quinta-feira, 21 de junho de 2012

Você pergunta, o blog responde - 1


Mais outra série estará começando no blog. Estou recebendo algumas perguntas pelos comentários do blog ou através do endereço alemdapoupanca@gmail.com de pessoas com diversas dúvidas sobre investimentos, e muitas dessas perguntas estão se repetindo. Decidi então criar este espaço onde, caso esteja no alcance de meus conhecimentos, criarei uma postagem respondendo de modo simples e mastigada a dúvida enviada, e de quebra, outras pessoas poderão contribuir com a postagem através dos comentários.

O colega Régis deixou uma dúvida a respeito da poupança:
"Olá meu nome é Régis. Estou lendo sobre a poupança e tentando entender cada vez mais sobre este investimento. O seu blog é muito esclarecedor e tem uma linguagem direta, parabéns. Bom, minha dúvida é a seguinte: meu aniversário da poupança é dia 24, só que neste mês cairá no domingo então qual dia eu devo depositar e se isto irá mudar o dia de aniversário da poupança, sendo que será compensado no próximo dia útil, sendo então dia 25?
Obrigado"

Olá Régis, muito obrigado pelo elogio ao blog. Vamos à resposta:
Você não precisa esperar pela data de aniversário da poupança para realizar o seu depósito. Cada depósito realizado terá a sua respectiva data base. A partir do momento que você, por exemplo, depositar 500 reais no dia 7 e 1.000 reais no dia 24, você receberá a remuneração correspondente a esses depósitos sempre nos dias 7 e 24. Então recomendo você a não esperar por um determinado dia, e sim depositar o quanto antes.

Depois dê uma olhada com carinho no seu extrato da poupança. Provavelmente ele mostrará em algum local algo mais ou menos assim (utilizarei o exemplo acima):

Saldos por dia base
Dia      Valor
7         500,00
24       1.000,00

É importante observar que a remuneração do dia 7 aumentará o valor de base do próprio dia 7, enquanto que a remuneração do dia 24 aumentará o valor de base do próprio dia 24. Ou seja, esses valores serão remunerados mensalmente utilizando o juro composto, de forma separada, conforme imagem abaixo:



Digamos que em determinado mês, o dia 24 seja um dia não útil. Neste caso, o valor será depositado na sua poupança no próximo dia útil. Mas mesmo que ele seja depositado em outro dia, ele alterará o valor da data base de origem. Ou seja, ele não criará outra data base para você. Ela ainda será no dia 24.

Há uma observação a ser feita. Depósitos realizados nos dias 29, 30 ou 31 terão como data base o dia 1 do mês seguinte. (Art. 12 da lei Nº 8.177).

Resgate
Para finalizar e evitar prováveis dúvidas que possam surgir, é necessário explicar o resgate. Como a poupança pode ser resgatada em qualquer data, é importante saber qual o critério que o sistema adota.
Para simplificação, o sistema assume que, caso o saldo do dia de resgate não seja suficiente, ele fará o débito nas datas anteriores mais próximas. Vou dar 2 exemplos:

Saldos por dia base
Dia      Valor
7         820,00
24       1.350,00

Comecemos com a hipótese de o poupador da situação acima realizar um resgate no dia 13, no valor de 700 reais. O sistema verifica que na data base 13 o saldo é zero. Então ele começará a verificar o saldo dos dias anteriores, até chegar no dia 7, que possui saldo. Ele retirará então 700 reais da data base 7, restando 120 reais.

Vamos supor que o poupador tenha feito na verdade um resgate de 900 reais no dia 13. O processo será o mesmo. A data base 7 será zerada, e ainda faltarão 80 reais para debitar. Com isso, o sistema continuará regredindo a data, até chegar até a data base 24, que será alterada para 1.270 reais.

Caso tenha dúvidas referente a investimentos, mande sua pergunta para alemdapoupanca@gmail.com

16 comentários:

  1. Olá, Além da Poupança!

    Você sabe o que determina a TR?
    Há uma "lógica" que determine que um dia no mês tenha uma TR mais alta que outro?

    Lembro que no dia 9 a rentabilidade era 0,52-0,54 e nas outras database o rendimento era 0,55-0,58. E justamente no dia 9 eu tinha a maior parte dos recursos depositados.

    Sei que a TR está próxima de zero atualmente, mas pergunto só por curiosidade.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, escrevi há um tempo sobre o assunto. O cálculo é meio complicadinho, mas acho que dá pra entender:

      http://di-finance.blogspot.com/2012/03/mitos-da-caderneta-de-poupanca.html

      []s!

      Excluir
    2. Muito boa a sua postagem Dimarcinho. Obrigado pela contribuição.

      Abraços

      Excluir
    3. Obrigado, grande dimarcinho! Até nas férias sempre ajudando a comunidade!

      Abraço!

      Excluir
  2. Não conheço o cálculo da TR, mas há pela internet muita informação. Achei essa:

    O que é TR?
    O TR é um índice criado pelo governo, para complementar os juros pagos na poupança e é calculado a partir da SELIC e da média das taxas de CDB, pré-fixado, de 30 dias.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo o pouco que eu sei do assunto, a TR é uma caixa preta que ninguém sabe explicar como se calcula... kkkkkkkkkkk

      Excluir
  3. Rapaz são tantos índice que tem no Brasil que é até dificil de explicar, eu até andei lendo sobre isso, mas deixei de lado, só sei que este indice e bem baixinho.

    Um abração!!! ADP

    ResponderExcluir
  4. Muito legal sua iniciativa AdP! =)
    Excelentes explicações.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Caiu na hora certa esse post... estou revendo cada aplicação minha, começando da poupança...
    Sempre q recebo o meu salário, já trasfiro para a poupança pra não perder tempo...

    abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah,... você poderia ir fazendo esse tutoriais com cada tipo de investimento em RF: TD, Fundos, etc....

      Excluir
    2. Olá RnM
      Pretendo falar aos poucos sobre os tipos de investimento, dentre outras coisas, na série mastigado.

      Pra mim é uma satisfação que você e outras pessoas tenham gostado da postagem.

      Abraços

      Excluir
  6. E ae AP blz? Vi que vc tem conseguido alugar suas ações como vc faz?
    Eu disponibilizei as minhas para serem alugadas através de um produto da XP, mas até agora nenhum centavinho na conta.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu mando um email informando que quero doar, e coloco as taxas que eu desejo. Como as taxas de mercado, conforme http://www.bmfbovespa.com.br/BancoTitulosBTC/EmprestimoRegistrado.aspx?Idioma=pt-br

      Abraços

      Excluir
  7. AP,

    Gostei bastante da iniciativa,

    Ae vai a minha dúvida, Opções é melhor para alavancar a grana de investidores com pouco dinheiro investido ?

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. Paulo
    Boa tarde ADP, observei diversos comentários sobre FII e gostaria de maiores informações, como se negocia, onde temos acesso aos códigos, como funciona na questão de IR.
    E a pergunta mais importante: é interessante?
    se for possivel coloque no item, você pergunta o blog responde, gostaria de ver a opinião do pessoal que acompanha o blog.
    Obrigado e abraços

    ResponderExcluir
  9. Não sei se mudaram as regras da conta Poupança no que tange à rentabilidade em dias não úteis, pois a data de aniversário de minha conta Poupança é todo dia 23. No entanto, percebo que sempre que tal data (dia 23) cai num sábado, domingo ou feriado, a rentabilidade ocorre normalmente, mesmo em dias não úteis.

    Algumas vezes, inclusive, já aconteceu da rentabilidade ocorrer até mesmo 1 dia antes da data de aniversário, isto é, no dia 22!

    Como ambas as situações mencionadas não me prejudicam em absolutamente nada - muito pelo contrário! - optei por não tomar nenhuma atitude em relação a isso, visto que está ótimo assim.

    P.S.: ao ler este meu comentário, talvez algumas pessoas se perguntem: "será que você não está enganado? Será que a data de aniversário de sua conta Poupança é realmente todo dia 23?" Sim! Tirei o extrato de minha conta Poupança, por mais de duas vezes, e ratifiquei que todos os depósitos que fiz em minha conta Poupança foram realizados, propositalmente, num dia 23!

    Abraços!

    L. F.

    ResponderExcluir

Seja educado. Mensagens de trolls serão moderadas.