terça-feira, 22 de novembro de 2011

Livro - A Árvore do Dinheiro

Ao criar este blog, pretendia também descrever alguns livros que já li ou que estou lendo. Este livro será o primeiro que irei descrever.


A Árvore do Dinheiro foi escrito por Jurandir Sell Macedo Junior e possui uma versão atualizada em 2010. A editora é a Elsevier. Este livro faz parte da coleção Expo Money, que visa ampliar os conhecimentos de educação financeira.

Jurandir Sell Macedo Junior possui uma gama de profundos conhecimentos na área de finanças, com doutorado e mestrado em diversas instituições do Brasil e do mundo, além de possuir certificações de profissional de investimentos, ser palestrante, participante de conselho de empresas, escritor e professor.



A Árvore do Dinheiro é um livro que trata da Educação Financeira, sem puxar sardinha para ações ou para um investimento específico. Este livro possui informações que conduzem o leitor ao caminho da tão sonhada independência financeira.

O livro possui 178 páginas distribuídas em 6 capítulos, recheados de exemplos reais e ilustrações de fácil entendimento.

O capítulo 1 faz o leitor repensar o que realmente leva uma pessoa a ser feliz. Ele possui fortes argumentos que convencem o leitor que a felicidade surge de diversos gestos simples, como estar com a família, rezar ou brincar com animais domésticos. Há também conceitos importantes como o de consumo, de status, de necessidades e de felicidade que fazem o leitor refletir sobre a sua própria vida.

O capítulo 2 trata do planejamento financeiro. Ele mostra ao leitor como ele pode organizar  suas finanças, a importância do planejamento, a importância de poupar e a definição e uso de outros conceitos como ativos e passivos.

O capítulo 3 descreve as principais correntes de estudos sobre finanças para ajudar o leitor a montar sua própria estratégia.

Os capítulos 4, 5 e 6 descrevem em maiores detalhes as principais alternativas de investimentos. No capítulo 4 é retratado as características dos fundos de investimento e de previdência. O 5 descreve os investimentos em renda fixa, abordando a caderneta de poupança, o Tesouro Direto, o CDB e os debêntures. Já o 6 aborda os investimentos em renda variável mostrando o que é a bolsa de valores e o que são ações, além de ajudar o leitor a como escolher uma corretora, como utilizar o home broker e muitas outras informações.

Confesso que a primeira vez que vi a capa do livro e li seu título, pensei que se tratava de uma “fórmula mágica” de investimentos, onde se coloca pouco dinheiro e tira muito dinheiro em pouco tempo. Mas não tinha refletido sobre a imagem da capa, que é uma pessoa plantando uma muda de uma árvore em um solo fértil. Ela passa a mensagem de que nós, assim como nossos investimentos, sempre começamos por baixo. Com tempo e dedicação, aquela muda se transformará na árvore que queremos que um dia se torne.

Recomendo a leitura deste livro até para aquelas pessoas que investem regularmente e que possuem diversas planilhas de controle gastos. Mesmo sendo apenas um livro de educação financeira, ele consegue fazer (assim como fez comigo) o leitor refletir sobre o que é o dinheiro e se é realmente ele que traz a nossa felicidade. Além disso, o que ele descreve de forma simples sobre conceitos e formas de investimento surpreende até os veteranos em finanças, pois sempre há algo que nós não sabemos.

6 comentários:

  1. Obrigado pela dica! Continue sempre postando!
    Vou comprar o livro. Abraço

    ResponderExcluir
  2. Vou continuar postando outros livros sim.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha que esta muito bem feita!

    abços

    ITM

    ResponderExcluir
  4. É por causa desse livro que eu to começando nessa área de investimentos usando aportes mensais e a planilha do ADP ;)
    Cheguei nesse livro depois de um amigo ficar um dia enchendo meu saco no msn para eu compra-lo pois estava apenas 10 reais, rs.

    ResponderExcluir
  5. Pessoal comprei o meu no submarino por 9,90. Isto porque estava marcado como sendo a edição de 2007, mas veio a nova de 2010. Aproveitem

    ResponderExcluir
  6. obrigado pelo texto, citei vc no meu blog, pois acabei de ler esse livro.

    Abç

    http://scantorrents2.blogspot.com.br/2015/07/livro-educacao-financeira-arvore-do.html

    ResponderExcluir

Seja educado. Mensagens de trolls serão moderadas.