sábado, 20 de março de 2021

Como está minha situação no Canadá?

Fala burguesada, tudo bem? Alguém ainda acessa esse blog? Aliás, alguém ainda acessa a blogosfera?

Estou há um bom tempo sem postar mas estou vivo. Essa postagem tem por objetivo relatar um pouco como estou aqui no Canadá.

Cheguei aqui em julho de 2019, bem antes da pandemia começar. Entretanto, demoramos um bom tempo para estabilizarmos financeiramente.

Sabe aquele patrimônio que eu postava aqui mês a mês. Então, basicamente já gastei quase tudo. E isso aconteceu devido a alguns motivos.

O primeiro é o gasto multiplicado. O preço das coisas aqui é em dólar canadense, mas você chega gastando em real. Então, uma alface que custa 1,50 da moedinha deles, custava 4,50 da nossa moedinha. Meu aluguel que custava 1.370 da moedinha deles, custava 4.110 da nossa moedinha. E para piorar a situação, o real começou a perder valor. Quando cheguei aqui, o dólar canadense custava R$2,80. Eu vi esse valor subindo mês a mês, de forma que hoje já está a R$4,38. Imagina gastar R$6,50 numa alface!

O gasto matador é o College. Estrangeiros pagam em média 8 mil dólares por cada term (seria o equivalente ao semestre). Então, cada semestre o gasto seria de uns 35 mil reais.

A situação começa a se inverter quando você passa a ganhar em dólar. Mas aí que está o problema. Demoramos muito para conseguir trabalho. Não que aqui seja ruim de trabalho, muito pelo contrário. O problema é que eu, como estudante, só posso trabalhar meio período. Logo os meus ganhos não eram lá grandes coisas. A tarefa sobra para a esposa. Entretanto, o inglês dela é zero. Oportunidades de trabalho para ela são escassas.

Com essa montanha de gastos multiplicados e com o dólar nas alturas, o dinheiro que trouxe se desfez.

Mas em 2020, quando o mundo estava passando por um momento terrível, foi um dos melhores momentos para minha família.

Durante meu College, eu tenho um período de quatro meses chamado “Summer Break” no qual fico sem estudar, mas podendo trabalhar livremente. Infelizmente, ele aconteceu bem no período em que o vírus estava se espalhando progressivamente enquanto várias localidades no mundo estavam fechando tudo. A angústia bateu, mas surgiu uma oportunidade de trabalho em uma fábrica automobilística. “Trabalho de pião”, mas não tenho problema com trabalho.

Foi um dos momentos mais felizes da minha vida. Conheci muitas pessoas, aprendi um pouco mais de inglês, e finalmente pude proporcionar mais conforto físico e psicológico para minha família.

No final desse Summer Break aconteceu algo maravilhoso. Consegui colocar minha esposa para trabalhar na empresa.

Desde então, ela ainda está lá. O trabalho é cansativo, mas ela reconhece que o esforço vale a pena.

Eu comprei um carro para fazer entregas, o que me dá flexibilidade para trabalhar quando a patroa está em casa cuidando do meu filho. Ao mesmo tempo, trago renda extra para casa. E como carro e combustível aqui não são caros (mas manutenção é), este carro não compromete o orçamento.

Em resumo, estamos bem adaptados aqui e bem felizes. Meu filho está indo para a escola e seu inglês melhora dia a dia e com sotaque canadense. Minha esposa está ralando, mas fica feliz com os confortos de casa. Estou estudando e fazendo entregas. Espero no futuro conseguir um emprego como programador Web.

Minha situação aqui é ainda temporária, mas espero não ter que voltar para o Brasil. Meu objetivo primário é conseguir a residência permanente. Objetivo secundário é aportar nas empresas canadenses, e voltar a falar sobre investimentos.

Espero fazer postagem falando mais sobre impressões sobre o Canadá. Felicidades e sucesso para vocês.

Você chegou até aqui? Deixe um comentário!

78 comentários:

  1. R$6,50 numa alface!? rapaiz, aqui nos EUA, é 4 dólar a cabeça da hidropônica e no wal-mart, ou seja 22 reais no dia de hoje. Te queixa não, ai é baratinho.

    Então gastou 225 mil reais pra ir pra aí passar perrengue? não era melhor ter ficado no brasil e ser fire logo ai ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi bem uma queixa. Só relatei o que aconteceu. Se nos EUA ou na Suíça é mais caro é irrelevante para mim. Não estou lá.
      Estou feliz aqui e se pudesse voltar no tempo faria tudo de novo. Dinheiro se gasta mas também se ganha.
      Abraços

      Excluir
    2. Brasileiro pensa assim mesmo. Normal por isso o país está como está e agora vão infestar o mundo. Boa sorte ai
      PS: nao sou o mesmo anon acima

      Excluir
    3. Bem, eu não gosto de taxar as pessoas só porque ela nasceu em uma determinada posição da crosta terrestre, pois para mim cada um é cada um, mas definitivamente, se falarmos de "infestação", o brasileiro não está no do topo da lista. De repente falo sobre isso em postagens.
      Abraços

      Excluir
  2. ADP,

    Tudo é questão de escolhas e todo o começo é difícil. A vida é feita de objetivos e escolhas e se um de seus objetivos de vida sempre foi emigrar para um país mais decente, não se arrependa de tê-lo feito! Muito pelo contrário. Tem o mérito de ter agido e saído da zona de conforto. Muitas pessoas têm sonho, mas quantas realmente tem essa disposição de de "tirar a bunda do sofá", enfrentar as dificuldades iniciais e fazer a coisa acontecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Chimpa,
      Estou feliz por estar aqui. É necessário muito esforço, mas está valendo a pena.
      Obrigado pela força.
      Abraços

      Excluir
  3. Todo esforço tem sua recompensa!
    (keep walking)

    ResponderExcluir
  4. Sinto falta das postagens, mas me alegro em saber que estão bem por aí, mantenha o foco e aguardo as futuras postagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anon,
      Sim, estamos bem. Vou ver se faço mais postagens. Fiquei intrigado ao saber que há um número relevante de pessoas que ainda visitam os blogs.
      Abraços

      Excluir
  5. Fala ADP,
    muito bom ler notícias suas. Acompanho o blog desde que você investia em criptomoedas.
    Lembro que você tinhas ações da Porto Seguro e vendeu bem quando eu aumentei os investimentos na empresa.

    Tenho vários amigos que foram pro Canadá e nenhum deles voltou até hoje.
    Epero que sua adaptação e da sua família continue nessa melhora dia a dia.

    Parabéns pela coragem da mudança e sucesso por aí nessas terras frias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Edney,
      A maioria fica mas já vi gente voltando. Alguns acabam não gostando e isso é perfeitamente normal. Alguns sentem falta do Brasil e de coisas que só se encontra aí, como por exemplo pedir um café na padaria da esquina e trocar uma ideia. A cultura aqui é diferente mas eu tento ver o contexto global das coisas.
      Abraços e sucesso

      Excluir
    2. By the way, as criptomoedas estão se valorizando lindamente. É bom ver isso.

      Excluir
  6. Fala AdP tudo bem? Você é uma peça inestimável para a blogsfera e fico muito feliz de ver suas postagens novamente, não suma!
    Parabéns por enfrentrar todos os desafios durante este processo de migração e espero muito que consiga residência permanente e prospere muito, você foi uma das pessoas que mais contribuiram para a finansfera desdê a época do Pobretão, suas postagens são riquissimas, desenvolveu uma planilha de acompanhamento que é usada até hoje e estava construindo uma plataforma de informações de FII.
    Gostaria muito que você fizesse uma série de postagens contando sua trajetória e proóximos planos!

    Parabéns mais uma vez e sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fenesco,
      A residência permanente é meu sonho. É sem dúvidas o objetivo mais difícil e arriscado que estou tentando fazer em minha vida.
      Vou ver se terei paciência para voltar a fazer postagens, pois estou focado na programação e estudo no College.
      Abraços

      Excluir
  7. parabens cara
    ta ralando, mas melhor criar um filho aí do que no bostil com a mentalidade chimpa dos brasileiros
    boa sorte
    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Scant,
      Este meu plano é na verdade o plano para meu filho. Ele que me dá forças para ficar aqui.
      Abraços e obrigado pela força

      Excluir
  8. Parabéns meu companheiro. Só para te deixar mais contente tenho patrimônio bem alto no Brasil e estou morrendo de medo dos PTralhas voltarem por outro lado não quero colocar patrimônio fora e deixar 40% menos herança para meus herdeiros caso em venha a faltar. Família é sempre em primeiro lugar. Boa sorte e busque sempre seus maiores sonhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já tenho medo do Bolsonaro se reeleger. Eu era feliz e não sabia na época do PT.

      Excluir
  9. Fico muito feliz que suas economias seguraram a barra nesse período de adaptação, AdP!

    Como diz a minha mãe, você deve guardar dinheiro sem se preocupar com O motivo, porque quando UM motivo chegar - e como pode ser qualquer coisa, ele chegará - você precisará do dinheiro, independente do motivo.

    Sigo na torcida para que você siga firme nos seus objetivos e volte a nos brindar com seus posts numa frequência maior.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá LL,
      Sábias palavras de sua mãe. É melhor ter dinheiro e não precisar do que não ter dinheiro e precisar.
      Quero voltar a postar, mas com ativos Canadenses. Vai demorar, mas ficarei muito feliz.
      Abraços

      Excluir
  10. Parabéns pelas escolhas difíceis pela coragem e vontade de vencer. Não é autoajuda, mas as barreiras só conseguem ser superadas por quem se dispõe a ir lá e fazer. Continue e fique bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, anon.
      É como falo para amigos e família. O maior derrotado é aquele que não tenta.
      Abraços

      Excluir
  11. Estimado, Adp! Bom te ver por aqui, seu blog é um grande porto seguro da blogsfera! Volte sempre que puder, suas postagens nos brindam com muito conhecimento. Vai com tudo ai, boa sorte para vc e familia! Mostra pra esses gringos que nós brasileiros tbm ralamos e fazemos acontecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ine, obrigado pelo apoio. Pretendo fazer mais postagens sim.
      Abraços

      Excluir
  12. Fala Adp!

    Muito legal ter a experiência de morar em outro país, conhecer uma nova cultura, aprender coisas novas. O Canadá é um país que eu tenho muita vontade de conhecer. Boa sorte aí para você e que tudo continue dando certo.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá VdJ,
      Essa experiência é fantástica. E já ne aconteceu coisa aqui que no Brasil nunca iria acontecer. Quero ficar velho e ter história pra contar.
      Abraços e sucesso

      Excluir
  13. Como Desenvolvedor full-stack sei que trabalhar fora é muito show de bola. Infelizmente ainda sigo no Brasil, mas se algum dos amigos no cananda descobrir algo no ramo, posto aqui para você

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renato,
      Meu sonho de curto prazo é virar programador. Se eu furar essa bolha e conseguir minha primeira oportunudade na área, sinto que vou deslanchar.
      Obrigado pela força!

      Excluir
  14. Parabéns Adp. Desejo sucesso para você e sua família!

    ResponderExcluir
  15. Fala Adp! Tudo bem? No começo do seu texto confesso que me deu um pouco de tristeza/agonia de ler e pensar nas dificuldades que você estava passando com sua família no exterior com reservas em reais e gastos em outra moeda mais forte, dificuldades de colocação com emprego e etc. Fiquei aliviado ao ver no final que as coisas começam a se encaminhar. Não deve ter sensação pior do que sentir a família passar aperto e/ou necessidade. Tempos difíceis para todos, mas em especial para quem está recomeçando em um lugar novo com família. Fico na torcida! Vai dar tudo certo!
    E poste com mais frequência sobre a vida por aí, perrengues, coisas boas e etc. Aqui vivo de mercado financeiro, mas algumas vezes penso em ir morar fora... E Canadá sempre foi um destino pensado.
    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anon,
      Wu já vim pra cá esperando perrengue. A culpa não é do lugar, pois oportunidades surgiram. A culpa é nossa pela falta de preparo . Mas as coisas estão se ajeitando e estou até conseguindo juntar uns trocados, apesar do College.
      Se eu conseguir trabalhar na área e a permanência, o blogue volta como era.
      Abraços e sucesso

      Excluir
  16. Muito legal essa sua determinação de não voltar p Brasil principalmente pensando no futuro dos seus filhos, quando eu era criança meu pai começou um processo de emigração para o Canadá mas desistiu no meio do caminho. Poderíamos ter nos estabelecido por aí e hoje provavelmente seríamos uma família canadense desfrutando da qualidade de vida oferecida por um país de primeiro mundo ao invés de como vivemos hoje, eles se refugiando em Portugal e eu preso no Brasil sem chances de sair daqui tão cedo. Parabéns pelo esforço que está fazendo pela sua família, tenho certeza que terão um futuro muito promissor... dinheiro não é tudo no mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente não quero voltar ao Brasil. De vez em quando tenho pesadelos em que eu voltei, mas depois acordo aliviado. Nada contra quem gosta do Brasil. Alguns vem pra cá querendo achar o Brasil aqui e se frustam.
      De minha parte, alguns me questionavam se eu iria me adaptar ao Canadá, mas a realidade é que eu nem ao menos estava adaptado ao Brasil. É como se eu estivesse nascido no local errado.
      Abraços e sucesso

      Excluir
  17. Boa ADP, blz?

    Pq ao mudar para o Canadá não fez logo a conversão para dólar canadense?
    Sempre há o risco do real perder valor em relação a outras moedas, mas esse risco é bem menor com moedas de países desenvolvidos.
    É loucura gastar em dólar/euro/libra e ter patrimônio em Reais.
    Quanto a ficar no Canadá, boa sorte, é o melhor que vc faz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anon,
      Devido ao rendimento do Brasil, que era muito maior que o daqui. Entretanto, conforme o rendimento brasileiro diminuia, o dólar subia. E na gente fica aquele psicológico de perda e a esperança de que o preço volte. Finalmente caiu minha ficha e transferi o que pude na casa dos 3,30. Conheço pessoas que estão esperando até hoje o dólar cair.
      Abraços

      Excluir
  18. Parabéns pela bravura, torço pelo seu sucesso.
    Mande notícias, suas experiências pode servir a alguns no futuro.
    Aqui no Brasil está "infestado" de Chinês kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pessoal fala que brasileiro infesta o kundo mas esse pessoal não tem percepção da realidade. Se olhar os imigrantes por nacionalidade, duvido que brasileiro esteja no top 10 da lista.
      Abraços

      Excluir
  19. Bom ver teu blog de volta. Senpre.entro aqui para saber como está no canada.

    Não sou nenhum dos anoms acima. Que mal pergunte, qual sua idade? Ja pensei em fazer o q vc fez, mas nunca quis colocar para frente. Depois fala mais dai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anon,
      Tenho 33 anos. Se pensa em fazer, coloque em prática o quanto antes. Fator idade conta pra imigrar. Além disso, quando se troca de país você zera a vida. Zerando mais jovem, você terá mais tempo pra se reconstruir.
      Abraços e sucesso

      Excluir
  20. Olá ADP!

    Legal que está tudo bem por ai. Sucesso e força ai para a família! Depois conte mais sobre a experiência de estar vivendo longe de "casa"

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá II,
      Minha casa agora é aqui e mais confortável fico conforme meu inglês avança. Vou contar minha experiências sim.
      Abraços e sucesso

      Excluir
  21. Parabens. Não desanime. Sei que é um chavão, mas muito válido: tem a hora para plantar e a hora para colher. Se a semeadura for bem feita a colheita será fértil. Continue mandando noticias. Sorte! Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá RLF,
      Concordo 100%. Espero colher bons frutos.
      Abraços e sucesso

      Excluir
  22. Bom saber que está bem, pena saber que acabou tendo que consumir o patrimônio.. mas se foi por escolhas que tu fez, é para isso mesmo que investimos né?

    Acho que o seu é o único Blog de finanças que ainda acompanho.

    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felipe,
      Obrigado por acompanhar. Fiquei surpreso com a quantidade de comentários, mesmo após um bom tempo sem postar.
      Isso, foi escolha mimha e não me arrependo. Quero reconstruir meu patrimônio em um ambiente que acredito ser mais seguro para meu filho. Tudo que estou fazendo aqui no fundo é para ele desfrutar.
      Abraços e sucesso

      Excluir
  23. Sabia que uso até hoje sua Planilha de acompanhamento em excel... kkk
    que bom que mandou notícias, felicidade e saúde pra família aí...
    se agasalhem bem no inverno e não deixa o menino esquecer o português não!!!
    abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anon,
      Essa planilho foi o que fez este blogue ter um pouquinho mais de destaque. Mas queria lançar um sistema de acompanhamento pela TIR. É menos polêmico e muito mais acurado.
      O inverno aqui é menos pior do que esperava. E se tiver carro o sofrimento diminui 90%.
      Abraços e sucesso

      Excluir
  24. Parabéns pela mentalidade e pela virada de vida que você conseguiu alcançar AdP, é muito bom ter notícias suas e vai ser melhor ainda quando você voltar a falar de investimentos, pois vai significa que você está conseguindo ter uma vida boa aí e ainda economizar.

    Torço por você e sua família!

    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá TR,
      Tenho muita saudade de aportar. Espero que meu plano dê certo.
      Obrigado pela torcida
      Abraços e sucesso

      Excluir
  25. vc faz muita falta, mas a sua planilha ainda é usada por milhoes de pessoas.
    FAz falta mesmo...
    E qto sua vida ai no CAnada... parabens Sucesso para vc e para familia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernando,
      Que bom que a planilha está sendo utilizada. Acredito que não por milhões, kkkk, mas por um punhado. Mas pelo menos contribuí com algo, aoesar de já ter pensado em algo muito superior.
      Obrigado pela força.
      Sucesso

      Excluir
  26. Sua planilha ainda é usada por milhoes de pessoas, inclusive eu
    faz falta vc meu amigo. Grande abraço

    ResponderExcluir
  27. Fiquei bem feliz pelo seu relato AdP! Estar feliz com a família não tem preço.

    Acho que quando você conseguir um trabalho como desenvolvedor as coisas vão deslanchar na parte financeira. O mercado também é aquecido no Canadá e como vc mesmo falou, a moedinha deles vale mais que a nossa.

    Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá JP,
      Pois é, meu sonho. Depois de alguns anos quero virar proframador senior, ou quem sabe, abrir minha empresa. Eu nunca paro de fazer coisas kkkkk. E claro, as sobras serão devidamente aportadas.
      Abraços

      Excluir
  28. Muito legal receber notícias suas! Sempre gostei muito de suas postagens sobre investimento, dicas, etc. Até hoje uso uma planilha para acompanhar investimentos que peguei no seu blog.

    Você foi para o Canadá pelo programa de imigração canadense? Conheço umas três pessoas que foram para o Canadá e voltaram quando o Brasil fez aquele 'voo de galinha'. Uma delas já estava aí havia quase 5 anos. Não sei dizer, mas suponho que hoje elas devem estar arrependidas.

    Morar em outro país é algo que eu gostaria de ter feito quando mais jovem. Depois de uma certa idade fica mais complexo, embora não seja impossível. E, se algum dia resolver fazer isso, Canadá será uma das opções. Já estive no Canadá em algumas viagens, e é um país lindíssimo, adoro.

    Sucesso para você e sua família! Espero que dê tudo certo para vocês. Continue mandando notícias e, quando puder, volte a falar de investimentos. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandra,
      Obrigado por acompanhar este humilde espaço.
      Pois é. Sabe aqueles planos que a gente não coloca em prática e 5 anos depois a gente fica imaginando como seria? Então eu odeio isso, kkkk.
      Por isso eu vim pra cá. E quero ficar aqui. Mas ainda é incerto.
      Nessa época do voo de galinha era mais fácil imigrar. As coisas estão cada vez mais ficando exigentes. Não se como será nos próximos anos.
      Se você tem vontade de morarvem outro lugar, eu recomendo trabalhar nisso o quanto antes. Faça como eu, junte dinheiro e estude inglês. Independente do plano, dinheiro e inglês são necessários.
      A maioria que vem pra cá quer ficar, mas tem aqueles que não gostam. É perfeitamente normal. Cada um é cada um. De repente esses que voltaram ao Brasil por causa do voo de galinha não estão arrependidis, pois há coisas que realmente só se encontra no Brasil.
      Abraços e sucesso

      Excluir
  29. Fala AdP! Que barra no C do anadá! Só posso desejar-lhe boa sorte e aguente firme, continue nessa toada! Um abraço!

    ResponderExcluir
  30. Boa sorte aí! Belo trabalho no site código 11. Eu o acesso regularmente. Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anon,
      Obrigado pelo elogio e por utilizar o Codigo11.
      Abraços e sucesso

      Excluir
  31. Parabéns pela coragem! Sucesso para você!

    ResponderExcluir
  32. ADP o homem daquela famosa planilha rs

    Boa sorte e muito sucesso pra você e toda a família meu caro.

    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  33. Está de parabéns!
    Na area de TI tem grandes oportunidades, espero que consiga logo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olâ Fernanda,
      Espero que eu consiga algo. Obrigado pelo apoio.
      Abraços e sucesso

      Excluir
  34. Cara eu sinceramente não consigo entender esses Brasileiros que saiem do Brasil em uma boa situação para ser mais um pião latino nos states.

    Primeiro que vocÊ sempre será considerado um latino. Não tem amigos. Não tem dinheiro, e trabalha de peão, qual a lógica?

    Aaah mas eu moro em um país de primeiro mundo. OK! Mas o Brasil também pode ser um país de primeiro mundo se você tiver dinheiro.

    Um segredo que aprendi desde cedo é: LUGAR BOM É ONDE VOCÊ TEM DINHEIRO.

    Não adianta você morar em GRAMADO se você trabalha no pesado e ganha 1.500 por mês. Não vai conseguir aproveitar nada que tem lá.

    Enquanto se você é rico, e mora no amazonas, anda de hilux, casa de 500k e tem sua empresa, você é BARÃO! e ainda viaja 4x por ano pros EUA.

    Sei lá. A unica coisa que tenho certeza, que cedo ou mais tarde a realidade bate na porta. Rover, Corey, Conhecimentofinanceiro já voltaram com o rabo entre as pernas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon, Rover voltou? como sabe?

      Excluir
    2. Olá anon,
      Você não tem ideia do perfil de brasileiro que vem pra cá legalmente. A realidade é dura e, por isso, infelizmente, pobre dificilmente consegue vir pra cá. Isso por causa dos requerimentos. Ou seja, o brasileiro médio que vem pra cá tinha uma carreira consolidada no Brasil. Encontro aqui representante regional de venda, dentista, diretor, professor universitário, funcionários públicos, pesquisador, empresários e outros. Os que citei não foram exemplos, foram casos reais de carreiras brasileiras. E a maioria vem casado com um cônjuge que era algo também. Eu sou um dos piorzinhos aqui, pois era servidor público de nível médio casado com dona de casa.
      Mas uma coisa aqui todos tem em comum, ambição. Brasileiro aqui vem com a faca nos dentes. E percebo que o brasileiro aqui é diferenciado do brasileiro comum.
      Quase todos começam de baixo mas a sede de crescer fala mais alto. Muitos crescem, ascendem profissionalmente e/ou criam empresas.
      No resumo, o que quero te dizer de modo não pessoal é que, pelo que você descreveu, minha opinião é de que tuas ideias não correspondem aos fatos, e você está projetando suas opiniões baseado em algo fora da realidade.
      Quanto ao dinheiro, deixo claro que isso não é tudo. Há pessoas que não seriam felizes sendo o rei do lixão.
      Pense por exemplo, pessoas riquíssimas como Silvio Santos e Bispo Macedo, dentre outros artistas, empresários, que poderiam viver confortavelmente no Brasil, mas que por algum motivo moram fora.
      Em resumo, eu entendo perfeitamente quem quer ficar no Brasil, pois é um país que realmente fornece a felicidade para algumas pessoas. Eu dou meu total apoio para elas. Sejam felizes.
      Ao mesmo tempo, há aqueles que querem tentar algo diferente. Cada um é cada um.
      Pretendo postar mais sobre o assunto e você está convidado a participar.
      Abraços e sucesso

      Excluir
  35. Oi ADP, tudo bem? Você continua atualizar o Código 11?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      A código 11 está funcionando e sendo atualizada.
      Abraços

      Excluir
  36. Olá AdP!
    Parabéns pela coragem e ousadia de desafiar um comodismo para lutar por um futuro melhor. Eu tenho mais idade que você e se fosse fazer esta mudança agora, sem dúvida sofreria mais, você está certo quanto a idade ser fator chave para arriscar !

    Acho que você poderia aqui no blog, compartilhar suas experiências e aprendizado e aos poucos até para ir se reacostumando, fazer uma análise de empresas canadenses. Imagina, com esta abertura ao investimento internacional que existe, carecemos de conteúdo brazuca sobre investimento estrageiro.

    No mais, desejo-te sucesso e coragem. Seu filho é tua força, que sua família seja abençoada com prosperidade e saúde!

    ResponderExcluir
  37. Nobre Poney, bom vê-lo por aqui.
    Vou tentar postar sobre o Canadá para reaprender a como escrever em um blog. Confesso que tenho deixado aqui de lado, mas é porque na minha lista de prioridades, o blog não está no topo, kkkkkkk.
    Obrigado pela força.
    Abraços e sucesso

    ResponderExcluir
  38. Rico a cada dia (Antonio)20 de abril de 2021 às 20:03

    Caramba! Eu seguia seu blog em 2011 até 2013. Na época eu era trabalhador da iniciativa privada e você era servidor público, ambos morávamos em Brasília, hoje sou servidor público me MG e você no Canadá. Muito legal saber que você está bem. Aprendi muito contigo, usei suas planilhas e comecei a investir lendo seu blog e os blogs da galera da época - corey, mobral, pobretão, entre outros - Parabéns pela grande mudança, que Deus abençoe vocês aí. O Brasil está um pouco mais complicado mas continua sendo um bom país, imagino que o Canadá também seja um bom lugar. Abraço, sucesso.

    ResponderExcluir

Seja educado. Mensagens de trolls serão moderadas.