sexta-feira, 21 de maio de 2021

Dê uma olhada em Bitcoin


Fala seus burgueses? Tudo bem?

Vejo através deste fazer uma postagem curta.

Rogo para que estudem o bitcoin. Não vejo muita gente na blogosfera falando ou investindo sobre isso, com poucas exceções como o Viver de Renda, que ficou porrilhão de rico, o Guardião do Mobral, que anda fazendo trades, e alguns poucos outros.

Uma moeda que é usada para lavagem de dinheiro, sonegação, que é pedida para resgate após sequestro. Bandidos a adoram. Sem falar do seu alto gasto energético. Sem lastro. Baixo índice de confiança. Não estou falando do Bitcoin, mas sim do Real, Dólar, Euro, e outras moedas. Governos do mundo todo estão imprimindo dinheiro a rodo. Não há lasto. Não há confiança. Banco Centrais, seus supostos guardiões, abertamente falam que querem desvalorizar suas moedas. No momento que eles quiserem, eles podem confiscar seu dinheiro. Não dá pra confiar.

Sabe-se que psicologicamente é muito ruim colocar dinheiro em algo que subiu muito. Mas supere essa barreira.




O lastro do bitcoin é seu sistema, seu algoritmo, que garante escassez. O sistema é seguro. O controle é descentralizado. E ao contrário do que parece, ainda está longe de estar na moda.

Estude, leia mais sobre o assunto, e se sentir confiança, saiba como criar uma carteira, como mantê-la em segurança e dedique pelo menos 1% do seu patrimônio em BTC. Não espere o povão começar a comprar BTC para depois você começar a comprar. A blogosfera está um passo a frente. Povão nem sabe como abrir conta em corretora, quanto mais comprar uma coisa ainda encarada como moeda de joguinho. Não comece a investir quando Ana Maria Braga e Sikera Junior começarem a falar sobre isso na TV.

Em algum momento os governos vão proibir o BTC. Eles vão culpar o seu suposto gasto de energia. Vão falar que é moeda de lavagem de dinheiro e coisa de bandido. Vão falar que é um perigo pois não há controle central (que é na verdade seu atrativo). Não interessa.

O bitcoin vai matar a moeda de curso forçado que usamos hoje?

Eu não sei. Não sou economista mas tem uma tal de Lei de Gresham que diz que a moeda ruim tende a a tirar a moeda boa de circulação. Ou seja, em uma sociedade onde moedas como conchas e ouro estão presentes, o povo tende a circular as conchas e a guardar o ouro. Se partir desse princípio, e se considerar na possibilidade de bitcoin ser melhor que a moeda de curso forçado, então ele não substituirá. Mas isso não significa que não tem valor.

 

Isso é um blog

Isso aqui é um blog. Não é recomendação. Você é responsável pelo seu dinheiro. Pode ser que daqui a alguns anos essa postagem se revele uma besteira. Mas posso recomendar que você estude. Se pelo menos uma pessoa que ler esta postagem tenha a paciência de estudar um pouco sobre o assunto, mesmo que decida não colocar dinheiro nisso, o objetivo desta postagem está concluído.

59 comentários:

  1. Não sei se já viu mas esse seu post parece esse video aqui...rs

    The Tragic Struggle of Telling your Friends to Buy Bitcoin (2011-2021)
    https://youtu.be/W8GDsddB1us

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá SrIF365
      Não sabia que você tinha canal no youtube. Cara, esse é um assunto que a blogosfera no final marcou passo, perdeu o bonde. Ficamos muito tempo aqui nos blogs. Éramos para ter pelo menos um canal grande. E agora vejo uns outros canais de finanças que não tenho coragem de ver os vídeos, tão baixa a qualidade e tão raso o conteúdo.
      Precisamos de canais como o seu, mas pelo menos uns 8 anos atrás. Isso é assunto para outra postagem.
      Abraços

      Excluir
    2. Para quem quiser conferir o canal dele -> https://www.youtube.com/channel/UCPySI2JVnIOdqC91XEWiXxA

      Excluir
    3. Eu já sabia que o SrIF365 tem canal no youtube costumo ouvir os podcast dele lá no youtube.

      Em relação ao tema de ter perdido o Bonde dos canais do youtube isso é uma grande verdade.

      Em Feveiro de 2017 criei o Blog Dinheiro Investimento e Lazer, passado 1 ano, em 2018 criei o canal do youtube com o mesmo nome Dinheiro Investimento e Lazer, só que nesse primeiro ano e meio no Youtube fiz só 5 vídeos, como tal o canal não cresceu.

      Passado esse tempo, comecei a fazer vídeos em força, já são mais de 200 vídeos e já agora 300 postagens no blog.

      Só até 2018 e anos anteriores, era bem mais fácil ter visualizações, agora esta muito concorrido são milhares de canais. Vejo que devia ter começado mais cedo, e quando comecei devia ter feito mais vídeos.

      De qualquer forma, esta começando a melhorar atualmente são tenho mais de 2500 inscritos e o canal cresce vídeo após vídeo.

      Estou satisfeito, embora para fazer um vídeo são de 4 a 8 horas de trabalho, desde pesquisa, roteiro, editação e lançamento.

      Sempre que você escreve um post novo aqui no blog passo cá para ler.

      Abraço!

      Excluir
  2. Sempre vai haver um Bitcoin, Uma magalu...

    Há quem veja isso de uma forma que devemos se expor de forma convectiva e há quem veja que é tola a tarefa de tentar adivinhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sisifo,
      Desculpe minha ignorância, mas não entendi muito bem o que é forma convectiva (a não ser voltado para o campo da natureza). Procurei até no Google mas não encontrei. Mas de certo não advogo nenhuma ideia de adivinhação.
      Abraços

      Excluir
    2. Meu erro, a tradução correta seria "convexa".

      https://escoladafortuna.com/o-que-e-convexidade/#:~:text=Por%20outro%20lado%2C%20um%20investimento,bom%20exemplo%20de%20ativo%20convexo.

      Excluir
  3. "Vão falar que é um perigo pois não há controle central" Exatamente, belo post, ADP! E eu mesmo preciso fazer, já tive btc no passado mas vendi, vou alinhar pros próximos aportes alocar um pouco. Valeu.

    ResponderExcluir
  4. suposto gasto de energia? Como assim suposto? hahaha
    Vejo que todo mundo está com FOMO. Hora de comprar essa merda era em 2011, nao agora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só não comprar. Salve seu dinheiro. Você pode estar certo.
      Abraços

      Excluir
  5. Se for considerar a blogosfera como um todo há sim papo de btc desde cedo, eu inclusive lia muito na época que comecei a comprar (2016-2017), a questão que a finansfera/blogosfera também é uma bolha e se a pessoa só segue o pessoal de renda fixa não vai sair disso, assim como renda variável, traders e tudo mais.

    De qualquer forma, sou entusiasta do btc e compartilho um pouco dos seus pensamentos, há ainda MUITO preconceitos e POUCO conhecimento do mundo de crypto o que afasta muitos interessados, mas é um caminho lento mesmo. Você me deu uma ideia de fazer um post sobre como aprender sobre btc, já que eu vejo que alguns tem vontade de aprender mas vão no youtube e aprendem o superficial do superficial, btc e mundo crypto tem que aprender aos poucos, com degustação e entendimento, um vídeo de 15 min não ajuda em nada além de influencia de opinião e esquecer sobre oq viu 2 dias depois.

    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você. Muito material superficial, e se demora mesmo pra começar a entender. E outroa coisa. Tem que ter a mente aberta.
      Faça sim sua séria. Vai ajudar muito.
      Abraços

      Excluir
  6. Eu fui um dos que resistiu a entrar em criptomoedas, sempre tive preconceito é verdade, afinal meu dinheirinho foi conquistado da forma clássica: estudo, trabalho, aporte e investimento. Não é justo um vagabundo qualquer ganhar uma bolada na sorte. Mas sabe de uma coisa, o mundo não é justo, nunca foi.

    Então comecei a estudar mais a fundo as criptomoedas, e quanto mais eu estudava, mais abria-se diante de mim um admirável mundo novo.
    Hoje considero quem ganhou não como sortudo e sim como alguém que apostou por exemplo na Amazon ou no Google ainda no começo. Vejo bastante paralelo entre as criptomoedas hoje com a bolha.com em 2000. Nos anos 2000 a internet era novidade e existiam milhares de empresas, a maioria era uma merda, e aconteceu o óbvio, a maioria faliu e desapareceu enquanto as melhores cresceram exponencialmente e hoje comandam o mundo.

    Os governos iniciaram em 1971 o maior golpe contra a capacidade das pessoas de poupar e investir. O fim da paridade ouro-dólar é um experimento em escala nunca vista para manipular a base monetária sempre em desfavor da maioria das pessoas. Esse mundo de juros reais negativos é o resultado desse experimento, e os governos estão prontos para dobrar a aposta, com iniciativas como a da China de criar dinheiro com prazo de validade.

    Estude, esqueça ganhos rápidos, esqueça tentar convencer os outros, as criptomoedas serão mais do que apenas uma nova classe de ativos, serão suas defesas contra governos cada vez mais ávidos por confiscar seu dinheiro e entregar na mão de parasitas que nada produzem no mundo, e cujos votos valem o mesmo que o seu.
    Quem tem olhos, veja.

    ResponderExcluir
  7. E hash11? É uma boa alternativa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem prós e contras, se quiser manter em segredo que possui criptomoedas para não pagar imposto, isso não serve, mas se quiser investir sem se preocupar muito nem estudar o assunto, aí pode ser uma boa.

      Excluir
    2. Não sei se é bom, mas prefiro investir direto.
      Abraços

      Excluir
  8. Na real o bitcoin e as alticoins é tudo piramide,da para ganhar muito dinheiro ou perder quase tudo,sem sentido vale quase 400 mil reais e em poucos dias vale menos de 200 mil reais,quem entra no começo ganha muito e quem entra no fim perde tudo,isso é piramide classica,muitos perdem e poucos ganham

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, pirâmide não é, mas o restante do que você falou pode ser verdade.
      Abraços

      Excluir
  9. Qual o sentido disso agora? mandar as pessoas comprar btc se o cara nem tem btc

    ResponderExcluir
  10. Qto vc tem de btc e quais alticoin?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se no futuro eu voltar a divulgar o que tenho, conto.
      Abraços

      Excluir
  11. Tem investido em algo? o que tem feito com o dinheiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou incerto aqui no Canadá, ainda. O grosso está no banco.
      Abraços

      Excluir
  12. Tipo o SrIF365 que não sabe falar de outra coisa a não ser bitcoin agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá audiência, fazer oq? Qual a graça de falar de Tesouro IPCA?!?!rs Andei falando muito durante a alta das cryptos e agora por conta da baixa. Quando o dólar quase bateu em 6 reais falei de câmbio, e a hora que puder finalmente voltar a viajar falarei de viagens. Meu podcast acaba refletindo o momento que estou vivendo... então só espero não ter que falar sobre voltar a trabalhar!rs

      Excluir
    2. hahahhaha.....o duro é ter que responder sempre esses comentários. Realmente não é possível agradar todos. Sempre terá algo para provocar o famoso mimimi...

      Excluir
    3. Não é crítica. Mas justamente por ninguém falar no tesouro ipca por que é chato é que ele é uma das melhores maneiras de juntar dinheiro no longo prazo. Devagar e constante, mas lógico ninguem gosta de algo sem emoção, só eu tlvz

      Excluir
  13. ADP,

    Você entrando de novo em cripto logo no bull market novamente?

    https://alemdapoupanca.blogspot.com/2018/08/liquidei-minha-posicao-em-criptomoedas.html

    Acompanho o seu blog a muito tempo, e no último bear market você foi mão de alface... em 2018 eu comprei e tomei fumo, cheguei a ter 80% de perda, porém acreditei nos projetos e continuei comprando durante 2018 e 2019.

    Se você acredita, tem que comprar quando ninguém quer (que foram os anos de 2018 e 2019)... hoje estou só realizando lucros aos poucos pq uma posição que era 6% do meu patrimônio hoje já corresponde a 40%.

    Galera tem que tomar cuidado com viés comportamental pra parar de comprar no mercado de alta e vender na baixa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alfaceei sim, kkkkkk. Mas eu teria que vender de qualquer maneira, pois precisava de dinheiro para vir para o Canadá.
      Abraços

      Excluir
  14. Difícil não cair na narrativa...o bitcoin não é sucesso pelo seu uso, mas pela sua alta. Eu vou permanecer distante. Prefiro comprar ações, caso o dinheiro deixe de existir, as empresas não deixarão. Essa aposta no bitcoin é de alto risco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas veja bem, quando estava a 1, 2 dólares, ninguém dá bola mesmo. A moeda pode ser a melhor do mundo. Se não tiver popularidade, ninguém dá bola. Agora que está na casa dos milhares, alguns consideram que a coisa pode ser séria.
      Sim, é alto risco, mas dedicar 0,5%, 1% do patrimônio talvez não seria tão ruim. Se der errado, ainda sobrevive.
      Abraços

      Excluir
    2. Eu prefiro comprar quando ela estabilizar e tiver uma paridade com dolar baseada na base monetária,visto que alegam que ela é reserva de valor.Por enquanto, eu perdi dinheiro e talvez o siga, porém enquanto tiver essa volatilidade, estou fora. Abraços.

      Excluir
    3. O BTC é um investimento cíclico (como toda commodity), tem que saber a hora de entrar e sair.
      Atualmente já estamos em um bull market, ou seja, o upside já está bem menor do que era em 2018 e 2019.
      Porém cripto são investimentos convexos quando se compra no bear market (obvio que tem que escolher os projetos certos).
      Por exemplo, eu coloquei 6% do meu capital ao longo de 2018 e 2019... e hoje chegou a se tornar 45% do capital de 2021. Se eu fosse perder... seria apenas 6%... se poderia ganhar 20-50x o valor.
      Colocando em número fictícios, foi algo tipo 6% de 300k (18k) para algo próximo a 45% de 1.2kk (540k)... um retorno de 30x. Já coloquei tudo no bolso? Não... estou realizando lucro aos poucos todo mês.. posso colocar bem menos se as criptos continuarem a cair ou bem mais se ainda tiver mais uma pernada de impulso.

      Excluir
  15. Fala AdP! Excelentes considerações.
    Comecei a me interessar por bitcoin em 2017, influenciada por um amigo (de confiança, economista, que já tinha comprado alguns bitcoins no passado) e, por sugestão dele, acabei comprando 1% do meu patrimônio em bitcoin perto do pico da alta de 2017.
    Caiu muito logo em seguida? Sim. Subiu muito esse ano? Mais ainda! Não sei se é correto falar em B&H para compra de moedas, mas é isso que estou fazendo e pretendo continuar a fazer em relação ao bitcoin. Abraços!

    ResponderExcluir
  16. Criptos mudaram a minha vida, no segundo semestre de 2017 começou um FOMO sobre o BTC que na época beirava os R$8mil. Eu comecei ler sobre e resolvi apostar quase tudo o que eu tinha em comprar apenas 1 e não deu uns 2 meses acho e já valia R$25mil.
    Na época começaram as explosões das alts e eu fui seduzido por uma em particular, RAIBLOCKS que hoje é a Nano.

    Fiz meus míseros 8 contos virarem quase R$310mil brutos e conforme foi caindo acabei estopando em R$200mil. Não sai no topo, mas sai em boa hora pois ela derreteu depois disso. Consegui comprar uma casa e um carro e de um bosta assalariado estou inclusive na reta final da minha faculdade.

    Meu único arrependimento foi ter deixado pra trás esse mundo das criptos e só voltar a investir esse ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anon,
      Belo investimento seu. Também apliquei em Raiblocks mas no final saí com pouco lucro. Suas operações foram mais inteligente.
      Abraços

      Excluir
  17. Não é investimento, não é defesa, é apenas sanha especulativa e tulipa digital. DOGE está aí para comprovar. Se qualquer BTC fosse tão bom, ninguém trocava por fiat.

    Investidor Troll (com preguiça de logar)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Pelo jeito de escrever, você não me parece ser o Investidor Troll. Mas seu comentário pode mostrar-se correto com o tempo.
      Abraços

      Excluir
  18. Eu gosto de acompanhar a evolução tecnológica e faço minhas apostas também. Chainlink e BNB são minhas atuais, e eu também estou arriscando um qualquer sendo Liquidity Provider em algumas DeFis.

    ResponderExcluir
  19. Vc percebe que a Blogosfera está muito fora do assunto quando não vê ninguém comentando sobre DEX, DEFI, LP...

    ResponderExcluir
  20. viverderenda aqui

    to sem logar pq estou passando mal

    perdi tanto dinheiro que nem consigo mais logar no meu blog

    piramide caiu novamente

    ResponderExcluir
  21. viverderenda o VR

    Sim sou eu mesmo o VR perdi praticamente todo o lucro do ano muito desanimador terminar tão rapido o bull market nem estou mais logando no meu blog

    na verdade nem teve bull market isso é tudo piramide está novamente caindo quem entrou no fim perde tudo como sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não é o VR. Ele sabe usar pontuação e acentuação corretamente. Já você...
      Você é o anon que inventa coisas aqui. O mesmo que inventa ter uma vida miseravel no exterior. É muito fácil indentificá-lo.
      De qualquer forma, obrigado por gastar seu tempo na madrugada para comentar. Isso ajuda a indexar o blog nos sites de busca. Ainda bem que você não tem nada mais útil a fazer.
      Abraços

      Excluir
  22. vc trabalha de que ai no canada? qto é seu salario ?

    ResponderExcluir
  23. Amigo, como eu te envio um email? Obrigado.

    ResponderExcluir
  24. Encontrei o Blog ao acaso, muito bom o texto simples e direto, gostei de ver tb o comentario do pessoal, "o mundo não é justo" e pronto, sempre fui contra, não quero complicar as coisas, porem agora com uma maior facilidade tipo o HASH11 e logo o QTBC11, vou colocar um pouco da carteira, sempre fui contra pois achei que a qualquer hora inventam uma nova moeda, porem assistindo um filme, tive um flash, Btc igual a Monaliza do da vinci, hj copiam, podem pintar outra e sair até melhor, mas a Monaliza é a Monaliza, e tem louco pra tudo e pagar muito por obras de arte... por fim, vou acompanhar e ver que posso aprender na pagina, valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Batman.
      A ideia é essa. Mas eu preferiria investir diretamente. É tão simples que, no momento, não vejo sentido em investir em fundo. Mas cada um cada sabe o que faz de melhor para si.
      Abraços

      Excluir
  25. Fala, AdP,

    como estás, meu caro? Resolvi olhar meu blog hoje e acabei caindo aqui. Vi que se mudou para o Canadá, sucesso por aí!

    Sobre o BTC, acho engraçado que nem meu corretor que é de super confiança recomenda. É, de fato, um cenário de total aposta hoje em dia. Como "investir" nisso? Baixa alocação (como o 1% que você sugeriu).

    Não tenho acompanhado nada por aqui, mas mais importante que acertar se o ativo vai dar certo ou não, é estar preparado pra qdo der errado... rs

    []s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nobre Dimarcinho. Caramba, tá vivo hein. kkkkkk
      Fico feliz em te ver por aqui. Um membro das antigas e que sempre tinha bons comentários.
      Estou muito bem aqui no Canadá. Feliz.
      Pois é, cada um tem uma opinião sobre BTC. Mas tem que saber qual o entendimento que seu corretor tem sobre o assunto. Além disso, não o conheço, mas tem que pesar também o que ele ganha ou o que ele perde recomendando BTC. Se ele não ganha nada com isso, então pra que recomendar? No fim, vale aquele estudo pessoal para tirar sua própria conclusão.
      Você me inspirou a fazer uma postagem a respeito do BTC. Vamos ver se vai sair.
      Abraços e sucesso

      Excluir
    2. Na verdade, o corretor é um amigo pessoal meu de longa data.
      Mas de fato, é uma roleta russa. Não tem como saber se isso vai dar certo ou não, ainda mais que hoje em dia existem diversas moedas.
      Acredito que é uma tecnologia que veio pra ficar, mas daí a adivinhar quais as moedas irão subir ou não no futuro é complicado.

      A melhor abordagem é gerenciando risco. Reserva parte do capital para um alto risco e aloca lá. Terá que ser um valor baixo. Se for um capital já razoável, eu acho que 5% OK... também vai da agressividade do investidor, desde q ele entenda q é um dinheiro q pode virar pó... rs

      Mas faz sim a reportagem sobre o BTC!

      []s!

      Excluir
  26. Rapaz, eu ainda não tive coragem de ir em BITCOIN.

    Os dividendos ainda me atraem mais haha

    ResponderExcluir
  27. O seu raciocínio é bem parecido com o meu, AdP. Pretendo incluir BTC no meu portfólio, mas limitado a algo entre 1% e 5%, compondo minha reserva de valor. Quanto a outras criptos, aí já não sei. Veremos.

    Te adicionei no meu blogroll.
    Poderia adicionar o meu também?

    ResponderExcluir
  28. Eu não entendo quase nada da parte técnica e acho que a maioria das altcoins terminará no cemitério de altcoins, que já conta com mais de mil cadáveres. Até a longevidade do próprio bitcoin é incerta. Ao contrário do que seus entusiastas pensam, há sim maneiras bem concretas dos governos acabarem ou dificultarem muito a farra. Se vão fazer, é outra coisa, porque hoje em dia tem investidores institucionais, com poder de lobby.

    O fato é que nada disso me interessa. Interessa é que é chance de ganhar dinheiro. A era de ouro foi 2017. Se você tivesse 10 mil reais disponíveis, zero vontade de estudar o assunto, e simplesmente colocasse mil reais em cada um das 10 cripto mais negociadas, seus 10 mil se multiplicariam por 70 no espaço de 1 ano. Mesmo com a queda aguda subsequente, daria pra liquidar fácil com 400, 500 mil. Sem estudo algum, zero trabalho, a não ser o de olhar as cotações.

    O exemplo do "Viver de Renda" é emblemático. Um simples palpite de um amigo e uma aquisição de 50 mil reais (cerca de 50 btc a mil cada) rendeu quase 14 milhões. Todo o estudo e aprofundamento dele, com investimento em ações, etf's, títulos públicos, diversificação no exterior... tudo rendeu pra ele o mesmo que esses 50 mil derivados de um palpite (e o tal amigo comprou 1000 bitcoins, imagina a situação desse camarada agora...).

    Hoje eu acho que é muito mais difícil, mas ainda há espaço. Se ficar ruim, você sai. Simples assim. Eu, novato e medroso que era em 2017, só tirei 80 mil, sendo que 30 foram para o saco nas mãos de um hacker. Poderia ter mudado a minha vida de uma maneira que hoje dinheiro não seria mais uma questão. E poderia ter feito isso com 10, 20 mil, valor muito inferior ao que eu tinha na época. Deixei de fazê-lo por me indagar demais, como vejo alguns fazerem nos comentários.

    Não é entrar com tudo. Nem naquele momento isso seria uma boa ideia. Mas é pegar uma parcela razoável e comprar nas baixas. O risco é perder parte do que se tem, a chance é multiplicar o investido.

    ResponderExcluir

Seja educado. Mensagens de trolls serão moderadas.