sexta-feira, 23 de maio de 2014

Planilha de simulação de compras constantes de FII

Depois da postagem que fiz denominada TD x FII - Uma breve simulação de compra, houve pedidos para que eu disponibilizasse uma planilha que faça a simulação de compras constantes de um FII ao longo do tempo. Atendendo a estes pedidos, confeccionei uma planilha bem simples e a partir de agora estarei disponibilizando através desta postagem.
O funcionamento é bem simples: altere apenas as células verdes. Se você fizer apenas isso você estará utilizando a planilha do jeito correto e não correrá o risco de alterar suas fórmulas.

A planilha é dividida basicamente em duas partes.
A primeira simula um aporte único em um FII e a partir deste momento as compras são realizadas apenas com o rendimento dos aluguéis mensais. Na sua simulação você poderá arbitrar diversas informações, como por exemplo o valor de investimento inicial, valor inicial da cota, Yield mensal, valorização anual da cota, taxa de corretagem, data inicial e até o percentual de imposto de renda na venda de cotas.

A segunda planilha faz exatamente a mesma coisa que a primeira, mas em vez de realizar apenas um aporte inicial, ela simula o investimento através de aportes mensais. As informações a serem declaradas são as mesmas da planilha anterior, além de se fornecer também o valor do aporte mensal.

Abaixo uma imagem que dá ideia de como a planilha está estruturada:

Seu preenchimento é bem simples: altere apenas as células verdes. A planilha já vem preenchida com alguns dados iniciais, mas, claro, você poderá alterar o quanto quiser.

Para acessar a planilha, procure pelo link do HD virtual no lado direito do blog. A planilha está dentro da pasta "Planilhas".

Qualquer dúvida, crítica ou sugestão, deixe um comentário abaixo.

15 comentários:

  1. Sensacional AdP !! agora o negócio é fazer várias simulações !!!! pura diversão !! rsrs Obrigado e Parabéns !!!

    ResponderExcluir
  2. AdP, como está seu posicionamento em relação aos FIIs? Tem estudado? Pretende aportar mais forte na categoria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Uo,
      Eu pretendo aumentar posição. Estou gostando dos proventos mensais e a rentabilidade no longo prazo pode ser bacana.
      Abraços

      Excluir
  3. Boa noite AdP!! Ótima planilha! Vou estuda-la com mais afinco. Uma pergunta/dica: comecei a pouco tempo a investir nos FII e vejo que a rentabilidade de cada FII esta variando entre 0,6 e 0,9% a.m. A unica que esta rendendo 0,9% é a XPGA. Qual outro fundo vc recomenda?
    Tambsm estou na duvida se repasso para os fundos mais rentaveis o dinheiro dos fundos menos rentaveis (SHPH principalmente) e realizo um pouco do prejuizo dado a queda do valor das açoes.
    Alem disso, estou dividindo metade dos meus parcos investimentos na corretora na seguinte maneira: 50% em TD LFT 2017 e a outra metade nos FII. Estou sendo muito conservador?
    Desculpe pelo monte de pergunta, sinta-se a vontade de responder qualquer uma (ou ate nenhuma :) )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Henrique,
      Não faço recomendação de nenhum tipo de investimento, muito menos FII que é uma área aonde ainda estou engatinhando. Dê uma olhada no blog do Tetzner e do Soulsurfer (http://pensamentosfinanceiros.blogspot.com), que possuem muitas informações. Sobre o Yield, provavelmente os FII com Yield alto possuem algum risco embutido, então todo cuidado é pouco. Leia os informativos e pesquise sobre o fundo.
      Sobre se você está sendo conservador, dependerá muito do seu perfil. Você deve ter escolhido esta alocação por estar mais satisfeito assim. Quer manter equilibrado sua posição em FII e TD, o que não acho ruim. Se o seu prazo de investimento for longo (10 anos ou mais), dê uma olhada no mercado de ações também. Você pode investir em empresas defensivas, cujos produtos ou serviços são vendidos mesmo em épocas de crise.

      Abraços

      Excluir
  4. legal, AdP.

    Sua matéria anterior me fez pensar em começar pelos FII ao invés do TD... essa planilha ajudará muito :)

    ResponderExcluir
  5. E quanto a depreciação dos o móveis e o aumento de custo de conservação? No longo prazo pode fazer diferença. Um imóvel usado vai ser alugado por um valor menor do que um novo. Acho razoável calcular pelo menos 1% anual a título depreciação/aumento de custos.

    ResponderExcluir
  6. AdP, boa noite!

    Na planilha de FII, sempre que altero qualquer valor da célula verde da erro na planilha toda. Tem algum erro na planilha? Pois baixei 4 vezes, ou fiz alguma lambança mesmo. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez haja algum erro sim. Me diga por favor qual célula você está modificando e qual o valor que você está colocando nela.
      Abraços

      Excluir
  7. Oi! A planilha ainda está disponível para download? Não consigo baixar pelo link.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fui lá e consegui. Tente pelo link abaixo:
      https://www.dropbox.com/sh/3bt1j1514a2yfe9/AABSBd3diy40eKEKAXR1kzxGa/Planilhas/Planilha%20de%20simula%C3%A7%C3%A3o%20de%20compras%20constantes%20de%20FII.xlsx?dl=1

      Abraços

      Excluir
  8. boa noite

    Acho que planilha possui um erro no valor das cotas.
    Os dividendos são descontados no valor da cota e na planilha os valores não são descontados.

    Abs

    ResponderExcluir
  9. não estou conseguindo descobrir a valorização anual do FIIP11B. alguem poderia ajudar

    ResponderExcluir
  10. da para passar essa planilha para o google docs?

    ResponderExcluir

Seja educado. Mensagens de trolls serão moderadas.