Esta é a terceira e última parte da
postagem referente à análise e opiniões de Alpargatas e Grendene, importantes
empresas do setor calçadista listadas na bolsa. Se você não leu a primeira
parte, clique AQUI.
Lembrando que as informações
prestadas nesta postagem não são suficientes para que você tome a decisão de
comprar, vender ou manter alguma destas empresas. No entanto, está aberta a
possibilidade de discutirmos informações relevantes sobre seu desempenho ou
perspectivas futuras do setor ou de determinada empresa.
Lembre-se: é apenas uma opinião.
Todas as informações prestadas até aqui foram retiradas de fontes abertas. A
partir deste momento deixarei minha consideração, mas não baseie seu
investimento por ela.
Alpargatas
– Vendendo mais por menos
Levando em consideração o histórico
de crescimento dos lucros e de patrimônio, a Alpargatas vem mostrando maior
disposição. A prova disso é a diferença entre as duas empresas, que paulatinamente diminui.
Analisando friamente os números, é
possível deduzir que a Alpargatas assumiu uma postura mais agressiva, o que vem
refletindo em suas operações.
Peguemos o exemplo das margens.
Conforme vocês observaram na parte 2 desta postagem, a margem bruta das
empresas são semelhantes, estando na casa dos 40%. Como muitos de
vocês sabem, a margem bruta é o resultado da divisão entre o lucro bruto e a
receita líquida da empresa. Margens brutas indicam o impacto do custo de
produção da empresa, ou seja, quanto maior a margem, menores são os custos que
a empresa está incorrendo para produzir. Como a margem bruta das
empresas são semelhantes, conclui-se que o custo das empresas para a produção
são semelhantes.
Entretanto, o cenário muda quando
observamos as margens líquidas, com Grendene possuindo cerca do dobro da margem
líquida da Alpargatas. Como (1) a margem líquida é calculada pela divisão do
lucro líquido pela receita líquida, (2) o lucro líquido representa a receita
líquida subtraída dos custos de produção e das despesas que representam o
esforço para vender os produtos, como por exemplo os honorários da
administração, publicidade, propaganda, marketing, comissões, gratificações,
dentre outras, e (3) os custos de produção das empresas são semelhantes,
podemos concluir que a Alpargatas está tendo maiores dispêndios justamente nos esforços
necessários para vender os produtos (marketing, honorários, comissões, etc).
Temos então que investigar se estas
maiores despesas são fruto de uma ineficiência/incompetência da empresa (afinal
de contas, a outra empresa tem menos despesas) ou se efetivamente há algum
reflexo nas vendas. Olhando os gráficos, é possível observar que de fato houve
importantes avanços na receita líquida e nas vendas de pares. Em 2003 eram a quantidade vendida era praticamente igual entre as duas empresas. Mas 10 anos depois a Alpargatas
destacou-se. Outros fatores, como por exemplo o lucro líquido e patrimônio
líquido também deram resultado. Em 2003 estes eram bem superiores na Grendene,
mas em 2013 esta diferença cai substancialmente devido aos avanços da
Alpargatas.
Devido a maior
agressividade da empresa, é possível notar também indícios de outro sinal.
Podemos observar em seu histórico um interessante incremento no número de pares
vendidos e a manutenção do lucro líquido referente a cada par. Isso mostra
que, pelo menos no período analisado, a empresa tem focado em aumentar seus
lucros principalmente pela venda numérica e não pela margem que cada par
representa. Significa vender mais por menos.
Grendene
– Vendendo menos por mais
Apesar de menos agressiva, a
Grendene tem mantido lucratividade (em relação a receita líquida e ao patrimônio) maior do que Alpargatas. Considerando as
margens, o nível de endividamento e a distribuição de dividendos, a empresa
mostra que é possível crescer de forma saudável retendo pouco dividendo.
Além disso, é importante frisar que
historicamente a empresa possui um caixa robusto, o que transmite maior margem
de segurança para o acionista. Esta combinação de endividamento saudável, distribuição
de dividendos e alta lucratividade tem agradado muitos acionistas.
Na ponta oposta da Alpargatas, A
Grendene tem apresentado um tímido aumento da venda total de pares, mas um
aumento relevante no lucro líquido que cada par vendido, o que mostra que sua
estratégia, até o momento, é lucrar atribuindo maior valor agregado em cada par
vendido, mesmo que isto signifique manter a quantidade de vendas. É, em outras
palavras, vender menos por mais.
Tag
Along é importante, não é Alpargatas?
O que não pode passar despercebido
é o fato das ações preferenciais da Alpargatas não contarem com Tag Along,
enquanto suas ações ordinárias contam com Tag Along de apenas 80%.
Tag Along é um dispositivo protecional
estendido a nós, pequenos acionistas sardinhas, em caso de transferência de
controle da empresa. Nestes casos, caso as ações estejam imbuídas deste
direito, o novo comprador é obrigado a realizar uma oferta aos sardinhas, com
valor relativo ao percentual do Tag Long da ação.
Por fazer parte do novo mercado, a Grendene assegura aos acionistas um percentual de 100% de Tag Along. Ou seja,
em caso de alienação do controle, os minoritários terão as mesmas condições do
majoritários. Infelizmente as ações PN da Alpargatas não tem Tag Along e as ON
possuem Tag Along de 80% que, apesar de ser melhor que nada, o pequeno
investidor ainda permanece em uma situação periclitante.
Não pense que é impossível uma
empresa do porte da Alpargatas ser comprada por outra. Conforme mostrei na
postagem introdutória, há players globais de porte bem maior que as duas
empresas que estamos analisando. Quem sabe algum dia a Nike (ou seus pares)
considere que a adição da marca e produção das Havaianas seja um passo
estrategicamente importante...
Opinião
sobre o Preço
Considerando que o valor de mercado
das duas empresas é o mesmo, mas que a Alpargatas é uma empresa que possui um
patrimônio um pouco menor e lucra bem menos, não é difícil concluir que a
Alpargatas está sendo negociada a um patamar mais caro, o que é confirmado pelo seu maior nível de P/L
e P/VP.
Isto não quer dizer que não devemos
comprá-la. Operacionalmente, a empresa obteve nos últimos anos maiores avanços
que a Grendene e por enquanto não houve sinais de que este avanço está ameaçado. Por isso, o mercado requer, então, que novos investidores paguem um pouco
mais.
Caso a empresa continue com uma
performance semelhante a experimentada nos últimos 10 anos, é provável que
passe a Grendene em termos de lucros, distribuição de dividendos e patrimônio.
Caso aconteça algum arrefecimento, o
mercado poderá avaliar a empresa com os mesmos múltiplos da Grendene, ou seja,
o mercado não estará disposto a pagar este "bonu$" para ser sócio.
Veredito
É de se esperar que os cenários comentados acima não aconteçam no estalar dos dedos. Devido a isso,
independentemente de qual posição o investidor queira assumir, o monitoramento
contínuo de seu investimento deve ser realizado. Diante das informações
coletadas para realizar esta postagem, traço as três possíveis posições para
aqueles que querem ter ações do setor calçadista:
Compra de ALPA3 - Indicada para
aqueles investidores que acreditam que a Alpargatas continuará a ter um
desempenho operacional mais agressivo que a Grendene. Este posicionamento traz
maior risco, mas poderá trazer também maiores retornos. Somente
devem ser adquiridas ações ordinárias da empresa (ALPA3), que apesar de
possuírem liquidez muito baixa, contam com Tag Along. Comprar ações
preferenciais é assumir risco desnecessário, já que liquidez, apesar de
importante, não está no topo dos critérios a serem considerados para o
investidor de médio/longo prazo. Estes investidores sabem que GRND3 possuem
indicadores interessantes, mas acreditam que assumir posição em uma empresa
mais agressiva poderá ser recompensador.
Compra de GRND3 - Indicada para investidores
conservadores, que gostam de uma empresa redondinha, sem dívidas, com caixa
robusto, com pagamentos constantes de dividendos e com margem líquida elevada,
formando assim um conjunto de características que tornam a empresa resiliente. Mesmo
com uma suposta agressividade da Alpargatas, a Grendene não tem ficado para
trás. A empresa tem mantido um
crescimento satisfatório e está em uma situação financeira confortável.
Compra de ALPA3 e GRND3 - Indicada para
aquele investidor que está "em cima do muro". Ele acredita que o
potencial operacional da Alpargatas será mantido e ao mesmo tempo sabe que assumir posição em
uma empresa conservadora como a Grendene não é uma ma ideia. Mesmo assumindo
posição nas duas empresas, o monitoramento contínuo dos fundamentos e das
operações da dupla é importante, de forma a subsidiar sua escolha por manter as
duas ou escolher apenas uma.
Considerações
finais
De acordo com meu perfil de
investimento, que é voltado para empresas de menor porte, com altas margens e
se possível, baixo endividamento, a escolha pela GRND3 seria mais indicada.
Contudo, os esforços da Alpargatas chamaram minha atenção, de forma que eu
cogitaria sim abrir posição nesta empresa. Caso eu decidisse abrir posição no
setor calçadista, de acordo com MEU perfil, acredito que teria, na parcela
dedicada ao setor, uns 70% de GRND3 e 30% de ALPA3.
De qualquer forma, vejo duas
empresas interessantes. Alpargatas, por ser mais endividada e apresentar
maiores despesas, merece um monitoramento mais de perto, de forma a analisar se
pelo menos na parte operacional ela possui avanços mais significativos que a
Grendene.
Para aqueles indispostos a assumir maiores
riscos, a Grendene é uma empresa interessante.
E você, gosta do setor? Deixe seu
comentário. Se quiser indicar uma ou um grupo de empresas para a realização de
uma postagem, também deixe seu comentário.
Fontes:
Em 2014, produção nacional de
calçados deve crescer 3,6%, aponta IEMI -
http://www.consumidorrs.com.br/2013/inicial.php?case=2&idnot=30123
Brasil
gasta 16 dólares em consumo per capita de sapatos -
http://www.indicadorbrasil.com.br/2011/03/brasil-gasta-16-dolares-em-consumo-per-capita-de-sapatos/
Conheça a história da Grendene -
http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL67298-9356,00.html
Report on Chinese Industrial Policies - Joseph W. Dorn, Christopher T. Cloutier
- www.kslaw.com
www.bovespa.com.br
Releases e DFP das empresas
disponível na seção de Relação com investidores de seus respectivos sites
Lembre-se. Não tome decisões de compra, venda ou manutenção de ações
baseado apenas no que você leu nesta postagem. Muitas informações foram
retiradas dos relatórios das empresas, mas as considerações finais foram
retiradas da cabeça de uma pessoa comum como você. Quem clicará o botão no Home
Broker será você, então cabe a você a pesquisa, análise e tomada de decisões.
AdP sou acionistadaalpargatas desde 2010, importante frisar que nesse período ela concedeu bonificacoes anuais de 10%, o que muda um pouco o quadro dos dividendos. Alpargatas enfrentava 3 problemas, falta de capacidade de produção paraatender o mercado, preço da borracha no mercado internacional e participação em umasarauvads tecidos na Espanha que está mal, em razão da recessão espanhola.
ResponderExcluirDois problemas se resolveram inauguração da nova fábrica em minas que representou um grande investimento e aumento do endividamento e a uma pequena queda do preço da borracha, mas principalmente aestabilizacao.
Outro aspecto a alpargatas é uma empresa de moda, comprou 60% da osklen, fabrica e representa a timberland no Brasil e renovou por mais 33 anos a licencada mizuno na america latina.
No segundo trimestre os números foram desanimadores, e devem piorar nessesemestre , pois a topper Argentina é uma operação importante, líder no segmento esportivo daquele país, mas que vêm enfrentando uma recessão braba por lá e apresentando números ruins.
Na última reunião com associonistas a direção fez fortes apostas na fábrica de mg que estava entrando em operação e minimizou os números Pesar de bastante ruins.
Minhaparticipacao atual está em atenção, vai depender dos próximos números, além disso a remuneração dadiretoria é exagerada. Em contrapartida é uma empresa focada no futuro que vem fazendo apostas interessantes que tem um plano claro de onde quer chegar e que vem crescendo muito..
Houve um anônimo que escreveu, mas não sei por que não apareceu. Irei reproduzir aqui:
ResponderExcluir"
AdP sou acionista da alpargatas desde 2010, importante frisar que nesse período ela concedeu bonificacoes anuais de 10%, o que muda um pouco o quadro dos dividendos. Alpargatas enfrentava 3 problemas, falta de capacidade de produção para atender o mercado, preço da borracha no mercado internacional e participação em uma sarauvads tecidos na Espanha que está mal, em razão da recessão espanhola.
Dois problemas se resolveram inauguração da nova fábrica em minas que representou um grande investimento e aumento do endividamento e a uma pequena queda do preço da borracha, mas principalmente a estabilizacao.
Outro aspecto a alpargatas é uma empresa de moda, comprou 60% da osklen, fabrica e representa a timberland no Brasil e renovou por mais 33 anos a licencada mizuno na america latina.
No segundo trimestre os números foram desanimadores, e devem piorar nesse semestre , pois a topper Argentina é uma operação importante, líder no segmento esportivo daquele país, mas que vêm enfrentando uma recessão braba por lá e apresentando números ruins.
Na última reunião com os acionistas a direção fez fortes apostas na fábrica de mg que estava entrando em operação e minimizou os números Pesar de bastante ruins.
Minha participacao atual está em atenção, vai depender dos próximos números, além disso a remuneração da diretoria é exagerada. Em contrapartida é uma empresa focada no futuro que vem fazendo apostas interessantes que tem um plano claro de onde quer chegar e que vem crescendo muito."
Olá anônimo. É muito importante o comentário dos acionistas da empresa. Você compartilhou informações importantes.
ExcluirNormalmente não me incomodo com preços de matéria prima, pois considero que a administração da empresa possui planejamento para saber lidar com isso. Um exemplo é o meu investimento em MDIA3 e o preço do trigo.
O problema de "falta de capacidade de produção para atender o mercado" é, na minha opinião, um bom problema. Deve ser por isso que, nos últimos anos, a produção da empresa tem aumentado, mesmo que individualmente os calçados não tenham apresentado aumentos no seu valor agregado. Acho interessante que nos últimos relatorios que li, a empresa mostrou que está preocupada no aumento das margens. Isso pode mostrar que agora ela está tendo condições de suprir a demanda do mercado (principalmente após a construção da fábrica em MG), e que a preocupação está na lucratividade por par.
Os resultados deste ano estão desanimadores. A empresa colocou parte da culpa na Copa, pois ela teve maiores gastos com marketing, se não me engano. Caso eu fosse acionista de longa data, não me preocuparia muito com isso. E caso eu fosse uma pessoa querendo entrar na empresa, poderia ensaiar uma entrada, haja vista que estes recentes resultados surtiram reflexos nas cotações da empresa.
Outro aspecto importante é que a empresa frisou que está apresentando resultados positivos com suas operações na Argentina.
Eu não pesquisei sobre a remuneração da diretoria, mas também não gosto quando a empresa é muito generosa com seus diretores.Vou dar uma pesquisada sobre isso.
Abraços e muito obrigado pelas informações.
AdP, voltei!
ExcluirAs margens não aumentavam exatamente em razão do custo da borracha que é muito elevado em relação ao custo das sandálias que tem um teto, caso contrário, oscompradores compram de outro material.
A idéia de aumentar as margens vem de vender produtos de maior valor agregado e explorar a marca havaiana em outros produtos, alpargatas é uma empresa de moda.
A compra da osklen está alinhada com essa estratégia, assim como a fábrica de tecidos de moda, comprada na Espanha..
Nos últimos 10 anos a margem líquida da Alpargatas foi mais baixas que da Grendene. Entretanto, o aumento custo na borracha não foi sua causa. Custo de borracha impacta diretamente no lucro bruto por pertencer a conta Custo dos Bens e/ou Serviços Vendidos, que são os custos necessários para produzir um bem, impactando, assim, a margem bruta da empresa. Neste quesito, as margens brutas de ambas são bem parecidas.
ExcluirO que impacta realmente a margem líquida da Alpargatas são as despesas que representam o esforço de vendas, como marketing, salários de diretoria, comissão de vendas, dentre outras, que são maiores que da Grendene.
Ou seja, os custos para produzir são parecidos, mas as despesas que representam o esforço de venda são maiores na Alpargatas. Eu enxergo isso como uma maior agressividade da empresa, fator que vem trazendo resultados.
Espero que a estratégia de agregar maior valor através da moda funcione. Tem gente que dá muita importância a isso.
Abraços
Por enquanto continuo firme e feliz com Grendene.
ResponderExcluirGrendene é uma boa empresa para se ter em carteira.
ExcluirAbraços
ADP, excelente trabalho, parabéns!!!
ResponderExcluirMKW
Grende MKW, que bom que você tenha gostado das postagens. Seja sempre bem vindo.
ExcluirAbraços
Fechado com a Grendene! Hahaha Abraço!
ResponderExcluirNotei que na maioria o pessoa prefere a Grendene.
ExcluirAbraços
Realmente GRND3 bate bem mais com meu perfil de investimento. Abraços e muito boa avaliação!
ResponderExcluirA empresa está redonda e com boas margens. É uma boa empresa para o setor.
ExcluirAbraços
Nao tem como comparar, tem que ir de grendene
ResponderExcluirADP,
ResponderExcluirEu resumiria essa comparação da seguinte forma. A Alpargatas é boa, contudo, a Grendene é melhor que ela.
PS: Ainda estamos aguardando a postagem com as modificações realizadas na sua carteira...
Abraços!
Devido aos avanços da Alpargatas, eu considero que ela também tem suas virtudes,rs.
ExcluirCalma, rapaz. Eu demoro pra fazer postagem.
Abraços
O controlador da alpargatas assusta. To fora.
ResponderExcluir