terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Fechamento do mês - Dezembro de 2013

O fim do ano chegou. O tão aguardado rally de final de ano não aconteceu e o rendimento de diversas carteiras esmoreceu. O índice Ibovespa já está há anos andando de lado e não há qualquer sinal de que em breve isto será modificado.

Falando do índice, o destaque positivo do mês foram CSNA3, DASA3 e USIM3, com subidas respectivas de 20,74%, 19,54% e 14,14%. No campo negativo foram ALLL3, PETR3 e BRML3, com -15,90%, -12,72% e -10,97%.

Vamos aos números:


Seção Tesouro Direto - TD
Esta seção mostra detalhes dos títulos que compõem a carteira.
A tabela abaixo apresenta uma visão geral do Tesouro Direto, mostrando o título comprado, a data e a taxa da época, calculando a rentabilidade entre a preço de compra e o de hoje.



Conclusão da seção Tesouro Direto
Neste mês, a carteira de TD obteve uma rentabilidade de 0,13%, acumulando -13,74% no ano.

Amanhã terei o meu primeiro vencimento de títulos do TD. Andei pensando sobre o que faria com este dinheiro e resolvi reinvestir no TD.

Seção Fundos Imobiliários - FII
Esta seção mostra detalhes dos FII que compõem a carteira.
A tabela abaixo contem uma visão geral dos FII, mostrando o seu código, a quantidade, o preço médio de aquisição e o preço de fechamento do mês atual, calculando a valorização entre estes dois preços.



Rendimentos recebidos no mês:
FAED11B - R$33,34


Conclusão da seção Fundos Imobiliários
Neste mês, a carteira de FII obteve uma rentabilidade de -3,27% acumulando -9,41% no ano.

Seção de ações
Esta seção mostra detalhes das ações que compõem a carteira.
A tabela abaixo contem uma visão geral das ações, mostrando o seu código, a quantidade, o preço médio de aquisição e o preço de fechamento do mês atual, calculando a valorização entre estes dois preços.



Neste mês aconteceram algumas mudanças na minha carteira.
A primeira foi a bonificação de ações da Cemig. Para quem acompanha o blog a mais tempo, sabe que esta não foi minha primeira bonificação. Na verdade é minha terceira. O que aconteceu de diferente nesta é que todo os possuidores de ações, sejam elas ON ou PN, receberiam bonificações em ações PN. Eu que tinha apenas CMIG3 recebi ações CMIG4 e não tenho a intenção de vendê-las para comprar CMIG3, por enquanto. Além disso, como a bonificação foi em CMIG4, meu preço médio em CMIG3 não foi modificado, mas a ação foi reajustada no mercado. E as ações CMIG4 que recebi com valor nominal de R$5,00 cada formaram meu preço médio destas ações neste mesmo valor, mostrando aquela "valorização" de 180% que a tabela acima mostra.
A segunda modificação foi a retirada das ações da VALE5 e a colocação de ações da ALUP11. A Alupar é uma holding novata na bolsa que atua no setor elétrico , e por isso pouca gente está olhando para a empresa. Na blogosfera, pelo que olhei na compilação que o colega Poney Investidor faz em seu blog, ninguém a possui.
Na escolha da nova ação que comporia minha carteira eu estava na dúvida entre ALUP11, TAEE11 e CGRA3. A CGRA3 possui um crescimento previsível e constante, sem dívidas. Possui uma das maiores margens do setor. É o tipo de empresa que gosto. Entretanto, me contentaria mais se a empresa se endividasse um pouco para tentar aumentar sua taxa de crescimento. E empresa foi descartada por enquanto, apesar de não ter saído do radar. Sobraram TAEE11 e ALUP11. A TAEE11 possui a maior margem do setor e atua no setor de transmissão de energia, que algumas pessoas dizem ser o filé do setor elétrico. Mas escolhi a ALUP11 por ter uma gama bem diversificada de pequenas concessões de transmissão e geração, por ter um valor de mercado bem menor e por suas margens não estarem muito atrás da TAEE11.
A seguir farei um exercício que considero válido fazer pelo menos uma vez por ano: realizar um breve comentário sobre a carteira de ações.
ALUP11 - Já comentei sobre esta empresa logo acima. É uma holding do setor elétrico com diversas concessões de longo prazo.
BBAS3 - A empresa vem pagando bons dividendos, o que compensa seu andar de lado. O que tem me chamado a atenção é uma série de ações da empresa, como o IPO do BBSE, o constante aumento do capital autorizado e a venda de diversos imóveis, fatos estes que não me agradam muito. Como estou tornando minha carteira cada vez mais com viés de empresas de crescimento e baixo valor de mercado, pretendo reduzir minha participação percentual em BBAS3. Os dividendos, que antes eram reinvestidos na empresa, serão utilizados para comprar outras ações. Cogito até a possibilidade de venda de parte das ações.
CCRO3 - A empresa tem me agradado imensamente. Crescimento constante e pulsante, com margens excelentes.
CIEL3 - Idem a CCRO3.
CMIG3 e CMIG4 - A empresa vem pagando bons dividendos e mantendo seus lucros. Está sofrendo com a intervenção do governo, mas esta eu pretendo manter por mais alguns anos.
ETER3 - Vem pagando bons dividendos e investindo em seu crescimento. Está representando uma porcentagem desejável na minha carteira e minha estratégia é reinvestir os dividendos na própria empresa.
EZTC3 - Empresa do setor imobiliário, onde os entusiastas da bolha acompanham cada notícia negativa. A empresa tem a melhor margem do setor e praticamente não tem dívidas. Paga poucos dividendos, mas seu crescimento é  recompensador. Atualmente é o carro chefe da minha carteira.
MDIA3 - Empresa com as maiores margens do setor de alimentos, mesmo desconsiderando as subvenções governamentais. Os dividendos são pífios, mas seu crescimento está bem a contento.
PRBC4 - Como a própria empresa anunciou, vem sofrendo com a subida da taxa básica de juros. Confio em sua administração e mantenho suas ações.
TBLE3 - Empresa de crescimento constante do setor elétrico. Já realizei uma análise dela NESTAPOSTAGEM.

Abaixo deixarei a alocação desejável de minha carteira:


Dividendos recebidos no mês



Algumas empresas anunciam dividendos, mas demoram a pagar. A tabela abaixo mostra as empresas que já anunciaram seus dividendos, mas que ainda não pagaram.



Aporte do mês: R$2.600,00
Juntando o aporte com o dinheiro em caixa e os dividendos, foram realizadas as seguintes compras:



Abaixo a valorização de cada ação no mês e no ano.






Conclusão da seção de ações
Neste mês, a carteira de ações obteve uma rentabilidade de -4,37%, acumulando 8,39% no ano. Enquanto isso o Ibovespa obteve rentabilidade de -1,86% no mês, acumulando -15,5% no ano.

Abaixo um gráfico comparando o desempenho da carteira de ações com o Ibovespa e o CDI, desde seu ponto inicial no final de dezembro de 2010.



Resultado Consolidado
Esta seção reúne o Tesouro Direto, FII e ações, fazendo uma consolidação dos resultados.
Aporte total do mês: R$2.600,00
Valor da carteira: R$ 92.773,82

Carteira de investimentos com valorização de -3,86% no mês, acumulando 4,59% no ano.
Levando em consideração a rentabilidade e o aporte, a carteira modificou -1,2% no mês.

Evolução da carteira ao longo dos meses:





Frase para reflexão:
"O valor futuro de todo investimento é uma função de seu preço presente. Quanto mais alto o preço pago, menor o ganho." Benjamim Graham

Seguindo com disciplina e determinação!

Rumo aos 100 mil !!!

Aguardem pelo postagem especial de fechamento de ano!!!

Veja também


De forma alguma esta postagem destina-se a explanar recomendações ou dicas de compra, venda ou manutenção de qualquer um dos ativos listados. Lembre-se que esta postagem foi feita por uma pessoa comum, assim como você. A responsabilidade pelo resultado de seus investimentos é exclusivamente sua. Então estude, dedique-se e tire suas próprias conclusões. Com certeza você tem capacidade para isso.

97 comentários:

  1. Eu acho vc extremamente sensato e inteligentenos seus comentários. Mas se fizer as contas verá que perdeu pata qualquer invstimento em renda fixa no ano.Em fase de acumulação de patrimônio não é recomendável se expor tanto a renda variável. Feliz 2014.

    Camaleão Faminto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camaleão,
      Se uma pessoa investe em renda variável e espera vencer a renda fixa em todos os anos, se frustando nos anos em que não conseguir, é melhor ela ficar 100% na renda fixa. Não ganhará, mas não perderá e não se frustrará.

      Abraços e feliz 2014

      Excluir
    2. Gerente Cambaleão arregou? Mostre, então, sua excelente rentabilidade.

      Excluir
    3. Anonimo 9:46

      Garanto que foi muito melhor que a sua. Por questões de segurança e rastreabilidade de IP cancelei meu blog.

      O ADP considero que investe em ações com tanta exposição pq isto o motiva mais que os próprios resultados. É perfil de cada um. Eu tenho comigo uma antiga frase dos investidores.

      A primeira atitude para acumular o patrimônio é não perder.

      A segunda é ganhar.

      Gerente investidor

      Excluir
    4. A hora é agora sim.

      Desde 2012, quase sempre mantive a maior parcela dos investimentos em renda variável e ainda não tenho do que reclamar da rentabilidade, mesmo no ano em que o Ibovespa caiu mais de 15%.

      Força, AdP! Rumo aos 100!

      Excluir
    5. Errado, nessa época de baixa é que tem que se expor na renda variável. Você está olhando só o curto prazo. Quando explodir a bolsa ou tiver um crescimento nacional mais robusta seja via mercado interno ou externo (e vai acontecer) o ADP vai estourar em rentabilidade e crescimento de patrimônio podendo até ficar tranquilo quanto ao milhão.

      Excluir
    6. Renda variável requer grande paciência, conhecimento, e dedicação. Tendo esses requisitos, na minha opinião pode se expor bastante em ações sim, para acumular patrimônio. Há mais de 7 anos estou fortemente comprado em ações e inclusive passei pela crise de 2008.

      Excluir
    7. Acredito que é questão de perfil mesmo. Não condeno quem acha necessário um equilíbrio entre RF e RV. Vai da estratégia. Mas tem que ver até que ponto é interessante comparar a rentabilidade entre a RF e RV no prazo de um ano. Afinal de contas, a renda variável varia.
      Abraços

      Excluir
    8. O pobretão ta esperando a bolsa explodir. Ele e a maioria das sardinhas estão na ilusão acreditando que acumularão satisfatoriamente patrimonio em renda VARIAVEL.

      Todos estão no mundo da ilusão.

      Se esquecem que estamos em país corrupto, MANIPULADO tudo por POUCOS.

      Se estudarmos o histórico ecônomico do país veremos a renda fixa superando o IBOV, mesmo em épocas de Selic mais baixa. E a pergunta é, o que me faz acreditar que este cenário vai mudar. Estamos vendo novamente altas de juros.

      Penso, que devemos acumular patrimônio com equilíbrio, dentro do contexto mais adequado ao país que temos.

      No Japão ou EUA, por exemplo, a situação de juros e bolsa é completamente diferente do nosso país. Não por vaidade mas por resultados.

      Gerente investidor

      Excluir
    9. Gerente investidor, discordo de você. Como já escrevi acima, estou há anos comprado em ações e meus resultados tem superado o IBOV e a renda fixa. Cada um com suas opções de vida e de investimentos, mas certamente não é com renda fixa que alguém vai ficar rico (a não ser que o juros suba muito e por muito tempo). Por mais que o mercado possa ou não ser manipulado por tubarões, com uma estratégia de valuation e diversificação dá para se proteger muito bem. Já que mencionou o pobretão, discordo da estratégia dele de all-in em ELPL. Quando se entra em RV não se faz all-in, tem que diversificar para se proteger.

      Excluir
    10. Set, estou curioso para saber sua rentabilodade média atual. Já que diz ter superado a renda fixa.

      Gerente investidor

      Excluir
    11. Gerente investidor, a rentabilidade de 2013 foi um pouco mais de 10%. Até conheço gente que foi muito melhor. Não lembro de cabeça quanto foi nos 4 anos anteriores e estou sem meu caderno de anotações, mas todos foram acima da RF e do IBOV. Isso não quer dizer que sempre fui bem, cometi muitos erros na bolsa antes de 2007, mas o aprendizado valeu a pena. A crise de 2008 foi uma grande oportunidade para investir, algumas ações tenho até hoje na carteira. Meio que chutando, acho que se mantivesse todo o dinheiro na RF desde o início, teria mais ou menos metade do que tenho hoje, talvez menos. Essa diferença seria uns 4 anos de aportes do meu salário!

      Excluir
    12. OK. Parabéns pelo seu resultado. O que representa uma diferença muito grande da maioria.

      Gerente Investidor.

      Excluir
    13. Gerente, atualmente qual a sua alocação? Você ainda investe em LLXL3?
      Abraços

      Excluir
    14. Nossa, esse cara CONTINUA comparando as rentabilidades ano-a-ano? E o acumulado?

      Cara, tu é cego? Não tá vendo o último gráfico que aparece, não?

      2012
      CDI - 8,39%
      Carteira AdP - +17,32%

      2013
      CDI - ~8,02%
      Carteira AdP - 4,59%

      Acumulado
      CDI - 17,08%
      Carteira AdP - 22,70%

      Esse cara é impressionante.

      Excluir
    15. concordo. O rendimento do ADP é sensacional. E tem mais? 4,5% num ano de queda de 15% do IBov é muito bom. E não é todo ano que o índice vai cair 15%.

      Excluir
  2. ahaa, lembro de ver alguns comentarios seus sobre a ALUP lah no guiainvest, ficou sondando a empresa por quanto tempo ate compra-la?

    no meu ranking de lucros deste mes voce participa com -R$ 3.624,41, okay?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei sondando por mais ou menos uns 6 meses. Li tudo o que pude sobre a empresa e tem me agradado. Só não comprei antes porque estava aguardando o resultado deste último trimestre e porque queria desfazer minhas VALE5 em dois meses. Vamos ver o que será daqui para a frente.

      "No meu ranking de lucros deste mes voce participa com -R$ 3.624,41, okay?"
      Ok, amigo. Abraços e feliz 2014

      Excluir
  3. Olá, AdP.Como sempre, excelente racional para a movimentação de sua carteira e para as manutenções. Parabéns ! Qdo vc comentou em outro post que incluiria uma nova ação em sua carteira, dentro de teu perfil, imaginei que seria algo relacionado a educação... Aliás, estou pensando em KROT ou SEER para 2014. Qual tua opinião sobre elas ?
    Aproveito para agradecer por todo o conhecimento que vc nos passou este ano... Saúde e prosperidade em 2014 para vc e sua família. Abs. Flávia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não gosto do setor educacional. Mas não é por questões de argumentação. Não tenho nada a argumentar contra o setor. É por questões de afinidade mesmo. Não tenho afinidade com o setor, mas nada contra.
      Muito obrigado por acompanhar o blog, Flávia. Que 2014 seja um ano maravilhoso para nossas vidas.

      Abraços e sucesso.

      Excluir
    2. O setor de serviços, que é o da educação, não tem proteção nenhuma. Basta abrir uma faculdade na outra esquina com uma mensalidade um pouco menor já se perde grande parte dos alunos.

      Excluir
  4. só soube dessa bonificação da cemig agora que li aqui... não apareceu nada na minha custódia, então dei uma verificada por aí e parece que vão creditar as ações só em janeiro. aí vem a pergunta: como é que fica pro IR? devo considerar a bonificação como ocorrida em 2013 (declarando no IRPF ano que vem) ou no ano seguinte?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você tinha CMIG4 antes, modifique o preço médio de suas ações como se estivesse comprando novas ações da CMIG4 por R$5,00 cada. Mas se você tiver apenas CMIG3, todas as suas CMIG4 terão preço médio de R$5,00, e suas ações CMIG3 permancerão com seu preço médio inalterado.
      Sobre declaração de IR, procure pelo blog do investidor que lá tem muita informação interessante.
      Abraços

      Excluir
  5. Uma fotografia feia num filme bonito. 2014 há de ser um ano melhor.

    A boa notícia é que ETER3 também anunciou JCP no final dezembro. Vi que você não lembrou de colocá-lo nos proventos futuros.

    No mais, te desejo um excelente 2014, AdP!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, esqueci de colocar estes JCP da ETER3. não anotei porque estou aguardando o anúncio dos dividendos.
      As melhores compras são realizadas quando a fotografia está feia mesmo. Se tivesse disparado seria ruim para acumular ações.
      Abraços e feliz 2014

      Excluir
  6. AdP, o PM da bonificação da CEMIG 4 não está errado? Como você o calculou? Não deveria ser: (número de ações da CMIG3 x PM) + (ações da bonificação da CMIG4 x 5,00)/ total de ações(CMIG3+CMIG4)? O PM será idêntico para ambas as ações, caso você não possuísse nenhuma CMIG4.

    Betônio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O valor de R$ 5,00 é apenas para efeito de declaração de IR, não?

      Excluir
    2. Eu não tinha CMIG4 antes e por isso meu preço médio de CMIG4 é igual ao valor nominal da ação. Para calcular preço médio não existe isso de somar ação ON com PN. Se você encontrar alguma literatura ou documento legal que diga que é feito desta forma, terei o maior prazer de consertar meu erro e compartilhar esta informação com o público que acompanha o blog. Mas pelo que sei, não há nenhum lugar falando que devem ser somadas as ações ON e PN. A IN RFB nº 1.022, que dispõe sobre o imposto sobre a renda incidente sobre os rendimentos e ganhos líquidos auferidos nos mercados financeiro e de capitais, em seu artigo 47 deixa claro que o ganho líquido será realizado pela diferença positiva entre o valor de alienação do ativo e seu custo de aquisição, calculado pela média ponderada dos custos unitários. CMIG3 é um ativo, assim como CMIG4 é um outro ativo, e por isso deverão ter preços médios independentes.

      Como a bonificação foi dada em ações PN, minhas ações ON permanceceram com seu PM inalterado. E como eu não tinha ações PN, o PM dessas minhas ações PN que recebi foram = valor nominal da bonificação.

      Abraços

      Excluir
  7. Parabéns AdP pelo excelente resultado Anual !!! um Ótimo 2014 p/ vc !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, amigo. obrigado pela força.
      Abraços e um excelente 2014 para você e sua família.

      Excluir
  8. AdP, será que você poderia fazer um post sobre como declarar os investimentos no IR? Eu só penso em começar a declarar quando a movimentação mensal tiver acima de 20k, to certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que pensei em fazer isso sim, mas seria uma postagem mais voltada aos investidores buy & hold. Infelizmente eu demoro muito tempo para fazer uma postagem (com exceção das de fechamento) e por isso vamos ver se sai a tempo.
      Abraços

      Excluir
    2. Declare os ganhos e as ações que tiver no seu nome, mesmo os isentos, para evitar cair na malha fina.

      A receita cruza as informações prestadas pelas PF com as prestadas pelas corretoras responsáveis tanto pelo pagamento dos proventos quanto pela custódia dos ativos.

      Excluir
  9. Parabéns AdP.
    Que 2014 seja muito melhor.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns ADP.
    Suas apresentações são sempre muito sensatas e limpas..
    Feliz 2014 a você e a todos da blogosfera.

    José Claudio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José,
      Obrigado por acompanhar o blog e feliz 2014 para você e sua família.
      Abraços

      Excluir
  11. ADP, pensei realmente que ia chegar nos 100.000, não deu mesmo.

    Vou atualizazr você com o ranking pra fechar 2014 normalmente e aí retiro já em janeiro. Você gostaria de repensar a decisão ou é isso mesmo?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pobretão,
      Infelizmente não deu para chegar aos 100k. Mesmo assim minha meta era de 95k, que também não cheguei. Pena.
      Pode atualizar sim, mas minha proposta está mantida. Na verdade estou com planos para ocultar os valores de minha carteira, deixando apenas o percentual. Estou com a ideia de que o valor em si é o menos importante na divulgação de estratégias ou na troca de informações com o pessoal. E quando eu ocultar os valores, estaria automaticamente excluído de seu ranking. Por enquanto é apenas um pensamento.
      Abraços e feliz 2014

      Excluir
    2. Ola AdP, eu te peço humildemente, não faça isso de ocultar os valores, o mais legal é acompanhar o patrimônio, a rentabilidade que se foda.Ninguém quer ficar sabendo de porcentagens.
      Parei de acompanhar um monte de blog por causa do cara esconder o patrimônio, e seria bem legal se vc mantivesse no ranking do pobreta.
      Esqueça essas brigas entre os blogueiros, o fato é que o pobreta sempre foi leal e cordial com vc, se ele quer ficar falando da real e outros mimimis dane-se,vc nunca será considerado conivente com o que ele escreve, isso não faz o menor sentido..
      Eu sou seu fã, e torcia por vc e já li todos os seus posts, sem exceção.
      Por favor re-pense com carinho...

      Excluir
    3. Stalker detected ! kkkk

      Caro Anônimo, pense que ele tem a liberdade de fazer aquilo que lhe deixe confortável, que pode ou não ser o mesmo que você deseja.

      Se ele publicar os valores, bacana, senão, bacana do mesmo jeito.
      Desde que as informações sejam VERDADEIRAS (indireta para alguém), ele publicar ou não não muda a pessoa que ele é, o respeito que tem dos outros blogueiros e público e faz pouca diferença. Entendo você, no princípio eu era curiosão, queria ver,mas com o tempo aprendi que bom mesmo é saber o porquê das decisões, escolhas e apostas que levaram aquele crescimento de patrimônio.

      Abs

      Excluir
    4. Lógico poney
      o AdP é livre pra fazer o que ele quiser, ninguém está obrigando ele a fazer nada!!! ele vai continuar sendo o velho e bom AdP, independente do que ele faça.
      Eu sou um seguidor assíduo do AdP , e ele já me ajudou muito, e nessa condição é que eu fiz esse pedido a ele, quem é mais capacitado para fazer uma solicitação a ele que um fã e leitor assíduo.
      Essa história de Stalker é mais uma bobagem de gente paranoica.
      Porque vc não diz quem não está colocando informação verdadeira? vc tem como provar isso?
      Sem patrimônio o blog fica chato e isso é um fato.
      Enfim AdP fica o meu pedido, logicamente vou manter o meu respeito por vc independente da sua decisão, só peço que pense com carinho.


      Excluir
    5. "Sem patrimônio o blog fica chato e isso é um fato."

      Pq isso?! Em como o valor absoluto de um blogueiro vai fazer diferença pra quem está querendo aprender?

      Excluir
    6. Eu tenho questionado a relevância de divulgar os valores. Concordo que divulgar o valor da carteira fica até mais interessante do que divulgar porcentagens, pois o assunto em questão são investimentos e dinheiro, mas tem que ver se divulgar os valores apresenta um diferencial importante. Posso muito bem ser descoberto ou quem sabe eu mesmo querer me revelar, e ficaria mais confortável caso apenas soubessem que sou o cara que "um dia tinha 92k". E sobre ser chato ou não, eu vejo fechamentos como o do dimarcnho e alguns outros que divulgam apenas a porcentagem, e acho interessante. Mas tudo bem, vou manter por enquanto a divulgação dos valores, que ainda são pouco expressivos.

      Abraços e sucesso

      Excluir
    7. Colocar o valor é que é o legal junto com a rentabilidade. Ás vezes vai ter cara com patrimônio minúsculo arrancando com 20% de rentabilidade e tem gente que vai achar um cara um gênio. E os valores são divertidos pra ver a evolução de um homem no seu patrimônio, é uma conjunção de fatores. Os dois são bons tanto que tem vários tipos de ranking por aí, é legal demais.

      Enfim, o ranking estará aberto pra você voltar quando desejar ADP, abraço. Sei que um dia você volta, vai ser legal, a galera gosta de você lá, é um dos membros originais.

      Excluir
    8. concordo que percentual de evolucao patrimonial para quem tem patrimonio minusculo nao quer dizer muita coisa

      mas como a rentabilidade que calculamos n envolve aporte, eu consideraria um grande feito uma rentabilidade de 20%, independentemente do tamanho do patrimonio

      Excluir
  12. Como sempre muito bom. Aprendiz

    ResponderExcluir
  13. E lá se foi mais um ano.
    A acumulação sua foi boa. E para o amigo camaleão, sou bem exposto em "renda fixa" no Tesouro direto, e tomei fumo de -15% hehe
    Claro, investimento para longo prazo, e essa "rentabilidade" não importa...
    Mas ainda acho que a chance de ter um retorno maior com ações, ao longo do tempo, é muito maior.

    Abraços, e bom ano novo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito gente erroneamente fala que em renda fixa não se perde, pois esta sempre sobe. Este não é o conceito de renda fixa.
      Historicamente as ações rendem mais que a renda fixa no longo prazo, pois ações são títulos que representam um pedaço do capital social de um empresa, organização que gera empregos, produz coisas e reinveste em seu crescimento. Enquanto isso a renda fixa são títulos que representam promessas, que nada geram além do inicialmente combinado. O momento que a renda fixa render mais do que a renda variável no longo prazo significará que as empresas deverão ser fechadas, pois quem é louco de montar uma empresa sabendo que a renda fixa trará maiores retornos? Por que se tornar o dono de um banco se o CDB que o banco oferece traz mais retorno. Situação um pouco estranha, não?

      Abraços

      Excluir
    2. Lembrem-se do bloco de ouro de Buffett...

      Eu tomei uma nabada de -25% no TD este ano, como o amigo VBI...

      No mais AdP, bem vindo ao ranking de rentabilidade, ótimo 2014, mesmo pequeno seu rendimento foi bom num ano feio!

      Abração!

      Excluir
  14. Olá AdP... Apesar da rentabilidade ter sido menor que a RF, ( o que não faz o mínimo sentido comparar em um prazo curto, como vc bem disse), a comparação com o IBOV, foi excepcional, poucos gestores que só fazem isso da vida conseguiram tal expressividade..
    Concordo também com o Viver bem e investir, estou muito exposto ao TD e tomei fumo legal...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tomei fumo em TD mas no ano passado até que não foi ruim. Amanhã é o dia do venciemnto de alguns títulos que tenho e pretendo comprar novos títulos.

      Abraços e sucesso

      Excluir
  15. ADP,


    Espero que 2014 seja um ano especial para todos. Torço para que vc alcance logo esse 100k. Que é uma barreira psicológica enorme. E depois, que venha os 200, 300, 400, 500 e 1kk.
    Até 2014,irmão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero alcançar todas estas barreiras. Os 100k está se tornando árduo, mas algum dia este será alcançado.
      Abraços e feliz 2014 para você e sua família

      Excluir
  16. Olá AdP,

    Sabias decisões e olhar atento a BBAS3. Um ótimo ativo mas que o governo assim como por onde passa vem ferrando. Eu preferi limar da minha carteira ante chegar a desgraça maior.

    Realmente até o momento você é o único em ALUP11. Desconhecia esta unit, aliás, pelo que vejo na carteira dos blogueiros, ninguém é chegado em uma, hehehe...você acaba então de estrear...rs

    Quanto a valorização de CIEL3 está correta ?

    Pegando somente a cotação de 28/12/12 (56,99) e a de 31/12/13 (65,65), isto dá 15,20%.

    Obrigado pelos posts neste ano, espero que continue tendo bastante gás.

    A frase abaixo é o que penso sobre quem acha que devia fugir para a RF neste momento:

    "Não sabe brincar, não desce pro play" ou "se não consegui suportar o risco da perda de capital no curto prazo, não deveria vir para a Bolsa"

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perdão ao Investidor Offshore, ele já estava posicionado em uma unit antes de você..rs

      Excluir
    2. Esta valorização que divulgo é pega no portal da Infomoney. Pelo que sei, ela é automaticamente ajustada pelos proventos. É interessante notar que a CIEL3 bonificou neste ano. Então, ela fechou em 56,99, bonificou 20% (se não me engano), o que fez as ações caírem, e mesmo assim ela fechou em um patamar acima. Se considerarmos esta bonificação e os dividendos pagos é bem provável que o percentual divulgado pela Infomoney esteja correto.

      Abraços e feliz 2014

      Excluir
  17. AdP,

    Seus textos são muito bons! Parabéns!

    Quanto tempo mais ou menos podemos esperar que nossa carteira possa apresentar um resultado mais robusto?

    Por que você se desfez da Vale? O que você pensa sobre fato da Alupar ser muito nova na bolsa?

    Abraço!

    Alex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alex,
      "Quanto tempo mais ou menos podemos esperar que nossa carteira possa apresentar um resultado mais robusto?"
      Eu acredito que em pelo menos uns 8 anos já é possível começar a querer ver se o investimento está realmente valendo a pena.

      "Por que você se desfez da Vale?"
      Sigo acreditando na empresa. Ela é boa. Está apenas passando por um momento um pouco conturbado, mas passará por isso. Desfiz da empresa porque estou aos poucos focando minha carteira em empresas de crescimento e baixo valor de mercado. A Vale já possui mais de 170B de valor de mercado e não acho que obteria com ela um retorno que decuplicasse meu investimento em um médio espaço de tempo. Ela seria mais interessante de ser investida lá pelos anos 2000. Já a Alupar possui apenas 3,3B de valor de mercado e caso ela vá para uns 20B (o que não é um valor absurdo), com os dividendos sendo reinvestidos até lá será possível ter uma boa rentabilidade.

      "O que você pensa sobre fato da Alupar ser muito nova na bolsa?"
      Tenho um pouco de preconceito sim em investir em novatas. Mas estar na bolsa significa apenas que a empresa está sendo negociada. A empresa já possuía um histórico operacional antes disso, permitindo que o investidor faça sua análise.

      Abraços

      Excluir
  18. Olá ADP, excelente post, parabéns.
    Você acredita que vale a pena vender CMIG4 recebidas na bonificação e recomprar CMIG3?O Preço medio em 5 reais da abertura para uma rentabilidade maior? Ou isto é ilusão?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Você acredita que vale a pena vender CMIG4 recebidas na bonificação e recomprar CMIG3?"
      Tenho pensado em fazer justamente o contrário. Vender CMIG3 e comprar CMIG4, deixando o Tag along para lá. Historicamente a CMIG4 sempre esteve em uma cotação maior que a CMIG3, mas hoje elas estão equivalentes. Entretanto, tenho tão poucas ações destas empresas que acho que fazer uma operação destas não compensa. Prefiro deixar o investimento parado e não fazer nada.

      "O Preço medio em 5 reais da abertura para uma rentabilidade maior? Ou isto é ilusão?"
      Fica elas por elas. Não há qualquer ganho na operação, pois o que se tem antes e depois, em termos de valor de mercado, é o mesmo. De um lado "se ganha" com as CMIG4. Por outro "se perde" pois as CMIG4 também foram reajustadas. Ainda não fiz o cálculo, mas parece que o único ganho real que se tem é que o imposto de renda sobre uma suposta venda das ações incidirá sobre um valor menor.

      Abraços

      Excluir
    2. AdP, que tal se você ficar quietinho com as CMIG3 que já tem, uma vez que irá desconsiderar o tag along? Afinal, a empresa é boa e tudo mais... Daqui para frente, compre somente PN... Estou fazendo o contrário com um bom papel que tenho, até discuti com o troll esse assunto, em vez de apurar eventual prejuízo ou pagar eventual imposto e corretagens, deixei de comprar a ação PN e estou comprando somente ON agora.

      Abraço,
      Victor Fox

      Excluir
  19. Excepcional, como sói acontecer, mestre.

    Ademais, meus votos de um ainda mais próspero ano-novo, com a devida e merecida superação dos 100k.

    Abraços cordiais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nobre Idiota,
      É sempre uma honra poder contar com sua presença no blog. Desejo a ti o triplo do que desejas a mim.
      Abraços e feliz 2014

      Excluir
  20. Parabéns pelos resultados, AdP

    Forte abraço e que 2014 seja um ano repleto de alegria, saúde e realizações.

    Faço votos pela sua tão almejada aprovação no novo certame, como certeza o Poder Público ganhará (ou melhor, continuará ganhando, já que você já é servidor) muito com o seu labor.

    Fique com DEUS e rumo aos 100k. :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael,
      Obrigado pela força. Que 2014 seja um excelente ano para todos nós.
      Abraços

      Excluir
  21. Como assim ninguém tem ALUP11, eu fui o primeiro a comprá-la na blogosfera, fiquei feliz de vê-la na sua carteira também.
    Quem diria você vendeu todas as Vales...
    Feliz 2014!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia que você tinha ALUP11 pois não achei a composição de sua carteira. Apenas vi que você divulga um Radar, e pelo que entendo um radar seria composto por ações que uma pessoa está de olho mas ainda não tem. E no compilado do Poney Investidor não consta que você tinha ALUP11, rs.
      Vendi as Vales. Estou aos poucos focando minha carteira em empresas de crescimento e baixo valor de mercado. Mas isso será um processo bem devagar, sem pressa.

      Abraços e feliz 2014

      Excluir
    2. Comprei ALUP11 no fim de novembro e mais um pouco em dezembro, comprei de teimoso porque todo mundo que eu consultei desaconselhou, inclusive o bastter, mas como você também comprou agora já são dois no barco, rs. Minha composição de carteiras no Poney está desatualizada porque em dezembro eu não postei já que estava fazendo alguns ajustes importantes na carteira. Mas neste fim de semana irei postar a composição atual.
      Sobre a vale eu pensei que você seguiria firme com ela, não imagina que você ia vender pois sempre que eu falava dela aqui você defendia com unhas e dentes, rs. Mas eu sei que no meio do caminho acabamos mudando certos posicionamentos, eu mesmo que dizia nunca mais comprar Petrobrás acabei comprando na semana passada. Devo comprar um pouco de Vale também, mas só se cair uns 15%, rs.
      Abraço

      Excluir
  22. Na minha carteira pretendo me desfazer de todas as cemig e aumentar em tractebel. Pretendo iniciar em Ultrapar e M. Dias branco. Aliás vc acha que a Dias Branco ainda tem fôlego para crescimento ou caminha rumo a estagnação ?? E a relação dólar/ trigo??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que tem fôlego sim. Por que não teria?
      Relação dólar/trigo? Como posso saber algo disso? Tentar analisar algo desta relação fatalmente me levaria a interpretações equivocadas, fora da realidade. Quem deve ser bom em analisar isso e muito mais é o pessoal da MDIA3, que é bem formado, informado e pago para isso.
      Abraços

      Excluir
  23. ADP!

    O que importa é que superamos o IBOV de lavada no ano! E ainda ficamos positivos!

    Um feliz e abençoado ano novo para você, meu caro!

    Abração!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, amigo PP. Mesmo perdendo para a renda fixa, ainda saímos no positivo e ganhamos de lavada do Ibov.
      Abraços e um feliz 2014 para você e sua família.

      Excluir
  24. AdP qual foi a razão que lhe fez vender vale5? Não acredita mais na empresa ou resolveu simplesmente alocar o dinheiro em outro ativo que aparentemente possa crescer mais rápido? Qual era seu PM em Vale 5?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "AdP qual foi a razão que lhe fez vender vale5? Não acredita mais na empresa..."
      Eu acredito na Vale e ainda a acho uma empresa boa.

      "...ou resolveu simplesmente alocar o dinheiro em outro ativo que aparentemente possa crescer mais rápido?"
      Estou focando minha carteira em empresas que tenham menor valor de mercado e boas possibilidades de cresciemnto, segundo minha avaliação. Mas pretendo realizar estas pequenas mudanças de forma lenta.

      "Qual era seu PM em Vale 5?"
      R$41,20

      Abraços

      Excluir
  25. Fechou o ano levemente positivo, AdP, mesmo com FII caindo, TD caindo e ações caindo. Excelente resultado! A escolha de bons papéis fez diferença.

    Um excelente 2014 para você!

    []s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Dimarcinho, pelo apoio. Espero que minhas empresas continuem crescendo.
      Um excelente 2014 para você e sua família.
      Abraços

      Excluir
  26. Olá ADP, parabéns pelo resultado! Show de bola mesmo!

    Estou com uma duvida que diz respeito a liquidação de um ativo em sua planilha.

    Se vc quiser liquidar VALE, como deve ser o lançamento? Confirme se estou certo:

    Em aporte = Valor da venda com sinal negativo
    Em carteira = Zero

    Devo deixar claro que em minha planilha (adaptação da sua) cada aba eu uso para cada ativo, e não para cada classe de ativo. Assim, supondo que VALE se encontra em uma aba, como devo proceder a liquidação dela?

    E quanto aos títulos públicos, eu acho que posso agrupá-los por vencimento considerando preço de aquisição e preço de mercado, disso tiraria o retorno total composto. Correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, você gosta mesmo destas planilhas, rs.
      Você está certo no seu lançamento ao liquidar um ativo.

      "E quanto aos títulos públicos, eu acho que posso agrupá-los por vencimento considerando preço de aquisição e preço de mercado, disso tiraria o retorno total composto. Correto?"
      Parace que dá certo sim, mas tem que ver qual o motivo real de se gastar tanto esforço para ver apenas uma porcentagem.

      Abraços

      Excluir
    2. Pense comigo.
      Ao agrupar varias compras sucessivas de ações (mensalmente) em uma só, vc estaria facilitando os cálculos ou complicando?
      Minha ideia é tratar os títulos de mesmo vencimento como se fossem uma ação.
      Usar a mesma sistemática usada na compra de ações. E o próprio sistema calcula o PM.
      Entendeu +-?
      A ideia é generalizar a planilha de ações também para títulos, a fim de automatizar o processo.

      Excluir
    3. Nesse sentido até que fica bacana para quem tem ima boa quantidade de títulos. Agora entendi.
      Abraços

      Excluir
  27. Parabéns pela carteira e por fazer deste um espaço para compartilhar informações valiosas para uma educação financeira mais saudável!

    Tenho seguido firme nos investimentos. Comecei a investir de verdade mesmo no ano passado e tenho mantido aportes regulares.

    Estou utilizando as suas planilhas para acompanhamento e espero daqui uns anos poder compartilhar com todos no intuito de ajudar e mostrar que a renda variável é o melhor investimento possível se seguido com disciplina e paciência.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Alison, pelo apoio. Continue estudando firme e mantenha a disciplina nos aportes. O começo é bem difícil mas aos poucos o investidor começa a ver a bola de neve rolando e aumentando.
      Abraços e feliz 2014

      Excluir
  28. Parabéns pelo crescimento patrimonial!!

    Abraços
    Zé das Cove
    http://buscapelaif.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. adp, tb te peço q não oculte os valores, acho mt mais motivante... forte abraço!! e feliz 2014

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas eu também tenho que pensar na minha segurança. Sei que os valores não são tão significativos, mas divulgar as porcentagens não comprometeria tanto a divulgação da carteira, que tem como objetivo discutir a estratégia. Mas por enquanto fica do jeito que está.

      Abraços

      Excluir
  32. Olá AdP, parabéns pelo resultado.

    Seu resultado só mostra que no longo prazo o crescimento tende a ser maior que a renda fixa.

    Em relação a BBSA, acho que com o passar do tempo a BBSE vai apresentar dividendos maiores do que a própria BBSA, o setor de seguridade está crescendo muito no BB.

    Abraços e Feliz 2014

    Me add no blogrol: http://malucobeleza79.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Respostas
    1. Acredito que pelo contexto apresentado, BBSA seria o Banco do Brasil SA e BBSE seria o BBSeguridade.

      Excluir
  34. Boa tarde AdP, primeiramente parabéns pela rentabilidade e pelo blog, o qual acesso frequentemente. Já aprendi muito aqui, mas sempre estamos tentando evoluir. Gostaria de uma opinião sua e dos amigos do blog: sei que a carteira é pessoal, mas gostaria de saber qual a opinião de vocês mais experientes sobre a carteira de um iniciante.

    ABEV3 - 7%
    BBAS3 - 5%
    BBDC3 - 5%
    CCRO3 - 7%
    CIEL3 - 6%
    CMIG3 - 8%
    ETER3 - 7%
    EZTC3 - 5%
    GRND3 - 6%
    HGTX3 - 6%
    ITUB3 - 5%
    MDIA3 - 6%
    MULT3 - 5%
    NATU3 - 7%
    TBLE3 - 8%
    VALE3 - 7%

    Vocês a consideram muito diversificada? Muito focada em algum setor? Muitas empresas?

    Estou começando e tenho essas dúvidas. Pretendo montar uma carteira mais focada em dividendos, mas também com algumas empresas de crescimento.

    Obrigado pela ajuda AdP e outras pessoas do blog. Sucesso para todos em 2014! Abraço.

    OBS: Não seria interessante talvez montar um cantinho no blog para que pudéssemos expor carteiras e nos ajudar, na medida do possível, a montar carteiras mais condizentes com nossos objetivos? Não como uma indicação de compra ou venda e sim para discutir se tal carteira está de acordo com o perfil da pessoa que a expôs. Seria útil para os iniciantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei sua carteira muito legal. A alocação está boa e as empresas são lucrativas. Há diversos setores na carteira, dando uma diversificação interessante. Não tenho nada contra esta carteira.
      Sobre o cantinho do blog, até que a ideia é interessante. Infelizmente sou noob demais em blog e ainda não sei criar uma postagem de forma que ela não apareça na atualização do blog. Além disso, não sei se teria muita gente comentando, mas não custaria tentar. Quando tiver tempo eu penso nisso e procuro uma forma de viabilizar.
      Abraços

      Excluir
  35. Conforme a carteira for crescendo seria interessante aumentar um pouquinho a diversificação entre os ativos. Carteira muito boa, fiquei curioso por pesquisar sobre ALUP11 e MDIA3. Passará voando pelos 100k logo logo. Parabéns pela rentabilidade no ano !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem é vivo sempre aparece. Tudo bem com você, DVC?
      Abraços e sucesso

      Excluir

Seja educado. Mensagens de trolls serão moderadas.