sábado, 29 de novembro de 2014

Fechamento do mês - Novembro de 2014

Novembro mostrou-se um mês estável para a bolsa, que variou míseros 0,07%. De minha parte, minha estratégia continua a mesma, apesar das notícias envolvendo Cemig e o migué que o governo quer dar na LDO.
Finalmente estou chegando ao final de minha faculdade. Apresentei meu TCC e, ainda bem, não houve problemas. Às vezes quando toco no assunto de que ainda faço faculdade, algumas pessoas que acompanham o blog ficam surpresas. Muitos pensam que tenho uma idade de cerca de 40 anos e que já estou formado. Muito pelo contrário. Este investidor em ações só tem o segundo grau e ainda não chegou aos trinta.
No campo das ações, estou passando por uma fase no qual acompanho muito pouco. Não estou me referindo às cotações. Refiro-me às próprias divulgações dos balanços trimestrais.
Nos primeiros momentos que investia em ações visando ao longo prazo, eu sabia exatamente a data que cada empresa divulgaria seus resultados. Lia todos os releases e fazia minhas análises. Em relação aos dividendos, eu já sabia previamente quando e quanto eu receberia, pois acompanhava todos os fatos relevantes de minhas empresas.
Entretanto, cheguei uma fase em que não faço mais estes acompanhamentos. Somente sei o valor dos dividendos quando eles caem na conta. Sobre os resultados, eu nem olho mais os releases. Apenas vejo o balanço que sai na Bovespa, e quiçá, olho o release caso veja alguma coisa estranha no balanço. Mesmo assim olho sem muita vontade.
Isto não significa que estou descontente com a mercado de ações. Pelo contrário. Cada dia fico mais confiante e mantenho minha estratégia de aportar mensalmente na compra de ações de empresas lucrativas, formando uma espécie de poupança. Entretanto, graças ao que acredito ser meu amadurecimento como investidor, vou chegando a conclusão de que este acompanhamento constante não trás resultados práticos nem rentáveis. Pretendo gastar maiores esforços apenas em questões relativas à entrada e saída de empresas de minha carteira. Ou seja, quando for selecionar uma empresa para fazer parte do time, terei o maior prazer de ler todos os releases, ITR's e DFP's, ouvir teleconferências, planilhar e analisar balanços. Depois de sua entrada, pretendo apenas dar uma olhada nos balanços. Caso não esteja gostando, novamente terei o maior prazer de analisar a empresa para ver se vale a pena proceder a sua retirada que, no caso de nós investidores sardinhas, acaba sendo uma operação sem maiores problemas.
Estou propenso até a enxugar minha carteira de ações, diminuindo suas atuais onze empresas para cerca de seis (ALUP11, CIEL3, CGRA4, MDIA3, PSSA3 e PRBC4), que são empresas que no momento possuo maior afinidade. Por enquanto esta propensão fica apenas no imaginário.
Mesmo diante do que foi falado nos parágrafos acima, o acompanhamento mensal de meus investimentos continuam. Na verdade, esta é a parte que me dá maior prazer.
Como não poderia deixar de falar, vamos ver os destaques do índice Ibovespa no mês. O destaque positivo do mês foram ELPL4, GOLL4 e LAME4, com subidas respectivas de 33,77%, 17,24% e 15,73%. Esta subida da Eletropaulo foi surpreendente. Meu amigo Pobretão deve estar rindo a toa neste mês, e com certeza ele e sua carteira all-in terão a maior rentabilidade da blogosfera no mês. No campo negativo estão CSNA3, RSID3 e ELET9, com -26,55%, -21,63% e -17,70%. As PETR3 e PETR4 ficaram com a quarta e sexta piores colocações do Ibovespa no mês. Há muita turbulência rondando nesta empresa e seus acionistas precisam ter nervos de titânio para segurar as emoções. Não acompanho a empresa, mas, se não me engano, a auditoria independente recusou-se a formar uma opinião perante o balanço da empresa. Apesar de eu ter ouvido gente por aí afirmando que isso no mercado de ações é comum, na minha opinião esta recusa é algo grave.

Vamos aos números:

Seção Fundos Imobiliários - FII
Esta seção mostra detalhes dos FII que compõem a carteira.
A tabela abaixo contém uma visão geral dos FII, mostrando o seu código, o preço médio de aquisição, o preço de fechamento do mês atual, os aluguéis históricos por cota e a valorização atual, que é o cálculo levando em consideração o preço médio, preço de fechamento e aluguéis históricos recebidos.


Aluguéis recebidos:


Conclusão da seção Fundos Imobiliários
Neste mês, a carteira de FII obteve uma rentabilidade de -5,36%, acumulando -4,95% no ano.

Seção de ações
Esta seção mostra detalhes das ações que compõem a carteira.
A tabela abaixo contém uma visão geral das ações, mostrando o seu código, o preço médio de aquisição, o preço de fechamento do mês atual, os dividendos históricos por ação e a valorização atual, que é o cálculo levando em consideração o preço médio, preço de fechamento e dividendos.
Tivemos recentemente a divulgação dos resultados das empresas. Minhas percepções perante aos balanços armazenados no sítio da Bovespa são:
Alupar - Receita e praticamente estável e resultado bruto abaixo do ano passado. O lucro teve um aumento considerável, mas é perceptível no balanço que este foi impactado positivamente pelos impostos, provavelmente alguma reversão.
Banco do Brasil - Sinceramente, confesso estou muito longe de ser um bom interpretador de balanços de bancos. Particularmente olho especialmente o lucro líquido, que no caso do BB está estável.
CCR Rodovias - Belo aumento de receita mas diminuição de lucro. Os custos aumentaram de forma mais forte que a receita, principalmente o custo de construção, serviços e pessoal. Empréstimos aumentam.
Cielo - Resultado muito bom. No balanço é perceptível que esta força foi devido a antecipação de recebíveis. Neste ano a empresa está lucrando cerca de meio bilhão a mais que no ano passado.
Cemig - A empresa lucrou apenas 29 milhões. Este valor é um dinheiro de pinga para o tamanho da empresa. De bom o balanço só possui a receita. Desta linha para baixo é só decepção. Os custos foram maiores, mas estes não foram a causa do balanço pífio. Percebe-se que o impacto foi devido às despesas, principalmente as gerais e administrativas e com a equivalência patrimonial.
Grazziotin - A empresa é conhecida por crescer moderadamente sem se endividar. Este balanço só tem a corroborar com este perfil.
Eztec - Resultado foi estável comparado com o mesmo trimetro do ano passado. Diante do desaquecimento do setor, até que não foi ruim.
M. Dias Branco - Resultado estável. Na minha opinião razoavelmente ruim pelo que se paga na empresa.
Porto Seguro - A novata da carteira obteve um resultado muito bom, com aumento de receita, dos lucros e alavancagem zero.
Paraná Banco -  Resultado levemente abaixo do que foi mostrado no ano passado, mas que foi impactado pela provisão para IR.
Tractebel - Resultado forte, com lucro aumentando de 401 para 538 Mi no trimestre. Entretanto, no ano corrente ainda está abaixo em relação ao ano passado.

Dividendos recebidos:

Compras realizados no mês:

Abaixo a valorização de cada ação no mês.





Abaixo está a tabela de remanejamento de ações, contendo a porcentagem atual e a porcentagem pretendida.


Conclusão da seção de ações
Neste mês, a carteira de ações obteve uma rentabilidade de 5,1%, acumulando 9,69% no ano. Enquanto isso o Ibovespa obteve rentabilidade de 0,07% no mês, acumulando 6,13% no ano.

Abaixo um gráfico comparando o desempenho da carteira de ações com o Ibovespa, o CDI e o ISE desde seu ponto inicial no final de dezembro de 2010.

Resultado Consolidado
Esta seção reúne o FII e as ações, fazendo uma consolidação dos resultados.

Carteira de investimentos com valorização de 3,37% no mês e 7,45% no ano.


Frase para reflexão:
“O futuro recompensa os que têm paciência com ele”. Décio Bazin

Seguindo com disciplina e determinação!

Mantendo a tradição dos colegas que curtem uma música:

Veja também


De nenhuma forma esta postagem destina-se a explanar recomendações ou dicas de compra, venda ou manutenção de qualquer um dos ativos listados. Lembre-se que esta postagem foi feita por uma pessoa comum, assim como você. A responsabilidade pelo resultado de seus investimentos é exclusivamente sua. Então estude, dedique-se e tire suas próprias conclusões. Com certeza você tem capacidade para isso.

61 comentários:

  1. Preguiça de logar...
    Acho que a música devia vir no começo.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela rentabilidade, carteira de ações deixou o Ibovespa bem pra trás.
    Acho certo a ideia de "sossegar" um pouco mais a cabeça quanto a ficar acompanhando um monte de coisas. Pretende sair de TBLE3?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As ações performaram bem neste mês. Tractebel continua.
      Abraços

      Excluir
  3. Legal Além da Poupança, esse modo de lidar com seus investimentos, eu ainda estou na fase de ler os releases, talvez por ter iniciado a comprar mais regularmente ações nesse ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há nada de errado em ler os releases de suas próprias empresas. Eu que não estou com muito saco para lê-los.
      Abraços

      Excluir
  4. Massacre contra o IBOV! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No final deste ano completarei 4 anos de investimento em ações no longo prazo. Estou começando a ver ser vale a pena ou não esta estratégia. Pelo menos em relação ao Ibov minha carteira historicamente está indo bem.
      Abraços

      Excluir
  5. AdP,

    Eu também estou ficando assim, menos histerismo, menos acompanhamento, foco nos balanços e tudo isso sem emoção. Sem emoção as chances do investidor aumentam muito. Analisar os balanços friamente, ter critérios sólidos de entrada e saída de empresas, tudo isso é muito importante para o investidor.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Quem desanima de vez em quando com o mercado de ações precisa sempre vir aqui no blog do AdP para animar novamente.
    Veri gud pra xuxu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neste mês os FII tentara puxar meu tapete, rs.
      Sobre as ações, se eu fechar este ano com pelo menos 10% de rentabilidade, estarei feliz.
      Abraços

      Excluir
  7. "valorização atual" de PRBC e TBLE completamente errados na tabela

    ResponderExcluir
  8. Preocupado com a cemig para daqui pra frente. Será que os custos administrativos podem aumentar ainda mais com vagas para os companheiros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sendo sincero, também tenho preocupação. Mas manterei minhas ações.
      Sobre os custos, deverá ter sim a companheirada. Mas veremos o desenrolar.
      Abraços

      Excluir
  9. ADP,

    A rentabilidade da sua carteira de ações este mês foi fenomenal! Pelo o que eu vi até o momento, é a melhor da blogosfera financeira. Parabéns!!!

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo apoio, IL. Minhas ações performaram bem, apesar do momento conturbado no mercado. Infelizmente os FII não ajudaram na valorização total, mas fz parte.
      Abraços

      Excluir
  10. ADP,
    qual é o programa que vc usa para fazer os gráficos deste post?
    abraços e parabéns pela disciplina tão cedo
    vc vai longe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo,
      Para os gráficos utilizo planilhas que disponibilizo:
      http://alemdapoupanca.blogspot.com.br/2013/08/planilha-de-controle-de-patrimonio.html
      http://alemdapoupanca.blogspot.com.br/2012/07/planilha-de-registro-de-investimentos.html

      Abraços

      Excluir
    2. os gráficos são da planilha excell?

      Excluir
  11. Como que PRBC e TBLE estão valendo menos que quando você comprou e ainda assim você coloca valorização de 5,7 e 5,8%?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Na postagem está escrito o que se leva em consideração no cálculo.
      Abraços

      Excluir
  12. AdP, sua disciplina, metodologia e resultados, principalmente para alguém com tão pouca idade, são a inspiração para aesta blogosfera.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pela ótima rentabilidade! Colocou o Ibov no chinelo esse mês!

    Eu também achava que você era um senhor de idade. Fiquei mui surpreso ao descobrir que você é mancebo. Tal fato apenas aumentou minha admiração por ti.

    Sobre concentrar o capital em poucas empresas, lembre-se de que um dia você vai ter muito capital e pode acontecer de ter 300 mil reais alocados em uma única ação. Nada de mais, desde que seja feito um acompanhamento muito minucioso, o que vai lhe demandar mais tempo, dedicação, estudos e, consequentemente, menos tempos para outras atividades.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Troll,
      Sim, minha intenção de diminuir é para poder concentrar meu acompanhamento em menos ações. Mas por enquanto está na intenção mesmo. Falta um pouco mais de análise e de coragem para executar.
      Abraços

      Excluir
    2. O AdP se assustou ao saber que eu já sou um Sr. de idade, rs

      Excluir
  14. Olá ADP,

    Sua carteira de ações vem tendo uma ótima performance.
    Se for diminuir para 6 empresas, você poderia apenas deixar de aportar nas empresas que vc gostaria de retirar. Sugestão!

    Outra sugestão.
    Crie uma página "Sobre" para vc, no seu blog.
    http://investidordefensivo.blogspot.com.br/p/sobre.html

    Abs!



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, na verdade já estou fazendo isso de deixar de aportar nas empresas que quero tirar.
      Ainda não sei como adicionar esta aba "Sobre". Terei que fuçar mais o blogspot.
      Abraços

      Excluir
  15. AdP como explica o DiMarcinho estudar mais que você é ficar no chinelo quando comparado à sua carteira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha rentabilidade não está tão boa assim. Além disso, ele possui capacidade de aporte mais forte que eu, fator importante na formação de carteira.
      Abraços

      Excluir
  16. Fala, AdP!

    Ótimo resultado, vencendo o IBOV! Muito bom!

    Estou meio que nem você na questão das análises. Meu caso é mais falta de tempo mesmo. A empolgação inicial tb já passou. Mas estudo fortemente trabalhar com outras estratégias, mas estou encontrando problemas operacionais, caso contrário já teria implementado.

    []s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Dimarcinho,
      Também já passei por esta fase da empolgação. Agora estou ficando mais tranquilo.
      Abraços

      Excluir
  17. Olá, Adp.

    Se fosse entrar no mercado hoje, compraria apenas as 6 ações, independente da cotação atual? Não acha arriscado se expor na grazziotin,devido ao comercio varejista e baixa liquidez da venda da ação?

    Abraços e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,
      "Se fosse entrar no mercado hoje, compraria apenas as 6 ações, independente da cotação atual?"
      Eu acredito que sim, mas lembrando que estas ações são para meu perfil. Não estou recomendando nem estou dizendo que são boas. Sei que você está ciente disso mas só quero deixar frisado.

      "Não acha arriscado se expor na grazziotin, devido ao comercio varejista e baixa liquidez da venda da ação?"
      Também não sou fã do setor varejista, mas estou gostando da Grazziotin. A empresa é antiga e já passou por períodos econômicos diversos sempre lucrando. Enquanto aqueles grupos de empresas quebraram (Arapuã, Mesbla, etc), ela manteve-se. Por isso a empresa não trabalha alavancada, pois aprendeu isso com a experiência. Tomei gosto maior pela empresa após ler "A Arte do negócio" de Gilson Grazziotin. Por ele pode-se ter uma boa ideia do funcionamento operacional da empresa.
      A liquidez é fraca mas acho-a suportável nas ações preferenciais.

      Abraços

      Excluir
    2. Cuidado com a grazziotin, ela mistura agronegócio com setor varejista sem nenhuma sinegia.

      Excluir
    3. Olá Beto,
      Agora não setou lembrado do por quê, mas no livro do Grazziotin ele menciona os motivos disso. Não vejo problema nenhum, desde que ambos sejam bem administrados. Além disso, como esta fazenda foi comprada em mil novecentos e bolinha, há a possibilidade dela ser um ativo sebestimado nos balanços da empresa.
      Abraços

      Excluir
  18. Que rentabilidade de ações hein? putz, tá indo longe. Boa sorte e sabedoria na nova fase de vida que vem aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, nobre Doutor, pelas palavras. Veremos dezembro. Pelo menos hoje o mercado está bem sangrento.

      Abraços

      Excluir
  19. Especula-se imposto sobre os dividendos. Que achas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa especulação não é nova. Vira e mexe sempre volta a tona. Se acontecer, só lamento.
      Abraços

      Excluir
  20. AdP,

    Ainda está estudando para concursos? Estou nessa vida, mas a minha resistência está arrefecendo.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se sua "resistência está arrefecendo", é sinal que está próximo do estágio de aprovação. É nesse estágio que 90% dos candidatos desistem, e perdem a vaga que já estava ali, na cara.

      Motive-se.

      Excluir
    2. Olá Alex,
      Arrefecer é muito comum quando se estuda para concursos. Mas como o colega Forest já falou, a persistência é o diferencial entre os que estarão dentro e os que estarão fora. Para reaquecer sua persistência, recorde sua motivação para concurso. Salário? Estabilidade? Seu emprego atual é ruim e desgastante? Filho novo a caminho? Qual motivo que faz você estudar para concurso? Se necessário, cole em seu ambiente de estudo gravuras que façam você se recordar de suas motivações. Eu por exemplo colei em meu guarda roupa uma matéria de jornal com o salário do meu emprego atual no título, que, apesar de estar longe de ser um belíssimo salário, ele é o dobro do que eu ganhava antes.

      Abraços

      Excluir
  21. olá Adp!! tudo bem?
    uma pergunta: é possível disponibilizar uma versão da planilha de acompanhamento pelo sistema de cotas capaz de ser editada no BrOffice Calc?? ou .ods? Acredito que eu nao esteja conseguindo editar simplesmente por isso....
    parabens pela rentabilidade!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  22. Prezado Adp, esqueca oq falei no comentario anterior.
    resolvi o problema na planilha... a partir de janeiro comco atualizar no blog pelo sistema de cotas, lembrando que aqgora é que entrei para a blogosfera de financas...
    abs!

    ResponderExcluir
  23. Olá ADP, parabéns pelo blog! Sou novato em investimentos em ações no longo prazo e seu blog serve de inspiração.
    Tenho uma dúvida referente ao calculo da rentabilidade mensal da carteira de ações.
    Se o objetivo é investimento a longo prazo, qual a utilidade de calcular o rendimento mensalmente?
    Quando voce decide comprar um papel, a cotação é importante?

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá BTD, parabéns por iniciar seus investimentos visando o longo prazo em ações. Vamos as perguntas:
      "Se o objetivo é investimento a longo prazo, qual a utilidade de calcular o rendimento mensalmente?"
      O objetivo é meramente cosmético, não interferindo em nada em minhas decisões. Eu gosto de fazer um fechamento mensal e ter um histórico. Não há nenhum problema nisso. Não há nenhuma oposição entre investir no longo prazo e fazer um acompanhamento mensal. Na verdade, se você observar, praticamente qualquer projeto de longo prazo serio (construções, estudos, administrações, etc) possui acompanhamentos e avaliações constantes para verificar-se o andamento. No meu caso, o cálculo que é realizado (simples, por sinal) é meu único divertimento mensal, pois para mim é muito entediante apenas fazer o DOC mês a mês e mandar as ordens de compra. Mas para quem acha que não é preciso fazer o acompanhamento mensal, não há problema algum. É questão de perfil.

      "Quando voce decide comprar um papel, a cotação é importante?"
      É claro que é importante. Nós avaliamos o preço das coisas em tudo o que fazemos no dia a dia, desde a compra do pãozinho até a compra de carros e imóveis. Seriam as ações a única coisa do capitalismo onde não devemos avaliar o preço? Além de ser um completo absurdo, nunca vi isso escrito em nenhuma literatura séria e confiável.
      Isso não quer dizer que olho apenas o preço. Da mesma forma que compramos o pãozinho, carros e imóveis, avaliamos em conjunto a qualidade do que estamos comprando e qualquer outra questão relevante.

      Abraços

      Excluir
  24. Isso aí ADP, belo mês!
    Keep Walking...

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  25. ADP,

    Ainda sobre o nosso papo da planilha de rentabilidade. Acabei de fazer o aporte do mês. No caso, eu pego o valor total do aporte, subtraio o que foi investido no TD e jogo a diferença nas ações. Correto?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  26. OLÁ ALP E DEMAIS,

    Podem comentar minha carteira?

    ABEV3, GETI3, NATU3, EZTC3, BBAS3, GRND3, WEGE3, CIEL3

    Iniciei meus aportes em ago/2014. Pretendo criar um blog nos próximos meses pra compartilhar experiências com a turma aee.

    Além disso, estou analisando CCRO3 e CTIP3.

    O que acham?

    Vlw :D

    P. Cesar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cesar,
      O problema de pedir opiniões sobre carteira é que dificilmente a pessoa que está opinando saberá profundamente sobre todas as ações da carteira a ser avaliada.
      Na minha opinião sua carteira está com empresas interessantes e diversos setores. Só tem que ter cuidado com a extrema diversificação. Com 5 meses sua carteira está com muitas empresas. Isso pode ser um exagero, a não ser que seu aporte seja muito forte. Mas claro, o que digo é relacionado ao meu perfil. Talvez o seu seja a favor da diversificação.
      ABEV é uma empresa que mostrou-se boa, com excelentes margens e praticamente sem dívidas. Minha única ressalva é o seu tamanho, pois a empresa é gigantesca. Eu particularmente gosto de empresas menores.
      GETI tem a questão do contrato com a ELPL4 e o fim do contrato. Portanto, não confie em alguns múltiplos que são mostrados, principalmente os relacionados a lucro, receita e dividendos (P/L, margens, DY), pois é provável que passarão por profundas mudanças em breve.
      NATU e WEGE são empresas que são bem abordadas no site http://www.acaoereacao.net/, com textos interessantes que recomendo. Natura vem apresentando resultados horizontais por alguns anos, o que me incomoda pelo preço que se paga nela. Apesar de possui excelentes produtos, parece que vem apresentando dificuldades de crescimento. Tem que abrir o olho também em relação a dívida, que apesar de não ser gigante, está crescente. A margem líquida vem diminuindo e está abaixo da minha zona de conforto dos 15%. A margem bruta da empresa é fantástica, mas a líquida não. Isto mostra que a empresa vem tendo muitos custos administrativos e financeiros, mas nem tanto em produzir seus produtos. Sei muito pouco sobre a WEGE. Pelo menos seu histórico é bom.
      EZTC na minha opinião, destaca-se das empresas do setor por trabalhar sem dívidas e pelo alto valor agregado em seus imóveis, mas mesmo assim sofre com o esfriamento do setor. Na minha visão leiga e amadora, isso pode ser por um lado bom para aqueles que tenham paciência em segurar o papel. O primeiro motivo é seus múltiplos relacionados a preço. Se mesmo com o esfriamento do setor a empresa conseguir manter seu patamar de lucros por um tempo (ou até se cair pouco), pelo preço atual o investidor teria o retorno em cerca de 7 anos, o equivale a um título de cerca de 14% ao ano líquido. Outra questão é que acredito que as outras empresas sofrerão mais que ela, o que pode abrir margem para a EZTC, por ser mais resistente, a se aproveitar da debilidade das concorrentes. E para aqueles que segurarem por um bom tempo, há a possiblidade de conseguir pegar um novo ciclo de aquecimento. É uma ação que deve ser monitorada de perto.
      Sobre BBAS3, sou fraco em bancos e analiso principalmente o lucro líquido e sua evolução. Prefiro o BBDC mas tenho BBAS pelo preço depreciado em relação ao BBDC. Se por um acaso eu pegar outra subida do BBAS como aquele que tivemos há pouco tempo, há a possibilidade de trocá-la.
      GRND fiz uma postagem a pouco tempo: http://alemdapoupanca.blogspot.com.br/2014/09/analise-e-opinioes-alpargatas-e-grendene.html
      CIEL3 vem apresentando resultados bons, sempre superando minhas expectativas. É uma empresa cara mas de qualidade, pelo menos é o que tem acontecido nos últimos anos.
      CCRO - http://alemdapoupanca.blogspot.com.br/2013/04/analise-e-opinioes-artr3-ccro3-e-ecor3.html
      CTIP - Empresa com margens excelentes e com resultados interessantes. Vale a pena dar uma estudada mais detalhada.

      Abraços

      Excluir
  27. Valeu mesmo ADP,

    Sou iniciante e seus comentários vão me ajudar bastante. =)
    Meus aportes são modestos, variam entre 1,5k e 2k. Pretendo manter minha carteira entre 10 e 12 papeis. Mas, por enquanto, vou segurar estas oito até atingir um valor mais significativo em cada uma. Enquanto isso, sigo estudando as outras empresas e monitorando as que já tenho.
    Talvez troque por outras com fundamentos melhores.

    Obrigado

    P. Cesar

    ResponderExcluir
  28. Adp, boa tarde!

    Naquela sua planilha de registro de investimentos. Sabe me dizer como eu poderia acrescentar espaço para mais ativos nela, caso eu queira ter mais de 20 Ações??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elson,
      Você teria que replicar as colunas e fazer os ajustes nas abas de dividendos e consolidado. Tem que seguir o que eu fiz.
      Outra solução seria utilizar mais de uma planilha.

      Abraços

      Excluir
  29. Boa noite. Gostaria de saber onde posso fazer perguntas especificas sobre poupança. Minha dúvida é quanto ao boato do confisco da poupança a partir de 01/01/2015. Tenho um dinheiro guardado, aliás o único que tenho para comprar um imóvel futuramente, e estou com medo. Ficarei grato se me dessem um parecer sobre isso e como devo proceder. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo,
      Já respondido via email. Em resumo, acredito ser improvável este confisco.
      Abraços

      Excluir
  30. AdP, o que você acha dos comentários do Bastter que para a gente que é Buy and Hold, comparar nossas rentabilidades com o IBOVESPA é bullshit, que é errado fazer isso e que não serve para nada ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Toguko,
      Uma coisa são as verdades absolutas e outras coisas são as opiniões. Infelizmente ele se expressa dando a entender que o que ele fala é referente a uma verdade incontestável, sendo que é apenas uma opinião dele.
      Ele não inventou o B&H e se você ler sobre livros a respeito, nenhum autor fica perdendo tempo em querer afirmar estas coisas pois há assuntos mais importantes a se fazer, como falar de alocação e seleção de empresas. Acho o Bastter uma excelente pessoa, mas infelizmente insiste em fazer tempestade em copo d'água sobre questões quase irrelevantes como cálculo de rentabilidade. Se ele falasse mais sobre seleção de empresas seria de ajuda maior.
      Eu recomendo a qualquer um a ouvir o que o Bastter prega, mas recomendo também que a pessoa procure outras fontes de informações, principalmente livros.
      Abraços

      Excluir

Seja educado. Mensagens de trolls serão moderadas.