A Petrobras divulgou o seu resultado contábil referente ao
ano de 2015 e a conclusão é que a atividade principal da empresa é rasgar
dinheiro. Vamos aos números divulgados:
Prejuízo de 35,1 Bilhões de reais. Isto representa:
2,9 bilhões de reais por mês
96,1 milhões de reais por dia
4 milhões de reais por hora
66.780 de reais por minuto
1.113 reais a cada segundo
O patrimônio líquido da empresa diminuiu 54,1
bilhões. Isto representa:
4,5 bilhões de reais por mês
148,2 milhões de reais por dia
6,1 milhões de reais por hora
102.929 de reais por minuto
1.715,50 reais a cada segundo
A dívida da empresa (empréstimos e financiamentos de curto e
longo prazo) aumentou em 109,5 bilhões de reais. Isto representa:
9,1 bilhões de reais por mês
300,2 milhões de reais por dia
12,5 milhões de reais por hora
208.496 de reais por minuto
3.474,95 reais a cada segundo
Você consegue imaginar uma empresa tendo um prejuízo de 1.113
reais, perdendo 1.715 reais de patrimônio líquido e aumentando sua dívida em 3.474 reais, tudo isso a
cada segundo? A Petrobras conseguiu isso em 2015.
É uma máquina de rasgar dinheiro.
Fonte dos dados: BM&F Bovespa
E o pior, ADP, Dívida aumento muito mais em relação a diminuição de patrimônio.
ResponderExcluirSe não privatizarem, não terá salvação, no blog o claudio66 e bochan comentaram o passivo trabalhista que gira em 40 bi.
Brasil, um país do PT!
Do jeito que tá, se a Petrobras vender suas subsidiárias para se concentrar apenas na atividade fim, vai receber dinheiro de pinga que pouco vai ajudar. A solução é cortar a empresa em três e privatizar. Mas como vivemos na banânia, a chance do governo aportar na empresa é alta. Aí é salve-se quem puder.
ExcluirDepois de tantas privatizações completamente corruptas (Banestado, por exemplo) e com o perfil de péssima gestão em grandes empresas no Brasil, é difícil achar que tal medida será boa solução para a Petrobrás. A privatização vai ser carne podre para Urubu. Acredito que poucos vão sair ganhando (inclusive investidores de pequeno porte) e os funcionários vão entrar em uma briga sindical feia. Se há um jeito certo de salvar a Petrobrás (por privatização ou mantendo-a estatal), aí não sei...
ExcluirImpressionante estes números!
ResponderExcluirImpressionante estes números! [2]
ExcluirE tem gente que ainda faz B&H com ela...
ResponderExcluirPior Uó, é quando faz BH e ainda critica os outros...
ExcluirPara se fazer B&H nela tem que ser apaixonado e/ou não querer assumir prejuízo. Pois pelos fundamentos, o barco está afundado.
ExcluirAdP, parece que ainda tem dois rolos por serem colocados que vão deixar os números ainda piores.
ResponderExcluirUma refinaria no Japão, também de péssima avaliação (péssimo negócio) e o fato do sindicato ter controlado o RH da empresa (pode isso???? kkkkkk;;;; dar a chave do cofre pro bandido).
Petrobras, em médio prazo, a R$ 4,00
Ainda deve sair muito esqueleto desse armário. Para uma empresa aumentar sua dívida em 300 milhões ao dia é resultado de uma série de trapalhadas.
ExcluirAcredito que R$ 4,00 é bem caro para uma empresa com prejuizo dessa magnitude, em pouco tempo o governo terá que aportar na empresa, com isso diluir todos os 'acionistas', não entendi ainda porque cai tão pouco.
ExcluirE quem comprou essa tranqueira quando num sabia nada sobre ações?Pm de 26,00.Comprei na capitalização.Já estudei várias saídas,mas como não to precisando da grana,deixo lá.Vai que apareça algum fato novo e elas voltem a subir.Sei que é quase impossível,mas a midia e a sardinhada tem uma tara pela petro!Acionista25
ResponderExcluirAbraços!
A situação está complicada. Ser sócio dela é ter fortes emoções, rs.
ExcluirAbraços
Cara, inverte a estratégia, aproveita o rally impitima venda tudo aos 10, coloca a grana na margem garantia, aluga o dobro das ações que tinha, venda nessa faixa de 10 e fica esperando voltar pros 4 reais, daí vc recompra. No LP petro tende a 0
ExcluirNo LP petr4 tende a 0.
ResponderExcluirSem mais
Essa empresa é uma vergonha. É uma pena que tenha feito e continuará a fazer tanta gente bem intencionada perder dinheiro.
ResponderExcluirMeio trilhão de reais de dívida... Meu Deus! Não consigo sequer imaginar o que esta fortuna poderia fazer.
Situação tá feia mesmo. Ainda bem q pulei do barco. Na época teve gente dizendo q eu saí no fundão, kkkkkkkkkk
ResponderExcluir[]s!
Pulou fora nada, não pediu demissão, rs. brincadeira.
ExcluirDo jeito q as coisas andam, tá mais fácil ser demitido, kkkkkkkkk
ExcluirADP, é muita incompetência mesmo. Ou melhor, tem que ser muito "competente" pra conseguir quebrar uma empresa assim.
ResponderExcluirEu gostei muito da definição de "destruição de valor" usada pelo Damodaran. Ele usou o case da Petrobras para exemplificar, através de um roteiro, como se destroi valor de uma empresa. Veja aqui: http://www.valor.com.br/valor-investe/casa-das-caldeiras/3908010/para-damodaran-petrobras-e-exemplo-so-que-nao
"1 - Invista primeiro, pense no retorno depois.
2 - Tenha foco no crescimento, sem se importar com as margens de lucro.
3 - Pague dividendos elevados como se você fosse uma empresa de serviços públicos, o que sua empresa não é
4 - Tome dinheiro emprestado para cobrir o déficit anual de caixa
5 - Destrua valor (missão cumprida)
Segundo Damodaran, se uma empresa investe mais do que pode, não cuida da rentabilidade, paga dividendos além das possibilidades e toma muito mais dinheiro emprestado do que devia, ela cria a tempestade perfeita para destruição de valor."
Abraços
Olá ADP!
ResponderExcluirA Petrobras tem este prejuízo todo e ainda vem querer reduzir custos abandonando os prédios dos meus FIIs (BRCR, XTED11) rsrs.
Pode é aumentar o aluguel, eles tem caixa pra pagar!
Abraço
VDC
Vou contrapor um pouco o que todos estão dizendo.
ResponderExcluirImagine uma empresa que, por dia: tem um prejuízo de 96,1 milhões de reais, diminui 148,2 milhões de reais do PL, cuja dívida aumenta 300,2 milhões de reais. E que, apesar de tudo, ainda está em operação.
Agora imagine mais um pouco, imagine que daqui a alguns meses os ratos saiam da empresa...
Uma verdade digo a vcs, do jeito q esta com os rombos expostos (e os que estão por vir)e a baixa do barril de petróleo mundo a fora tb acho q fica na casa dos 4 a 5 dilmas, mesmo apostando na saida da Anta o maximo q temos e uma empresa falida e so mudar a batata quente de mão, ai é querer tirar leite de pedra.
ResponderExcluirUma verdade digo a vcs, do jeito q esta com os rombos expostos (e os que estão por vir)e a baixa do barril de petróleo mundo a fora tb acho q fica na casa dos 4 a 5 dilmas, mesmo apostando na saida da Anta o maximo q temos e uma empresa falida e so mudar a batata quente de mão, ai é querer tirar leite de pedra.
ResponderExcluirEu cheguei a ter ações da petrobras. Comprei 8 mil, vendi por 4600 e se tivesse mantido, hj teria uns 500 reais.
ResponderExcluirEu já tive também e vendi em agosto de 2011, por 23 reais (preço médio de 27,xx)
Excluirhttp://alemdapoupanca.blogspot.com.br/2011/09/normal-0-21-false-false-false-pt-br-x_30.html
É difícil encontrar um investidor que não tenha colocado dinheiro em Vale ou Petr em algum momento, rs.
Abraços
POR QUE SERÁ QUE PETROBRAS CHEGOU A ESSE PONTO? NINGUÉM QUESTIONA, ESTRANHO
ResponderExcluirÉ o que acontece quando se trata uma empresa como se não tivesse dono. Uma administração mal intencionada pode sair aprovando inúmeros "projetos", mesmo que sejam muito acima do preço razoável e de de retorno duvidoso, desde que essa mesma administração arrecade recursos, através desses "investimentos", para fins particulares. Coincidência ou não, Dilma era implacável nos debates sobre a grande importância de se investir no pré-sal, que parecia ser a salvação da pátria. Hoje a empresa é uma verdadeira máquina de rasgar dinheiro.
ExcluirAbraços
ADP,
ResponderExcluirEstatais sempre serão piores que os seus pares privados, imagine então uma estatal administrada pela quadrilha disfarçada de partido...
A única solução é a privatização. Caso a PTbras fosse vendida para a Ultrapar, tenho certeza que em pouco tempo eles colocavam a casa em ordem.
Abraços.
Mas a questão que, com o passivo atual da empresa, quebraria a Ultrapar também.
ExcluirDe fato, única forma de minimizar os passivos, é vender fatias, da BR Distribuidora, da Refinaria, da Extração.
Daqui a 2 meses veremos...
ResponderExcluirO que acontecerá em 2 meses? A empresa mudará da água para o vinho? Observe que a postagem refere-se a operacionalidade da empresa, mas não de sua cotação na bolsa de valores.
ExcluirAbraços
No final das contas o que interessa é a cotação. E falar mal da empresa foi uma das bandeiras da direita para falar mal do governo, logo é de se esperar que uma das prioridades do novo governo que está por vir será recuperar valor da empresa.
Excluir"O que aprendi com o mercado de ações?"
5 - Analisar uma empresa não se resume a apenas ler números em folhas de papel. A análise é muito mais qualitativa do que quantitativa.
El Rei Troll
obs: não posso logar nessa máquina pois ela está com vírus. Passei por uma experiência terrível neste mês de março.
Turnaround já é furada em 99% dos casos.
ExcluirAgora, uma turnaround da empresa com maior dívida do mundo… … com o pior modelo operacional possível (extração de petróleo em águas profundas, operacionalmente cara)
Quando vai se recuperar?
N U N C A.
Amigo a situação da petro esta feia mesmo.
ResponderExcluirParabens pelo Blog, vou acompanhar ele abrss