segunda-feira, 21 de março de 2022

Independência financeira não é o fim

 

Fala, cambada de burgueses. Estou vivo, hein.

Sei que ando fazendo postagens sobre minhas andanças no Uber, mas vocês sabem que o foco aqui é investimento.

Muito aqui buscam a tão sonhada independência financeira, vulgo viver de renda. Independência financeira (a partir daqui vou chamar de IF) é, basicamente, a pessoa que tem tanto dinheiro investido que consegue viver às custas de seu rendimento. Não precisa trabalhar. Ela pode, mas não precisa.

Isso é maravilhoso, não acham?

Entretanto, IF pode ser uma armadilha para algumas pessoas pois ela pode criar uma zona de conforto extremamente sedutora.

Afinal de contas, é como se tivesse zerado a vida.

Sejamos sinceros. As maiores dificuldades da vida são as financeiras. Claro que há problemas que o dinheiro não resolve. Problemas familiares e de saúde podem até ser minimizados, mas dependendo do que seja, o dinheiro não resolve. Mas convenhamos, 99% dos mortais saem de suas casas em busca de dinheiro para se sustentar para o mês: colocar comida na mesa, comprar roupas, manutenção de casa, educação, mimos, etc. Elas trabalham por obrigação e caso decidam não trabalhar, suas vidas seriam miseráveis.

Mas você atingiu a IF. Não precisa fazer o que 99% das pessoas fazem. Trabalha se quiser. Não precisa receber ordens. Não precisa convencer pessoas. Não precisa engolir sapo. Não precisa levar desaforo. Se quiser, nem precisa ser educado. O seu está garantido. Seu maior esforço é, no máximo, monitorar seus investimentos e administrá-los. É uma das melhores zonas de conforto.

Essa zona de conforto pode fazer com que seus esforços sejam concentrados apenas no que a sustenta: seus investimentos. Nada mais importa porque nada mais te exige.

Mas qual é o propósito da vida? Seria apenas acumular investimentos, e gastá-los até a morte? E nada mais? Esse é o fim da jornada?


É esse estilo de vida que se almeja ao atingir a IF?

Particularmente acho que há mais. IF é apenas um fator. Acredito que o propósito de uma pessoa deveria ser a tentativa de sempre buscar o aperfeiçoamento pessoal.

Acho que todas as pessoas deveriam buscar o tripé “corpo, mente e bolso”. A IF seria uma das representação de sucesso no quesito “bolso”, mas e o resto?

Devemos também procurar atingir o potencial de seu corpo e de sua mente. Almejar mais.

Como?

Quem tal tentar atingir uma espécie de independência emocional?

Saber lidar com frustrações, saber se relacionar com pessoas, saber como passar conhecimento, saber servir, ter empatia, inspirar outras pessoas, como se portar diante dos outros, como falar em público, ser uma pessoa agradável, daquele tipo de que quando é lembrado, é de bom grado.

Não só isso. Que tal procurar buscar o aperfeiçoamento intelectual?

Busquem conhecimento, com dizia um famoso ser de outro planeta. Podemos aprender outra língua, a tocar um instrumento musical, aprender uma profissão mão na massa, a entender a linguagem corporal. Na verdade, há muito conhecimento a ser aprendido.

Dei alguns exemplos da parte mental, mas que tal da parte corporal?

Qual o sentido de atingir a IF mas judiar do corpo? Diminuir sua expectativa de vida mas ao mesmo tempo ter um grande patrimônio não é algo muito inteligente.

Que tal explorar o potencial do corpo?

É incrível saber que seu corpo pode ser moldado dependendo de como você exige dele. Ao forçar seus músculos de forma periódica e sistemática, eles se desenvolvem. O corpo fica mais esbelto, mais definido.

E claro, uma boa alimentação é tão importante quanto. Mudança de hábitos alimentares trazem benefícios ao corpo.

A parte estética é importante. Há muitos produtos para cuidados da pele e cabelo, por exemplo. Saber se vestir é também um quesito a ser observado.

Boa higiene é algo básico. Nem preciso me estender no assunto.

E não preciso nem falar. Diminua, ou melhor, elimine completamente o uso de drogas, principalmente as que causam vícios. É uma forma de respeitar seu corpo.

 

O interessante é que você não precisa esperar atingir a IF para cuidar do corpo e da mente. Muitos desses quesitos levantados nesta postagem podem ser atingidos antes da IF. E não precisam esperar décadas para se sentir seus efeitos.

Que tal coloca-los em prática?

36 comentários:

  1. Também pensava assim mas mudei com ajuda de um psicólogo que me disse: O que tem de errado viver na zona de conforto? Não é conforto o que todos buscam? Não ha nada errado com isso.
    Outra coisa é o buscar o aperfeicoamento pessoal. Pra que? Quando você estiver "aperfeiçoado" vai morrer e tudo terá se perdido. Sejamos menos utópicos e mais mortais, ter mais o memento mori em mente. Abcss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anon,
      Viver na zona de conforto e esperar a morte é uma opção. Eu respeito. Seja feliz.
      Abraços

      Excluir
    2. Anônimo, não critico sua escolha, mas vejo as coisas um pouco diferentes. O problema de buscar muito conforto é que qualquer frustração pode lhe causar infelicidade, pois estará recebendo menos do que espera.

      Um pouco de desconforto auto-imposto (sem exagero, para não virar masoquismo) é algo bom, pois reduz suas expectativas e pode lhe proporcionar pequenas alegrias sempre que essas expectativas são atendidas ou superadas.

      Um exemplo simples, para ficar menos abstrato:
      O sujeito que apenas se hospeda em hotéis de luxo provavelmente irá se frustrar indo para um hotel 3 estrelas.
      O sujeito que geralmente se hospeda em hotéis econômicos, irá se satisfazer muito bem nesse mesmo hotel 3 estrelas.

      Isso vale para quase tudo, até mesmo um simples banho quente. Quando damos os confortos por algo certo, deixamos de reconhecer o seu valor.

      Excluir
    3. Sou da mesma opinião. Parece que vivemos em uma sociedade em que é preciso estar sempre buscando melhorar e sempre ter mais. Precisamos se conformar com o que temos, viver feliz fazendo o que queremos. Viver nesta eterna busca pelo melhor, por mais, por se aperfeiçoar não é algo que você busca conscientemente, mas algo imposto pela sociedade capitalista pobre em que vivemos

      Excluir
    4. Anônimo das 09:23, não sou o OP mas me parece que você está sugerindo que para evitar uma frustração eventual a pessoa se sujeite a se frustrar diariamente. Nesse caso, acho muito melhor viver na zona de conforto e tolerar uma eventual frustração passageira

      Excluir
    5. Essa discussão é antiga e na minha opinião uma das mais inúteis da blogsfera. Eu mão gostaria de ter uma IF para ficar sem fazer nada até a morte, mas gostaria de ter a opção de ficar sem fazer nada.
      Quem quer IF para continuar trabalhando, OK.
      Quem quer IF e parar de trabalhar, OK.
      Somos pessoas diferentes em momentos diferentes, não existe regra e parece que muitos não entendem isso.
      Desde que a sua vida na zona de conforto não prejudique ninguém, não vejo problemas, se vier o arrependimento, mude, com IF há mais opções, ponto.
      A insatisfação constante e a busca eterna por algo, também é um buraco sem fundo.

      Excluir
  2. Realmente, viver de renda para ficar coçando o saco sentado no sofá e assistindo série na netflix é pior que a morte: É algo comparável a uma "anti-vida".
    Eu quero alcançar uma semi-IF (que eu chamo de TF, tranquilidade financeira), para poder trabalhar só meio expediente, ou então trabalhar em um emprego bem light sem preocupações, e me dedicar mais à minha família, aos meus hobbies e fazer trabalhos voluntários em igrejas e centros espíritas perto de onde moro.

    ResponderExcluir
  3. Olá ADP, como estão as coisas por ai?

    O que fazer pós IF é uma grande questão. Para nós que não a atingimos, fica as reflexões, pensamentos do que fazer, se surgirão (sim, surgirão) outros problemas...

    Enfim, eu estou buscando melhorar a mente, corpo e bolso todos juntos. Vamos ver se consigo algum deles, hehe

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Eu gostaria de atingir a IF não pra parar de trabalhar e sim pra não precisar. É saber que se perder o emprego não passarei dificuldades, não dependerei de ninguém e terei total de condições de com calma e a cabeça no lugar, buscar outro emprego, sem pressa e sem pressão.

    Eu gostaria de atingir a IF pra poder viver o meu salário, não ter que poupar. Poder sair, viajar, usar o cartão, sem ter que me culpar pq os yelds dos FII's estão altos e o dólar barato, então tenho que poupar pra aportar.
    Eu não penso em parar de trabalhar, só quero não depender do trabalho. Quando atingir uma renda passiva de metade do meu salário, vou parar de me preocupar com aporte e me concentrar no reinvestimento.
    Aí trabalharei pra viver, sair, viajar e, sim, cuidar do corpo e da mente.

    ResponderExcluir
  5. concordo demais com o post.

    Hoje já tenho tranquilidade financeira.
    Atualmente vou na academia todo dia. Algo impensável 3 anos atrás.
    Esse fim de semana aprendi a fazer pizza. Valeu demais a pena. Ficou bem melhor do que as que pedia no ifood.

    Só melhorando .... kkkk

    Ao anônimo 18:18 só tenho a lamentar o tipo de pensamento.
    Que fique no sofá comendo salgadinho. kkkkk

    Abraço ADP!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde o Anônimo 18:18 escreveu que pretende ficar no sofá?
      O que ele disse é que não há nada de errado na opinião dele em ficar na zona de conforto.
      Você falou dele comendo salgadinho e você comendo pizza. E zona de conforto não quer dizer necessariamente não fazer nada, quer dizer apenas se limitar dentro de uma zona de conforto e nisso pode caber frequentar uma academia.
      Inclusive talvez você esteja dentro de sua zona de conforto.

      Excluir
    2. Aqui é o anon 1818. Nossa vcs entenderam tudo errado. Mostrei pro meu psicólogo e ele riu muito e chamou de coitados vcs que não conseguem ver além do trabalho e das obrigações e acham que são felizes, mas estão na pior roda dos ratos, aquela que lhes é invisível. Abram seus olhos e mudem ou se arrependerão no seu leito de morte

      Excluir
  6. Quanto ao último quesito, eliminar o uso de drogas que causam vício, espero que isso também inclua o álcool que é a droga mais usada no mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anon,
      Isso é polêmico e acredito que depende da visão pessoal.
      Acho que quando começa a fazer mal para o corpo, esse deveria ser o limite. Mas aí cabe interpretação.
      Entretanto, pessoal antigo do blog sabe que tenho ojeriza a cigarros. Acho que é uma das maiores tolices da humanidade. É algo caro, viciante e que destrói o corpo. Vejo vantagem zero e um mar de desvantagens.
      Mas se o indivíduo bebe umas cervejinhas ou umas taças de vinho de vez em quando, pessoalmente não vejo problemas.
      Abraços

      Excluir
    2. Não digo que há problemas em beber pouco de vez em quando, mas o álcool é a droga mais popular do mundo e o alcoolismo é um problema sério e que em geral não é tratado com a seriedade que merece.
      O álcool é a porta de entrada para outras drogas inclusive.

      Excluir
  7. Eu na verdade não paro de trabalhar por que ai teria que ir para academia e perder peso, o que eu odeio, então continuo trabalhando que não é tão ruim quanto e tenho uma desculpa para dar, sendo bem sincero aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anon,
      Eu também odeio malhar, aliás odiava.
      No entanto, na minha vida sempre estudei e trabalhei e resolvi fazer algo totalmente diferente para sair de minha zona de conforto. Escolhi malhar. Em casa.
      Me animei quando soube que há procedimentos e até cálculos envolvidos. Sabe, sou um cara mais ligado a exatas. Malhar não se resume a ir para a academia e se matar nos equipamentos.
      Após aplicá-los, meu corpo aos poucos foi mudando. Não era gordo, mas um pouco da gordura que eu tinha sumiu e alguns músculos apareceram.
      Isso sem comprar equipamento nenhum. Só mudei a alimentação e malhei usando apenas meu corpo, poucos minutos por dia.
      Descobri uma coisa. Corpo e mente são interligados. Por isso, um afeta o outro. Com o pouco que meu corpo mudou, afetou minha mente. Me sinto mais disposto e mais confiante. É uma sensação muito boa. Se me falassem isso antes eu teria começado a malhar desde meus 20 anos. Ou até antes.
      Estou na fase de me aprofundar mais, comprando alguns equipamentos, como halteres. E quando tiver minha vida mais definida, vou para a academia.
      Então, o que era um ódio, não é mais. Não vou dizer que é amor. Não é. Mas é um esforço que entendo como necessário.
      Recomendo você a tentar. Comece em casa, com exercícios de 5 minutos por dia. 3 dias de exercícios e o quarto de descanso. Mude a alimentação. Você vai ver em alguns meses a diferença no corpo e na mente, e talvez vai querer mais. Talvez faça uma postagem a respeito.
      Abraços

      Excluir
    2. https://www.hipertrofia.org/forum/topic/248179-ideias-b%C3%A1sicas-para-iniciantes/

      Excluir
  8. Já estava com saudades de ler um post + comentários ao estilo do que tínhamos no blog do pobreta. rs

    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Olá, ADP! Tudo bom? O VR fechou o acesso ao blog dele. Você tem o contato dele? Eu pedi para o Idiota, mas ele disse que também não tem acesso. Eu queria poder continuar lendo o blog dele. T+
    P.s. Quando eu era mais novo eu pensava que tinha que seguir a ordem: estudar, ganhar dinheiro e fazer musculação. Eu estava errado, era para fazer os 3 ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Henrique,
      Não tenho contato com o VR.
      "Quando eu era mais novo eu pensava que tinha que seguir a ordem: estudar, ganhar dinheiro e fazer musculação."
      Elas não são excludentes e podem ser feitas ao mesmo tempo. O que muda é o grau de prioridade, ou seja, quanto tempo você dedica a elas.
      Abraços

      Excluir
  10. https://www.youtube.com/watch?v=Pmy5AbFO-FI&ab_channel=Einzelg%C3%A4nger

    Abraços,

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corey, é o Corey corey???????

      Excluir
    2. Olá Corey? Corey corey?
      Eu chutaria que é sim.
      Se for, é sempre bom vê-lo por aqui. Sei que você desligou seu blog, mas como vê me recuso a tirá-lo da minha lista de blogs. Você é um cara que agregava e foi uma perda para a blogosfera. Espero que volte.
      By the way, bom vídeo. E concordo com ele.
      Teria mais alguns pontos a ressaltar que seria suficientes para uma outra postagem.
      Não critico quem fica na zona de conforto. Aliás, como disse Sheldon Cooper, o nome é "zona de conforto" por alguma razão.
      Interprete a postagem como uma tentativa de acordar aqueles que acham que basta juntar $5M na conta e que todos os seus problemas serão resolvidos. Há mais coisas além disso.
      Abraços e muito sucesso para você

      Excluir
    3. Fala AdP!

      Sou eu mesmo, o próprio. Concordo contigo, só juntar dinheiro e ficar com a boca cheia de dentes esperando a morte chegar é loucura, o trabalho (seja ele de qual maneira for) enobrece sim a alma e é sempre necessário.

      Bom ver que vc ainda gera engajamento mesmo nesse mundo pós blogosfera.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    4. Pior é eu que já to com 60, SEM DENTES, gordo e sem dinheiro...isso sim que é loucura.

      Excluir
  11. quase ou ninguém sabe viver com ou sem IF
    o ser humanos permanece imerso em discussões inuteis por toda a vida até que a morte diz a ultima palavra: adeus.

    prefiro a zona de conforto a zona de desconforto

    mas esses termos me parecem artificiais, fictícios...marketing

    estamos envelhecendo e o tempo é curto: vive de qq jeito, não será por muito tempo

    vivemos menos q certas tartarugas marinhas

    abs!

    p.s: Corey, é o Corey corey???????



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Scant,
      Na verdade nosso corpo gosta de zona de conforto. É o que nos mantém vivos, calmo. Desconforto é, por óbvio...... desconfortável, e quem gosta de estar desconfortável?
      Mas no meu caso, criar uma rotina e permanecer nela por um longo tempo é minha zona de desconforto. Talvez eu esteja buscando minha zona de conforto e não saiba.
      De qualquer forma não gosto muito dessa ideia de que vamos morrer, ou que vivemos um curto período de tempo, logo tanto faz, etc. Sou muito grato pela vida que tenho e pelo que conquistei até agora. Vou morrer? Sim. Mas vou aproveitar a saúde que tenho para buscar mais.
      Abraços

      Excluir
  12. Boa, ADP!!!

    Eu fico pensando nisso, no pós IF! Eu vejo muitas pessoas postergando a IF (não sei se consciente ou inconscientemente) assumindo mais responsabilidades e afazeres. Ou mesmo, o q vc falou, "isso eu penso depois".

    Acho que o plano é sim para a vida, e a IF é apenas um marco temporal.

    Bom texto, grande abraço.

    ResponderExcluir
  13. eu pretendo focar melhor nas coisas que faço hoje em dia: cuidar do corpo e mente, trabalho social, viajar e conhecer pessoas. Brasilzão é um mundão sem fim com muita pessoa boa, gastronomia e cultura...

    ResponderExcluir
  14. O coração pulou quando li "Corey" ali em cima. Será que esse gigante da finansfera vai voltar? Sempre torço para que sim!

    ResponderExcluir
  15. Rapaz, que texto sensato!
    Não conhecia o vídeo e adorei a mensagem que ele passa.
    Na vida deve-se viver da melhor maneira possível e concordo plenamente com o que você disse sobre corpo, mente e bolso.

    Obrigado por compartilhar estas palavras.

    Abs!

    Papai dos Investimentos
    https://papaidosinvestimentos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  16. Viver na zona de conforta só trara resultados ruim, por isso mão na massa

    ResponderExcluir
  17. Comentário do anom1818 faz muito sentido e poucos tem coragem de dizer isso. Nos últimos anos colocaram um mantra na cabeça das pessoas " saia da zona de conforto " e muitos repetem como zumbis. Qual o problema da zona de conforto para quem pode? Zona de conforto significa que você faz o que te interessa quando bem entende. Você pode muito bem realizar diversas atividades em diversos campos dentro da sua zona de conforto. Uma sociedade com pessoas livres de pensamento é mais difícil controlar e extrair o que se quer. Veja na natureza se algum leão deixa de descansar ao Sol para bancar hiena.

    ResponderExcluir
  18. Para conseguir ter resultados reais e preciso sair da zona de conforto e ir para luta

    ResponderExcluir
  19. I.F. significado: (I)hh, (F)errou, e agora o que eu faço da minha vida? Fiquei anos trabalhando feito escravo para juntar dinheiro e a melhor parte da vida passou. Agora tenho que ficar contando os dividendos para que paguem os remédios e sobre um pouco para eu ir pelo menos uma vez por mês a cinema. Puxa, também estou entediado, não aguento mais ficar no Netflix procurando filme bom pra ver e não achar nenhum. Caramba, acho que vou voltar a trabalhar. Xi, ninguém vai me querer, estou há 3 anos parado e desatualizado. Ah, acho que vou fazer voluntariado, assim eu devo ocupar meu tempo e ser útil.

    rs

    Abraço!

    ResponderExcluir

Seja educado. Mensagens de trolls serão moderadas.