O pacote de 500 gramas de café custa R$11,50. O mesmo café, mas no pacote de 250 gramas, custa R$3,69.
Como tive um primário forte, sei que dois pacotes de 250 gramas fazem a mesma quantidade que um pacote de 500 gramas. Mas dois pacotes de 250 gr custariam R$7,38, ou seja, um valor 35,8% inferior ao pacote de 500 gramas.
Encontro frequentemente estas diferenças de preço de pacote na mesma prateleira nos mercados, mas essa foi a maior diferença que encontrei na minha vida.
A lógica seria de que pacotes maiores deveriam ser mais em conta do que comprar vários pacotes menores, mas não é assim que funciona em certos mercados.
O engraçado é que esta diferença aconteceu em um mercado com tamanho suficiente para ser listado na bolsa de valores. Se a empresa é desorganizada na prateleira (não só em questão de preço, a prateleira é uma bagunça total), local que fica em contato direto com os clientes, fico imaginando o que acontece nos bastidores.
Você encontra bizarrices desse tipo no seu dia a dia? Deixe nos comentários.
Encontro sempre, e sempre faço a conta. Inclusive com papel higiênico. Nesse caso, eu calculo o valor do metro, já que tem rolos de 30m e 50m. Frequentemente o pacote menor está mais barato...
ResponderExcluirOlá anon,
ExcluirHá pouco tempo (uns 5 meses) que percebi que papéis higiênicos tinham metragem diferente. Como eles enrolados possuem o mesmo tamanho, pensei que a metragem também seria a mesma. Mas parece que alguns rolos possuem rugas que ocupam maior espaço no pacote, com menor metragem. Esta é uma das maiores sacadas dos "anais" do capitalismo.
Abraços
Rindo até 2022 com esse joguete de palavras, AA.. kkkkk
ExcluirEu também percebo essas bizarrices.
Certo dia um cara vendendo pano no sinal...
1 pano, 2,50
2 panos, 6,00
3 panos 10 reais.
Eu pedi 4 panos de 2,50...
Ele travou e percebeu que tinha feito as contas erradas.
Coitado, mas é um carinha na rua...
Um supermercado deste porte, não me lembro de ter visto. Bizarro!
Abraço, Stark.
www.acumuladorcompulsivo.com
wow! deveria ser o contrário, quando maior o pacote menor o custo com embalagem e menor deveria ser o preço, alias, é assim com a maioria das coisas, mas alguns mercados tentam passar o cliente para traz como sempre !
ResponderExcluirDeveria, né, mas vai entender. Não temos paz nem para escolher produtos da mesma marca. Tem que ficar atento a tudo.
ExcluirAbraços
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirOlá ADP,
ResponderExcluirMeio estranho isso. Eu sempre faço as contas quando vou fazer compras.
Abraços!
Estou até acostumado com esta diferença. No caso da imagem acima, a diferença foi tanta que resolvi compartilhar no blog.
ExcluirAbraços
Fala ADP, cara sempre presencio isso. Um que é de praxe é o pacote de 800gr do Nescau.
ResponderExcluirSempre com diferença maior de 1 ou 2 reais levando duas latas de 400.
Portanto, é sempre bom conferir se realmente vale a pena. Aqui geralmente não vale pegar a embalagem maior.
Nescau é o campeão, kkkkkk. vejo muito isso com macarrão, café e margarina também. Tem que olhar tudo.
ExcluirAbraços
Isso é mais comum do que se imagina....compro olhando preço ao KG ou Lt e sempre me deparo com essas diferencias chegando a pensar que é feito de proposito para enganar os consumidores que na grande maioria nem sabe fazer essa conta simples
ResponderExcluirCom certeza, Diego!
ExcluirIsso é feito simplesmente para ludibriar o povo ignorante que temos em nosso país. Simples assim.
Não sei se em sua localidade existe os famosos "clubes de desconto", onde tentam te fidelizar através de falsos descontos ao fazer uso do seu cadastro no sistema deles.
Tentarei explicar: o "produto X" custa R$ 10,00, porém se você falar seu CPF no caixa ele saí a R$ 8,00... OK! Um desconto de R$ 2,00 com certeza é muito bom! Porém às pessoas se iludem achando que o mercado é "bonzinho" e está ajudando seus clientes. Parece que ninguém para pra pensar no valor real daquele produto para o mercado. Então vamos supor que ele custou R$ 5,00 ao mercado e o mesmo está revendendo a R$ 10,00, mas com o desconto cai para R$ 8,00... Desvendado o mistério. O mercado está apenas ganhando menos, um pouco menos do que de praxe.
Às vezes fico irritado tamanha a idiotice das pessoas frente a isso; não é possível que não enxergam e ficam "brigando" entre elas que o "mercado X" é melhor que o "mercado Y" etc.
Abs.
Papai dos Investimentos
http://papaidosinvestimentos.wordpress.com/
No mercado deve-se olhar o preço relativo das coisas, não o absoluto. Temos que ver sempre reais por litro, reais por quilo, reais por unidade, reais por metro, etc. Vale a pena até uma postagem a respeito.
ExcluirSobre o produto X, na verdade o preço que o mercado planeja vender é justamente os 8 reais. Ele só coloca os 10 para forçar as pessoas a fazer o que eles querem.
"Mas tive um primário forte" kkkkk
ResponderExcluirExcelente o humor sarcastico.
Eu já tinha percebido isso. Normalmente vale a pena, financeiramente, levar os de maior peso mas, curiosamente, do ponto de vista logístico, não ha muito embasamento pra isso. Provavelmente há algo nessa sistemática que não temos acesso.
Abraço,
IF
Antigamente se aprendia alguma coisa na escola pública, né? kkkkk
ExcluirDeve ser algum erro de estoque, ou sei lá. Para mim fica óbvio que uma pessoa atenta vai comprar pacotes menores enquanto os maiores vai ficar sem venda. Mas sempre tem um pessoal desatento, né.
Abraços
Jurava que já era prática obrigatória mostrar na etiqueta de preço a valor do produto utilizando unidade única de comparação. Na maioria dos países já é assim e no caso do café por exemplo a própria etiqueta de preço mostra o valor a ser pago por 100g do produto, assim fica fácil comparar.
ResponderExcluirSr.IF
www.srif365.com
Adoro mercados que facilitam o cálculo mostrando preço relativo do produto. Particularmente sou contra obrigar os mercados a fazer isso, mas gosto quando eles fazem. Não sei se é obrigatório.
ExcluirAbraços
Nem sempre o maior é melhor, nem sempre o maior é o mais barato.
ResponderExcluirFica a lição.
Tamanho não é documento, kkkkkk.
ExcluirAbraços
ADP, apesar dos conteúdos dos pacotes ser o mesmo a procura por cada um é diferente, por isso você tem que enxergar os dois como produtos diferentes. O pacote de 500g é muito mais prático e por isso muita gente vai direto nele e assim ele tem muito mais procura. Enquanto o pacote de 250g tende a encalhar porque pouca gente compra uma quantidade pequena de café e por isso ele acaba com um preço menor pra não estragar na prateleira.
ResponderExcluirVivendo e aprendendo.
ExcluirO colega complementou seu comentário citando também a validade do produto. Vou passar a observar isso.
Abraços
A nata da mão de obra escolhe trabalhar em supermercados
ResponderExcluirÉ práticamente a NASA brasileira
Abs
Um dia eu comprei uma TV 40" no Shoptime.
ResponderExcluirA TV custava por exemplo R$1300.
Logo embaixo, havia o anúncio de um combo da mesma TV + churrasqueira elétrica por R$1250.
Tudo bem então, peguei o combo.
Na prateleira pego as vezes. Esses dias ia comprar farofa, a de 500g era bem mais caro que duas de 250g.
Comigo aconteceu situação semelhante. Ao comprar meu smartphone atual, verifiquei que o preço do mesmo era de R$ 1.400,00. Caso optasse por comprar um combo do smartphone + fone de ouvido "de mano", sairia por R$ 1200,00. Resultado comprei o combo e vendi o fone de ouvido para o vigilante do meu trabalho por R$ 200,00, ou seja, o smartphone me custou R$ 1.000,00.
ExcluirTambém aprendi coisas valiosas no atual ensino fundamental I - em escola pública rsrs.
ResponderExcluirLembro-me daquelas embalagens de creme dental, "leve 180g e pague 120g". Elas saem mais caras que duas embalagens de 90g. A fabricante quer fazer promoção mas os supermercados arranjam um jeito de burlar e ganhar dinheiro com a desatenção do consumidor.
Sempre vejo essas diferenças nos preços, principalmente nos mercados denominados "Atacarejo". Sempre faço compra com celular na mão para comparar os preços. E nem sempre a embalagem maior é mais econômica. É bom ficar atento também que neste tipo de mercado há dois preços: varejo e atacado acima de X unidades.
ResponderExcluirOnde vejo maior diferença de preço: papel higiênico, sabão em pó, amaciante, fio dental e por fim a bandeja com 30 ovos hahaha.
Isso foi no Pará? vejo esse tipo de distorção sempre por aqui
ResponderExcluirnormalmente tem diferença de preço de acordo com a validade do produto, os de 500g tem mais saída que de 250g, assim quando ta próximo a validade o mercado coloca desconto pra não perder a mercadoria.
ResponderExcluirInteressante.
ExcluirVou passar a observar a validade nas próximas distorções. Faz sentido.
Abraços
Isso também é feito para desviar o olhar do consumidor do prazo de validade. Vc fica tão empolgado em estar fazendo uma grande economia, rindo da burrice dos estoquistas, mas no final estão desovando um produto quase vencido. O certo é nunca perder o foco, tanto dos custos relativos quanto das demais características dos produtos.
ResponderExcluirOutra questão é quanto às reposições de estoque. O produto com maior quantidade pode ter acabado, entrou um lote mais caro somente dele, aí o produto com menor quantidade não vai receber um ajuste automático no preço, eles mantêm a margem no menor e vendem como "promoção" ou apenas deixam para o consumidor perceber a diferença e até comprar mais do que normalmente compraria, só pra aproveitar a ocasião.
No fundo, quem sempre ganha é o mercado.
Sim encontro SEMPRE, ontem comprei linhaça da marca x de quantidade y e paguei 5,29 no mercado A, depois fui no marcado B e vi o mesmo produto( marca e quantidade) por 12,90. Essa foi a maior disparidade que eu encontrei até então, muita coincidência ver este post relatando a mesma percepção que eu tive.
ResponderExcluirIsto é o que no marketing chamam de segmentação. Quem tem bufunfa pega o pacote maior por comodidade e também porque não avaliam o preço (novamente "quem tem bufunfa"), sem ao menos olhar a etiqueta. Quem não tem bufunfa, compra sempre em pacotes menores e olha sempre o preço. Um gol de placa você maximiza seus lucros vendendo para as mesmas pessoas e com o mesmo produto.
ResponderExcluir