Espero que eu esteja no caminho certo mesmo.
      Abraços e sucesso.

      Excluir
  20. Apesar do Ibov este mês ter dado uma boa alta, está tomando uma surra no ano para sua carteira de ações! hehe

    []s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Mas para mim isso não importa tanto. Perder para o Ibov faz parte. Quero ver é o bolo crescer, kkkkkkk.
      Abraços

      Excluir
  21. AdP,

    Como você reinveste os dividendos dos FII's e das ações?

    Você reaplica os alugueis no fundos e os dividendos nas ações que os originaram? Ou você aplica o montante mensal de acordo com o você julga melhor no momento?

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procuro reinvestir os aluguéis dos FII no próprio FII, mas certas vezes o utilizo para comprar ações.
      Os dividendos são reinvestidos nas próprias empresas quando não são valores tão baixos. Quando são valores muito baixo (menores que 100 reais), vão para o caixa, podendo ser utilizados na compra da mesma ação ou não. Mesmo assim, tudo que eu disse não é 100% do tempo. Se eu ver algo que julgo como boa oportunidade, é nela que invisto.

      Abraços

      Excluir
  22. Acredita que PRBC4 voltará a um bom patamar no valor de cotação ainda em 2014?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não acredito em nada. Não faço previsões por ser incapaz. Espero que a empresa esteja mais lucrativa em 2014 do que hoje. E se a empresa aumentar seus lucros e sua cotação ficar de lado ou cair, melhor ainda.
      Abraços

      Excluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Que coisa hein, sua carteira super diversificada não conseguiu se alavancar.

    Estudo de caso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eae Pobretão, blz?
      Assim eu fico confuso. Uns falam que preciso diversificar, já você fala que minha carteira é superdiversificada. Tá complicado.
      Abraços

      Excluir
  25. AdP,

    Por favor, me esclareça uma dúvida:

    Ao investir no Tesouro Direto, se eu resgatar o título somente no vencimento, vou receber exatamente o valor simulado no ato da compra, conforme o caso, independente da variação do IPCA ou da SELIC?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao resgatar no vencimento, receberá a taxa conforme compra. Se você comprou um título de 4% + IPCA, receberá isso no resgate, independente de sua variação no caminho.

      Dê uma lida aqui:
      http://alemdapoupanca.blogspot.com.br/2012/12/entenda-variacao-dos-titulos.html

      Abraços

      Excluir
    2. O IPCA é considerado no momento da contratação, no momento do resgate ou durante todo o prazo de duração do título???

      Excluir
    3. E os cupons de juros, você leva em consideração também?

      Excluir
    4. É durante o prazo de duração do título. A intenção é tentar manter seu poder de compra.
      Eu aplico em títulos sem cupons, pois eu iria reinvestí-los de qualquer forma.
      Abraços

      Excluir
  26. Até que a queda não foi muito grande este mês AdP.

    Boa sorte!

    Uta!

    ResponderExcluir
  27. Grande ADP!

    O TD vai te pagar a taxa acordada, logo aquela desvalorização é fictícia e somente para efeito de controle. FII não entendo. Ações, vc só tem boas empresas na carteira. BBAS3, CIEL3 e PRBC4 são ótimos papéis, mas juntos respondem por 1/3 do seu capital, o que te deixa bastante exposto ao setor financeiro. Nada de mais, considerando que a carteira ainda está em formação, mas talvez seja interessante aportar mais no setor elétrico, um pouquinho em VALE5...

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tanto a valorização do ano passado como a desvalorização deste ano são irrelevantes para quem segurar o TD até o seu vencimento.
      Minha alta concentração no setor financeiro é devido à minha afinidade com o mesmo. Gosto muito de bancos e deste tipo de empresas. VALE está interessante, mas pretendo aportar em outras ainda.
      Abraços e sucesso.

      Excluir
  28. O Tesouro Direto está dureza esse ano, com aumentos na Selic os títulos tem oscilado bastante, pretende aumentar posição em algum AdP? Apesar que as taxas que conseguiu no passado são excelentes, nem se comparam com as ofertas atuais.
    Essa MDIA é um belo achado, tenho um pouco de receio de entrar agora com uma margem de segurança menor, se der alguma queda provavelmente entrarei, assim como na ETER3 que comprei logo após o anúncio da possível ação absurda de 1 bilhão de reais, não deu pra segurar a ordem de compra com os indicativos maravilhosos da Eternit. Falando nisso, o que pensa sobre essa ação?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá General,
      Por enquanto não pretendo aumentar posição neles. Estou estudando a possibilidade de trocar meus títulos por outros com rentabilidade maior. Estes títulos que vencerão em 2014 serão utilizados para comprar novos títulos ou FII.
      A cotação da MDIA vem subindo o que diminui sua margem de segurança. Mas tem que ver também que seus lucros e patrimônio aumentaram, o que aumenta a margem. Acredito que a margem de segurança que comprei na época que custava 50 reais é parecida com a atual. Esta questão de "se der uma queda eu comprarei" estava na minha cabeça quando ela custava 30 reais, deixando de lado quando foi a 50. A empresa é de crescimento e é bem vinda na minha carteira. Só a margem líquida que não é boa para meus padrões, mas é boa para o setor onde atua.
      A Eternit teve este problema. O mercado acreditava que a ação iria desabar. Ela caiu, mas na minha opinião não desabou. Já encontrei diversas vezes a ação na casa dos 7 reias sem esta notícia do processo. Ainda está nos 8,30. Acredito muito na empresa, mas tem que ter nervos de aço para saber lidar com estas notícias. Não é fácil. Acredito que qualquer pessoa que procure buscar informações além da Globo e outras mídias entenderá que o amianto é tão perigoso quando outros minerais, raio-x, atividade nuclear e outras dezenas de atividades. Logo, se as outras atividades são permitidas desde que se tenha um ambiente de trabalho adequado, por que não o amianto? Ainda acredito na empresa e no seu produto.

      Abraços

      Excluir
  29. Adp, além do seu fechamento muito bem detalhado, eu gosto muito de acompanhar os comentários em seu blog. Neste post está fantástico.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ludyson,
      Os comentários estão ficando melhores a cada dia que passa. É bem legal ver a opinião dos outros, inclusive as divergentes.

      Abraços

      Excluir
    2. 1 ideia

      Você poderia utilizar alguns comentários e discussões para fazer algumas postagens. Iria ficar muito bacana.

      Igual fazem no blog Valores Reais.

      Excluir
    3. Olá Ludyson,
      O problema é que minhas postagens, com exceção das de fechamento, normalmente demoram meses para estarem prontas. Se eu pegar cometários para fazer postagens, o comentários estará muito antigo.
      Abraços

      Excluir
  30. Olá ADP,
    eu pretendo em breve começar a investir em ações, porém eu fico meio receoso de investir na bovespa, pois acredito ter poucas empresas e ainda está em fase de consolidação, você sabe se seria possível nós pessoas físicas investir em bolsas estrangeiras, tipo nasdaq, por alguma corretora nacional usando HB?
    muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A bolsa de valores de São Paulo é o ambiente onde se negocia as maiores empresas do Brasil. Não pense que investindo nos EUA, Japão ou outros países, você só encontrará empresa TOP. Se fosse assim nenhum estrangeiro investiria no Brasil. Existe o bom e o ruim em qualquer lugar. Se investir nas empresas brasileiras, que são as empresas que temos contato, já é difícil, imagina investir em empresas estrangeiras.
      Respondendo à pergunta, não conheço formas de investir nas empresas de fora por não achar necessário, pelo menos para mim.
      Abraços

      Excluir
  31. ADP
    gosto muito das suas publicações, se possivel gostaria de sugerir uma, pois é difícil achar um blog de facil compreensão como o seu. tenho muita duvida sobre o mercado de forex e também em investimentos com alavancagem na bolsa.
    se possível falar algo sobre esses dois investimentos agradeceria muito.

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,
      Não posso fazer postagens sobre coisas que nunca operei. No máximo dar uma pincelada por cima, como fiz com a postagem obre termos, apenas para esclarecer. Uma fonte de consulta é da própria CVM:
      www.cvm.gov.br/port/taxas/mercadoForex.pdf

      Sobre alavancagem, sou contra este tipo de operação para o pequeno investidor.
      O que eu sei é que formas de enriquecimento rápido e fácil existem desde que o homem inventou a moeda. O problema é 99,9% das vezes é furada.

      Abraços

      Excluir
  32. ADP,

    minha mãe me deu a incumbência de investir um capital dela de R$ 1 milhão, grana
    proveniente de um imóvel que ela se desfez e quer que esse capital gere uma renda de pelo menos R$ 10.000,00 mês....me dê uma sugestão de alocação caso o capital fosse seu para gerar essa renda.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu investiria 1 milhão da mesma forma que invisto hoje.
      Para quem nunca investiu na vida, recomendaria separar uns 500 reais para a compra de livros e um tempo para se dedicar fortemente no estudo das diversas modalidades de investimento. Após sentir confiança, entrar bem devagar, com cerca de 50000 reais por mês.
      Mas ter uma renda certa de 10.000 por mês de 1.000.000 não é fácil.

      Abraços

      Excluir
    2. Realmente, conseguir 10k por mês a partir de 1M é um pouco complicado. Teria que focar em ações de dividendos mais altos, como as elétricas, mas mesmo assim concentrar muito em um setor é complicado.
      Concordo com o AdP que você deve ir aos poucos e depois de bastante estudo. Assista aos videos do Bastter sobre acumulação de patrimônio que poderá ajudar a ter um modelo de investimento mais conservador que entendo que é o que sua mãe deseja.
      Coloque o dinheiro primeiramente em Renda Fixa para não perder a inflação e vá migrando para ações aos poucos, tipo uns 20k por mês (50 eu acho muito), com compras constantes tanto na alta como na baixa.

      Abraços,

      Blog Economicamente Incorreto
      http://economicamenteincorreto.blogspot.com.br

      Excluir
  33. Oi AdP,
    O mês foi complicado mesmo, principalmente porque as ações com maior beta foram as que se destacaram, enquanto as mais defensivas amargaram rentabilidade ruim.
    Sua rentabilidade histórica permanece muito boa. Parabéns!

    Abraços,

    Blog Economicamente Incorreto
    http://economicamenteincorreto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  34. Adp, parabéns pelo blog.

    A respeito da MDIA3, nesse preço de R$ 98,00, ainda é um bom preço pra entrar no papel?

    Já tive ela comprada a R$ 78,00 mas vendi pra entrar na OPA da BBSE3.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O preço de entrada vai depender do que você acha ser caro ou barato. Neste mês comprei meia dúzia de ações por 93 reais, e pretendo comprar mais mês que vem.
      Abraços

      Excluir

Seja educado. Mensagens de trolls serão moderadas.