segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Retrospectiva 2018


Mais uma postagem para fazer um registro do que aconteceu no ano de 2018.

No ano de 2018:
-Meu patrimônio subiu de R$292.479,37 para R$295.847,84, um aumento de R$3.368,47 ou de apenas 1,1%. O aumento foi pouco devido à queda drástica das criptomoedas, o que foi compensado pela valorização dos demais investimentos.
-Aportei R$28.618,92, o equivalente a R$2.384,91 por mês, um aumento de 6,3% em relação ao ano passado.
-O patrimônio rendeu 3,52% no ano, ou 0,28% ao mês.
-Fechei a carteira com 6 ações, uma a mais que no ano passado. Foi adicionada MPLU3 durante o ano.
-Recebi R$5.981,83 em proventos, representando R$498,48 ao mês, uma diminuição de -19,3% em relação ao ano passado.

Perspectiva x realidade - 2018
Para o ano de 2018 fiz tive algumas expectativas, explicadas NESTA postagem. Agora é o momento de confrontá-las com o que aconteceu de fato:

Perspectiva 1: “Aportar pelo menos R$32.000”
Realidade: Fiquei 3,5k abaixo da meta. Quem acompanha o blog percebeu que nos últimos 2 meses nada aportei. Isso porque estava com uma previsão de um gasto alto para o final de ano. Como não queria resgatar nenhum tipo de investimento, tive que fazer uma provisão. Se não fosse isso eu com certeza iria alcançar a meta, ainda mais colocando meu 13º. De qualquer forma, a meta não foi alcançada.

Perspectiva 2: “Em relação ao patrimônio, não me vejo, em princípio, mexendo nas ações (talvez Eztec), nem nos títulos nem nos FII. Mantido o status quo, seria um ano típico de aportes sem mudanças significativas. O que mudaria esse status quo? Uma crise internacional. Estou achando que o mundo está muito quieto e calmo. Quem sabe venha uma crise por aí?
Realidade: A carteira se manteve praticamente inalterada, salvo poucas exceções (adição de MPLU3 e alguns FII). No entanto, joguei a bola de uma crise, coisa que não se concretizou.

Perspectiva 3: “Ainda em relação ao item anterior, não espero uma alta do mercado de ações. Na verdade, chutaria que esse ano será de perdas. Vou deixar registrado aqui um valor de 90k em ações, 15k em FII e 160k em TD. A princípio então seria um patrimônio de 265k nestes tipos de ativos. Se houver uma crise, esses valores serão bem diferentes.”
Realidade: Errei. De fato, o índice Bovespa cresceu 15% no ano. Além disso, terminei o ano com 127k em ações, 23k em FII e 145k em TD, um total de 295K.

Perspectiva 4: “Sobre as moedas, prefiro omitir qualquer expectativa. Não tenho a mínima ideia do que poderá acontecer. Para 2018 espero que alguma coisa maravilhosa vai acontecer: ou maravilhosamente boa ou maravilhosamente desastrosa. Algo entre o milhão e o pó.”
Realidade: Fiz bem em omitir expectativas. No fim das contas não foi milhão nem pó, mas o resultado está muito mais perto do pó do que do milhão.

Perspectiva 5: “Sobre os proventos, creio que vão se manter no patamar atual.”
Realidade: Que tal um patamar 19% mais baixo?

Erro do ano
Não sei bem se é erro, mas classifico como insegurança. Não sou a favor de diversificação por diversificar, mas meus últimos movimentos nos FII mostram que não fico a vontade quando os escolho. Adicionei três FII durante o ano (VISC11, MALL11 e ABCP11) devido a insegurança em qual escolher um FII de shopping apropriado. Eu queria adicionar um FII deste segmento a carteira (apenas um), mas confesso que, ao contrário das ações, não tenho “tesão” nenhum em ficar analisando FII. Não me leve a mal, acho que eles são um investimento fantástico. Mas por algum motivo não tenho motivação em escolhê-los. Quando analiso ações, fico extasiado em procurar informações, desmembrando seus balanços como se fosse um detetive. Mas em relação a FII não me sinto assim.

Acerto do ano
Parece que minha liquidação das moedas, apesar de tardia, foi um acerto do ano. Terminei com um pequeno ganho em relação ao total aportado. Entretanto, a venda não foi antes de fazer minha carteira sangrar muito, o que resultou em um ganho pífio anual.
 
Comentários pessoais
2018 foi um ano muito tranquilo na questão pessoal. Família com saúde em dia, filhão crescendo, eu consolidando meus estudos de inglês. Ano sem novidades, sejam elas boas ou ruins. Estou curioso com o que 2019 nos mostrará, principalmente no campo econômico e político. Como disse na postagem sobre o que o próximo presidente deveria fazer, se ele controlar o bolo crescente dos gastos públicos e prover uma ampla liberdade econômica para o país, poderemos, quem sabe, passar por um processo de novazelandização. Espero que Paulo Guedes tenha força para vencer os interesses do pântano político.
Resumindo é isso aí. 2019 pode talvez ser um ano de grandes mudanças em minha vida, por isso não deixarei minhas expectativas para esse ano.

Como foi seu ano de 2018? Deixe nos comentários.

29 comentários:

  1. Fala ADP!

    Meu ano de 2018 foi estupendo! Sai do Brasil pela primeira vez como contado lá no blog. Fui uma puta viagem viu.

    E mesmo com a viagem levando uma boa grana, ainda consegui aportar bem. Depois disso a noticia de ser pai. De negativo só lembro de alguns problemas de saúde. Que alias, já estou correndo atrás para melhorar!

    Agora vamos ver 2019, é para ser melhor!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Inglês,
      Experiência internacional é bastante válida. Ainda não tive, mas quero ter uma também.
      Abraços e sucesso em 2019.

      Excluir
  2. Parabéns pela firmeza, nos aportes e pela dedicação ao blog. Continue assim, vc é um grande blogueiro e como pequeno investidor é inspiração para muitos, eu inclusive.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anon,
      Obrigado pela força. Pessoas como você me ajudam a manter a disciplina de investimento.
      Abraços e felicidades!

      Excluir
  3. Grande ADP

    2018 foi um ano que começou esquisito e terminou bem pra mim. Muitas boas surpresas. O que me quebrou foram problemas de saúde por causa de excesso de trabalho. Mas já estou resolvendo esse problema. Além de ir pra reserva no quartel, agora estou me dedicando mais a mim e à minha família.

    Que venha 2019 e com ele muito trabalho e dinheiro pra todos nós!!!

    Abração.

    Robson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Robson,
      Todo ano tem os prós e os contras. Mas parece que no seu caso, 2018 teve mais prós.
      Espero que 2019 seja um ano especial para todos nós.
      Abraços

      Excluir
  4. Meu ano não acabou ainda, em mais 5 dias deixo meu emprego para começar a viver a IF e só depois de "colocar a casa em ordem" é que eu posso dizer que o ano acabou e quais são as expectativas, no momento estou no olho do furacão.
    Esse ano pretendo realizar um desejo, comprar um Bitcoin inteiro, sempre tive pouquinho só para entender como funciona mas na verdade quero ter 1 bitcoin nem que seja para virar item de colecionador!rs

    Bom 2019.

    Sr.IF
    www.srif365.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IF365,
      Curta sua IF, que está bem próxima. Esse bitcoin será um souvenir.
      Abraços

      Excluir
  5. AdP, por que insistiu em MPLU?

    Depois daquele aviso do controlador, eu pulei fora.... lucrando 30% em outro ativo (DIRR3) enquanto a multiplus patinou na exata mesma cotação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Animal,
      Este mês desmontei um pouco da MPLU. Eu ia esperar o OPA, mas é um processo demorado. E como o controlador anunciou o OPA, isso cristalizou o preço da ação, que impede ela de subir.
      Abraços

      Excluir
  6. Grande ADP! Tudo bem? Eu estava vendo a postagem do investidor ingles sobre como utilizar a planilha google para acompanhar os investimentos e me lembrei da sua planilha do sistema de cotas. Será que tinha como integrar as duas coisas numa só? Eu náo sei mexer mt com isso mas sei que seria uma boa se desse. Feliz ano novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Frugal,
      Estou um pouco de fora nesse quesito de planilhas, kkkkk. Deve ter como integrar sim, mas vou deixar esse trabalho para algum voluntário.
      Abraços e sucesso

      Excluir
    2. Adp eu posso tentar, pode ser que eu demore umas 5h mas quem sabe eu acerto. Qual o link da planilha para esse sistema de cotas? Abraço!

      Excluir
    3. @Frugal Simple, sem querer fazer marketing gratuito, mas a Suno andou recomendando umas planilhas para seus clientes. Elas são 100% online e o melhor, grátis. A cotação, apesar do delay de 15 min, é feira "magicamente" pelo google. Vale a pena dar uma olhada: https://sites.google.com/view/dlombelloplanilhas

      Excluir
  7. Boa adp! Que Deus nos abençoe na jornada! Aprendendo a utilizar ainda sua mítica planilha haha mas próximo post já utilizarei =D

    Abraços,

    Intendente Frugal,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Intendente,
      Que 2019 seja um ano abençoado para nós.
      Abraços e sucesso

      Excluir
  8. Adp blz? Tou com uma duvida no preenchimento da planilha das cotas.
    Eu juntei tudo e preenchi com o que já tinha mas só as celulas azuis que eu preenchi que tiveram valores. As células verdes ficaram sem número nenhum, nem número de cotas. Será que é porque foi apenas o primeiro aporte que coloquei e depois ela se ajeita? Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Frugal,
      Pelo certo, preenchendo tanto aporte quanto carteira, o valor é calculado. Se não calculou, tente baixar a planilha outra vez.
      Abraços

      Excluir
  9. Nela, o espaço pra inflação é sempre anual ou tem como colocar mês a mês? Abraço!

    ResponderExcluir
  10. O BTC foi o meu ponto fraco do ano, ele afetou em uns 12k meu patrimônio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No final do ano de 2017 falavam que 2018 seria o ano das criptomoedas, especialmente as altcoins. Deu ruim.
      Abraços

      Excluir
  11. AdP, belo exemplo de disciplina financeira. Parabéns.

    ResponderExcluir
  12. AdP, uma dúvida, o seu aporte é em sua maioria proveniente de renda passiva? Dividendos, aluguéis? E o dinheiro que era pra sobrar do salário?!
    Deixe-me fazer uma sugestão. Vc mesmo disse que não sente tesão em analisar FII como tem por analisar ações. Acho que tudo na vida que fazemos sem tesão não sai direito. E não acho que valha a pena diversificar por diversificar. Acho que vc deveria diversificar dentro das ações. Que sejam 10 empresas, mas serão 10 empresas que vc analisou e estudou com tesão. Isso sim vai te dar retorno.
    Obs: o meu tesão é em ações e sou 90% elas. Mas se o seu tesão fosse FII, estaria te apoiando em abandonar ações e seguir o seu tesão em FII haha.
    Abraço,
    Alexandre Batata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexandre,
      Quando digo aporte, é dinheiro novo, aquele que sobra do salário. Dividendos e aluguéis não são aporte.
      Sobre o FII, mesmo não tendo muita paciência para analisá-los, senti necessidade de aumentar um pouco minha renda passiva mensal.
      Abraços

      Excluir
  13. Alguém sabe o que houve com o bloque do funcionário publico investidor?
    funcionariopublicoinvestidor.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Seja educado. Mensagens de trolls serão moderadas.