terça-feira, 7 de agosto de 2012

Realização de venda de ELPL4


Quem acompanha o mercado de ações observou que neste ano uma das ações que mais está apanhando é a ELPL4. Não detalharei os motivos da queda, pois há um farto material sobre este assunto na internet. Mas o que está motivando o mercado é basicamente redução de dividendos, revisão tarifária e balanços desanimadores.

Quem acompanha meu blog sabe que eu me dedico aos investimentos de longo prazo. Minha filosofia é escolher boas empresas e mantê-las até que (1) seus fundamentos piorem, (2) surja uma oportunidade melhor ou (3) que seus preços fiquem insanamente caros. Enquanto nenhumas dessas 3 condições são satisfeitas, vou comprando mais ações.

Uma das empresas que eu investia era a Eletropaulo. Na sexta feira houve a divulgação de seu balanço relativo ao segundo trimestre de 2012, só que muito desanimador. Havia muitos sinais de que a empresa não estava em uma fase tão boa quanto antes, mas sou o tipo de pessoa que primeiro vê e depois atira. Pois bem, o balanço veio ruim e não gostei nada do que vi.


Outra empresa que está divulgando balanços ruins é a VALE5, mas com ela ainda não estou desanimado. Ela faz parte de outra questão.

Como disse, sou investidor de longo prazo. Compro mensalmente ações de empresas lucrativas e com boas perspectivas de lucro. Não gosto de empresas preoperacionais (que ainda não iniciaram efetivamente suas atividades), ou empresas que tem um lucro muito oscilante ou com eventual prejuízo. Gosto de balanços bonitos, que chamem minha atenção. Muitas empresas deste nível são negociadas a preços um pouco acima da média do mercado, mas estou disposto a pagar um preço mais alto por elas. Este é o meu perfil.

Não estou descontente com a ELPL4 por causa de sua cotação. A cotação é um reflexo da empresa. Acredito que o mercado está fazendo sua justiça. Mas estou insatisfeito com a atual situação da empresa. Ver a cotação cair, mas com fundamentos ruins, é normal. Ver a cotação cair, mas com fundamentos sólidos é outra coisa.

Veja por exemplo a CIEL3, em 2011. Logo no começo do referido ano, era unânime entre os analistas que a empresa iria sofrer com a “concorrência”. O mercado não perdoou. No primeiro trimestre, a cotação da empresa atingiu seu menor patamar histórico, mesmo que seus fundamentos estivessem bons. Nesta mesma época realizei compras de ações da empresa, o que acabou se mostrando uma das decisões mais acertadas de minha curta carreira de investimentos. De qualquer forma, mesmo que eu tivesse comprado suas ações antes deste período, eu iria mantê-las, pois minha filosofia é baseada na manutenção das ações até que um dos 3 requisitos citados acima estejam satisfeitos. Muitas outras empresas com fundamentos interessantes desabaram no ano passado. Você poderia comprar ações da AMBV3 por 37, CMIG3 por 21 e CSMG3 por 27 reais. O mercado às vezes oferece estas oportunidades.

Mas se os analistas proféticos tivessem acertado e os fundamentos da CIEL3 tivessem ido à ruína, eu iria me desfazer das ações, independente da cotação da empresa. É nesta situação que quero chegar. Não estou satisfeito com a ELPL4, e por causa me disso desfiz das ações.

Não estou dizendo que a empresa é ruim ou que investir nela é um mau negócio. Acredito que no longo prazo ela continuará oferecendo seu serviço como sempre fez. Mas devido à deterioração dos lucros da empresa e ausência de dividendos (o principal motivo de eu investir em empresas elétricas), prefiro buscar empresas que possam oferecer perspectivas melhores. Na minha filosofia, a ELPL4 atualmente está com um caráter menor de investimento, e está com um maior caráter de aposta. É como se eu tivesse numa jangada e existissem dois caminhos. Por um caminho, a calmaria é predominante, mas ele é mais longo. O outro caminho está atormentado por fortes ondas e tempestade, mas este caminho é o mais curto. Em minha opinião, a ELPL4 era um caminho calmo, mas que com a perspectiva atual está se tornando o caminho tenebroso. Por mais que este caminho ofereça um menor tempo de percurso, sempre existe a possibilidade de a jangada quebrar. Não sou fã de tacadas mirabolantes e nem procuro o trade do milhão. Sou daquele tipo de investidor que compra, deixa a empresa lucrar, e compra mais, sem muitas complicações. Estou ciente de que há a possibilidade de eu ter tomado esta decisão precipitadamente, e que tenha vendido em um fundo, mas a ELPL4 não está me deixando seguro.

Segurar uma empresa que não está te deixando confortável pode ser uma das piores atitudes. Investir a longo prazo não quer dizer investir “até que a morte nos separe”. Há a estratégia “comprar e manter” e a estratégia “comprar e esquecer”. “Comprar e manter” é uma estratégia que permite periódicas manutenções, com realocações, troca de ações e algumas mudanças, sempre mantendo a visão de longo prazo. O importante é o bolo, e não um pedaço dele. “Comprar e esquecer” é apenas o que o próprio nome já diz, o que a torna uma estratégia mais emotiva. Assumir perdas é normal em qualquer estratégia. Nenhuma estratégia é 100% lucrativa.

Com as ações liquidadas terei que esperar outra oportunidade. Quando a empresa provar que se superou e se tornar novamente o caminho da calmaria, aí pensarei em reinvestir nela, mesmo que tenha que pagar mais caro por isso. Sim, há o risco de eu estar vendendo no fundo do poço, mas me guio pelos fundamentos da empresa, e não pela cotação. Se ela estivesse com o preço de 40 reais por ação, eu estaria tomando a mesma decisão.

O lado mais chato da venda da ELPL4 é que precisarei voltar às minhas análises, sempre em busca de manter 10 empresas na carteira. E, em minha opinião, selecionar empresas é tão divertido quanto ver propaganda eleitoral.

De qualquer forma, lembro a vocês que não tomem decisões acerca desta postagem. Esta postagem não é um estudo ou guia para se investir. Esta postagem é apenas um decisão tomada por um investidor anônimo.

E você, o que acha da decisão? Deixe seu comentário abaixo!

65 comentários:

  1. Fale senhor.
    Concordo com sua decisão. Na minha opinião, a queda da cotação também é reflexo da deterioração de seus fundamentos. Também não acho que vale ficar esperando o dia que ela vai se reerguer... melhor partir pra outras opções, até o dia em que a situação da empresa melhorar.
    Por curiosidade, já tem alguma idéia do novo papel?

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não tenho ideia de novo papel, não. Vou aproveitar e utilizar o dinheiro da venda para comprar FII e TD.

      Abraços

      Excluir
    2. Meu caro, que os fundamentos da empresa não estão bons todo mundo sabe. Eu sou um investidor da empresa que também quero sair, as margens dela estão ridículas e os dividendos também. Mas acredito que foi sim precipitado, pois entregar a empresa por abaixo do patrimônio líquido, pra mim só faz sentido se ela começar a ter prejuízo, o que não foi o caso ainda. E olha que eu comprei ELPL no TH. Talvez tenha faltado mais um pouquinho de paciência... de qualquer forma te desejo bons ganhos.

      Abraços

      Excluir
  2. Fala, AdP!

    ELPL4 não é mto meu tipo de ação, mas acho q no LP ela não terá um desempenho tão ruim, não.

    De qq maneira, existem elétricas melhores para se investir.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá AdP!

    Cara, vc é uma pessoa experiente e se o papel perdeu critérios de perman~encia na sua carteira nada melhor que sair fora mesmo.

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
  4. De pessoa inteligente so podemos esperar decisões inteligentes.

    ResponderExcluir
  5. Sinto muito, mas vc não é investidor de longo prazo. Vc está apenas dizendo que é para se enganar. Investidor de longo prazo não liga para cotação e muito menos balanço ruim de um trimestre.
    Se vc considerar trimestre para sair ou entrar em alguma empresa, jogue todas fora e vá para a RF.
    Já vi tudo, vai comprar cielo ou ambev (topo) e quando cairem vai vender novamente no fundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim anônimo. Entendo o que você disse e eu já esperava que alguém iria dizer isso.

      Reconheço que fui precipitado na venda da ELPL4, mas não é o primeiro trimestre fraco, não.
      Na própria postagem eu disse que não estou vendendo por causa da cotação. Se fosse isso, eu já teria vendido BBAS3, VALE5 e ETER3 (esta ficou um bom tempo na baixa) há muito tempo.
      A Cielo que você disse eu já tenho há muito tempo, e vou mantê-la. Mesmo que a cotação caia pela metade, eu me guio pelos fundamentos da empresa. Enquanto estiver boa, vou mantê-la.

      Não concordo que é necessário casar com uma empresa para provar que o investidor é de longo prazo. Não me senti confortável com ela e vendi. Esta é a minha primeira venda do ano, e espero que seja a única.

      De qualquer forma, irei refletir sobre o que você disse.

      Abraços

      Excluir
    2. Discordo do anônimo, esse é o tipo de desculpa que os investidores utilizam para más escolhas, quando a empresa está ruim viram investidores de longo prazo e ficam segurando a bomba só na esperança de voltar a subir. A ELPL4 não tem perspectiva de melhoras no médio prazo e se reverter essa situação o AdP poderá recomprá-las caso voltem a entrar neste critério, mas neste momento acredito que fez a escolha certa, existem empresas bem melhores para escolher e com preços bons. O Governo ainda estuda se fará um novo leilão de concessões e até lá nenhuma elétrica pendurada está segura.

      Abraços!

      Excluir
    3. Quem falou que estamos no fundo?

      Excluir
  6. Se isso fosse uma palestra eu bateria palmas!\o/
    É mesmo melhor sair fora de um investimento se ele se torna pior num ponto insustentável para você.
    Boa sorte nos seus investimentos!!!\o/

    ResponderExcluir
  7. AdP, vc não tem que ser um investidor de curto ou longo prazo. Vc tem que ser um investidor lucrativo.

    Parabéns pela decisão e não se preocupe, se vc perdeu dinheiro com a ELPL, vc recupera em outra ação.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato.

      O problema é que muita gente acha que investir a longo prazo é casar com a ação. Para Warren Buffet, que compra posições relevante (ou a empresa toda) é fácil casar, mas pra mim não.

      Abraços

      Excluir
  8. Oi AdP

    O importante é q vc tem uma estrategia pré definida para seus papeis e está seguindo :)
    gostei de ver!
    beijão

    ResponderExcluir
  9. Vc está saindo dela e eu estou entrando...
    Entendo o seu ponto de vista. Mas acho que o mercado já fez a punição
    na questão do preço da ação. De qualquer forma, tenho várias outras elétricas.
    Só comprei este mês por causa do preço da ação e por acreditar que em um médio longo prazo
    a empresa irá melhorar tanto na cotação quanto na performance.
    Não acredito que em poucos meses, mesmo com esse resultado ruim, a cotação mereça cair mais de 40%.

    A Vale e a Petr também acho que já estão bem judiadas em relação o valor da ação.
    Abs!

    ResponderExcluir
  10. ALP desculpe se ja tem o post (to lendo seu blog todo e to no mes de março), mas como sugestão pela excelente didatica sua um post ou um post para cada um, esmiuçando os tres requisitos:

    (1) seus fundamentos piorem,
    (2) surja uma oportunidade melhor ou
    (3) que seus preços fiquem insanamente caros.
    Enquanto nenhumas dessas 3 condições são satisfeitas, vou comprando mais ações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. To com a missão de ler todo o blog.. Já varri 2011 e estou aqui no momento.. Não sei se mais para frente o ADP atente o pedido do Schwam, mas acho que seria um excelente tópico para a série Mastigado.. Sei que você pode ter receio de algumas pessoas quererem seguir uma "receita de bolo" ( sem estudar por conta própria , ao contrário do que tu aconselha) e não se responsabilizarem caso não tenham um resultado positivo, mas paciência.. todo mundo aqui já deveria ter consciência que só a própria pessoa pode ser a responsável pelas próprias ações...
      Abraçoss!

      Shugyo!

      Excluir
    2. Olá Felipe,
      Estes critérios não seriam da série mastigado, mas podem ser formar uma postagem. Algum dia sai.
      Abraços

      Excluir
  11. Ola AdP, você disse muita coisa importante, mas infelizmente todos os papéis que estão com bons fundamento, estão extremamente caros, então fica dificil de fazer algum investimento visando o longo prazo, agora uma outra alternativa seria descer o nivel e procurar alguma empresa de pequena capitalização, mas ai o risco seria maior, estamos numa encruzilhada kkkkk.

    Um abração!!!

    Lord.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Lord, o mercado recompensa as boas empresas e penaliza as más. Mas as vezes vale mais a pena comprar uma boa empresa a preços razoável do que comprar uma razoável empresa a preço bom. Enquanto isso irei estudar.

      Abraços

      Excluir
    2. Lord,

      Vale tem bons fundamentos e está de graça. Atende a TODOS os requisitos de Graham.

      Tem muita empresa barata ainda.

      []s

      Excluir
    3. Dimarcinho,

      Quem disse q os critérios do Graham são bons?

      Só pq está atendendendo os critérios dele, vc vai comprar?

      Meu ponto de vista eh que Graham era um trader medrosão, com t minúsculo mesmo, que só queria comprar ações baratinhas e vendê-las um pouco mais cara.

      Bom mesmo era o vovô Buffett, esse sim, sabe o que faz....não eh pq uma ação subiu demais q ela está cara...e não eh a toa q o vovô Buffett eh muito melhor que o mestre dele.

      Iae, já passou lá no site da Forbes e viu um monte de Traders/Especuladores/ donos de Hedge Fund bilionários? Ou vc ainda acha que só os Investidores/Holders sabem fazer dinheiro? hehe

      []s

      Excluir
    4. ADP,

      Se os SEUS critérios mandaram sair fora, então eh isso aí, saia mesmo sem peso na consiência...

      Só acho estranho um Holder se abalar com UM balanço trimestral... eu sou Trader por essência, mas a grana foi aumentando e agora já estou alocando parte do capital para uma carteira de LP, estilo Holder...gosto muito do estilo do vovô Buffett, empresas com vantagens competitivas a Longo Prazo, o tal Equity Bond...

      []s


      Excluir
    5. Olá anônimo,
      Não foi UM resultado trimestral, e sim 2. E não é apenas por causa disso que estou me desfazendo da ação. O critério principal para EU investir em uma elétrica são os dividendos. Como a ELPL4 etá suspendendo seus dividendos temporariamente, estarei vendendo.
      Não confunda Holder com casamento, e não pense que eu vendi a ELPL4 por causa de UM trimestre. Se fosse por isso, eu teria me desfeito de boa parte de minhas ações.

      Abraços

      Excluir
    6. AdP,

      Buffett fala para se guiar pelos balanços anuais. Attention that.

      Anônimo,

      qts especuladores deram certo e qts se fuderam? Esses caras foram muito mais sorte e informações privilegiadas do que qualquer outra coisa...

      E, repito, nenhum deles pegou R$ 100.000 começou a investir na Bolsa e chegou a R$ 1 bilhão.

      TODOS eles são donos de fundo, arrecadaram muito dinheiro com isso e, por serem os donos, olha só, gerem muitos milhões que com o tempo o cara consegue transformar em bilhão.

      Me dá UM exemplo de um cara que ficou operando na Bolsa especulando, SOZINHO, e chegou no bi??

      Não existe, meu caro. Pelo menos aqui na Terra. De repente a Curiosity acha, um anônimo provavelmente.

      Excluir
    7. AH! Sobre a VALE, não é APENAS pelos indicadores, não.

      Buffett com ctz evoluiu o método de Graham, utilizando simplesmente o MFCD.

      Premissas bem conservadoras para a VALE5:
      Lucro 50% menor: 2,50/ação
      Perpetuidade: 3%
      Taxa de Desconto: 10%
      Preço Justo: R$ 36,79

      Amigo, com esse conservadorismo todo, considerando que a VALE, veja bem, a VALE irá crescer apenas 3% pro resto da vida, estamos com o preço de q está sendo negociado hj!!!!! Pra mim, isso é indício de estar bem barata. O pessimismo está imperando no mercado.

      Vejamos alguns números mais plausíveis:
      Lucro 30% menor: 3,75/ação
      Perpetuidade: 3%
      Taxa de Crescimento: 8%
      Taxa de Desconto: 10%
      Anos de Crescimento: 1
      Preço Justo: R$ 57,86

      E isso considerando UM ano de crescimento.

      Anônimo, continue assim, no anonimato... faz bem pra vc mesmo...

      Excluir
    8. ADP,

      Foi o q mencionei acima, se ela saiu dos SEUS critérios, vc está correto em sair fora. O q me causou estranheiza, foi a o fato q para mim, um Holder, deva olhar balanços anuais...mas isso eh vc que decide neh, rs

      []s,

      Dimarcinho,

      qta agressividade meu caro? Para que isso?

      Eu não uso isso aí q vc falou não...eu gosto mesmo de procurar empresas com vantagens competivas a longo prazo, tem um livro.. Warren Buffett e Análise de Balanço...bem simples, mas bem efetivo, se ainda não leu, fica a dica.

      Em relação a Trader q ganha bastante dinheiro...Já ouviu falar em Nassim Taleb, esse cara já acertou umas 3 pauladas e cada uma delas deu alguns milhões para ele...

      Aliás, me mostre UM Holder, que ficou multibilionário SOZINHO....até o vovô Warren Buffett começou usando a grana da família e depois de outras pessoas...

      Enfim, tudo é muito relativo e não existe verdade absoluta.

      Percebe-se um certo descontrole da sua parte quando tenta ridicularizar o seu interlocutor, falando que eu fico no anonimato...ora bolas, alguém aqui está fora do anonimato...todo mundo se esconde atráz dos seus nicks...

      ASS: Anônimo(hehe)

      PS: Em sua homenagem criarei um nick...deixa eu pensar...pode me chamar de...Hedge Fund

      Pronto, sou o Hedge Fund, agora saí do anonimato?...ehhh, q beleza! rs

      []s,

      Hedge Fund

      Excluir
  12. Olá AdP, acho que agiu corretamente de acordo com seu perfil, acredito que mover esse capital mesmo que menor do que antes para um ativo melhor vai recuperá-lo muito mais cedo que se manter comprado, espero que tenha vendido perto da máxima de hoje.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vendi no fundo de ontem, mas tem problema não :)

      Abraços

      Excluir
  13. Mais um belo post!
    Concordo com sua análise.

    Sugestão: Aumente no número da fonte dos comentários. Não precisa igualar ao tamanho do texto, mas a fonte dos comentários está extremamente pequena.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vou tentar aumentar a fonte. Obrigado pela dica.

      Abraços

      Excluir
    2. A fonte do texto está muito grande.

      E a dos comentários muito pequena.

      Excluir
  14. Fala AdP! Cara, acho sua forma de operar bastante inteligente e sua decisão mais inteligente ainda. Nitidamente os fundamentos da Eletropaulo mudaram. Quando há mudanças, deve-se reagir a elas. Digo reagir, não resistir. No caso de ELPL4, os fundamentos mudaram pra pior e ainda não se sabe ao certo qual é o novo real valor desta empresa e muito menos qual é a sua nova capacidade de distribuição de dividendos. Isto vai totalmente contra a forma de operar. Então, sua reação às mudanças foi acertada, independente do que venha a ocorrer com o papel daqui pra frente.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Você está seguindo sua estratégia, não há o que criticar.
    Não tenho seus conhecimentos para analisar empresas, mas faço minhas tentativas.Tenho em minha carteira GRND3 e estou muito feliz com ela, dê uma olhada. Ótimos fundamentos, boa pagadora de dividendos e o preço não está exorbitante. E estou de olho em CGRA, VLID e ALPA.

    Lucia P.

    ResponderExcluir
  16. Olá ADP!

    Se vc tem um critério consolidado, o correto é sguir o plano mesmo. Porém, eu acredito que no curto prazo tudo pode acontecer e tudo é mais distorcido. Se alguém pretende ser sócio de uma epresa por 15 anos, é de se imaginar que existirão períodos difíceis. Portanto, um único balanço - ainda mais trimestral -, em minha opinião, não diz muita coisa. E sua posição em ELPL4 é muito pequena tb. Vc poderia simplesmente deixar de comprar por um tempo.

    Eu acho que vender é muito ruim. Já vi cotações despencarem 50% em um ano e voltarem ao mesmo patamar no ano seguinte.

    ResponderExcluir
  17. Olá AdP!

    Acho que a situação da ELPL4 irá piorar bastante ainda, temos a definição de um leilão para novas concessões ou uma redução de tarifas em 10% para serem eleitos pelo Governo. O mercado e os iludidos ainda esperam que ela pague grandiosos dividendos e os sites de investimento ainda mencionam um elevado DY com base em proventos passados e isso ajuda a segurar a enganação, mas já foi falado que nesse semestre não irão pagar dividendos e provavelmente nem em 2013, saiu um pouco tarde mas a decisão foi acertada ao meu ver. Agora é partir para uma empresa que gere lucros :)

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. General, de acordo com a lei das S/A brasileira, a empresa é obrigada a distribuir pelo menos 25% do LL sob a forma de dividendos. Ou seja, pra empresa não pagar dividendos este ano e em 2013, significa que ela precisaria terminar os 2 anos com PREJUÍZO. Você acha mesmo que eles vão registrar prejuízo nestes 2 exercícios??

      Excluir
    2. General, de acordo com a lei das S/A brasileira, a empresa é obrigada a distribuir pelo menos 25% do LL sob a forma de dividendos. Ou seja, pra empresa não pagar dividendos este ano e em 2013, significa que ela precisaria terminar os 2 anos com PREJUÍZO. Você acha mesmo que eles vão registrar prejuízo nestes 2 exercícios??

      Excluir
    3. O Governo estuda cobrar uma multa de 7 Bilhões das distribuidoras elétricas, eu ficaria de olhos bem abertos =)
      Pode até distribuir, mas não será nada perto do que costumavam receber e portanto devem estudar as novas cotações, se vai ou não só um adivinho pode te responder.

      Abraços!

      Excluir
  18. Depois você podia fazer um artigo explorando sobre ETF, suas vantagens, desvantagens e se é melhor em relação a investimento individual em ações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo,
      Sobre o ETF, não gosto de falar sobre algo que não tenho muito conhecimento. O que eu posso dizer são minhas opiniões sobre o ETF e minha opinião se é melhor ou pior que investir individualmente. Mas seria apenas uma opinião, e não algo definitivo.

      Como invisto individualmente, deu pra perceber que eu puxaria sardinha para este lado.

      Abraços

      Excluir
  19. longo prazo, jovem... como já disseram aí, foi só um balanço ruim. ainda se fosse uma sequência de resultados negativos, mas não foi.

    hoje elpl subiu 2,5%. eu acredito nela no longo prazo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim amigo, mas ao mesmo tempo que você fala em longo prazo, você diz que ela subiu hoje. Se você se liga tanto em balanços, faz investimentos para o longo prazo e confia na empresa, essa subida de hoje deveria ser péssima.

      Abraços

      Excluir
  20. eai adp! acho que voce se precipitou, foi na onda da manada louca! pelo que eu entendo de bolsa sao nesses momentos de baixas rapidas q se deve comprar! mas vamos firme se voce asumiu prejuizo e keh tentar algo novo eu pegaria esse dimdim e compraria um fundo imobiliario ou entao uma souzacruz q caiu uns 10% nos ultimos dias...abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, comprar nos momentos de baixa, desde que você se sinta confiante na empresa. Vendi por causa dos fundamentos, não da cotação.
      Não estou preocupado se assumi prejuízo. Este dinheiro será usado em outra coisa.

      Abraços e sucesso

      Excluir
  21. AdP,

    Mas vc como investidor de longo prazo não seria interessante comprar mais ELPL4? A ação está barata com forte desvalorização em 2012. Não é a hora de comprar?

    Lógico que o ajuste nas tarifas teve um impacto e reflexo no preço das ações, mas daí achar que a empresa (pensando em longo prazo) não estará bem daqui há 10 ou 15 anos!. Acho que essa ação merece ser melhor avaliada.

    Nos livros dos grandes investidores eles sempre comentam o lado psicológico dos investidores, é na hora da queda que descobrimos que é investidor de verdade.

    Tb acho que não devemos casar com a ação, pois somos investidores. Se ele me dá um retorno, continuo comprando, mas se der prejuízo no longo prazo, adeus. De qualquer forma é sempre importante pesquisarmos a fundo a EMPRESA que estamos investindo, esquecendo um pouco a ação.

    Infelizmente ainda não tenho capital suficiente para investir em ações, mas aprendo a cada dia com vcs blogueiros. Uma coisa é certa, na minha carteira terá uma avaliação bem criteriosa para entrar e o mesmo para sair.

    Att

    Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, amigo.
      Eu gosto muito quando as ações caem, pois posso comprar boas empresas a preços melhores.
      Eu não disse que a empresa não estará bem daqui a 10 ou 15 anos. Eu acho que ela continuará operando como sempre fez.

      Sim, nessa hora que vemos quem é investidor ou não. Eu sou investidor de BBAS3, VALE5 e ETER3, que são empresas que estou confiando no momento. A cotação das 3 apanharam muito, mas não me guio pela cotação. Enquanto os balanços estiverem bons, eu vou mantendo.
      Mas a ELPL4 veio com seu 2º balanço ruim, e há uma série de questões do qual não consigo avaliar. Seus resultados estão vindo com muitas desculpas, e eu não gosto nada disso. Sem falar que o motivo que me fez escolher a ação (altíssimos dividendos) não está sendo satisfeito (pelo menos por enquanto). Acho que meu dinheiro será melhor aplicado em outras alternativas.

      Abraços

      Excluir
    2. AdP, eu acho sua estratégia muito pertinente. Também perdi confiança na adm da empresa com os últimos 2 resultados (lembrando aos amigos aí, foram 2 trimestres ruins já). Realoquei minha carteira. Diminuí posição em ELPL (perto do fundo como vc, e não ligo pra isso), e aumentei em BBAS, EZTC, ETER e comprei alguns FII's.

      Investir a longo prazo não significa que não precisa reavaliar as empresas. Não se avalia a empresa 1 vez só (para decidir se vai entrar nela). A avaliação precisa ser continuada, e o resultado desta reavaliação é que deve te dizer se você vai aumentar posição, manter ou diminuir (ou até zerar, como é o seu caso).

      Excluir
  22. a solução para todo esse dilema UTIP11 e divo11, a capacidade de reinvestimento dos dividendos desses fundo deve ser monstruosa! Mas alguem vai falar que paga 15 por cento de imposto de renda sobre o lucro sobre a venda, mas voce tambem nao pagaria as taxas de reinvestir os dividendos. No longo prazo, esse 15 por cento estaria todo diluido, e nao voce estaria preso somente em uma empresa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paga 20%, sem isenção para até R$20.000,00 em vendas/mês

      Excluir
  23. Na minha humilde opnião dois trimestres é pouco pra decidir se continuo ou não sócio da empresa. De qq forma cada um deve acreditar na sua estratégia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. Considerações de investimento/desivestimento pra mim só devem ser feitas no resultado anual. E mesmo assim é preciso analisar a empresa/setor. Uma varejista com um ano ruim é pra tirar da carteira. Mas uma elétrica? Até a Light e a Celesc que não divulgam nada bom a anos não deram prejuízo para o investidor de LP.

      Excluir
    2. Lembrando que esta é sua opinião. Minha opinião é que o setor é apenas um dos fatores a considerar no investimentos.
      A questão não é sobre dar prejuízo. A questão é dar retorno abaixo do esperado. Tudo bem que Light não divulga nada bom, sem dar prejuízo, mas por causa disso você vai segurá-la? Só por que é elétrica? Este é bom um motivo? E se fosse este recurso estivesse empregado em outra coisa? Minha pretensão é tentar maximizar este recurso.
      Na minha opinião, ELPL4 está em um caminho no qual não estou confortável. Meu principal motivo de investir em elétricas são os dividendos, e a ELPL4 está deixando a desejar. Se ela voltar a apresentar bons resultados e mostrar confiança, eu volto nela sem problemas.

      Abraços

      Excluir
  24. Olhe camarada você esta mudando sua estratégia de investimentos, coisa que não se deve fazer quando é para LP. Segundo os "analistas, especialistas de plantão" "quem investe para LP deve aproveitar as quedas para comprar mais ações e aumentar o patrimônio, bla, bla, bla, bla..."

    Você fez exatamente o que o mercado quer: Comprou na alta e esta vendendo na baixa

    Essa também era minha estratégia até a crise de 2008... Agora, não acredito em ações para LP. Acho que todo papel valorizado deve ser vendido e o lucro embolsado antes que o momento vire e o lucro acumulado derreta. Aqui no Brasil, motivos não faltam para que isso...

    ResponderExcluir
  25. discordo do colega operário...praticamente todas as ações da minha carteira, mesmo com a queda de 2008, já superaram e MUITO seus ths. Só tá no prejuízo mesmo quem investiu em vale, petro e bb, dentre outras, é claro. Ficar tentando achar fundo é sem futuro, além de ter a possibilidade de comprar um pouco mais quando os momentos de pânico aparecem, sem precisar pagar IR.

    ResponderExcluir
  26. Sim, comprar na baixa é uma excelente estratégia, desde que a empresa mantenha sua boa perspectiva. Entretanto, se você investidor possuir uma empresa e, após análise, achar que seus fundamentos mudaram, você permanecerá com ela? É exatamente disso que eu falo. Sou contra o casamento de ações. Fiz esta decisão independente da cotação.
    Há outras empresas na minha carteira que comprei no topo e permaneci comprando conforme foram caindo, por ainda confio e muito nelas. Esta mesma estratégia poderia dar errado dependendo da ação que você compre. Eu poderia citar diversos exemplos de empresas boas, mas que com o tempo decepcionaram.
    Não estava me sentindo confortável com a ELPL4, e por isso vendi. Caso um dia ela prove que voltou a ficar boa, aí sim eu compro. Enquanto isso, vou empregar meu dinheiro em outras coisas.

    Abraços

    ResponderExcluir
  27. Ninguém sabe o que acontecerá no futuro, então se a empresa não está mais atendendo teus critérios de investimento é preferível vender as ações da mesma, ainda que com prejuízo. Agora é calibrar a bola de cristal e comprar alguma outra empresa excepcional por um preço ao menos justo; o fato de você ter algumas empresas em seu radar (e fora de sua carteira) certamente o ajudará nesse sentido.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  28. Um vídeo do único cara que eu escuto durante esses momentos.

    http://www.youtube.com/watch?v=ZyQoH4T4TY4

    ResponderExcluir
  29. Mas no que a ELPL prova o seu ponto? Eu nao vi nada acontecer com a ELPL a nao ser histerismo de midia e queda de cotação.

    E no que queda de cotação tem a ver com ser socio de empresa.

    E voce decidiu que comprou ha um ano. E se comprou ha 7 anos a 2 reais?

    Nao vejo o menor sentido em nada do que voce ta falando. Porque se for comprar ação para ser socio, a cotação cair e ficar histerico, melhor ficar na caderneta

    Voce ta atras de alguma coisa que funciona sempre na bolsa?
    Se for isso melhor sair da bolsa pq nao existe nada q funciona sempre e voce vai acabar caindo em picaretagem que é o que é oferecido como algo que funciona sempre

    Dito isso, voce é apenas mais um confundindo trade com ser socio. Socio esquece cotação e quem decretou que quem entrou ano passado na ELPL ta perdendo? Ta perdendo o que se for socio?

    Pode vir a perder? pode

    Mas nao é garantido ou voce é mais um que decretou a falencia da ELPL baseado em histerismo da midia e cotações

    Podem dar a desculpa que quiserem 90% dos que estao analisando ELPL estao se baseando apenas nas cotações e no histerismo da midia

    Sem querer dizer se ELPL é uma boa empresa ou nao, quem analisa assim recomendo nao ser socio de empresas senao vai comprar no topo e vender no fundo sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, amigo, eu me baseei apenas nas notícias. Não fiz nenhuma análise. Agora vou vender EZTC por causa das notícias de bolha imobiliária, vender VALE por causa das notícias de desaquecimento chinês, vender BBAS, GETI e CMIG por causa das notícias de intervenção governamental, vender MDIA por causa das notícias de desaceleração do PIB nacional, vender PRBC por causa das notícias de redução do spread, vender CIEL por causa das notícias dos concorrentes de peso, ou seja, de acordo com você, eu vendi ELPL por causa das notícias, e não há nada acontecendo com ela, nem nos balanços e nem na gestão. Investir é casar com a empresa, não é? É isso aí, amigo. Parabéns.

      Nossa, quanto histerismo só porque vendi 100 ações. Não falei que a empresa é ruim. Em nenhum momento eu falei isso. Pelo contrário, lê a postagem antes de falar.

      Abraços

      Excluir
    2. Li esse comentário com a voz do Mestre Bastter (que para elucidar suas posições defende pontos bem polêmicos) na minha cabeça!!!

      Excluir
  30. queria ver o comentario do pobretao aqui

    ResponderExcluir

Seja educado. Mensagens de trolls serão moderadas.