Fala burguesada, tudo na paz?
Nada me tira da cabeça que a blogosfera de finanças ficou tempo demais criando conteúdo nos blogs, e perdeu o passo ao não criar conteúdo para o Youtube. Sim, sei que temos amigos que estão criando vídeos, mas acho que deveríamos ter algo do tipo pelo menos há 10 anos. Pelo menos um nós deveria estar entre os grandes no assunto educação financeira e investimentos. Agora temos que nos contentar com vídeos com excesso de edição, mas bem rasos, ou de pessoas falando coisas nada a ver como dizendo que não é possível viver de renda ou que renda passiva é renda de negócio próprio.
Pois bem, gostaria de compartilhar um vídeo que foi recém lançado (não por mim), que reúne informações e ponderações mais interessantes do que muitos desses "educadores financeiros" não conseguem transmitir em um curto espaço de tempo.
E aí, o que vocês acharam? Deixe nos comentários.
Zé Mobral está com canal no youtube, mas faz tempo que não posta nada.
ResponderExcluirOlá anon,
ExcluirAcho que é porque fazer vídeos dá trabalho e o retorno no começo é muito pequeno. Pouca visualização, poucos likes, e desmotiva.
Abraços
Eu também tenho um canal no Youtube tem o mesmo nome do blog o canal do Youtube chama "Dinheiro Investimento e Lazer".
ExcluirComecei a 3 anos atrás embora que no primeiro ano e meio só postei 5 videos, depois disso que tenho postado com frequencia de 1 a 2 vezes por semana esta começando a crescer agora.
Abraço!
Eu acredito que viver de renda de fato é pra uma pequena parte da população, talvez no máximo uns 5%, talvez menos, tipo 1%. Agora viver mais tranquilo financeiramente é pra todos, poder trabalhar menos(não deixando de trabalhar até porque nem quero), ter outras fontes de rendas, não precisar aceitar qualquer emprego por não ter grana. Com alguns anos de formação de patrimônio, apesar de ser nem 5% do necessário pra ser um "FIRE", eu já me sinto muito mais tranquilo financeiramente.
ResponderExcluirSim, concordo. Alias, se todo mundo vivesse de renda, quem iria trabalhar em coisas que ninguém gosta? Alguém tem que estar na corrida dos ratos.
ExcluirAbraços
Conheço a blogsfera desde 2012, cheguei aqui pelo blog do Pobretão.
ResponderExcluirNaquela época não havia muito conteúdo sobre o tema na internet e o que havia era técnico ou comercial publicado em jornais e revistas sobre economia e negócios.
A blogsfera tinha conteúdo e linguagem realista, não comercial e politicamente incorreta, sendo assim era um conteúdo que não tinha pegada popular.
Até hoje a maioria dos canais de sucesso na área são canais de conteúdo mais "soft", canais de conteúdo mais seco e direto dificilmente tem o mesmo sucesso.
Fora que o Youtube é a nova TV aberta, com conteúdo muitas vezes raso ou mesmo fantasioso ou puramente comercial, e blogs da época que tivessem por ventura entrado no Youtube poderia perder sua identidade e virar mais do mesmo.
Não vejo como um grande prejuízo para o público da blogsfera a não entrada de seus blogueiros no Youtube, pelo contrário, de certa forma isso até ajudou a manter o foco e perfil da "comunidade".
Por fim vejo que youtubers e criadores de conteúdo de várias vertentes estão partindo para uma nova forma de atrair e cativar público: As tretas entre youtubers, geralmente falsas, mas surtem efeito, mobilizam público. É a barracalização do Youtube.
Os blogueiros podem sim ter perdido oportunidade de ganhar algum dinheiro, mas o público não perdeu nada.
Olá anon,
ExcluirRapaz, é verdade. Eu não tinha pensado nisso.
Transportar o formato blog para o youtube não faria sucesso. Povão não gosta de debate, de conteúdo mais aprofundado. Eles gostam de conteúdo raso, bastante edição, musiquinha, sorrisinho, gente bonita, ou polêmica, coisa que nos blogs não se encontra.
Não tinha pensado nisso.
Abraços
Tem o canal Boteco Fire também que reúne vários personagens que tem blogs da finansfera.
ResponderExcluirLegal, não conhecia.
ExcluirAbraços
Muito legal tb não conhecia! Vou passar para conhecer o canal!
ExcluirExcelente vídeo. O canal 'Visão Libertária" é uma das melhores fontes no YT sobre libertarianismo e anarcocapitalismo.
ResponderExcluirOlá CH,
ExcluirO canal é bem interessante, mesmo para quem não simpatiza com o libertarianismo. Um dos meus favoritos.
Abraços
Realmente é bem peculiar como somos um dos ultimos sobreviventes do formato de Blog (tudo virou Yt ou Instagram).
ResponderExcluirAlguns pontos talvez seja que vídeo de mais trabalho e é mais difícil de consumir/produzir em qualquer ambiente. Também, mesmo sendo usuário aficionado de Youtube, não acho que o conteúdo e abordagem que damos na finansfera caia mt bem no formato. A própria a interação entre escritor e leitor no YT é mais marginalizada que em um blog. Lá parece ser mais unilateral. Nesse sentido, acho podcast mais adequado.
Olá Sisifo,
ExcluirÉ verdade. tudo virou YT e Insta. E já vi pesquisa de gente usando Tiktok como principal fonte de informação. Esse mundo está estranho.
É verdade. O formato é diferente. O que exige uma abordagem diferente.
Abraços
O conteúdo está bom, mas a narração, as imagens e a edição estão ruins, o que, a meu ver, dificulta bastante a disseminação da mensagem por este meio.
ResponderExcluirAchei bastante entediante assistir ao vídeo e dificilmente o indicaria para um amigo que queira entender o que é o movimento Fire.
Mas não crítico o autor, acho que o tema é pouco visual e mais teórico, o que dificulta bastante o uso de vídeo para produzir conteúdo interessante.
É exatamente o oposto de, por exemplo, um vídeo sobre viagens, em que a qualidade da imagem, salvo raríssimas exceções, é muito mais importante do que o conteúdo.
Que vergonha para o movimento FIRE, precisou alguém de um canal sobre libertarianismo para termos um vídeo tão bom explicando FIRE de maneira coerente!rs
ResponderExcluirRealmente na minha humilde opinião o cara foi irretocável na explicação, não coloriu muito o assunto mas também não puxou para o lado do impossível. Obrigado por compartilhar, ia passar batido já que não sou assinante do canal.
Discordo completamente. Vergonha seria se estivesse no YT. Movimento FIRE é movimento raiz e não modinha caça view!
ExcluirSou menos xiita, com o tanto que a mensagem seja passada não ligo se está em vídeo do Youtube, blog, pombo correio ou alguém batendo de porta em porta igual testemunha de Jeová... queria eu ter descoberto o movimento FIRE bem antes dos meus 30 anos.
ExcluirO fato é que o Youtube tá pior que a Globo. Gente descente não assiste mais o youtube. A finasfera faz bem em não entrar nessa porcaria de produção para cliques. Os blogs tradicionais não vao entrar nessa modinha de adolescente, e muitos estão saindo das redes sociais que só levam a piração...
ResponderExcluirParei de ver o video acima quando ele falou em "boas empresas" kkkkk
O mais contraditório é que pessoas "despertas", "fora da matrix", "redpill" estão em peso no Youtube seguindo produtores de conteúdo que são verdadeiros personagens, criando conteúdo caça views e likes ou em busca da "fama".
ExcluirVídeos vazios, conspiratórios, de psudo tretas, de pseudo segredos, dicas valiosas/infalíveis entre tantas outras besteiras.
No youtube, assim como em toda internet tem que se peneirar bem o que se segue e em quem se acredita. Creio que uns 80% do conteúdo exposto na internet pode ser considerado lixo.
Gente, fala assim do meu Youtubezinho não por favor. Eu assisto ele direto. Basta saber filtrar, kkkk.
ExcluirAbraços
Acho engraçado as pessoas reclamarem do conteúdo do Youtube sendo que ele é apresentado pra vc de forma personalizada, então se vc assiste muita tranqueira o Youtube irá oferecer mais tranqueira ainda. No meu Youtube Natalia Acuri e Primo Rico nunca dão as caras!rs
ExcluirSrIF.
ExcluirO assunto do post é Youtube, nada mais natural que comentar sobre o conteúdo do Youtube.
Não precisa assistir todos os vídeos para saber que boa parte do conteúdo existente lá é ruim.
SrIF acho que a maioria assiste em modo incógnito para não ser coockado pelo sistema. Jamais assistiria logado
ExcluirAlguém ainda assiste youtube nos dias de hoje? Coisa do passado
ResponderExcluirOlá ADP, também acho que a finansfera perdeu o bonde do youtube e agora tem um monte de gente ganhando dinheiro com isso, muitas vezes falando besteira como que "preço importa", rsrsrs
ResponderExcluirUm abraço
Ainda bem que perdeu o bonde! Lugar de gente que sabe algo nao é YT
ExcluirSaí do Facebook, do Instagram, do Orkut, do Twitter, do Youtube, do Linkedin e não poderia estar mais feliz com minha decisão. 2 anos de paz, sem discussão inútil, sem perda de tempo. Recomendo a todos!
ResponderExcluir-GuriaFIRE
Te admiro! Consegui sair de todos esses que vc mencionou mas Youtube ainda é meu vício, inclusive assino Youtube Premium só pra não ver propaganda. Infelizmente mais dq simplesmente assistir TV ver Youtube virou rede social, participo pouco comentando mas só de ver canais de viagens já me bate uma deprê de ver tanta gente viajando em plena pandemia. Sei que esses são pontos fora da curva e que a maioria da população está fudida mas mesmo assim desperta um mal estar. Assim como Facebook essas falsas vidas que aparecem nos videos de Youtube despertam o sentimento que a sua vida é uma merda enquanto a de todo mundo é melhor que a sua. Por tudo isso eu queria fazer como vc e parar de ver Youtube também, só que é mais facil falar dq fazer. Parabéns pela disciplina!
ExcluirExato.
ResponderExcluirAí temos que aturar primo rico e natalia arcuri que falam oq nos já fazemos há anos. E a manada compra tudo...
Bosta ne
ass: IM
Bosta completa, mas só tão famosinhos pq tem idiota assistindo. Se ninguem assistisse como eu pq sei que nao eles nao tem a capacidade de me ensinar nada, nem seriam lembrados
ExcluirEu já fico feliz por ainda estar aqui, firme e forte, AdP. rs
ResponderExcluirAbraço!
Meus 2 centavos:
ResponderExcluirAcho a abordagem dos youtubers que falam sobre finanças muito estilo caça-cliques. Deve ter exceções, claro, mas não vi. Fora que os que são patrocinados devem lealdade ao patrocinador, de maneira que o conteúdo perde autenticidade.
Acho que a blogosfera das finanças é muito mais autêntica e sincera. O problema, como outros já escreveram, é que o formato "padrão" youtube, daqueles canais com milhões de inscritos, não combina com o formato da finansfera. Para alguém aqui ter milhões de inscritos e ganhar dinheiro com isso, muito provavelmente teria que se adequar ao padrão youtube, e com isso perderia o valor para muitos que frequentam a blogosfera das finanças. Outra coisa boa é que os blogueiros costumam responder aos comentários dos leitores, coisa que no YouTube acontece pouco, ainda mais em canais gigantes - realmente não deve dar para responder milhares de comentários. Acho que o público alvo da finansfera valoriza essa "proximidade" com os autores dos blogs. Talvez em canais pequenos isso seja possível. Acho que o Zé Mobral respondia comentários. Mas é uma pena que ele não poste nada há algum tempo.
Ainda não conhecia o canal do Zé Mobral depois vou olhar.
ExcluirJá agora tenho o canal do youutube com o mesmo nome do blog. Que tipos de conteúdo você gostaria de ver em vídeos do youtube?
É meio difícil explicar, mas uma coisa boa seria falar normalmente - eu sei que existem palavras que se você disser o youtube corta a monetização do vídeo, mas acho que ainda é possível falar de um jeito normal sem soar forçado e "comercial". Quando o pessoal na blogosfera escreve posts, a escrita soa como uma pessoa normal, entende?
ExcluirQuanto aos assuntos, acho que como o assunto "finanças" já foi bastante explorado, talvez seria legal fazer vídeos orientados para, por exemplo, pessoas que só podem investir pouco dinheiro. Como no YT você mostraria seu rosto, não seria interessante você mostrar as suas finanças, mas sim montar uma carteira hipotética (deixando sempre claro que não são recomendações) para mostrar o poder dos juros compostos e da reaplicação dos dividendos ao longo do tempo. Outra coisa interessante seria mostrar maneiras honestas para pobres conseguirem mais dinheiro, e também divulgar cursos que ensinem habilidades úteis que os permitam montar pequenos negócios ou conseguir empregos melhores.
Caramba, me surpreendi com essa repulso pelo YT!
ResponderExcluirAinda acho que é questão de filtro. Eu sigo canais de conteúdos excelentes. Vou deixar algumas recomendações:
Brs de finanças, de fato, sigo poucos:
Ulrich https://www.youtube.com/channel/UCLJkh3QjHsLtK0LZFd28oGg (Macroeconomia)
Canal do Holder https://www.youtube.com/channel/UCJIcpGAVfGIVgHSQ6oCcrXg (investimentos)
Paranhos https://www.youtube.com/channel/UCJuNYyUI-jKuwhYzKmE_0hg (Exterior)
Outros de finanças em ingles:
Plain bagel https://www.youtube.com/channel/UCFCEuCsyWP0YkP3CZ3Mr01Q
Ben Felix https://www.youtube.com/channel/UCDXTQ8nWmx_EhZ2v-kp7QxA
E alguns conteudos mais genericos para provar que tem mt coisa EXCELENTE no yt:
https://www.youtube.com/channel/UCH4BNI0-FOK2dMXoFtViWHw
https://www.youtube.com/channel/UCBa659QWEk1AI4Tg--mrJ2A
https://www.youtube.com/channel/UC6107grRI4m0o2-emgoDnAA
https://www.youtube.com/channel/UC6nSFpj9HTCZ5t-N3Rm3-HA
https://www.youtube.com/channel/UCt_t6FwNsqr3WWoL6dFqG9w
Isso sem falar nos nichos, que o YT é hoje para mim a melhor fonte. Tal como Powerlifting, calistenia e corrida.
Fala, meu caro Adp!!
ResponderExcluirComo estão as coisas??
Já abriu uma empresa no canadá?? Me contrate, por favor! e me tire dessa latrina!!! rs
cara, estou mexendo aqui no painel do meu blog e vendo uns comentários beeem antigos.
Que saudades dos tempos antigos. Daquele hiláááário ranking do pobretao!!! Eu confesso: eu vivia ansioso para ele fazer aqueles fechamentos cômicos! O cara escrevia bem.
Nostalgia de ler o pobre requenguela, corey, bbb, entre outros.
A galera curtia, batia um papo tremendo. Anos depois, a gente chega à conclusão que toda aquela história fazia sentido e, pela internet, percebíamos que havia outras pessoas iguais a nós.
Era muitoooo hilário.
eu sei que o comentario nao tem nada a ver com o post, mas é isso. só passei aqui pra dar um alô e falar isso.
abração!
O Dimarcinho apareceu comentando aqui num post passado.
ExcluirMuitos blogueiros sumiram, poucos estão ativos desde aquele período, já se vão quase 10 anos.
Pobre Catarrento sumiu também, o cara tinha um blog interessante.
Tinha um blog que não era dos mais antigos e não durou tanto tempo chamado Mestre dos Dividendos (se não me falha a memória) o cara conseguiu progredir do zero com estudo sobre investimentos em geral e aportes constantes, sendo assalariado.
E tantos outros...
Fala, Mineiro.
ExcluirAinda estou estudante e minha situação aqui é incerta, apesar de eu estar confiante.
Ranking do pobretão era hilário mesmo. O legal é que era um compilado do progresso geral da blogosfera.
Muita gente sumiu. Sou da tempo da Ostra, alguém lembra? Corey ficou cansado. Dimarcinho sumiu, apesar de ter aparecido recentemente aqui. O mestre dos dividendos como o anon acima sempre agregava. Muita gente legal já passou pela blogosfera.
Abraços e sucesso
Dimarcinho, Ostra, Doutor Honorarios, Mr. Dividendos, Holding Scott, Vidinho, Ze ninguem, pobre catarrento, pobre requenguela, investidor mineiro...
ExcluirO Pobreta encerrou o blog em Ago/2016 com R$429.233... com certeza hj ele é milionario. E ja pensou quão milionario ele seria hoje se tivesse partido para o YT naquela época?? Ainda mais sendo um "JPBF". Seria sucesso (eu disse que seria sucesso, nao estou afirmando que seria bom ou ruim) na certa, ainda mais por ser um pobre assalariado. Já imaginou ele mostrar que "é possível?"
Eu visitei o ultimo post dele, e assim ele advertiu a todos:
"Ps: Eu voltarei a fazer um blog quando chegar no milhão. Cuidado com charlatões se passando por mim. Mas fica essa promessa. Quem sabe nos vemos daqui uns 5 ou 7 anos né?"
Será que ele ja estaria entre nos? Fica a curiosidade.
Mas aquela época era bacana mesmo.
Fica a mesma nostalgia de quem viveu a infância na década de 90 e sabe o que é se divertir de verdade, diferente de hoje.
Éramos felizes e não sabíamos rsrs
O investidor mineiro usa a figura de um blogueiro falecido
ExcluirA Ostra ficou rica com inside information e era exibicionista das coxas
Ela chegou a me adicionar no Face. Muito simpática.
ExcluirAbraços
Ostra simpatississima mas Nunca vi as coxas da D.ostra mandem o link por favor! Kkkkk
ExcluirQuem de nós da blogsfera começasse um canal no YouTube de finanças e investimentos há da 10 anos atrás (até há 5 anos atrás servia), poderia dar de renda milhões por ano.
ResponderExcluirSenão vejamos, ME Poupe criado há 6 anos 6,25 milhões de inscritos, Primo Rico criado há 5 anos 5,02 milhões de inscritos, EconoMirna criado há 5 anos 1,25 milhões de inscrtios, existem muitos outros exemplos de 300 a 500 mil inscritos, estes canais geram vários milhões por ano.
Em relação ao YouTube muitas vezes interessa mais edicação do que a profundidade de informação.
Eu mesmo tenho os dois um blog e um canal do YouTube ambos com o mesmo nome ("Dinheiro Investimento e Lazer) e vejo que as pessoas gostam mais dos vídeos mais editados, que os vídeos mais vistos muitas vezes são o para iniciantes, temas mais profundos muitas vezes acabam tendo muito menos visualizações.
Outra coisa que me arrependo é não ter criado o canal do Youtube antes, criei apenas há 3 anos, e quando comecei deverei ter feito mais vídeo no primeiro ano e meio fiz apenas 5 vídeos, depois disso corri atrás e agora faço 1 a 2 vídeos por semana.
Felizmente o canal agora já vai crescendo, embora a concorrencia seja grande, se não fosse esses erros do inicio agora poderia estar bem maior.
É uma pena que tenhamos poucas pessoas da blogsfera com canal do Youtube seria interessante para fazer lives juntos!
Abraço.
Se a blogsfera tivesse migrado para o Youtube a mesma já teria acabado a anos.
ExcluirAgora o Yotube já está saturado para quase todos os conteúdos. Mas quem quiser começar é válido, mas não sei se vale a pena tentar produzir um bom conteúdo para ter 2 ou 3 mil inscritos, as vezes nem isso.
Não fala besteira. Estes canais ai só fazem isto. Passam o dia inteiro é o emprego deles e investem pesado... Nós investidores FI todos trabalhamos e ninguém tem tempo para ficar no youtube produzindo conteúdo para milenials ver
Excluir" ninguém tem tempo para ficar no youtube produzindo conteúdo"
ExcluirFATO! iSSO é verdade.
o negócio exige uma dedicação tremenda... e o retorno é a longo prazo.
é como trabalhar registrando horas extras para serem pagas daqui alguns anos...
mas não temos tempo para fazer horas extras. Ficamos cansado após 40 horas de trabalho semanais e queremos outro compromisso nas horas vagas.
Este vai acabar sendo o futuro destes modinhas enganadores do yourtube
ResponderExcluirhttps://oglobo.globo.com/rio/investidor-em-criptomoedas-assassinado-dentro-de-porsche-na-regiao-dos-lagos-1-25140835?utm_source=globo.com&utm_medium=oglobo
Infelizmente este tipo de gente atrai mais atenção do público do que um criador de conteúdo pé no chão com vídeos que possui edições simples.
ExcluirAquela foto com a mão cheia de maços de dinheiro fascina, apesar de não fazer sentido nenhum uma pessoa ficar andando com aquela quantidade de dinheiro para cima e para baixo nos dias de hoje.
Abraços
Olá!
ResponderExcluirEsse título aí de se aposentar aos 30 só serve para quem tem muito menos de 30 haha eu diria que teria que ter uns 10 anos de idade e já ter renda para conseguir se aposentar aos 30 :D Ou iniciar a carreira aos 20 já ganhando 5 mil por mês e poupando uns 3 ou 4k.
Abraços
Verdade. Coisa que só estes jovens emos que nunca vao fazer familia e vivem no mundo virtual apenas.
ExcluirOlá bilionário,
ExcluirAcho que teria que começar cedo, aportando pelo menos 80% da renda, e ao mesmo tempo aumentando a renda. Um casal nesse ritmo creio que consegue, apesar de não ter feito os cálculos.
Abraços
Que papelão fez a CBF e a NIKE ontem hein? PQP. Só por isso vou vender minhas BDRs da Nike amanhã na abertura. Quanto nojo dessa empresa.
ResponderExcluirPena que a Peak não tenha ações em bolsa se não estaria comprando !
Eu não tive ninguém para me instruir na área financeira. Queimei dinheiro dos meus 18 aos 28, a partir dai comecei a investir. Torrei em média 2500 por mês durante esses 10 anos, só com lazer e diversão. Fico feliz por ter criado a consciência de investir, mas fico triste toda vez que lembro que se eu tivesse começado lá com uns 20 já seria uma mão na roda.
ResponderExcluirNão fique triste. Não está tão tarde.
ExcluirEu vou recomeçar porque torrei tudo em busca de um sonho. Mas o grosso de pessoas passam a vida inteira sem qualquer planejamento financeiro.
Abraços
Grande AdP! É dificílimo fazer conteúdo no iutoba, é uma luta todo dia! Tenho meu podrecast que estou tentando retomar. Tewmos que valorizar nossa blogosfera, mesmo que não esteja vivendo o seu auge, muitos textos mudaram a vida de muita gente. Um abraço!
ResponderExcluir" blogosfera de finanças ficou tempo demais criando conteúdo nos blogs, e perdeu o passo ao não criar conteúdo para o Youtube." sei não, cada um tem sua individualidade.
ResponderExcluira massa da população nunca vai gostar de educação financeira
prefiro postar no blog a virar escravo do youtube
Fala, Adp. Blz?
ResponderExcluirEntao..
essa coisa de "unir" blogueiros por meio da internet é mto bacana. E, na minha opiniao, o pobreta fazia isso bem naqueles fechamentos.
Ele conhecia bem a estratégia de cada um e por isso conseguia nos prender com aqueles fechamentos.
Então, ter uma comparação de diversas estratégias funcionando ao mesmo momento era muito interessante para sabermos o que poderíamos ajustar na nossa estratégia. Isso é o que grandes fundos fazem: analisam a estrategia de um fundo vencedor e adaptam o seu proprio fundo ou criam produtos vinculados àquela estratégia.
mas.. sobre o youtube... uma pergunta que eu faço é: e se a google resolvesse parar de remunerar o pessoal, o que aconteceria com esse povo? rs (eu sei, eu sei, nao acontecera... mas, de fato, as pessoas ficam escravas)
Anonimo quase milionario.
AdP com certeza vcs deveriam estar ricos, perderam o bonde não souberam entender a evolução da web porque aprendi mais aqui na "finansfera" com vc, ostra, viver de renda, HC e até o doido do pobreta do que com esses vídeos YT são poucos que realmente agregam conteúdo...Os dois maiores por exemplo :
ResponderExcluirMe poupe! Em termos de conteúdo para quem acompanhou vcs é muito raso, mas devido aos vídeos dela serem muito bem editados com uma qualidade excelente e vídeos curtos são excelente para novatos.
O 2°o Primo têm vídeos muito bem editados, aborda temas mais complexos, faz o "skin the game" que vcs fazem muito antes mas na verdade o canal dele serve de uma grande propaganda para os cursos dele...Mas agora eles estão tendo problemas com esses vídeos curtos(tik tok/ reels) o YT tá mudando sua forma eles tem que acompanhar....talves o futuro seja que a imagem diga mais que 1000 palavras.... Forte Abraço...
P.S: Já pensei em vídeos curtos em que mostremos ações reais de finanças pessoais tipo vejo/namoro um Nike/Iphone em promoção mas no fim termino no CX eletrónico ou app fazendo uma deposito tipo coisas assim....