sábado, 31 de janeiro de 2015

Fechamento - Janeiro de 2015

Janeiro de 2015 já começou conturbado, mostrando o prelúdio do que está por vir. Vimos ameaça de racionamento de luz, racionamento de água, aumento dos combustível, corte de direitos trabalhistas e o desdobramento do maior caso de corrupção mundial. Não sabemos como será 2015, mas a primeira impressão não foi das melhores.
No campo do índice Ibovespa , o destaque positivo do mês foram CRUZ3, HYPE3 e ABEV3, com subidas respectivas de 16,41%, 9,49% e 9,20%. No campo negativo estão OIBR4 (de novo), PDGR3 (de novo) e USIM5, com -42,04%, -39,53% e -33,66%.

Caso queira escutar uma música durante a leitura da postagem:

Vamos aos números:

Seção Fundos Imobiliários - FII
Esta seção mostra detalhes dos FII que compõem a carteira.
A tabela abaixo contém uma visão geral dos FII, mostrando o seu código, o preço médio de aquisição, o preço de fechamento do mês atual, os aluguéis históricos por cota e a valorização atual, que é o cálculo levando em consideração o preço médio, preço de fechamento e aluguéis históricos recebidos.

Aluguéis recebidos:

Conclusão da seção Fundos Imobiliários
Neste mês, a carteira de FII obteve uma rentabilidade de 5,48%.

Seção de ações
Esta seção mostra detalhes das ações que compõem a carteira.
A tabela abaixo contém uma visão geral das ações, mostrando o seu código, o preço médio de aquisição, o preço de fechamento do mês atual, os dividendos históricos por ação e a valorização atual, que é o cálculo levando em consideração o preço médio, preço de fechamento e dividendos.

Realizei a liquidação de minhas CMIG3 pelo valor médio de venda de R$13,67. O motivo não é pela empresa em si, mas pelo meu desejo de enxugar minha carteira. O primeiro passo, então, é diminuir minha exposição no setor elétrico. Já liquidei CMIG3 e provavelmente liquidarei TBLE3 no mês de fevereiro, aproveitando o recurso para comprar CIEL3 (para atingir uma quantidade apropriada para a bonificação que está por vir) e comprar CGRA4, empresa que quero aumentar posição.

Abaixo a valorização de cada ação no mês.



Abaixo está a tabela de remanejamento de ações, contendo a porcentagem atual e a porcentagem pretendida.


Conclusão da seção de ações
Neste mês, a carteira de ações obteve uma rentabilidade de -8,40%. Enquanto isso o Ibovespa obteve rentabilidade de -6,20%  no mês.

Abaixo um gráfico comparando o desempenho da carteira de ações com o Ibovespa, o CDI e o ISE desde seu ponto inicial no final de dezembro de 2010.

Resultado Consolidado
Esta seção reúne o FII e as ações, fazendo uma consolidação dos resultados.

Carteira de investimentos com valorização de -5,78%.


Frase para reflexão:
"Recolha um cão de rua, dê-lhe de comer e ele não morderá: eis a diferença fundamental entre o cão e o Homem". Mark Twain

Seguindo com disciplina e determinação!

Veja também


De nenhuma forma esta postagem destina-se a explanar recomendações ou dicas de compra, venda ou manutenção de qualquer um dos ativos listados. Lembre-se que esta postagem foi feita por uma pessoa comum, assim como você. A responsabilidade pelo resultado de seus investimentos é exclusivamente sua. Então estude, dedique-se e tire suas próprias conclusões. Com certeza você tem capacidade para isso.

65 comentários:

  1. É isso aí AdP !! 2015 começou com tudo !!! rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. O Brasil tem 54 milhões de analfabetos funcionais, que é o número de eleitores da Dilma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que sorte que de todos os 54 milhões você foi o único que veio aqui encher o saco.

      Excluir
  3. ADP,

    O ano começou pesado! Achei ótima a sua decisão de sair da Cemig, pois vai de encontro com o que eu penso, que é nunca investir em empresas estatais.

    Gosto muito da Tractebel e não vejo-me saindo dela, pois considero-a a melhor empresa do segmento elétrico, seguida pela AES Tietê.

    Crises são oportunidades, e como teremos mais quatro anos de corrupção, incompetência, inflação e recessão, devemos continuar acumulando ações de empresas boas, afinal, elas certamente sobreviverão a esse período se forem bem administradas.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Das 3 escolhi ficam com Alupar. Não digo que é a melhor, mas é a que mais me agrada dentre as três.
      Abraços

      Excluir
    2. ADP,

      Isso é o que importa. A TAEE11 também merece uma menção honrosa. Eu só não gosto dela e da ALUP11 por causa desse "rolo" de unity.

      Abraços.

      Excluir
    3. Não há "rolo". Units são os chamados certificados de depósitos de ações, que nada mais são do que um pacotinho contendo ações da empresa. Se você falasse que prefere investir na empresa por ter pouco tempo de bolsa, eu até entenderia. Mas deixar de investir em uma empresa lucrativa, com altas margens e com contratos de transmissão longos somente porque o final do seu código é 11 não é, na minha opinião, um grande motivo. No final das contas, é uma empresa como outra qualquer, com capital social constituído de ações ordinárias e preferenciais. Mas cada um é cada um.

      Link da bovespa com a composição das Units:
      http://www.bmfbovespa.com.br/units/units.aspx?idioma=pt-br

      Abraços

      Excluir
    4. ADP,

      A questão é que PN não é sócio. E não pense que eu estou repetindo o discurso do Bastter igual a um papagaio de pirata.

      Os fatos mostram isso! Veja a Usiminas, por exemplo. Enquanto as ações ON estão disparando com a disputa do controle da empresa, as PN estão em queda livre.

      E isso é apenas um exemplo, de tantos que existem. Você sabia que um dos requisitos para uma empresa ser do Novo Mercado é justamente que seu capital seja composto apenas de ações ON?

      Enfim, não vejo nenhum sentido em quem faz Buy and Hold acumular ações PN.

      Abraços.

      Excluir
    5. Cara, o que acontece com Usim é apenas reflexo do tag along. Se a PN tem 100% de tag along, você dificilmente verá situações como essa. A questão do novo mercado é importante, mas lembre-se que muitas empresas adotam práticas do Novo Mercado, mesmo sem ser desse segmento. A própria Ambev só entrou para o NM há pouco tempo.

      Excluir
    6. ALUP11 é constituída por 1 ação ordinária e 2 preferenciais, todas com 100% de Tag Along. O que acontece com Usiminas não é questão de ser preferencial. Há o motivo do Tag Along. Não vejo problemas em comprar ações preferenciais com 100% de Tag Along, como por exemplo PRBC4 e CGRA4. Vejo esta perseguição a todas as preferenciais como uma tara do Bastter. Todos estes casos que você e ele citam (Aracruz, Usiminas, etc) são devidos essencialmente a questão de Tag Along, não de ser preferencial. Estou muito mais tranquilo em ter ações preferenciais com 100% de Tag ALong do que ter ações ordinárias com Tag Along de 80%, como algumas empresas fazem. Então cada caso é um caso. Mas se você acha válido adotar como critério excluir uma empresa somente porque ela é negociada como Units, compreendo, pois cada um tem seu critério.

      Abraços

      Excluir
    7. Na realidade ñ é perseguição do Bastter, sócio é ON, tag along pode ser um bônus pra PN mas continuas ñ sendo sócio, investir em PN é ajudar a incentivar esse absurdo q só ocorre no Brasil.

      Excluir
  4. Deve ser só alguma questão de conta mesmo que não entendi, pois você pretende aumentar mais ciel3, mas o quadro de remanejamento diz que pretende diminuir?
    A propósito, se eu li direito essa bonificação de cielo vai ser de 20%, foi isso que você entendeu?
    Vai ser a primeira vez que ganho algo assim...legal, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cielo vem bonificando em ações anualmente.

      Excluir
    2. Sim, será 20%. Esta será minha 5ª bonificação na empresa, pois participei de todas desde 2011.
      Abraços

      Excluir
    3. A Cielo é só alegria. Também, administrada pelo Bradesco, que é um colosso de competência e solidez, o resultado só poderia ser esse mesmo.

      Abraços.

      Excluir
  5. Também levei um tomo nas ações (-7,89), isto graças ao setor de educação onde estou bem concentrado.
    Alupar tá uma tchutchuca né?! Arrependimento de não ter comprado mais quando o mercado não dava bola para ela, acho que fomos os primeiros a ver a oportunidade. Agora virou festa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa parte do tombo que tomei é devido a EZTC3, mas beleza.
      Não sei se o mercado deu bola para ela. Ainda tenho minhas dúvidas, rs. Acho que ainda não virou festa. Se não me engano, ela já bateu a região dos 19 alguams vezes.
      Abraços

      Excluir
  6. Mês agitado, Adp se desfez das CMGs por causa do PT?

    Abçss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Se fosse pelo PT, teria vendido depois do resultado da eleição. Os motivos de venda estão escritos na postagem.
      Abraços

      Excluir
  7. Ainda não fiz meu fechamento, mas já sei que foi ruim pelo que andei acompanhando pelos blogs. Certamente é uma boa hora para garimpar oportunidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, já estou de olho em MDIA3, CGRA4, EZTC3 e PRBC4. Pena que meu aporte será muito baixo.
      Abraços

      Excluir
    2. Nós teremos "oportunidades" até o fim de 2018... Podem ficar certos quanto a isso.

      Abraços.

      Excluir
    3. É isso que me mata, esse tanto de oportunidades! kkkkkkk...

      Excluir
    4. Além de reduzir os aportes, também devo direcioná-los para o TD. Mas se o IBOV for abaixo de 40k, eu liquido tudo da RF e fico all-in na RV fácil, especialmente no setor financeiro.

      Excluir
  8. AdP,

    Que queda hein... Esse mês ruim para todos, mas bola pra frente que o ano tá só começando!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Adicione FIXX11, MXRF11 e BPFF11 na sua carteira. Tá valendo a pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá HM,
      Confesso que sou fraco na análise de FII's. Vou dar uma olhada nestes aí, sim.
      Abraços

      Excluir
  10. AdP, este mês foi punk pra todo mundo. Seu histórico pelo menos mostra que tem bastante gordura pra queimar.
    Penso que a carteira com menos papéis aumenta o risco e neste momento tudo que quero é diminuir o risco (sem sair da RV).
    Não acompanho a EZtec mas esta queda me surpreendeu, principalmente porque me parece que nos últimos meses ela já vinha apanhando.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá EI,
      Sim, deixar minha carteira com 7 papéis é um risco maior, mas na minha opinião meu patrimônio não é grande a ponto de justificar uma variedade de 11 empresas.
      Sim, ela está apanhando muito. O mercado deve estar esperando um resultado fraco devido ao esfriamento do setor imobiliário. Já é largamente esperado que o resultado dela não será tão bom quanto no último ano, mas do jeito que o mercado está maltratando a empresa, parece até que vem prejuízo. Como eu disse no fórum da infomoney, eu me contentaria com um lucro líquido de 87Mi no 4T14, o que daria 470 Mi no ano.
      Abraços

      Excluir
  11. Pessoal venho lendo todos os blogs do companheiros, gosto muito, abriu minha visão pra diversos aspectos da vida e cheguei ao seguinte plano de vida:
    Passar em um concurso melhor, com um salário > 8k e mandar pro interior, já tenho um patrimônio só de casinhas alugadas na Capital, vou disfazer de partes e cada locar em RF e já no interior cidade pequena pra morar e não pra trabalhar, sei que com um bom patrimônio SEMPRE aparece oportunidades para empreender e lá seria um Semi Alfa financeiro como diz o pobretão.
    Agora mais do que nunca fugirei da Bolsa, acaba com meu emocional. Lido e já lidei com muitos comércios principalmente de comprar " galáxia nhas mortas" e revender com uma valorização, o que me faltava era uma renda fixa boa e um bom colchão financeiro. Como me falta a primeira em um interior, focarwi este ano nos estudos, pois sem estudar pra este fim, passei em um concurso de 4k que é a pura tranquilidade para trabalhar, o porém é que é na capital.
    Digo a todos vocês, principalmente ao Roger, muito OBRIGADO.

    Focado em IF e qualidade de vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha opinião, toda pessoa (seja homem ou mulher) deve buscar se aprimorar física, mental e financeiramente. O resto (relacionamento, status, família, felicidade, reconhecimento, etc) é consequência desta busca. Se de acordo com sua análise este seu objetivo converge para esta busca, então te dou o total apoio.

      Abraços e sucesso.

      Abraços

      Excluir
  12. Além da poupança, acho muito arriscado aplicar em poucas empresas, imagina quando tiver um patrimônio considerável em ações, tipo R$ 100.000 em cada empresa, ficaria tranquilo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que se chegar a 100.000 com os rendimentos das ações, sendo que distribuem dividendos, o risco pode ser o mesmo com uma carteira com mais ações.

      Excluir
    2. Vai demorar muito para eu chegar neste nível, Beto, kkkkk. Quando (e se) eu chegar neste nível, aí sim terei maior discernimento para saber se vale a pena ou não eu distribuir os ovos em mais cestas. Mas como pouca grana, acho válido mesmo ter pouca variedade. O terreno tem pouco espaço para plantar tantas variedades de pés.

      Abraços

      Excluir
    3. A diversificação deve ser consequência e não causa. Eu também procuro manter poucos papeis (hoje tenho 7 ações). Isso ajuda a manter os custos baixos, a administração do portifolio mais simplificada e os aportes nas mesmas ações se tornam mais frequentes.

      Excluir
    4. No livro do Peter Lynch ele sugere investir em algo entre 3 a 10 empresas simultaneamente. Mas a estratégia dele é diferente dessa das compras periódicas, o que acho que torna mais perigosa ainda... o cara diz ter tomado vários tombos, mas... é um profissional nisso né?

      Excluir
    5. O livro de Peter Lynch é, de longe, o livro que mais gosto de minha pequena biblioteca. Acho este número que ele disse um número bom. Mas cada caso é um caso.
      Sim, ele tomou vários tombos e errou muito. O que acho legal no livro dele é que ele conta muitos dos erros dele. E mesmo gostando muito dele, temos que considerar que estes caras são de um nível bem acima. Podemos tentar aprender alguma coisa, mas temos que ser críticos e nos colocarmos no lugar do pequeno investidor. No fundo, a maior preocupação nossa não deve ser sobre qual deve ser a quantidade de ações, nem se as compras são mensais ou trimestrais. Estas questões são importantes, mas a maior preocupação deve ser em aportar e tentar selecionar empresas de qualidade.
      Abraços

      Excluir
    6. Não sei exatamente de qual passagem estão falando do livro sobre 3 e 10 empresas, que é muito bom aliás, mas o que me marcou é que o fundo que ele gerenciou, por questões de legislação, tinha que ser muito diversificado e que em média ele tinha 1500 ações diferentes, sendo que se não me engano mais de 90% do montante estava em umas 200 e o restante eram participações ínfimas (do ponto de vista percentual do fundo, não em valores nominais, pois o fundo era imenso e qualquer 0,1% é muito dinheiro).

      Isso mostra que com uma diversificação maior que o S&P500, mas com uma boa estratégia, ele conseguiu bater o índice de forma consistente.

      Posso estar enganado pois faz um tempo que li o livro, mas acho que é por aí.

      Abraços

      Excluir
    7. Realmente ele tinha um portfolio imenso como gestor de fundos. Porém, quem administra um portfolio de bilhoes de dolares tem limitações diferentes de quem investe no maximo algumas centenas de milhares... por incrivel que pareça, de acordo com Warren Buffett, é mais facil lucrar alto com um valor menor. Este numero, de 3 a 10, foi sugerido para o pequeno investidor, e nao baseado na experiencia dele como gestor do fundo.

      Excluir
  13. ADP, jé mencionaram que a CCR pode estar envolvida no Lava Jato. Como pensa a respeito?

    Agora, sobre oportunidades na bolsa, acredita que Braskem, ALL possam estar com um preço interessante?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André
      Rapaz, para falar a verdade estou por fora disso. Pouco estou acompanhando as notícias.
      Até que se prove o contrário, a empresa está lucrativa e com boas margens. Mas não duvido mesmo que esteja envolvida neste esquema.
      De qualquer forma, ela é uma das empresas que eu já estava querendo limar de minha carteira. O motivo não tem nada a ver com esta questão do Lava a Jato, mas sim como desejo de diminuir minha diversificação.

      Sobre ALL e Braskem, ambas não passam no meu principal critério, que é ter boa margem líquida. Ambas possuem margens menores de 4%, o que acho ridículo. Pode ser que elas estejam com planos para melhorar isso, mas com centenas de empresas na bolsa, prefiro analisar outras.

      Abraços

      Excluir
    2. ADP,

      A CCR também vai ser limada da sua carteira? Desse jeito não vai sobrar nada, rs. Brincadeiras a parte, você pretende ficar com quantas e quais empresas na sua carteira reformulada?

      E por que você está fazendo esse movimento?

      Abraços.

      Excluir
    3. Não vou dar certeza, mas é um desejo. Minha intenção é ter ALUP11, CIEL3, CGRA4, MDIA3, PSSA3 e PRBC4.
      Mas se eu for fazer, farei de forma lenta.
      Estou fazendo este movimento para simplificar minha carteira. Meu patrimônio é pequeno e acho que não justifica ter as 11 empresas que eu tinha.

      Abraços

      Excluir
  14. E aí AdP, bom? Acha que essa queda aí é um recuo de pegar impulso ou a cobra vai fumar mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Doutor,
      Rapaz... futurologia é meu ponto fraco. Tudo que alguém disser é puro chute. Se eu for chutar, acho que é uma daquelas quedas onde a cobra não fuma, rs. Mas talvez teremos oportunidades de FII vindo por aí, já que o governo está sinalizando que vai subir a SELIC. E pela minha curta experiência com FII, percebi que eles possuem relacionamento visivelmente estreito e inverso.
      Só estou preocupado com a Petrobras, que pelo que parece está aos poucos se tornando a nova Eletrobrás do petróleo.

      Abraços

      Excluir
    2. A Petrobrás é uma novela de capítulos diários!

      Excluir
  15. AdP a ALUP foi uma boa escolha, hein. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou satisfeito com a troca que fiz. Em 3/12/2013 liquidei minhas Vale e troquei pelas ALUP11 em 5/12/2013. Pelo menos neste curto prazo mostrou-se uma troca válida.
      ALUP11 é uma holding do setor elétrico com maior parte ligada ao setor de transmissão e com uma menor participação no setor de geração. Possui contratos largos e boas margens, o que para mim é um grande atrativo.
      Estranhamento o que determinou minha compra foi o fato dela ter pouco tempo de bolsa. Se não fosse isso, iria de TAEE11, que é seu equivalente maior e mais antigo da bolsa.

      Abraços

      Excluir
    2. E tenha paciência com nosso PRBC4, hein, rs.
      Abraços

      Excluir
    3. So um alerta pra voces que ainda tem olhos pra TAESA. O controlador dela, salvo engano, é a CMIG e portanto GOVT de MG.

      Ja a ALUP, me arrependo muito de não ter comprado mais... Comprei um tiquinho pra diworsificar, mas devia ter pego mais.

      Abraço

      Excluir
    4. Não é a primeira vez que ela chega aos 19 reais. Há a possibilidade dela voltar aos 17 de novo.

      Abraços

      Excluir
  16. Disciplina e determinação. É por ai mesmo...

    Vida que segue, AdP!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos seguindo em frente, amigo. Vemos mensalmente as baixas de investidores do mercado, mas temos que manter a disciplina e seguir investindo.

      Abraços

      Excluir
  17. Steve Irwin: 'Crocodiles are easy. They try to kill and eat you. People are harder. Sometimes they pretend to be your friend first.'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calma, amigo, nem comecei o meu inglês, rs. Mas a frase é pura verdade.
      Abraços

      Excluir
  18. Respostas
    1. Sim, amigo letrado. Sigamos na jornada em busca da independência financeira.
      Abraços

      Excluir
  19. AdP,
    Já saiu a primeira parcial da pesquisa "Melhores Investimentos em Ações, FIIs e Renda Fixa para os Próximos 4 Anos"
    Se você já está participando favor conferir os dados. Se não ainda pode participar, só deixar lá sua opinião.
    Muito obrigado e um ótimo feriado!
    http://blogdouo.blogspot.com.br/2015/02/melhores-investimentos-em-acoes-fiis-e.html

    ResponderExcluir
  20. AdP, Cielo possui valor de Mercado de 67 bi, com um lucrinho de apenas 3 bi no ano passado, como compensa investir nessa empresa se ela não vale o que estão pagando por ela? Comprar ações da Cielo não é perder dinheiro? Aliás se investissem 67 bi em renda fixa não conseguiram mais lucro do que com ações da Cielo? Se a tendência de uma ação é acompanhar o valor real ela não tenderá a cair no longo prazo? Não é melhor esperar o preço da ação atingir o valor real enquanto vc lucra com outros investimentos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anon,
      Tua forma de pensar possui certa semelhança com a minha. Também analiso o valor de mercado da empresa em relação a seu lucro. Também acho que a relação entre eles, no caso da Cielo, caracteriza-a como cara.
      Entretanto, sou investidor dela há 4 anos. Na época que comecei a investir nela, seu último balanço tinha sido o de 2010, com um lucro de 1,8 Bi. Desde então ela apresentou um crescimento de lucros substancial. E é por isso que seu valor de mercado está como está. O valor de mercado de uma empresa não é apenas o que a empresa é hoje, como também suas perspectivas de crescimento. O mercado deve considerar que a empresa ainda possui espaço para crescer, e por isso quem quer entrar agora teria que pagar um "bônus" para ser sócio. E eu também acredito nisso. Mesmo que hoje o valor dela na renda fixa dê mais retorno, se alongarmos o prazo é possível que, considerando o crescimentos dos lucros (espero que este se mantenha, rs), a empresa dê mais retorno.
      Não sei se fui claro. Se você possuir o livro "Warren Buffet e a análise de balanços", seu último capítulo mostra o que quero dizer.
      Abraços

      Excluir
    2. Obrigada pela Resposta Adp! Não entendi muito bem, pois ainda tenho a idéia bitolada em minha cabecinha de que pagar mais por algo do que ele realmente vale é prejuízo.
      Vou dar uma olhada no livro citado para ver se aprendo isso e melhoro meus horizontes de análises.
      Mil perdões pela minha grosseria de não deixar um nome, pode me chamar de P.I.
      Beijinhos e bom carnaval!

      Excluir
  21. Esta questão de pagar a mais por algo que vale está correta. O problema é: você sabe quanto vale a Cielo? Se você acha que os 60 bilhões são altos, então não compre. Eu acho que é um valor válido. Mesmo lucrando apenas 3 bilhões, ela tem um potencial de crescimento que justifica este valor.
    Abraços

    ResponderExcluir

Seja educado. Mensagens de trolls serão moderadas.