sábado, 31 de maio de 2014

Fechamento - Maio de 2014



Com as proximidades da Copa e das eleições a situação do país está ficando cada vez mais tensa. Os protestos estão se intensificando cada vez mais. As greves estão se alastrando por todo o país. E os partidos estão formando alianças em busca de obter maior fatia de tempo na propaganda eleitoral. Falando em propaganda, vocês repararam a disparada da quantidade de propagandas do governo na televisão? Nunca vi tanta propaganda em tanto horário diferente. E nunca vi também tanta propaganda a Petrobras.

Consegui aportar três mil reais neste mês, mas está parecendo que daqui para frente voltarei para meus costumeiros 1.000 reais.

Tenho uma notícia que não é nada boa para os frequentadores o blog. Alguns ficarão indiferentes sobre o que vou escrever, mas muitos ficarão desapontados. Andei pensando e cheguei à conclusão de que a partir do próximo mês não divulgarei mais os valores de minha carteira. Os motivos são vários. Dentre ele é sua pouca relevância. Eu divulgo a composição de minha carteira em busca de incentivar discussões sobre alocações, estratégias ou comentários sobre empresas ou determinado investimento. Pesquisando os diversos comentários sobre minhas postagens de fechamento, percebe-se que as discussões referem-se sobre o dilema renda fixa x renda variável, ou comentários sobre uma empresa, sobre custos, fundos imobiliários e diversos outros assuntos deste tipo. Os comentários sobre valores são raros, o que mostra sua pouca relevância. Outra questão que me motivava a divulgar valores era mostrar para o pequeno investidor que é possível criar patrimônio através de aportes constantes. Em minha curta caminhada saí de 12 mil reais em 2011 para 100 mil reais em 2014. Está longe de ser uma fortuna, mas é possível constatar que o bolo cresce através de muita disciplina e abnegação. Há também motivos pessoais envolvidos (que não tem nada a ver com medo de sequestro ou algo do tipo), mas não é o caso citá-los. Espero que vocês compreendam.

Sobre o índice Ibovespa, o destaque positivo do mês foram MRFG3, KROT3 e AEDU3, com subidas respectivas de 27,4%, 19,59% e 16,67%. No campo negativo foram ELET6, ELET3 e USIM5, com -11,81%, -10,71% e -9,52%.

Vamos aos números:


Seção Tesouro Direto - TD

No mês passado minha posição no Tesouro Direto foi totalmente liquidada, mas sobraram R$1.134,60 em caixa. Neste mês transferi este dinheiro para a compra de fundos imobiliários.



Seção Fundos Imobiliários - FII

Esta seção mostra detalhes dos FII que compõem a carteira.

A tabela abaixo contém uma visão geral dos FII, mostrando o seu código, a quantidade, o preço médio de aquisição e o preço de fechamento do mês atual, calculando a valorização entre estes dois preços.







Aluguéis recebidos:





Aporte de R$2.001,76 proveniente do Tesouro Direto e de dinheiro novo.



Compra de 1 cota de HGRE11 por R$1.372,97 e 5 cotas de BRCR11 por R$124,50 cada.






Conclusão da seção Fundos Imobiliários

Neste mês, a carteira de FII obteve uma rentabilidade de 1,81%, acumulando 0,09% no ano.



Seção de ações

Esta seção mostra detalhes das ações que compõem a carteira.

A tabela abaixo contem uma visão geral das ações, mostrando o seu código, a quantidade, o preço médio de aquisição e o preço de fechamento do mês atual, calculando a valorização entre estes dois preços.





Há uma ação que estou desejando comprar: CGRA4. Fundamentalisticamente falando, o grupo Grazziotin possui caraterísticas que estão alinhadas com meu perfil: maiores margens do setor, ausência de dívidas, tamanho pequeno, múltiplos de preço baixo e crescimento de lucros moderado. O que me incomoda é seu conservadorismo excessivo e seu setor, que me desagrada imensamente. O problema é que defini o limite de 10 empresas para minha carteira, pois sou contra a diversificação excessiva e desnecessária. Para adicionar CGRA4 a minha carteira eu teria que tirar alguma outra empresa. Entre todas as empresas que tenho, a que eu tiraria seria o BBAS3. Entretanto, acredito que seria um erro desfazer hoje de minhas ações do BBAS3, haja vista que estou considerando a empresa como um caso de valor (enquanto nada de horrível acontecer com ela, pensarei assim). Decidi então fazer o seguinte: como não quero mais comprar nem me desfazer de BBAS3 e como quero comprar ações da CGRA4, usarei os dividendos de BBAS3 para comprar CGRA4 e suportar momentaneamente o investimento em 11 empresas diferentes. O tempo e a experiência me guiarão para decidir por novas mudanças.



Dividendos recebidos:




Algumas empresas anunciam dividendos, mas demoram a pagar. A tabela abaixo mostra as empresas que já anunciaram seus dividendos, mas que ainda não pagaram.






Aporte do mês: R$2.132,84

Juntando o aporte com o dinheiro em caixa e os dividendos, foram realizadas as seguintes compras:






Abaixo a valorização de cada ação no mês.



Até que minhas ações não performaram mal neste mês. A exceção foi EZTC3 que derrubou minha rentabilidade por causa de sua grande representatividade na carteira.




Conclusão da seção de ações

Neste mês, a carteira de ações obteve uma rentabilidade de -2,11%, acumulando -0,64% no ano. Enquanto isso o Ibovespa obteve rentabilidade de -0,75% no mês, acumulando -0,52% no ano.



Abaixo um gráfico comparando o desempenho da carteira de ações com o Ibovespa e o CDI, desde seu ponto inicial no final de dezembro de 2010.





Resultado Consolidado

Esta seção reúne o Tesouro Direto, FII e ações, fazendo uma consolidação dos resultados.

Aporte total do mês: R$3.000,00

Valor da carteira: R$ 102.082,14

 

Carteira de investimentos com valorização de -1,54% no mês e -0,27% no ano.

Levando em consideração a rentabilidade e o aporte, a carteira modificou 1,4% no mês.



Total de rendimentos recebidos ao longo do ano (Dividendos + JSCP + aluguéis de FII + aluguéis de ações)

R$2.069,2



Evolução da carteira ao longo dos meses:









Frase para reflexão:

"Quem pensa pouco erra muito." Leonardo da Vinci



Seguindo com disciplina e determinação!



Rumo aos 130 mil !!!



Veja também





De nenhuma forma esta postagem destina-se a explanar recomendações ou dicas de compra, venda ou manutenção de qualquer um dos ativos listados. Lembre-se que esta postagem foi feita por uma pessoa comum, assim como você. A responsabilidade pelo resultado de seus investimentos é exclusivamente sua. Então estude, dedique-se e tire suas próprias conclusões. Com certeza você tem capacidade para isso.

113 comentários:

  1. Não é a minha percepção. A cada zero, a cada algarísmo significativo conquistado, a galera vibra e incentiva.

    Infomar somente a composição da carteira com, os percentuais, vai deixar a coisa fria e sem vida. AdP, você vai destruir um dos gatilhos de comunicação do blog. Reconsidere!

    Engraçado é que fiquei aqui pensando qual seria esse motivo pessoal pra você esconder o valor da carteira: Medo de sequestro? Receio que algum parente peça dinheiro emprestado? Dificuldade formatar as tabelas com números grandes? Desisti. Alguém arrisca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simples, estamos no Brasil e é melhor que seja assim.
      Se você soubesse a fragilidade da anonimidade que temos nas instituições financeiras, nem usaria mais. Qualquer um acessa o que quiser a qualquer hora e fica por isto mesmo.
      Acho prudente da parte dele se resguardar.
      E quem o acompanha pelo desempenho e pelos artigos, o continuará fazendo.
      Não divulgar os valores não vai diminuir o que ele foi, é e sempre será para a blogosfera.

      Abs

      Excluir
    2. tbm acho q fica sem graça sem divulgar valores, fazer o q

      sobre a diversificação, até 40 empresas acho bacana, pra qm tah all-in em ações

      Excluir
    3. As respostas sobre o porquê de não querer divulgar está na postagem. Não tem muita relevância e o foco principal é discutir estratégias. Mas concordo sim que divulgar valores torna o fechamento mais realista. Mas tem outras coisas em jogo. Posso ser descoberto por alguém próximo e não quero que ele saiba o quanto tenho. Como estou estudando para concurso, um aumento súbito de aporte seria um fator que facilitaria minha identificação, pois é possível cruzar o mês de aumento do salário com o de nomeação dos órgãos públicos. Além disso, como não divulgarei mais valores, estarei mais confortável em algum dia me revelar para vocês.
      Abraços

      Excluir
    4. Não existe possibilidade de você ser descoberto, a não ser que você diga a alguém que você é o autor do Blog.

      Excluir
    5. Eu parei de divulgar valores não por "medo" de ser descoberto, e sim por visualizar um projeto futuro de coaching na área financeira, e para isto preciso ter a identidade real, e o blog é o portal.

      Excluir
    6. Só desavisado vai contratar coaching com quem ainda tá engatinhando no mercado e foi colocado nos eixos pela esposa...

      Se liga Uó!

      Excluir
    7. Mas ele não disse que iria ser o couch, pode muito bem ser o couchee !! kkkk

      Afonsinho!

      Excluir
    8. É sério isso, UB ???????? Tu tá brincando, né????

      Excluir
    9. Troller, o coaching é apenas um projeto, ainda tenho que estudar muito, e se tudo der certo, daqui uns 5 anos já poderei iniciar algo neste sentido, e o blog será a comprovação real do método, 6 anos de história em posts e números escritos, vamos ver no que dá.
      Se liga troleta!

      Excluir
    10. Não achei minha tréplica ofensiva para ser deletada, mas ok, ADP...

      Excluir
    11. Foi mal, Troll. Não era ofensiva. Entretanto não queria nenhuma discussão a respeito do General. Mas como entro pouco aqui, surgiram tantos comentários que deixei pra lá.
      Abraços

      Excluir
  2. [ ] Very good pra xuxu - acima do CDI de 0,86
    [ ] Tá ruim mas tá bom - acima do IBOV de -0,75
    [x] É culpa da Dilma!! - abaixo do IBOV

    ResponderExcluir
  3. Divulgar valor em R$ realmente não tem nada a ver...

    Quando você calcula a rentabilidade separada de cada ativo leva em consideração os proventos recebidos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto de separar dois termos semelhantes, mas diferentes. Valorização é diferente de rentabilidade.
      Valorização de um ativo seria a variação positiva de seu preço.
      Rentabilidade seria a valorização mais os dividendos, aluguéis e demais proventos ou rendimentos.

      Na minha tabela eu aponto a valorização individual, ou seja, apenas a diferença entre preço médio e preço atual. Lá não consta dividendos pois os dividendos não descontam o preço médio.

      Já na conclusão da seção de ações eu coloco a rentabilidade, que leva tudo em consideração (valorização, dividendos, JCP, etc).

      Abraços

      Excluir
  4. Uma pergunta após eu ficar namorando este seu gráfico Carteira/IBOV/CDI: até dez/2011 sua carteira esteve abaixo do CDI mas mesmo assim apresentando boa rentabilidade se comparado ao IBOV, após este período ela ultrapassou o CDI não mais ficando abaixo. Quais fatores/ativos/alocações contribuiram para esta performance? O que foi vencedor na sua estratégia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sendo sincero com você, e sem falsa modéstia, não considero minha carteira como vencedora. Se você olhar de novo, verá que minha carteira de ações não estão muito diferente do CDI (Apesar de ser um CDI bruto. Teria que descontar os impostos). Ou seja, corro um risco grande para ter uma rentabilidade semelhante. Eu somente estou sendo vencedor em relação ao Ibov.
      Mas como o período é curto, vou deixar o tempo passar para ver se realmente serei vitorioso.
      Mas respondendo a pergunta sobre minha performance, acredito que seja o investimento em empresas lucrativas. Muitas estão com preço médio acima do preço de mercado, mas esta tabela não considera os dividendos.
      A não diversificação também é muito importante, pois quanto mais ações eu adiciono na carteira, mais próximo ficarei do mercado, ou seja, a linha da minha carteira seria deslocada para baixo. Só tenho que tomar o cuidado na escolha da empresa.
      Mas vamos ver como será daqui para frente. Está um pouco cedo para tirar conclusões. Como estou aumentando a participação de empresas com baixo valor de mercado, espero que eu consigo aumentar minha rentabilidade no longo prazo.
      Abraços

      Excluir
    2. Então AdP pegue todo seu dinheiro e invista numa LCI do Pine pagando mais que o CDI (claro isento de IR) esqueça os estudos e seja feliz.
      BAGUAL

      Excluir
    3. Tá pagando mesmo Bagual? Vc comprou? Usou qual corretora?

      Excluir
    4. Pois pe AdP, minha carteira estava vriando um índice, por isto resolvi enxugar, agora são 16 ativos escolhidos à dedo, vou ver se daqui dois anos meu gráfico estará parecido com o seu, estando acima do CDI já será uma vitória.

      Excluir
    5. Comparando com o recente desempenho o mercado, concordo que ficar acima do CDI não é nada fácil, rs.
      Abraços

      Excluir
    6. Tem CDBs e LCIs dando um líquido maior que o CDI. Dá pra incluir eles na diversificação (renda fixa), AdP, já que voce zerou participação de renda fixa! Uma parcela do seu investimento pode ficar no rendimento > 10% anual liquido, e a outra parte voce faz os FIIs e acoes normalmente.
      Ruim é que nao teria a mesma liquidez que voce teve no TD e que alias desfez posição. Mas é algo a se pensar estes +- >10% anual, certo?
      Voce recomenda começar o estudo de FIIs por onde? Acoes ok bastante material etc, mas FIIs me parece que a coisa é mais trabalhosa como se cada FII tivesse que ser analisado separadamente e de método particular? Me parece ainda mais subjetivo mas queria ver opinioes
      Indagação: se eu investir em empresa do setor de construcao ja nao estaria de certa forma cobrindo investimento de FII, ou na pratica a mecanica de FII e acoes é muito distinta?

      Excluir
    7. Na página o Soulsurfer (pensamentosfinanceiros) tem uma série de postagens onde ele comenta todos os FII que possuem liquidez decente. Dá uma olhada lá.
      Sobre sua indagação, eu acredito que são coisas distintas. Uma empresa, mesmo do setor de construção, visa ao lucro a partir de suas atividades e para isso precisa ter funcionários projetos em andamento. Já um FII recebe rendimento de aluguéis de seus imóveis. Apesar de ter objetivo o lucro, um FII é bem menos dinâmico que uma empresa.
      Abraços

      Excluir
    8. "Uorrem Bife1 de junho de 2014 10:57

      Pois pe AdP, minha carteira estava vriando um índice, por isto resolvi enxugar, agora são 16 ativos escolhidos à dedo, vou ver se daqui dois anos meu gráfico estará parecido com o seu, estando acima do CDI já será uma vitória."

      Caro UO , é uma pergunta/dúvida(não crítica)...afinal quem soy jo, para ensinar alguma coisa....Mas a resposta do ADP foi que ele concentra em EMPRESAS LUCRATIVAS E COM BONS FUNDAMENTOS...Minha pergunta, e se tiver 20 ou até 30( se existirem) mais de boas empresas, lucrativas e com bons fundamentos não estaríamos, "fugindo" do IBOV também? e maximizando nosso portfólio? Cito por exemplo ao Invés de MDIA3 ou BRFS3 as duas...entre ALUP e TBLE as duas? A pergunta serve para o Senhor também ADP!
      Obrigado e um Abraço aos dois!
      Luiz Alves

      Excluir
    9. Olá Luiz,
      Sim, sua pergunta faz sentido pois o que diferencia uma carteira do Ibov não é apenas a questão quantitativa, como também a questão qualitativa. Então, em minha opinião, sim, você estaria fugindo do Ibov.
      Abraços e sucesso

      Excluir
    10. Grato! ADP tenho lido sobre aportar todo o Capital disponível de uma vez ou às poucos senão engano-me(DCSA X LSU, ou algo assim) de tudo que estudei fiquei mais voltado e principalmente mais confortável, em ir aportando aos poucos, acho que é a melhor forma...tenho R$20.000,00 e aporto todo mês R$3.000,00, já tenho 9 ações de um total de 30 que vou adquirir( que já estudei, analisei e achei que são melhores aos meus quesitos) que comprei durante 3 meses(pois é a cada mês compro~3 ações a R$1.000,00, cada uma)...
      O problema que acho aportar todo mês mais confortável, porém estou incomodado pois sei que estamos em um "bear", e não queria "desperdiçar essa oportunidade.
      Sei também que falar em "bear", "baixa" em bolsa é relativo...pois quem garante que ela não pode cair mais? Mas como tenho elas voltadas para IF,( se der tudo certo em 2035), não estou preocupado com maiores quedas, o que seria para mim ótimo, mas sim em deixar passar esse cavalo branco caso haja uma melhora...porque aportando meus 3k mensais, levariam SETE meses para completar a carteira, que será ALL IN em ações em um primeiro momento e talvez depois de muito estudo, em FII, que por enquanto não sei nada.
      Novamente Obrigado e parabéns pelo site que de tão bom comecei a ler a pouco tempo e estou vendo desde o começo!
      PARABÉNS!!!

      Excluir
  5. O final do mês castigou todo mundo. Uma pena sua carteira ter ficado no negativo devido a isso, AdP!

    Com relação à decisão de deixar de publicar valores, estou inteiramente de acordo. Para quem quer realmente atingir a IF, o importante não está no quanto cada um investe ou já tem aplicado, mas em como cada investidor busca alcançar seu objetivo e a rentabilidade decorrente desta sua estratégia.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo LL. Estou mais interessado nas estratégias de alocação, escolha de ativos, troca de idéias, resultados, do que saber que o aporte foi de 1.000,00 ou que o patrimônio do blogueiro é R$ 300.000,00. Não estou aqui criticando quem o faz publicar, é direito e escolha de cada um. Acho até que vez ou outra o blogueiro pode até fazer um post comemorativo, tal qual foi o do Victor (Invest and Survive) para dar alguma satisfação (se é que necessita) sobre como anda suas finanças. Enfim, cada um seja livre e devemos aceitar o que nos derem. Tá certo que publica ou não os valores. Me importa é o que aprendo com estas pessoas e o que consigo passar para elas (ainda que pouco...rs).

      Lambida do Poney !

      Excluir
    2. Eu também considero os percentuais e o nome dos ativos mais importante que os valores.

      Ficar negativo faz parte do jogo. Como minha carteira não é diversificada, se uma ação cair muito minha carteira sentirá. Mas estou ciente disso.
      Abraços

      Excluir
    3. Pois é, agora se percebeu como o Poney manca as vezes..rs
      Alia isto a desproporcionalidade em um ativo GRND e justamente queda na cotação deste e terá um belo e hipotético preju que se tudo der certo, aos poucos sumirá devido a qualidade da empresa.

      Excluir
  6. Olá AdP,

    Sua decisão já me era esperada e em nada afeta sua credibilidade ou audiência.
    Acho que já está mais do que provado que o pequeno poupador pode se tornar um grande investidor, a partir de simplórios R$ 100 ou R$ 1000,00 poupados e investidos.
    Eu acho que podemos e devemos em mostrar como as diferentes estratégias de investimentos resultam em resultados no curto, médio e longo prazo, seja para comparar com nossas próprias, colegas da blogosfera, seja para os leitores que nos leêm.
    Poste somente a participação de cada ativo na carteira e o resultado do mês.
    Valor do aporte, proventos recebidos,etc, realmente não são importantes.
    Sobre CGRA4, alerto que você deve buscar a ON, pois lhe dará mais segurança.
    É muito fácil ela acabar sendo adquirida e os PN dançar na estória.
    Sobre a diversificação excessíva, ter 10 papéis lhe dá 10% em cada papel, o que talvez ainda seja muito risco, não ?
    Quem sabe aumentar para 12 a 15 papéis, no máximo ?
    Nosso amigo Uó se não me engano chegou em uma seleção de 20, que dá 5% para cada.Acima disto daí já virou bagunça ! rs
    Por fim, não esquente sobre a carteira, ela está boa. EZTC tá sussa também, o mercado que é burro. Os falsos holders ainda vão chorar porque sairam do papel que vai dar uma explodida.

    Lambida do Poney !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PN de CGRA4 tem 100% de Tag Along

      Excluir
    2. De acordo com a AT, que a maioria aqui não gosta, rs, a EZTC tem grandes chances de ir buscar lá os 20,xx. Tomara, assim comprarei mais.

      Excluir
    3. CGRA4 tem Tag Along e 100%.
      Sobre diversificação, acho 10 papéis uma quantidade razoável para o capital que tenho. Acho até que tenho ação demais.
      Abraços

      Excluir
  7. Nossa 10 empresas é muito pouco, está concentrando muito, o ruim disso, é que seu preço médio fica alto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, seja bem vindo ao blog.
      Preço médio não tem nada a ver com variedade de ações. Para mais informações sobre preço médio:
      http://alemdapoupanca.blogspot.com.br/2012/06/serie-mastigado-preco-medio.html

      Abraços

      Excluir
  8. Acho que a identidade secreta do ADP foi descoberta. Este é o motivo da não divulgar mais os valores. Pessoas conhecidas descobriram a existencia do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tivesse descoberto, ele já teria acabado com o blog.
      Não faz sentido manter o blog com postagens antigas se tivesse sido descoberto.

      Excluir
    2. Espero que não tenham descoberto quem sou. Pelo menos eu acho que ainda não. Mas nunca se sabe.
      Abraços

      Excluir
  9. Caro AdP,

    Parabéns pelo blog e pela caminhada em direção à IF!

    Por que você liquidou TD? Acha que deixou de ser um bom investimento ou foi a necessidade de fundos para uma emergência?

    Abs,

    Investidor Curioso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liquidei TD para alocar em FII. Foi apenas uma troca.
      Não acho que TD deixou de ser um bom investimento. Só optei por alocar estes recursos em outra modalidade.
      Abraços

      Excluir
  10. Bem, eu particularmente discordo da maioria.É muito interessante ler os números da carteira. E é mais fácil apostar um all in numa carteira de 2k do que numa de 300k. Mas, claro que a decisão é sua.

    Bem, queria dizer que mandou bem nas compras de FIIs do mês, e que agora poderia considerar um fii de logística ou de educação. Para tais veja o hglg, sdil, aefi e fcfl.

    Um abraço AdP e espero que reconsidere essa sua decisão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FII de educação eu tenho que é o FAED11B.
      Eu só tenho 15 mil em FII e não estou querendo ter mais do que 4. Por enquanto minha ideia é comprar pelo menos uma cota de BRCR11 todo mês com os aluguéis que vou receber.

      Abraços

      Excluir
  11. AdP, reforço o coro pela volta dos valores. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Força AdP !!! reforço o coro pela volta dos valores. Grande abraço! (2) rs

      Excluir
    2. Por enquanto pretendo tirar os valores. Se ficar chato quem sabe eu volto.
      Abraços e sucesso

      Excluir
  12. Fala AdP!

    Concordo com sua decisão, estou ensaiando isso a um tempão e agora com a mudança de rumo que meu blog está naturalmente tomando, acabarei fazendo o mesmo em breve. É claro que saber os valores da carteira é interessante, mas é mais um sentimento voyeur que outra coisa. Discutir os papeis e modalidade é muito mais útil.

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Corey,
      Concordo com o que você disse sem tirar nem por nada. Eu sei que você está querendo há tempos fazer esta mudança.
      Os valores são apenas um plus, mas não são fundamentais para nosso objetivo, que é discutir estratégias e trocar ideias. Tem blogs que fazem justamente o contrário: divulgam os valores mas nada de comentar sobre alocação ou os rumos da carteira. Aí os comentários ficam bastante limitados.
      Obrigado pela sua visita.
      Abraços

      Excluir
  13. Graziottin é uma excelente escolha! Ela é conservadora mas cresce ano a ano. Ou você prefere uma Multiplan que cresceu 500% em 7 anos a custas de dívidas, e agora está desesperada pois não sabe como se sair da situação dos juros da dívida que não param de crescer. É só olhar a curva de crescimento da dívida e a curva de crescimento do lucro. Se a curva da dívida se distancia cada vez mais da curva do lucro, é sinal de que a empresa vai quebrar lá na frente. Já vimos isto acontecer diversas vezes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu prefiro nem 8 nem 80. Uma alavancagem de 10 ou 20% sobre o patrimônio também não faz mal, rs. Mas quem sou eu para discordar dos rumos da empresa. Ela está crescendo e mostrando resultados. Então estou satisfeito. Desde quando comecei a monitorar a empresa pensei que seu crescimento seria simplesmente um 'ok', mas superou minhas expectativas até o momento. É chegada a hora de me tornar sócio.
      Abraços

      Excluir
  14. Olá ADP,

    Parabéns pela evoluçao! Recomendo que compre CGRA3, porque essa é a mesma ação dos controladores. Sobre não divulgar os valores, acho melhor assim, até porque quem garante que os números são reais?

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os controladores tem as duas ações: CGRA3 e CGRA4.
      E caso tivessem apenas CGRA3, qual a vantagem real de eu querer comprar a mesma ação deles, haja vista que eu não terei ações suficientes para influenciar em nada na empresa e minhas intenções são apenas ter participação nos lucros, coisa que a CGRA4 permite?
      Abraços

      Excluir
    2. A razão é que PN não é sócio. Nos EUA não existe essa palhaçada de PN. É apenas ON. Veja as empresas do Novo Mercado, um dos requisitos para fazer parte dele é justamente ter apenas ações ON.

      Abraços.

      Excluir
    3. Concordo contigo IL e passei a seguir a risca quando faço B&H. Pena que quando entrei em ELPL ainda não tinha esta noção. Hoje sigo a risca. Se eu tivesse PN estaria me expondo a levar uma paulada daquelas no futuro.

      Excluir
    4. Eu sou defensor de ter ações ON quando faz sentido tê-las. Há um tempo atrás alguns colegas blogueiros tinham CMIG4 e eu fiz sugestão de troca para CMIG3 por ter Tag Along, ter múltiplos um pouco mais baratos, pagar maiores dividendos proporcionalmente ao valor da compra e por ter uma liquidez mínima decente. Mas no caso da CGRA não vejo muito sentido. CGRA4 tem Tag Along 100%, o preço é praticamente o mesmo de CGRA3 e a liquidez é maior. Na sexta-feira CGRA4 teve 30 negócios no pregão, o que é pouco. Pior ainda CGRA3 que teve apenas 2 negócios, isso no lote (imagina no fracionário). Não quero saber se nos EUA ou se no Canadá é assim, não vou ficar com uma ação com liquidez quase nula porque dizem por aí que PN não é de sócio e que PN foi criada para prejudicar o pequeno acionista, o que não concordo. Cada caso é um caso e temos que analisar cada um.
      Abraços

      Excluir
    5. Recomendo a todos a leitura da Lei das S/A. No Brasil as ações PN tem direitos totalmente diferentes das preferenciais dos EUA. Aqui as preferênciais tem direito de voto restrito e ganham direito de voto pleno em algumas circunstâncias. Nos EUA as ações preferenciais são um tipo de debênture conversível, tal qual a debênture da Klabin, e são temporárias, ou seja, a empresa lança preferenciais para fazer algum investimento e depois recompra.

      Isso que o Bastter inventou que PN não é sócio e foi criada para prejudicar pequenos acionistas não está documentado em nenhum lugar, pois inclusive as PN são consideradas ações sênior.

      O Tag Along é um direito de venda conjunta não tem relação nenhuma com fechamento de capital.

      Excluir
    6. Olá Land, muito obrigado por compartilhar as informações.
      Eu respeito muito o trabalho o Bastter, principalmente em orientar os miqueiros. Mas tem certas coisas que ele fala que não sei da onde ele tira. Uma hora é o "preço não importa", outra é a implicância com um simples cálculo de rentabilidade, agora é "PN não é sócio".
      Abraços

      Excluir
    7. ADP,

      Mudando de assunto, como consigo esse gráfico comparativo da carteira com o CDI e o Ibovespa? Eu uso as suas planilhas de registro e rendimento e não me lembro dele...

      Poderia disponibilizá-lo?

      Abraços!

      Excluir
    8. Ótimo comentário, Land.

      É bom ficar atento a todo tipo de informação sobre o mercado financeiro passado na blogosfera, seja no Bastter, seja no meu blog, seja aqui ou em qualquer outro lugar. Os únicos lugares realmente seguros são as fontes: CVM e BMF-Bovespa.

      []s!

      Excluir
    9. Dê uma olhada aqui:
      http://alemdapoupanca.blogspot.com.br/2013/08/planilha-de-controle-de-patrimonio.html

      Abraços

      Excluir
  15. acho uma pena q tire os valores... respeito mas acho uma pena... acho mt importante pela motivação por ver o de grão eem grão... mas td bem!! abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas já não foi o suficiente ?
      O exemplo do Viver de Renda não foi o suficiente ?
      O de tantos outros também não foi ?
      Quando será ?
      Acho que com os posts aqui, quem precisar de motivação o terá, é só ler o blog do início.

      Excluir
  16. ADP, boa tarde.

    Concordo com a sua decisão de não apresentar os valores de sua carteira. O importante é a troca de ideias e de metodologias de investimento. Conheci seu blog há pouco tempo, através de uma pesquisa no Google quando tive dúvidas sobre minha declaração de IR. Tenho aprendido muito em seu blog. Parabéns!

    Tiganá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tiganá,
      Fico feliz em saber que a postagem sobre imposto de renda te ajudou. Nas estatísticas do blog eu vi que o acesso nesta postagem foi consideravelmente alto.
      Abraços e bem vindo ao blog

      Excluir
    2. ADP, boa noite.

      Você realmente acha mais interessante investir parte de seu montante em fundos imobiliários ao invés de investir mais em sua carteira de ações? O que o atrai nos fundos imobiliários?

      Obrigado e um abraço,

      Tiganá

      Excluir
    3. O que me atrai são os alugueis mensais e a simplicidade do investimento. Os aluguéis são reinvestidos, mas o efeito psicológico de recebê-los é interessante. Além disso, os FII trazem mais diversificação.
      Abraços

      Excluir
  17. ADP rumo ao 130k e eu rumo aos 15, rsrsrsrrs, Parabéns!!!!!!!
    http://omicroinvestidor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em 2011 eu tinha um valor parecido com o seu. Mantenha a disciplina que aos poucos a gente vai crescendo com os juros compostos.
      Abraços

      Excluir
  18. O mês começou bem, mas entregou tudo. Ótimo para quem ainda está aportando.

    Fé e foco!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. E entregou no finalzinho. Vamos aproveitar para comprar!
      Abraços e sucesso

      Excluir
  19. Concordo em vc parar de demonstrar os valores.
    Com isso vc ganha a liberdade de mostrar seu blog a amigos e conhecidos "físicos" que vc quiser.
    Saber os valores, já basta a receita federal! rs

    Quanto a incluir mais uma ação, não vejo problemas.
    Veja a página 6 deste artigo.
    https://docs.google.com/file/d/0B2iol_bBFpTNeVJLaXp3b2pwX0U/edit

    Para os leitores, na minha página de livros, tem 3 artigos sobre diversificação.
    http://investidordefensivo.blogspot.com.br/p/livros.html

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos artigos, José.
      Mesmo assim queria ter apenas 10 ações em carteira, pois tenho um valor baixo aplicado.
      Abraços

      Excluir
    2. Numero de ações ideal no Brasil : 8 a 12. Isso já é certo e devido aos altos custos de transação e corretagem.

      Excluir
    3. Ah, tá José. Mas parando de divulgar os valores tem também que apagar os posts antigos dos fechamentos do mês e também parar de colocar o aumento percentual patrimonial, deixando apenas o aumento percentual decorrente exclusivamente do rendimento.

      Excluir
  20. AdP, boa tarde. Sou há muito tempo leitor de seu blog, meu nome é Marcos, e realmente aprendi e aprendo muito com você. Moro em Ponta Grossa e uma das minhas poucas ações em carteira é do Banco do Paraná (PRBC). Hoje recebi um e-mail o qual gostaria de compatrilhar contigo para que me ajude a entendê-lo bem. Segue :
    PARANA BANCO S.A.:
    ATENÇÃO! Encontra-se disponível a SUBSCRIÇÃO de PRBC2 (exercício do direito) do Ativo: PARANA BANCO S.A. (PRBC4); O exercício poderá ser feito até o dia 23/06 (17:00 hs).
    * Preço de exercício do direito: R$ 9,436999778 por ação PN;
    * Prazo para negociação dos direitos de subscrição na BM&FBovespa: 18/06;
    * Relação percentual sobre quantidade titular: 0,5462795% em ações PN;
    * Prazo para alocação de recursos na Conta Corretora visando pagamento da subscrição: 23/06;
    * Data de Liquidação da subscrição : 26/06.

    desculpe a minha ignorância no assunto e desculpe-me ainda por abusar de sua sapiência no assunto, mas essa "oferta" seria para aquisição de mais ações do PRBC num custo melhor que o hoje negociado na bolsa? O que significa a tal Relação percentual sobre quantidade titular? Obrigado, se puder me responder lhe serei muito grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo,
      O PRBC está realizando uma subscrição de ações para captar recursos do mercado, e para isso precisa emitir novas ações. De acordo com a lei, nós acionistas temos o direito de estar "na frente" do restante do mercado nesta emissão, mas apenas proporcionalmente ao capital emitido. Este percentual de 0,54% é exatamente o percentual que a empresa está emitindo de novas ações, e temos o direito (ou seja, podemos ou não) de exercer esta quantidade em relação ao que já temos. O PRBC2 que aparece em sua custódia são estes direitos. Cada PRBC2 representa o direito de exercer uma PRBC4. E se você quiser pode negociar este direito no mercado.
      Sobre o valor ser abaixo o valor a mercado, este é o certo. Afinal de contas, quem compraria estas ações que estão sendo emitidas por digamos, R$11,00, se é possível comprar no mercado a R$10,00. Tem que ser mais barato. O comunicado diz que o valor foi calculado em 10% abaixo do valor médio de fechamento dos últimos 90 dias. Mais informações estão no comunicado da empresa:
      http://paranabanco.riweb.com.br/Download.aspx?Arquivo=WngyzND6qEAA5692jTykLA==

      Se quiser exercer você precisará entrar em contato com sua corretora. Não há taxa de corretagem para exercer este direito.

      Abraços

      Excluir
    2. Obrigado AdP, apenas uma outra questão. Quer dizer que eu, que tenho 1000 ações, só consigo adquirir na subscrição 5 ações PRBC2 ?
      Marcos.

      Excluir
    3. Sim. A quantidade de ações que estão sendo emitidas é muito baixa. Por isso quem tem 1000 ações só pode subscrever 5. Eu, por exemplo, só posso subscrever 4.
      Abraços

      Excluir
    4. Olá, AdP, parabéns pelo blog, sempre !
      Permita-me algumas questões, aproveitando teu conhecimento...
      a) qual tua avaliação sobre os últimos resultados do PRBC ?
      b) não entendi muito bem pq vc escolheu CGRA. Apesar do racional de escolha, vc comenta que não gosta nem um pouco do setor. As qualidades do ativo superam com folga os "problemas" do setor? Não existiriam outros ativos com qualidade e em setores de que vc gosta mais ?
      c) qual tua opinião sobre o setor de educação ? Estou pensando em comprar SEER...
      Depois deste verdadeiro "interrogatório", aproveito para comentar que vc está certo em não divulgar valores. O mais importante é saber qual tua carteira e ler as análises que vc faz (nas quais confio muito, por sinal) - valores são absolutamente irrelevantes. Parabéns novamente e obrigada pela atenção ! Flávia.

      Excluir
    5. Olá Flávia,
      "a) qual tua avaliação sobre os últimos resultados do PRBC ?"
      Os resultados foram fracos, mas já era esperado. Entretanto a empresa foi penalizada demais na minha opinião e ela está se tornando um caso de valor. Atualmente estou olhando ela mais no prisma de Ben Grahan, em busca de guimbas de charuto, do que de Philip Fisher, em busca de empresas de crescimento.

      "b) não entendi muito bem pq vc escolheu CGRA. Apesar do racional de escolha, vc comenta que não gosta nem um pouco do setor. As qualidades do ativo superam com folga os "problemas" do setor? Não existiriam outros ativos com qualidade e em setores de que vc gosta mais ?"
      Eu penso da seguinte maneira. Mais vale uma empresa boa em um setor ruim do que uma empresa ruim em um setor bom. Logo, apesar de não gostar do setor, não vou excluir a empresa, pois a mesma tem apresentado resultados interessantes sem ter qualquer alavancagem. A menos que estejamos falando do setor de aviação ou do setor agro, que aí eu excluo sem dó nem piedade de meu radar.

      "c) qual tua opinião sobre o setor de educação ? Estou pensando em comprar SEER..."
      Olha, não sou fã também do setor educacional, mas é mais por questão de falta de afinidade do que a apresentação de argumentos.
      O que acho estranho é que há uns 2, 3 anos atrás este setor não era lá estas coisas. Resultados fracos, margens tímidas e alto endividamento. Kroton, por exemplo, dava prejuízo. Mas do nada essas empresas se ergueram. Eu prefiro ficar de fora. Espero que não seja um setor da moda, e que continue apresentando resultados consistentes.

      Abraços

      Excluir
    6. Obrigada pela atenção e pelas respostas, AdP. Não conhecia essa expressão "guimbas de charuto", pesquisei e achei bem interessante. Sou sócia de PRBC, fiquei um pouco preocupada nestes últimos trimestres, mas vou persistir...
      Quanto ao setor educacional, acho que o crescimento se deve aos programas de incentivo do governo. Vamos observar... Muito obrigada novamente e abs.

      Excluir
    7. Ops, esqueci de assinar... Flávia agradece as respostas, AdP... Abs

      Excluir
  21. Bom dia ADP,

    comecei a acompanhar o seu blog nesse mes de maio, você está de parabens, muito bom o blog.

    Gostaria de deixar uma sugestão de analise da empresa MYPK3. Vejo o papel com bons fundamentos, boa governança, mas o mercado vem punindo bastante o papel, gostaria de ver uma analise sua, já que o papel é meio esquecido.

    Obrigado e parabens pelo blog!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Samuka,
      Meu investimento é guiado primordialmente pelas margens bruta e líquida, que precisam ser pelo menos 30% e 10% ou, em setores de margens baixas, a empresa precisa ter uma das maiores margens entre os pares. Por isso MYPK não está no meu radar e nunca cheguei a analisar a empresa. Mas sei que MYPK é um caso de sucesso na bolsa e teve um desempenho interessante nos últimos anos. Ficará para meus estudos.
      Abraços

      Excluir
    2. Entendi, obrigado pelo retorno!!

      Excluir
  22. Fala, AdP,

    realmente, valores absolutos não adicionam muito. Na verdade, seriam interessantes de ser trabalhados com gerenciamento de capital, mas o q está sendo proposto (estratégias em renda varíavel), realmente não ajudam. Quem fica deslumbrado com os valores deveria focar em outros pontos.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dos pontos abordados, o valor é o menos importante. As discussões geradas devido aos valores são quase inexistentes.
      Abraços

      Excluir
  23. Olá AdP, tenho tido dificuldade para obter os preços de fechamento das ações. Gostaria de saber de onde você retira os valores. Os meus eu extraí deste relatório a BMF, http://www.bmfbovespa.com.br/download/BOLETINSDIARIOS/bdi_06_20140530.pdf, mas algumas ações que eu tenho e você também, possuem valores diferentes, por exemplo TBLE3. Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu retiro do próprio sítio da Bovespa, após o fechamento de negociação no último dia do mês, usando a ferramenta "cotação rápida e ações".

      A valorização mensal eu retiro do sítio do Infomoney.

      Abraços

      Excluir
  24. AdP você tem o dom para escrever ebooks para iniciantes. Pense nisso e faça do seu hobby um meio de ganhar mais dinheiro que seu maçante trabalho. Ass um amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá "Um amigo",
      Hoje eu não quero dedicar tempo para escrever um ebook para iniciantes. Eu ainda estou fazendo faculdade e quero crescer profissionalmente. Por isso não dedico tempo também a este blog.
      Além disso, quero reunir mais experiência de mercado.
      Daqui a uns anos, quem sabe, eu tento escrever algo. Mas ideia seria essa mesmo que você falou. Um ebook para iniciantes, aquele pessoal cru que não sabe de quase nada da bolsa. E se eu estiver bastante satisfeito com minha vida profissional, há grandes chances de eu disponibilizar este ebook de graça.

      Abraços

      Excluir
  25. Grande adp, acompanho muito seu blog, e gosto do seu jeito de agir, e esse post me fez repensar em algumas coisas, sendo assim resolvi alterar um pouco minha divulgação de fechamento de mês, por enquanto é apenas um test conforme o passar do tempo vou melhorando, mas acho q vai ficar mais bacana, e além de tudo gostaria de dizer que apoio sua decisão. Vamos focar em aprendizado.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Scott,
      Acho que seu fechamento ficou ótimo. As informações relevantes e que mais contribuem para o aprendizado estão lá.
      Abraços e sucesso

      Excluir
  26. Olá AdP,

    Creio que não exibir valores não altera em nada o objetivo do blog e nem sua relevância, tomou a decisão acertada na minha opinião, sobra mais tempo para focar na estratégia e menos nos valores.
    Estou com uma dúvida, você liquidou o Tesouro, ele era seu colchão de segurança ou você tem um a parte dos investimentos?

    Comprei BRCR11 em maio também e pelo mesmo valor, rsrs

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sujeitinho arrogante esse tal "general"

      Excluir
    2. Anônimo 20:53, quanto ódio que você tem do "General"... O que foi que eu te fiz que talvez eu possa me desculpar ou pelo menos entender?
      De verdade não quero que você tenha raiva de algo que eu fiz, isso é uma baita perda do seu tempo que imagino deve ser precioso, você andou o dia todo atrás de uma resposta minha certo? Pois bem, estou a disposição, vamos tentar resolver isso que tal?

      Excluir
    3. Soldadinho, embora você não mereça, os demais leitores precisam saber e vou então te dizer o porque. Não gosto de você. Sempre foi arrogante e traiçoeiro. Arrogante achando que aquele blog que fez era bom, deixando-o todo enfeitado e falando de rentabilidade sem sequer ter patrimônio. Traiçoeiro porque não pensou duas vezes em tentar passar a perna no então amigo Pobretão da Vida Ruim, tentando tornar seu patético ranking mais famoso que o dele. Explicado?

      Excluir
    4. Obrigado, agora posso ficar tranquilo. Porque levo comentários em consideração, mas como o seu não tem nenhum fundamento, é apenas o ódio pelo simples ato de odiar, posso apenas ignorar e seguir em frente, você me acha arrogante por melhorar o blog para os leitores, de ter um pequeno patrimônio que tento rentabilizar da melhor forma possível e de ser "traiçoeiro" por não mais querer mostrar os valores da minha carteira, como vários colegas estão fazendo, então não tenho argumentos, é isso ai mesmo.

      Excluir
    5. Gente, vamos parar esta discussão por aqui.
      Abraços

      Excluir
  27. Estou começando com ações e fiz um blog e estou utilizando o sistema de cotas que você ensinou em posts anteriores...obrigado. Foi um conselho do dimarcinho!!

    ResponderExcluir
  28. Olá, AdP.

    Qual seria sua reação se fosse "descoberto"? Deletaria o blog?
    Outra pergunta: você não acha contraditório não gostar de ações do setor educação, mas gostar de FII do setor educação? Ou não tem nada que ver?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem absolutamente nada a ver.

      Excluir
    2. Se eu for descoberto eu fecho o blog. Se você me descobriu, por favor, mantenha a informação com você.
      Sobre FII e Ações, Acho que não tem nada a ver pois uma coisa é ser sócio do empresa, outra é alugar um prédio para a empresa.
      Abraços

      Excluir
    3. Não te descobri, estou apenas perguntando. Acho meio difícil alguém te descobrir. Você quase não fala da sua vida pessoal, já li quase todos os seus posts e nem me lembro de você dizendo de qual cidade é. Acho que só sei que você é casado, estuda pra concurso, faz faculdade e acho que é da área de TI. Tem uns milhares nesse caminho, inclusive eu também sou da área de TI e estudo pra concurso!

      Excluir
    4. Não tem nada a ver. O Dividendos já foi descoberto e continua com o blog. Esqueceram? É um cirurgião plástico do PR.

      Excluir
  29. Olá AdP, acho prudente sua decisão de não divulgar valores. O trabalho que você faz na blogosfera é um dos mais incríveis e sólidos, e me inspirou muito quando comecei também. Quero parabenizá-lo pelo blog, pela dedicação em ajudar e difundir informação e dizer que mesmo sem saber seus valores desejo muito crescimento pra ti!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  30. Adp, utilizei uma planilha que você disponibilizou no seu blog, nada mais justo do que tentar retribuir de alguma forma, criei um consolidado de todas as distribuições dos FII's, espero que sirva para alguma coisa.

    http://investidorlongoprazo.wordpress.com/2014/06/15/base-consolidada-de-rendimentos-de-fii-2014-janeiro-a-maio/

    Se for util para o pessoal, vou buscar uma forma mais automatizada de distribuir a informação.

    ResponderExcluir
  31. Olá, ADP.

    Acho que você não irá fazer um bom negócio trocando BB por outro ativo. BB é um excelente pagadora de dividendos. Um ótimo ativo que estou estudando é WEGE3, uma excelente gestão e crescimento consistente.

    ResponderExcluir

Seja educado. Mensagens de trolls serão moderadas.