sábado, 26 de maio de 2012

Livro – Pai Rico Pai Pobre


O livro “Pai Rico Pai Pobre” tem o propósito de despertar o gênio financeiro do leitor. Não trata especificamente de investimentos. Descrevendo alguns princípios que, de acordo com o autor, são os ensinamentos que os pais ricos transmitem para seus filhos, o livro pretende ser um guia para atingir a prosperidade financeira através da utilização da sabedoria.

Neste livro o autor exemplifica a forma de pensar do rico e do pobre através da história de sua infância, onde ele tinha dois pais. Enquanto seu pai pobre era uma pessoa muito instruída e inteligente, seu pai rico nunca concluiu o segundo grau. Enquanto o pai pobre dizia “O amor ao dinheiro é a raiz de todo mal” e “O dinheiro não é importante”, o pai rico dizia “A falta de dinheiro é a raiz de todo mal” e “Dinheiro é poder”. Enquanto o seu pai pobre incentivava seu filho a estudar arduamente, a se formar e a conseguir um emprego seguro, seu pai rico lhe incentivava a estudar para entender o funcionamento do dinheiro, para fazê-lo trabalhar por ele. Dessa forma o autor faz um paralelo entre o pensamento rico e o pensamento pobre.


O próprio livro não faz muitas referências sobre o autor (Robert T. Kiyosaki). Procurando pela internet, pode-se ver que ele é empresário, investidor, e autor de livros.



De leitura muito fácil, o livro possui cerca de 190 páginas, distribuídas por 7 capítulos. No capítulo 1, o autor apresentar o tema que será a base do livro. A presença de seus dois pais, e como cada um influenciou em suas decisões. Dos capítulos 2 a 7, o autor ensina as 6 lições que o seu pai rico lhe ensinou: “Os ricos não trabalham pelo dinheiro”, “Para que alfabetização financeira?”, “Cuide de seus negócios”, “A história dos impostos e o poder da sociedade anônima”, “Os ricos inventam dinheiro” e “Trabalhe para aprender – não trabalhe pelo dinheiro”.




Opinião pessoal
Tirem as crianças da sala! O autor do livro deliberadamente quebra aquele pensamento de que precisamos nos formar para ganhar dinheiro. Antes de eu ler este livro, eu tinha este pensamento. Mas após ler os argumentos do livro, percebi que não é bem assim. O autor diz que para atingir o sucesso financeiro, o importante é aprender um pouco de tudo, e não se especializar em algo. A grande sacada do livro é que ele incentiva a criar empresas e a contratar estas pessoas que se especializaram, pagando-as bem. Se você tem o pensamento ortodoxo de que é preciso se especializar, fazendo latu-senso e MBA, e não está aberto a novas ideias, este livro não é recomendado a você. Este livro é pra ser lido com a mente aberta.

É possível resumir o livro em apenas uma frase: “Compre ativos, não compre passivos”. O próprio livro diz isso. Na sua essência o livro é assim, mas ele também possui outras ideias interessantes. Ao ler este livro, a impressão foi de que eu acabei de despertar de um sono. Meu lado empreendedor, por exemplo, que era completamente inexistente, começou a brotar.

Este tipo de livro é daqueles que ou você gosta, ou você odeia. Dificilmente você terá uma opinião de indiferença. Em minha opinião, vale a pena comprá-lo. O livro possui uma linguagem bem fácil de entender, com uma didática interessante. Talvez você não concorde com tudo que o autor descrever, mas mesmo assim valerá a pena a leitura.
Se você já leu este livro, deixe seu comentário abaixo. Participe!

27 comentários:

  1. Excelente sinopse AdP!
    Esse foi o livro que me iniciou no mundo da Educação Financeira, porém eu tenho o audiobook e escutava no ônibus e metrô. Simplesmente incrível, sou do grupo que adora essa série, inclusive estou sempre no Clube do Pai Rico no fórum. :)
    Recomendo fortemente a leitura deste livro, abre os olhos para muitas coisas que parecem ser simples e que não notamos.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Li esses livro a bastante tempo, creio que uns 10 anos atras. Foi um livri fundamental para me fazer a comprar ativos e nao passivos, a fugir dos impostos e em tentar abrir uma empresa para pagar menos impostos, mas que no caso do Brasil, na época de minha pesquisa e para meu patrimônio, mostrou-se inviável, pois seria mais caro do que pagar meus impostos como PF.
    Quanto ao lado empreendedor nao e minha praia, bem como os negócios com imoveis que ele adora, se bem que na época que eu li o livro, se tivesse entrado nesse mercado poderia ter ganho muito dinheiro, pois na minha região os imoveis aumentaram de valor cerca de 500 %.

    ResponderExcluir
  3. Engraçado, sempre ouvi tantos comentários sobre esse livro e nunca tive a curiosidade de ler. Agora, depois de ler sua excelente sinopse acho que vou comprar.
    O livre que me incentivou a me tornar um investidor foi o do Mauro Halfeld.

    ResponderExcluir
  4. ADP,
    fiquei curiosa.. o livro parece bem interessante já que vai contra a opinião da maioria que pra ganhar dinheiro é preciso estudar, se especializar..etc..
    Mais um pra minha lista!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. É um livro simples, mas que desperta o pensamento da independência financeira.
    Eu tenho a idéia de presentear pessoas queridas dando esse livro, para incentivar o pensamento em finanças.
    abs!

    ResponderExcluir
  6. Este livro é ruim demais.

    Investidor aloprado.

    ResponderExcluir
  7. Eu li este livro a 2 anos atrás e achei muito bom, pensei até em comprar o resto da coleção, mas percebi que todos os outros livros da série falam da mesma coisa, mas só com palavras diferente. Mas percebi depois que o autor esta afim de enriquecer vendendo livros, e não sei se o que ele diz ter conquistado é verdade, pois parece que procuraram o tal pai rico no Havai e não encontraram ninguém com essas caracteristica descritas no livro ja que o autor diz que ele era o homem mais rico do havai. Mas em termos de idéias o livro é bastante válido.
    abs!

    ResponderExcluir
  8. Tudo bem, mas e como que a pessoa vai montar um negócio partindo do zero, sem dinheiro?
    Não vai estudar pra montar um negócio, aí vai ficar trabalhando no McDonalds ganhando 600 reais por mês, vai fazer um pé de meia, e quando tiver 873 anos vai ter uma graninha pra dar o pontapé inicial na nova firma.

    Na boa, tudo que generaliza demais corre o risco de ser furada. A pessoa tem que estudar pelo menos um pouco pra começar a ganhar dinheiro, até pra ter por onde começar o negócio. Um cara desconhecido, sem nenhum tipo de estudo e referência dificilmente vai conseguir um patrocinador!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo sei comentario tive a impressão de que você não leu o livro e esta fazendo este comentario baseado no comentario de outras pessoas.

      O que o autor quer dizer é que não é interessante você se especializar em apenas um assunto e fechar os olhos para todo o resto, o autor sempre deu muito valor para o conhecimento, onde quem quer enriquecer deveria ter boas noçoes sobre administração, contabilidade, direito, etc, é muito melhor você ter conhecimentos sobre todas estas areas do que ser especialista em apenas uma, isso que o autor quer dizer.

      E se você for esperto tenho certeza que vai arrumar um emprego bem mais do que R$600 por mes mesmo sem ter ensino superior.

      Leia o livro antes de tirar conclusões.

      Excluir
  9. Quase todos os investidores começaram com esse livro. Hoje as noçõs passadas por ele parecem básicas, mas quando li a primeira vez fui despertado para aspectos da vida que nem sabia existirem.

    ResponderExcluir
  10. É um lixo. Seu conteúdo pode ser resumido em uma frase. O segredo do dinheiro do autor é vender "ouro de tolo" para os que querem um caminho fácil para a riqueza.

    ResponderExcluir
  11. Tem um conceito no livro que me chamou a atenção e que sozinho vale ser lido. Quando O Pai Rico contrata o garoto e quer pagar uma miséria mas dá outras oportunidades para ele ganhar dinheiro. Ensina a gente parar de esperar esmolas do patrão e correr atrás do enriquecimento.

    Mas que a tradução em português é horrorosa, isso é. kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  12. AdP, parabéns pelo post e blog. Acompanho vários blog´s e foi justamente o Pai Rico Pai Pobre que me impulsionou (obrigou) a mudar meu pensamento de consumo. Baixei também sua planilha e vi que estava calculando de modo errado meus rendimentos (com minha planilha - eheheh - mas beleza). Começo este mês meus investimentos em RV, sempre no LP. Continuemos com afinco e aportes mensais.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Oi AdP :)
    Li esse livro a muitos anos, não curti pois achei extremamente simples e estilo auto ajuda, mas considero uma leitura interessante para quem não tem ideia de educaçao financeira, investimentos e empreedorismo, pode ser realmente uma forma da pessoa despertar.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ostra, eu li este livro quando tinha apenas 18 anos e era um completo ignorante no assunto educação financeira, investimentos... e penso que este livro é focado justamente para quem não tem noção nenhuma sobre o assunto, para fazer este tipo de pessoa pensar "fora do quadrado" e acredito que nesse sentido ele cumpre muito bem o seu papel.

      Para quem ja tem algum conhecimento ele acaba não sendo interessante.

      Excluir
  14. Comprei esse livro semana passada, mas ainda não comecei a ler rs

    Abraços

    ResponderExcluir
  15. Olá AdP,

    Amei este livro. Foi o segundo livro sobre investimentos que eu li, e realmente recomendo a todos, desde os novos como os velhos investidores.
    Gosto dele porque ele foge do arroz e feijão dos outros livros. Ele é um misto de história, auto-ajuda e técnicas de investimento.

    Gosto do Kyiosaki, a leitura dos livros dele não são nem um pouco cansativas.

    Uta!

    ResponderExcluir
  16. Aconteceu o mesmo comigo. O livro desperta o lado empreendedor. Acho que pra quem está começado é uma ótima leitura, serve de incentivo. Pra quem está na estrada o livro acaba chovendo no molhado, assim como fazem vários outros autores brasileiros.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  17. Excelente indicação... através deste livro percebi que estava praticando o esporte mais popular da Terra... A corrida dos ratos... desde então comecei a alimentar um grande desejo de pular da rodinha e sair do lugar...

    Abraços

    ResponderExcluir
  18. E ai AdP, estou passando aqui pela primeira vez..

    Assim como muitos aqui foi meu primeiro livro sobre educação financeira, e me fez pensar de outra forma, e até comprei outro e presenteei minha irmã, embora nela não tenha surtido o mesmo efeito que em mim.

    E acredito que ele cumpre fielmente seu papel, que é o de criar fundações naqueles que não possuem educação financeira.

    Abraços

    E.T.

    ResponderExcluir
  19. Boa dia AdP!

    Li PRPP logo que comecei a buscar informações sobre educação financeira. Releio todo ano. Acho um excelente livro, é básico, mas deve ser assim. Obviamente a realidade do Robert é totalmente diferente da nossa. As alavancagens que ele faz dão certo mas são muito arriscadas, tanto é que ele chegou a quebrar alguns anos atrás.

    Boa semana!

    Corey

    ResponderExcluir
  20. Olá pessoal,

    Esse foi o livro que abriu minha mente para a importância da educação financeira, antes nunca tinha ouvido falar sobre educação financeira.
    Despois dele li o do Mauro Halfeld que també, é muito bom e é voltado ao nosso cenário economico.
    Só tenho a agradecer a um professor que me indicou o PRPP, pois desde que li este livro comecei a economizar com mais vontade e com foco.

    ResponderExcluir
  21. considero o livro divisor de águas.. muito bom

    ResponderExcluir
  22. Esse livro teve o mesmo efeito em mim: despertar. Depois da leitura vi quanto tempo e dinheiro eu perdi focando em passivos. Recomendo a todos que querem sair da "corrida dos ratos".
    Outro livro que li logo depois deste foi "O segredo da mente milionária". Gostei muito desse também.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  23. Despois dele li o do Mauro Halfeld que també, é muito bom e é voltado ao nosso cenário economico.

    iPhone spy without jailbreak

    ResponderExcluir
  24. Excelente livro, com conteúdo que nos faz refletir...

    ResponderExcluir
  25. Esse é um dos meus livros favoritos, todos mundo deveria ler!

    ResponderExcluir

Seja educado. Mensagens de trolls serão moderadas.